SóProvas


ID
2338384
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a composição de grupos e equipes de trabalho no contexto organizacional compreende-se que

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa letra B? Não entendi quando fala que a equipe pode prejudicar...

    A equipe não é sincônica, coesa e com sinergia positiva?

  • Tâmara Kays, coesão e sinergia é o que se procura na formação de uma equipe, que nem sempre é alcançado. E, não sendo alcançado pode prejudicar o desempenho da organização. 

  • Nem sempre a equipe possui esses atributos, sendo que se ela não for  sincônica, coesa e com sinergia positiva, ela pode prejudicar o desempenho da organização.

  • A letra B não seria Grupo?!!!



  • Grupos não têm a necessidade de se engajar num trabalho coletivo que precise de um esforço conjunto. O que existe é um compartilhamento de informações para ajudar cada membro com sua própria responsabilidade. Num grupo não existe a atitude de colaboração mútua capaz de aumentar o nível de desempenho geral.

    Já em uma equipe, as pessoas se unem em um esforço coordenado. Um ajuda o outro e a responsabilidade é de todos. Os esforços de cada pessoa resultam em um nível de desempenho maior do que o das entradas individuais.

    Equipes são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. Pela interação que existe nelas, tendem a aumentar a motivação de seus componentes.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-diferenca-entre-um-grupo-e-uma-equipe/100632/

    Obs: Quando a equipe não atinge seu objetivo ela pode prejudicar o desempenho da organização.

  • GAB: B.

    Nem sempre as equipes são a solução.

    O trabalho em equipe costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individual. Sendo assim, para serem considerados mais viáveis, os benefícios das equipes precisam superar os custos.

    (Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) O trabalho em equipe, a despeito de demandar mais tempo e consumir mais recursos dos trabalhadores, comparado ao trabalho individual, é o modelo de trabalho mais eficiente para o desenvolvimento de quaisquer atividades nas organizações.

    Gabarito: errado. Nem sempre o trabalho em equipe é o mais eficiente.

    Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim.

    ---------

    Alertando sobre o uso indiscriminado das equipes de trabalho, Hackman (1987) aponta que assim como elas podem oferecer benefícios ao desempenho da organização também podem prejudicá-lo. Segundo este autor, equipes podem desperdiçar o tempo e a energia de seus membros ao invés de utilizá-los de forma adequada, bem como aplicar normas que diminuam o seu desempenho ao invés de aprimorá-lo. Assim, é pertinente afirmar que a utilização não planejada de equipes, por parte dos gestores organizacionais, é arriscada, pois ainda não está consolidado o conhecimento científico deste campo, logo, não se conta com evidências consistentes sobre os principais preditores do funcionamento e desempenho das equipes (Puente-Palacios, 2002).

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712009000300009

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • Sim, as equipes de trabalho podem resultar em algo ruim, isto é, atrapalhar o desempenho de uma organização. Basta que não haja, por exemplo, clareza dos papéis de cada um dos membros da equipe para que o negócio comece a desandar - ou até mesmo clareza no objetivo da equipe (onde se quer chegar). Além disso, outros fatores importantes para o seu sucesso são: coesão, organização e comunicação. Não sou eu quem diz isso, mas sim a questão abaixo (fonte: qconcursos):

    QUESTÃO CERTA: O aprimoramento das competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho, é caracterizado por um processo de desenvolvimento de equipes de trabalho. Quais são os fatores críticos de desempenho que caracterizam um grupo de alto desempenho ou uma equipe de trabalho? Clareza de objetivo, coesão, organização e comunicação.

    Resposta: Letra B.

  • B. Depende, por exemplo, da natureza das tarefas.

  • Essas questões, pra mim, se tornam bem subjetivas necessitando um alto nível interpretativo

  • a) Errado, pois na equipe há um objetivo comum e as habilidades são complementares.

    b)   Correto. Depende muito do objetivo da equipe. Vamos dizer que trabalhadores formem uma equipe informal para organizarem uma greve. Nesse exemplo, a equipe pode prejudicar o desempenho organizacional, já que a empresa pode ficar dias parada por conta da greve.

    c)   Errado. Essas características, quando tomadas em conjunto, retratam uma equipe e não um grupo de trabalho.

    d)  Errado. Sincronia e coesão são indispensável às equipes, e não aos grupos. As definições estão corretas.

    e)   Errado. “Prescindir” é igual a “não precisar”. As equipes necessitam de planejamento para estarem alinhadas às necessidades da organização.

    Gabarito: B

  • Letra A: errada. Nas equipes, os membros possuem objetivos comuns e habilidades complementares.

    Letra B: correta. Isso mesmo! Nem sempre as equipes de trabalho são a solução mais eficiente. Existem tarefas que são executadas de forma mais eficiente pelo “trabalho individual”. Nesse caso, se esses tipos de tarefas forem desempenhados pelas equipes, pode-se dizer que haverá uma perda de eficiência e o desempenho organizacional será prejudicado.

    Letra C: errada. São nas equipes que os membros possuem objetivos comuns. Nos grupos, os objetivos são individuais (particulares).

    Letra D: errada. Nada disso! As equipes devem sim ser planejadas. Portanto, a opção por equipes de trabalho não dispensa (ou seja, não prescinde) o planejamento.

    O gabarito é a letra B.