a seleção busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização.
As etapas de recrutamento e seleção são responsáveis por buscar e avaliar os profissionais que possuem perfil e competências que melhor atendem as necessidades de uma vaga específica dentro de uma empresa.
Embora muitas pessoas confundam esses processos, eles possuem conceitos bem diferentes. Veja abaixo a diferença entre recrutamento e seleção.
Segundo Chiavenato (2004), é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
A captação de candidatos interessados em concorrer à vaga pode ser feita por divulgação de várias formas: e-mails, divulgação em sites especializados em empregos, anúncio em jornal ou tv etc.
Atualmente, existem três tipos de recrutamento: o interno, o externo e o misto.
O recrutamento interno é realizado pela área de da própria empresa, visando o aproveitamento dos colabores que já fazem parte do seu quadro de funcionários.
Um ponto positivo deste tipo de recrutamento é que ele estimula e motiva os colaboradores a sempre buscarem desenvolvimento e darem seu melhor visando oportunidades futuras de crescimento profissional.
Já no recrutamento externo, o processo de busca é feito com profissionais de fora da empresa, e uma das suas principais vantagens é a oxigenação da empresa, através de novas ideias e experiências trazidas por profissionais vindos de outras empresas.
O recrutamento misto, por sua vez, nada mais é que a junção das duas modalidades anteriores, ou seja, é aquele onde a busca pelo profissional que atenda as necessidades da vaga é feita com profissionais de dentro e de fora da empresa.
Geralmente, o processo é iniciado internamente e, caso nenhum dos candidatos atenda às expectativas do cargo, é iniciado então o processo externo.
Após a realização do processo de recrutamento, onde foi feita a captação e filtragem dos candidatos que melhor se adequam à vaga disponibilizada, é hora de fazer uma análise mais detalhada para selecionar o profissional correto para a descrição do cargo.
O processo de seleção geralmente é formado pelas seguintes etapas: triagem dos currículos,, prova de conhecimentos específicos, teste psicológico, técnicas de simulação, contratação e alocação.
Bem, pessoal, então resumidamente podemos dizer que a principal diferença entre o processo de recrutamento e seleção é que o primeiro é o processo que visa atrair os candidatos com interesse em concorrer a uma determinada vaga de emprego, enquanto o processo de seleção tem como objetivo fazer a triagem dos candidatos selecionados de acordo com as necessidades específicas do cargo e da empresa contratante.
FONTE: http://www.sobreadministracao.com/diferenca-recrutamento-selecao/
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre o que está envolvido no processo de recrutamento e seleção de pessoas.
O recrutamento corresponde ao processo em que a organização atrai candidatos, no Mercado de Recursos Humanos - MRH, para abastecer seu processo seletivo. Por meio do recrutamento, a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. É como se ela dissesse; "Ei, há vagas disponíveis aqui, veja se você pode trabalhar aqui". Por meio do recrutamento, as organizações buscam atrair os melhores candidatos disponíveis no mercado de recursos humanos ou dentro da sua própria estrutura.
Do ponto de vista de aplicação, o recrutamento pode ser:
- interno: é aquele que busca preencher as vagas com aquelas pessoas que já trabalham na organização. Para essa visão, os colaboradores internos são preferíveis, eles já conhecem como as coisas funcionam. No recrutamento interno, eles são promovidos ou transferidos para novas oportunidades ou postos de trabalho.
- externo: aqui, o preenchimento de vagas é feito através da admissão de candidatos alheios (externos) à organização. A partir do recrutamento externo, os candidatos são avaliados, pois até então não se tem uma dimensão das suas reais capacidades, e após essa avaliação podem ser selecionados para preencher os postos de trabalho disponíveis.
- Misto: como o nome sugere, é o tipo que mescla os outros dois tipos, ou seja, faz o uso de fontes internas e externas.
Após verificar as opções apresentadas, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.