SóProvas


ID
2338255
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Projeto de lei dispõe sobre o direito da gestante ao conhecimento e a vinculação à maternidade onde receberá assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Observadas a clareza da formulação e as prescrições da gramática normativa, é correta a seguinte assertiva sobre a frase acima:

Alternativas
Comentários
  • E o trecho "Projeto de lei"? Onde entra na reformulação?

  • Essa prova de português da AL-MS foi a mais difícil que vi até agora aqui no Qconcursos

  • Vamos indicar para comentários 

  • Alguém anotou a placa do caminhão?

     

     

     

    "Ostra feliz não faz pérola."

  • Galera, eu acredito que o X da questão está justamente em descobrir qual das alternativas apresenta uma nova proposta que dê coerência ao enunciado. Não sei vocês, mas eu sequer entendi, na primeira leitura, que "maternidade" estava remetendo ao lugar, e não ao fato de ser mãe (não sei se consegui ser claro).

    Portanto, deveríamos encontrar a alternativa que, reescrevendo o trecho, desse algum significado cognoscível ao enunciado. Por isso, correta a letra E, que está coerente, coesa e não apresenta nenhum erro gramatical.

    Acho que é isso. Se estiver errado, por gentileza me corrijam! 

  • (A) Não necessita de correções, pois a redação está clara e em conformidade com a norma-padrão da língua. – Não há clareza assertiva, além de ter erro gramatical: ausência de crase em “a vinculação”.

    (B) Necessita de uma única correção, relacionada ao advérbio onde, empregado de modo impróprio. - Está empregado de modo correto, se referindo a lugar (“maternidade”).

    (C) Necessita de uma única correção: o acréscimo do sinal indicativo da crase em a vinculação. – Além dessa correção, deveria ser reescrito de forma mais clara.

    (D) Merece a seguinte reformulação: dispõe sobre o direito da gestante ao conhecimento da maternidade onde receberá assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde e a vinculação a ela. – Faltou crase em “a vinculação”.

    (E) Merece a reformulação: dispõe sobre o direito da gestante tanto ao conhecimento da maternidade onde receberá assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde, quanto à vinculação a tal unidade hospitalar. - Correto

  • o x da questão está em: "o direito da gestante ao conhecimento e a vinculação à maternidade " pois o complemento é complemento DE algo, logo a crase ali antes de maternidade está incorre pois ela dá a entender que tanto conhecimento quanto vinculação pedem a preposição A.

    Esse mesmo tipo de questão já apareceu em outras provas. O negócio é ficar ligado quando tem dois verbos e uma única preposição depois deles, tem que ver se a preposição que vem depois dos verbos está correta em relação aos dois.

  • Leia maternidade como hospital