-
Desculpem o desabafo, mas é impossível tirar mais que 85% numa prova da AOCP, quiçá gabaritar.
-
Gabarito letra B, estilo de liderança situacional. Geralmente, estudamos os três estilos principais de liderança que caem nas provas: autoritária/autocrática, democrática/participativa e leissez-faire. Há ainda a liderança contingencial e a liderança situacional, ambas sendo cobradas pelas bancas atualmente. É preciso que estejamos preparados para que o examinador não nos derrube!
Fundamento:
Liderança situacional: proposta por Hersey e Blanchard. Modelo tridimensional de eficácia de liderança, que previa o estilo mais adequado a cada situação, com base no nível de maturidade dos comandados. À medida que a pessoa amadurece, o estilo de liderança torna-se menos focalizado na tarefa e mais voltado às relações.
Liderança contingencial: proposta por Mary Follett e versava que o estilo de liderança deveria variar conforme a situação ou os funcionários envolvidos, na qual a situação deveria determinar os comandos. Essa liderança contingencial sugeriu não haver um estilo ideal de liderança para cada situação
Fonte: Administração e liderança em enfermagem. Bessie L. Marquis, Carol J. Huston. 4a edição
-
Faltou falar sobre a Liderança coaching (ênfase na performance)
Na liderança coaching, o líder trabalha para identificar as habilidades e age de forma a ajudar seus subordinados a liberarem seu potencial de desenvolvimento. O líder busca motivar os profissionais, criando um clima de cooperação, confiança e crescimento.
-
Alguns autores tem classificado a liderança contigencial como sinonima da situacional.
-
Gabarito: B
Vale a pena considerar que essa definição foi retirada de um livro de "Administração em enfermagem" para uma prova da EBSERH. Acredito, ainda que diante de muitas inconsistências da banca, que essa definição não seja aplicada em concursos de outras áreas.
Fonte: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAfPEsAB/lideranca
-
A liderança que depende das características do líder, liderados e elementos da tarefa e contexto é a situacional/contingencial/contingente.
Fonte : Carlos Xavier - Estratégia
-
==> Muitas teorias sobre liderança foram criadas, entre elas podemos citar a situacional, a democrática, a permissiva e a autocrática, cada uma com suas características próprias podendo funcionar bem com um grupo e não com outro.
==> Segundo Kurcgant, o papel que um elemento assume no grupo é determinado pelas necessidades do próprio grupo, pelas características próprias de cada um dos elementos desse grupo e pela forma como essas características são percebidas pelos demais elementos, caracterizando a liderança SITUACIONAL.
==> Já a liderança DEMOCRÁTICA é centrada na pessoa que executa o trabalho, em que esta recebe maior controle e participação nas discussões, agindo, consequentemente, com maior liberdade e satisfação.
==> Na liderança PERMISSIVA, há um significante abandono dos líderes que detêm o controle completo do sistema recebendo pouca ou nenhuma orientação do líder, também conhecida como laissez-faire: caracteriza-se pela permissividade absoluta, na qual o líder transfere para o grupo o processo de tomada de decisão, cedendo o controle por completo ou optando por evitar encargos.
==> A liderança AUTOCRÁTICA constitui-se num processo em que o líder detém todo o poder, agindo de forma autoritária, sendo a execução da tarefa o seu foco principal.
Letra B
Fonte: RIBEIRO, Mirtes; SANTOS, Sheila Lopes dos e MEIRA, Taziane Graciet Balieira Martins. Refletindo sobre liderança em Enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2006, vol.10, n.1 [citado em 2019-04-22], pp.109-115.
-
Assunto chato.