SóProvas


ID
2337565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca de proteínas, enzimas, DNA e RNA, julgue o item subsequente.

A presença de um dos três códons de terminação (UUA, UAG ou UGA) pode ser suficiente para sinalizar ao ribossomo o final do processo de tradução, uma vez que esses códons não são reconhecidos por um tRNA.

Alternativas
Comentários
  • Códons de parada 5'UAA; UAG; UGA3', não codificam nenhuma aminoácido, sinalizando o fim da tradução.

    Detalhe: UAA é diferente de UUA

  • Não entendi. UUA codifica Leucina, portanto não é código de terminação.

  • Gente que códon é esse aí UUA?

  • Gente, de acordo com Lehninger, 6 ed - "O alongamento continua até que o ribossomo adicione o último aminoácido codificado pelo mRNA. A terminação, quarto estágio da síntese de polipeptídeos, é sinalizada pela presença de um dos três códons de parada no mRNA (UAA, UAG, UGA), imediatamente após o último aminoácido codificado." O códon UUA é da Leucina.

    Não encontrei justificativa para esse códon UUA ser de terminação. 

    Alguém sabe dizer se houve recurso ou justificativa para essa questão?

  • Tá errado isso ai, UUA não tem nada a ver.. o certo é UAA UGA UAG

  • UAA erro de digitação da banca

  • CÓDON 1 SEMPRE SERÁ AUG (CÓDON DE INICIALIZAÇÃO)à E O RNA transportador correspondente será o UAC que carrega o aminoácido METIONINA!!

    JÁ OS CÓDONS DE TERMINAÇÃO SÃO: UAA, UAG, UGG!

  • Essa questão aborda os códons de terminação, e pede que se analise a afirmativa sobre proteínas, enzimas, DNA e RNA em relação ao final do processo de tradução. A produção de proteínas (indispensável para uma célula) é controlada a partir das etapas de transcrição e tradução, que ocorrem após a duplicação (replicação) semiconservativa do DNA. O DNA possui nucleotídeos que podem ser de quatro tipos: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G). Elas formam duas cadeias que se mantêm juntas através de pontes de hidrogênio, com a união de bases nitrogenadas complementares. A união de três nucleotídeos forma um códon, e elas produzem 20 tipos de aminoácidos diferentes. Um códon específico determina o início da produção de proteínas (tradução), o códon de iniciação (AUG), que codifica a Metionina (aminoácido) para se unir com as demais proteínas. Um RNAt carrega a Metionina para o ribossomo. Os códons UAA, UGA e UAG são denominados códons de terminação, pois o RNAt não os reconhece, desassociando o ribossomo para iniciar outra tradução. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
     


    Fonte da imagem: site sobiologia.com.br


     

    A presença de um dos três códons de terminação (UUA, UAG ou UGA) pode ser suficiente para sinalizar ao ribossomo o final do processo de tradução, uma vez que esses códons não são reconhecidos por um tRNA.
     

    A afirmativa cita os códons UUA, UAG e UGA como códons de terminação, não reconhecidos por um RNAt. Os três códons de terminação conhecidos são os UAA, UGA e UAG, ou seja, o primeiro códon está incorreto, não sendo um códon de terminação no processo de tradução de proteínas, o UUA representa o aminoácido Leucina. Portanto, a afirmativa está errada.

    Gabarito da Banca: CERTO.

    Gabarito do Professor: ERRADA, em discordância com a banca, que optou pela alternativa CERTA.