SóProvas


ID
2338762
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Fabio França, um dos principais teóricos das Relações Públicas no Brasil, propôs uma conceituação em que os públicos de uma organização são divididos em essenciais, não essenciais e de redes de influência. Essa elaboração foi realizada a partir de princípios

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    "Conceituação lógica de públicos
    Os conceitos supradesenvolvidos nos levam a concluir que existem na interdependência organização-públicos aspectos lógicos essenciais e não-essenciais que nos permitem estabelecer uma conceituação convergente, lógica, isto é, aplicável a todos os tipos de relacionamento da empresa com os públicos e, ao mesmo tempo, capaz de identificar aspectos fundamentais no estudo de públicos, tais como: o público a que se dirige, o tipo e objetivo da relação; o nível de participação e envolvimento; a natureza, prioridade e duração do relacionamento; a temporalidade da relação, os resultados esperados da relação, tanto por parte da organização como dos próprios públicos, que se classificam como essenciais; não essenciais e de redes de interferência."

     

    Livro: Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica: business relatioship. Fábio França. 3.ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2012. 

  • Fabio França (no seu artigo intitulado: Conceituação Lógica de Públicos em Relações Públicas) estabelece uma definição de públicos de uma organização que se pretende “aplicável a todos os tipos de relacionamento” de uma organização. Os “essenciais” são definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos (ex: empreendedores, fornecedores,funcionários); os “não essenciais” são identificados pela sua participação/envolvimento nas atividades-fim da organização (ex: empregados terceirizados, sindicato), enquanto os públicos de “redes de interferência” são aqueles que podem afetar a organização e seus negócios, classificando-se em dois subsistemas: rede de concorrentes e rede de comunicação de massa.

     

    http://docslide.com.br/documents/conceituacao-logica-de-publicos-em-relacoes-publicas.html