-
Analisando as alternativas:
a) é uma das fontes de origem dos requisitos para as mudanças a serem feitas no produto. O Scrum Master é o responsável pela sua atualização.
Errado. O Product Owner que é responsável pela atualização do Backlog do Produto.
b) sempre está completo e não deve mudar para garantir que o projeto resulte em um produto competitivo e útil.
Errado. Não há necessidade de comentar essa alternativa até porque só está aqui para fazer número.
c) lista todas as características, funções e requisitos do produto atual e não pode contemplar melhorias e correções do produto nas futuras versões, pois estas constam em Releases do Produto.
Errado. Como não pode apresentar melhorias? então ele vai continuar errado e sem evolução?
d) deve ser ordenado apenas por prioridade. Os itens no topo da lista determinam as atividades de prioridade de desenvolvimento menos imediatas.
Errado. Esse 'deve' e 'apenas' são um dos erros que tornam a alternativa incorreta.
-
O outro erro da alternativa d é o fato de dizer que os itens no topo da lista determinam as atividades de prioridade de desenvolvimento menos imediatas. De outro modo, a ordenação pode se dar inclusive por prioridade (e é razoável que essa variante seja considerada). Sendo assim, as prioridades "mais imediatas" estariam no topo da lista, e não as "menos imediatas".
-
2017
Na metodologia Scrum, a lista ordenada de tudo o que é necessário para um produto ser apropriado é identificada como backlog do produto, o qual é atualizado constantemente e nunca está completo.
certa
Então, errei a questão, pra mim estavam todas erradas...
mas achei no scrum-guide o que endossou a letra E
Higher ordered Product Backlog items are usually clearer and more detailed than lower ordered ones.
Product Backlog items that will occupy the Development Team for the upcoming Sprint are refined so that any one item can reasonably be “Done” within the Sprint time-box.
-
Alternativa E não está toda correta.
Ela afirma que o product backlog "deve ter em seu topo os itens que serão desenvolvidos na próxima Sprint".
Não necessariamente os itens do topo, por serem mais claros e detalhados, serão os escolhidos para comporem o sprint backlog. A escolha dos itens do product backlog depende de outros fatores, entre eles se a estimativa de tempo para a conclusão das atividades cabe dentro da duração do sprint.
Do The Scrum Guide:
"The Product Backlog is an ordered list of everything that might be needed in the product and is the single source of requirements for any changes to be made to the product."
"The Product Backlog lists all features, functions, requirements, enhancements, and fixes that constitute the changes to be made to the product in future releases. Product Backlog items have the attributes of a description, order, estimate and value."
"The Product Backlog items selected for this Sprint plus the plan for delivering them is called the Sprint Backlog."
-
Product Backlog
O que é?
É um dos artefatos do scrum (segundo o scrumguide, existem 3, product backlog, sprint backlog e incremento), uma lista ordenada de tudo o que será necessário para construção do produto, sendo que o Product Ownner é o responsável por ele, incluindo o conteúdo, ordenação e disponibilidade.
características:
- O product backlog nunca estará completo, ele evolui conforme o produto e o ambiente, é dinâmico;
- Existirá enquanto o produto existir, é um artefato vivo;
- Lista todas as características, funções, tecnologias, melhorias e correções que constituem o produto a ser entregue;
- Tem um processo continuo de refinamento (adição de detalhes, estimativas...) realizado pelo PO e o time de desenvolvimento;
- É composto de itens que possuem atributos de descrição, ordem, estimativa e valor;
- Os itens mais refinados (detalhados) ficam no topo da lista.
- Quando o time de desenvolvimento termina o refinamento de um item, diz-se que ele está "pronto" e este item é considerado como "preparado" para entrar no planejamento da sprint.