SóProvas


ID
2338423
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma situação hipotética, Marta procurou a psicóloga da gestão de pessoas na empresa em que trabalha, por sentir necessidade de conversar com alguém de confiança. Queixou-se sofrer assédio moral do seu chefe imediato, pedindo sigilo absoluto porque precisa manter o emprego. A psicóloga fica surpresa com o relato e preocupada com o visível sofrimento da funcionária.
Diante da situação-problema relatada, a psicóloga deve

Alternativas
Comentários
  • Em uma situação hipotética, Marta procurou a psicóloga da gestão de pessoas na empresa em que trabalha, por sentir necessidade de conversar com alguém de confiança. Queixou-se sofrer assédio moral do seu chefe imediato, pedindo sigilo absoluto porque precisa manter o emprego. A psicóloga fica surpresa com o relato e preocupada com o visível sofrimento da funcionária.

    Diante da situação-problema relatada, a psicóloga deve identificar agentes causais, intervir na situação-problema, considerando-se as relações interpessoais, o clima, a cultura, a gestão e ética organizacional. 

  • Primeiro passo é identificar ...

    Artigo:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2016000100018

    o Psicólogo é um profissional que, dentre várias atribuições, tem o compromisso de enfrentar o assédio moral, quando inserido profissionalmente em organizações de trabalho. Esta constatação encontra subsídios no Código de Ética Profissional do Psicólogo (Conselho Federal de Psicologia [CFP], 2005), quando refere, em seus princípios fundamentais I e II que, o psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. No mesmo sentido, ainda leva-se em conta o Manual de Atribuições do Psicólogo no Brasil (CFP, 1992), ao mencionar que o profissional da psicologia deverá pautar seu trabalho no respeito à dignidade e integridade do ser humano.

    Nos casos citados, o trabalhador foi colocado enquanto responsável pela situação vexatória a que foi submetido. Infelizmente, na prática, não são menos frequentes as situações em que a vítima de assédio moral é responsabilizada (Hirigoyen, 2005b), muitas vezes, sob a alegação de problemas relacionados à sua personalidade e fragilidade emocional, como também é citado em estudos como o de Vartia (1996). Entretanto, já é sabido que a personalidade do assediado pode ser considerada menos relevante frente ao assédio moral (Leymann, 1992), estando os fatores organizacionais e psicossociais à frente das discussões sobre as causas do fenômeno, como já discutido neste artigo.

  •  

     Erro da C : compreender a dinâmica da relação de trabalho da equipe e intervir com base nas características de personalidade de cada um dos envolvidos. >> E a base na Ética?

     

  • Assédio Moral - Papel do Psicólogo

    --> identificar agentes causais

    --> intervir na situação-problema, considerando-se as relações interpessoais, o clima, a cultura, a gestão e ética organizacional.