-
as moleculas de RNAt apresentam essa sequencia temrinal CCA
-
achei estranho pois nunca tinha visto RNA transportador ser chamado de RNA de transferência.
-
RNAt, é um ácido ribonucleico (ARN) de menor peso molecular que transporta os aminoácidos para a síntese proteica.[1] Possui na sua molécula uma região chamada anticódon que interage com a sequencia específica localizada na molécula de ARN mensageiro. Como os códons no ARNm são lidos no sentido 5’ → 3’, os anticódons são orientados no sentido 3’ → 5’. Cada ARNt é específico para apenas um aminoácido e transporta esse aminoácido fixado em sua extremidade livre 3’. Existe pelo menos um ARN transportador para cada aminoácido. A seqüência de bases na ponta 3' de tRNAs é CCA.
A união entre o anti-códon e o códon ocorre durante o processo de tradução.
fonte: wiki
-
Não entendi o porquê da finalização CCA no RNAt. No RNAm tem algumas trincas que sinalizam o termino da tradução, mas nenhuma delas é complemento da sequencia CCA...
-
"Os RNAs transportadores contêm entre 73 e 93 resíduos
nucleotídicos, alguns dos quais têm bases modificadas.
Cada tRNA tem o braço aminoacila com a sequência terminal CCA(39) – à qual um aminoácido é esterificado –,
o braço do anticódon, o braço TcC e o braço D; alguns
tRNAs têm um quinto braço. O anticódon é responsável
pela especificidade da interação entre o aminoacil-tRNA
e o códon complementar do mRNA" Fonte: Princípios de bioquímica de Lehninger
-
A CESPE fazendo CESPISSES, ora ora!
Essa questão entra em contradição com a questão . Sendo que as duas estão corretas, nesta última afirma que "uma vez que esses códons não são reconhecidos por um tRNA." Enquanto que na primeira há a afirmação "O RNA de transferência (tRNA) tem a função de transferir os aminoácidos para posições corretas por meio do reconhecimento de sequências específicas de três bases, denominadas códon"
E sim o rTNA reconhece molécula glicosídica no mRNA durante a tradução. Fazendo com que esta questão que eu estou fazendo este comentário seja a Correta e a outra seja falsa.
Fonte: https://labs.icb.ufmg.br/lbcd/grupo6/aminoacil.html