-
"Como o Estado nasceu da necessidade de refrear os antagonismos de classes, no próprio conflito dessas classes, resulta, em princípio, que o Estado é sempre o Estado da classe mais poderosa, da classe economicamente dominante que, também graças a ele, se toma a classe politicamente dominante e adquire, assim, novos meios de oprimir e explorar a classe dominada."
https://www.marxists.org/portugues/lenin/1917/08/estadoerevolucao/cap1.htm
Letra E O Estado e a burocracia instrumentos de dominação de classe.
-
Essa questão fica mais fácil fazer por eliminação :)
a) a burocracia pública estruturada necessária e suficiente para a ampliação de direitos. (suficiente??? Não ne?!)
b) a gestão democrática, nos moldes da reforma do Estado, a saída para a efetivação de direitos. (nos moldes da reforma do Estado? não ne?!)
c) a Administração pública responsável pela resolução das mazelas da sociedade, através da efetivação de direitos. (A adm. Pública? Não ne?!)
d) o consenso entre os explorados e dominados e a classe dominante a possibilidade de conquista de direitos. (Consenso? não ne?!)
e) o Estado e a burocracia instrumentos de dominação de classe. (Correto)
-
Gabarito: Letra E
"Tal como definiram Marx e Engels, para Lenin o Estado representa os interesses de uma classe específica, e o principal meio de expressão da defesa desse interesse é o poder coercitivo institucionalizado" (MONTAÑO; DURIGUETO, Estado, Classe e Movimento Social, 2010, p. 42)