Sobre soluções emergentes e novas lógicas organizacionais:
A) INCORRETA. Emporwerment ou empoderamento refere-se à dar maior autonomia, autoridade e confiança aos colaboradores ou às equipes para que esses possam tomar decisões sem a necessidade de intermediar tudo com a chefia. O item fala em centralizar esse poder apenas na figura do gerente e isso é o contrário de "empowerment".
B) INCORRETA. O enxugamento visa reduzir os níveis hierárquicos de uma organização. Com ela, há a redução da distância entre a cúpula organizacional e a sua base. Com ela, há a manutenção apenas do necessário (core).
C) INCORRETA. A reengenharia não aproveita nada da estrutura e processos antigos (Não é uma melhoria. É uma mudança radical) de uma organização pois ela se trata de uma mudança drástica da organização.
D) CORRETA. De acordo com Chiavenato (2014): "Benchmarking: processo de localizar benchmarks (padrões de excelência/guia de referência) no mercado, analisá-los, aprender com eles e, se possível, ultrapassá-los."
E) INCORRETA. Sobre gestão do conhecimento: "as organizações bem-sucedidas são aquelas que sabem conquistar e motivar as pessoas para que elas aprendam e apliquem seus conhecimentos na solução dos problemas e na busca da inovação rumo à excelência" (Chiavenato, 2014, pág 578). Ou seja, não tem relação com o arquivamento de conhecimento e sim de aprendizado, disseminação e ação.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D.