-
Gab. C
Como todos sabem, Administração de Materiais é um "coringa" das bancas examinadoras, pois nunca se sabe qual fonte será usada, daí tudo é possível.
Mas consegui resolver a questão levando em conta os ensinamentos da Prof. LORENI BRANDALISE, segundo a qual são atividades do setor de compras:
Definir formas de comprar, lote econômico:
A definição da forma e tamanho dos lotes de compra para aquisição dos materiais depende de fatores como a classificação de compra que, quanto ao mercado fornecedor, pode ser: (a) produtos de venda corrente; (b) fornecimento sob encomenda; (c) fornecimento em regime de escassez.
A classificação de compra quanto à frequência da necessidade de suprimento pela empresa pode ser: (a) compras constantes e habituais; (b) compras programadas; (c) compras de emergência: (d) compras de investimentos.
Loreni T. Brandalise - Administração de Materiais e Logística - pág. 46
-
Esse conceito está no livro de Bruno Paoleschi: Almoxarifado e Gestão de Estoques - Do recebimento, guarda e expedição à distribuição.
As compras devem ser separadas em:
>>>Valor minimo para compras sem cotações;
>>>Compras emergenciais;
>>>Compras de materiais de consumo permanente;
>>>Compras de materiais de consumo provisório ou único;
>>>Copras de bens permanentes;
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a separação de compras. Neste caso, marquemos a alternativa que apresenta uma das possibilidades de separação de compras.
De acordo com Bruno Paoeschi, o procedimento para compras deve ser elaborado a fim de facilitar as atividades dos compradores, dando a eles agilidade para efetuar cotações, desenvolver fornecedores e comprar conforme as suas necessidades.
As compras devem ser separadas em:
- valor mínimo para compras sem cotações;
- compras emergenciais;
- compras de materiais de consumo permanente;
- compras de materiais de consumo provisório ou único;
- compras de bens permanentes.
Logo, podemos dizer que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
PAOLESCHI, Bruno. Estoques e armazenagem. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.