SóProvas


ID
2338294
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em julho, uma tentativa de golpe militar na Turquia terminou com 265 mortos e 2.839 militares presos. Depois de horas de caos provocado pela tentativa de golpe feita pelas Forças Armadas, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que a situação do país estava sob controle. No saguão, voltou a dizer que uma minoria das tropas esteve por trás do plano e afirmou que os participantes serão severamente punidos por seu governo.
(Adaptado de: http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/07/entenda-o-golpe-militar-na-turquia-e-o-que-ele-significa-para-o-mundo.html)
Um dos desdobramentos do golpe para o governo turco foi

Alternativas
Comentários
  • Tem questões que a gente acerta baseado 100% no feeling...

    Fui lendo as alternativas e pensei: essa aqui faz mais sentido

    Alternativa B

  • Gabarito: letra B

    [...] a reaproximação se consolidou logo depois do fracassado golpe de estado de 15 de julho contra o governo de Ancara. Putin foi dos primeiros chefes de Estado a se solidarizar com Erdogan (junto com o Irã), e este considerou a reação dos governos ocidentais tardia e apenas protocolar.

    [...] A Turquia tem uma das principais forças militares da Otan, e não se sabe o que esta reaproximação com a Rússia vai provocar nesse campo. Também haverá problemas a contornar na frente política, pois a Rússia é tradicional aliada dos curdos, que são tidos genericamente pelo governo de Ancara como inimigos mais incômodos até do que o Estado Islâmico. Por outro lado, os movimentos curdos vem recebendo cada vez mais apoio dos Estados Unidos por seu empenho na luta contra o Estado Islâmico. Evidentemente, o caso da Síria estará na pauta, uma vez que Moscou apoia Damasco, e Ancara está mais próxima de alguns dos grupos rebeldes.

    Fonte: Rede Brasil Atual.