A Gestão Social é o processo de gerência e administração de projetos ou programas sociais. Esta orienta as empresas/instituições nas ações e projetos de responsabilidade social, que valorizem o relacionamento ético entre empresa, trabalhadores e a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
O processo de gestão envolve variados métodos e instrumentos de monitoria, diagnóstico, análise e tomada de decisão, nas áreas de planejamento, coordenação intersetorial, implementação, supervisão e avaliação. Os seus objetivos, sempre se relacionam à eficácia, eficiência e efetividade das ações.
Foco, Força e Fé!!!
Segundo Maria do Carmo Brant de Carvalho, a gestão social tem significado abrangente, não se reduzindo apenas à gerência técnico-administrativa de serviços e programas sociais. Refere-se fundamentalmente a governança das políticas e programas sociais públicos; a qualidade de bem-estar ofertada à nação e à cultura política impregnada ao fazer social. Opera a partir das prioridades inscritas na agenda política, garantindo processos de adesão dos sujeitos sociais implicados, bem como qualificando os processos de tomada de decisão e de implantação de políticas e programas sociais.
A autora alude que a gestão social tem como matéria prima as políticas públicas, seus elementos constitutivos, bem como seus desdobramentos: programas, benefícios, serviços e projetos. Reflete, assim, as tendencias na intencionalidade e desenhos da política pública; acompanha o tempo e as demandas da sociedade a que serve.
RESPOSTA: LETRA E
Referência: Livro Gestão social e trabalho social: desafios e percursos metodológicos da autora Maria do Carmo Brant de Carvalho.
SIGAM O @SESOCONCURSOS NO INSTAGRAM. LÁ TEM DICAS DE CONCURSOS DO SERVIÇO SOCIAL.