SóProvas


ID
2336788
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a Matriz Swot, uma das ferramentas mais utilizadas na elaboração de planejamento estratégico nas organizações, é correto afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • Objetivos

     

    Efetuar uma síntese das análises internas e externas;

    Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;

    Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.

    É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.

     

     

    Estas análises de cenário se dividem em:

    ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal

    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

     

     

    As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

  • Vamos analisar cada uma das alternativas, veja só:

    a) faz o cruzamento de forças e fraquezas no ambiente externo. (Forças e fraquezas são do ambiente interno - variáveis controláveis).

     b) promove identificação das ameaças e oportunidades do contexto interno. (Ameaças e oportunidades são do ambiente externo - variáveis incontroláveis).

     c) permite o cruzamento das forças e fraquezas, e de oportunidades e ameaças, vislumbrando as capacidades da organização para lidar com as oportunidades identificadas, assim como levantar as vulnerabilidades, limitações e desafios que precisam ser vencidos. CORRETA

     d) possibilita que a organização delimite em que fase do ciclo de vida se encontra e possa vislumbrar a sua posição dentre os concorrentes, tendo como base essencialmente o cenário externo e as tendências de mercado. Sem sentido. TEm como base tanto o cenário interno como o externo.

     

    Bons estudos!

  • Gabarito: Alternativa C

     

    O texto da alternativa C já explica MUITO BEM o papel da análise SWOT em termos teóricos. Já em termos práticos, o professor e escritor Djalma de Oliveira pontua possibilidades estratégicas que decorrem da análise SWOT. Conforme a correlação entre a variável interna mais predominante e a variável externa mais predominante, nasce uma estratégia e determinadas posturas que devem ser adotadas.

     

    Para um melhor entendimento, neste ponto seria necessário visualizar no meu livro a imagem / mapa mental  e os textos completos, pois é um assunto que vira e mexe cai em prova, entretante, resumindo, as estratégias que surgem da análise SWOT são:

     

    Estratégia de Sobrevivência (Ponto fraco + ameaça); Estratégia de Manutenção (Ponto forte + ameaça); Estratégia de Crescimento (Ponto Fraco + Oportunidade); e Estratégia de Desenvolvimento (Ponto forte + Oportunidade).

     

    RIBEIRO, Thiago de Luca S. Administração Sob a Ótica dos Concursos. Editora Labrador, São Paulo:2016.

  •   SWOT

    FORÇA

    FRAQUEZA

    OPORTUNIDADE

    AMEAÇAS

  • A questão versou sobre a análise organizacional interna e externa e solicitou a alternativa correta.

    É possível realizar, por meio da Análise SWOT ou FOFA, o diagnóstico interno e externo da empresa considerando as seguintes variáveis:

    Variáveis internas (controláveis):

    • Fraqueza: é aquilo que prejudica a organização, mas é possível ela agir para melhorar. Exemplo: infraestrutura precária.
    • Força: é aquilo que deve ser mantido ou incentivado pois auxilia no alcance dos objetivos organizacionais. Exemplo: funcionários dedicados.

    Variáveis externas (não controláveis):

    • Ameaça: é aquilo que pode prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, ao ter conhecimento de que tal ameaça existe, é possível planejar as melhores formas de se enfrentá-la. Exemplos: alta na alíquota dos impostos de importação. Pandemia.
    • Oportunidade: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. A organização deve ter conhecimento da existência dela, mais uma vez, para bolar estratégias de como aproveitar melhor a situação. Exemplo: costureiras deixam a produção normal de roupas (em baixa) por causa da pandemia e passam a confeccionar máscara, item de alta procura naquele momento.

    A- INCORRETA. faz o cruzamento de forças e fraquezas no ambiente interno ( e não no externo).

    B- INCORRETA. promove identificação das ameaças e oportunidades do contexto externo ( e não no interno).

    C- CORRETA. A alternativa traz corretamente a relação da analise SWOT com as variáveis ambientais internas e externas.

    D- INCORRETA. A analise SWOT não visa delimitar ciclo de vida empresarial.

    GABARITO: LETRA C