SóProvas



Questões de Comunicação Empresarial nas Relações Públicas


ID
145630
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise os textos a seguir e, ao final, assinale a resposta que contém a ordem correta dos instrumentos para os quais foram redigidos.

1. Acaba de ser assinado o convênio com a Universidade Beta que tanto esperávamos. A partir de 2009, todos os funcionários interessados em fazer um curso superior terão desconto de 30% nas mensalidades. Os interessados deverão procurar nossa colega Maria Silva, da Diretoria de Recursos Humanos, clicando no link abaixo ou ligar no ramal 4554 para obter mais informações.

2. O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, ao final da reunião, o quarto e último processo referente à venda do grupo Madox à Brasilíssima. O processo refere-se especificamente à aquisição dos ativos de distribuição de combustíveis da Madox ao Grupo Brasilíssima nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.

O grupo Brasilíssima terá de assinar um termo de compromisso de desempenho com o Cade pelo qual ficará acordado o cumprimento de algumas exigências feitas pelo órgão para aceitar a operação. O relator do processo, conselheiro José Silva, destacou que, nas análises feitas pelos órgãos de defesa da concorrência, observou-se que os mercados do Distrito Federal, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul eram mais delicados do ponto de vista da concorrência. Assim, a principal exigência feita pelo Cade é de que a Brasilíssima venda toda a estrutura de tancagem de derivados que comprou da Madox no Distrito Federal.

A venda da Madox para o grupo Brasilíssima afeta diretamente nossa empresa, principalmente os mercados do Centro-Oeste onde esta fusão deverá tornar a Brasilíssima a empresa mais forte do mercado. A Diretoria de Mercado já está preparando os estudos necessários para uma reunião geral de Diretores e Gestores de Projetos que deverá ser realizada até o final desta semana para discutirmos as novas estratégias que deveremos seguir frente ao novo cenário.

3. Nem sempre é uma boa idéia abrir o caderno Cotidiano logo cedo. Já pulam umas notícias ruins na sua cara. Ontem, a pior coisa foi ler sobre os voluntários de Santa Catarina que estavam furtando as doações. Bem, prefiro pensar que eles faziam parte das famílias dos desabrigados e estavam levando as doações para conhecidos porque temiam que as coisas iriam demorar muito para chegar.

E hoje, já na capa do jornal, outra notícia ruim: mais enchentes em Santa Catarina e início da cobrança de pedágio no Rodoanel, a partir de hoje. Mas, como sou otimista, fiquei procurando uma notícia boa no jornal e nada. Bem não procurei em todos os cadernos. Mais tarde vou olhar nos classificados para ver se acho. Se eu fosse dono do jornal baixaria uma ordem para que todos os dias tivessem boas notícias logo na capa. Assim a gente ia se enganando um pouco mais. Escrito por João Pacheco. Às 10h15

4. O recesso das festas de final de ano começa no dia 22 próximo e vai até o dia 02 de janeiro. Neste período, a empresa estará fechada e haverá apenas uma equipe de plantão para atender às urgências. Desejamos a todos um Natal de muita paz e um Ano Novo de muita felicidade. Até 2009!

A Diretoria

Alternativas

ID
145639
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há um consenso entre os especialistas de que o mundo contemporâneo - e em especial o ambiente organizacional - tem sido abalado profundamente pelo processo crescente de globalização dos mercados e das ideias, pela revolução provocada pelas novas tecnologias, pela desmassificação do processo de produção e pela valorização do espírito de cidadania. Este ambiente, em contínua agitação, redimensiona o perfil das organizações e as torna menos estratificadas e mais flexíveis, convidando-as, permanentemente, a esticar os olhos para ver o que está à frente. O futuro (alguém ainda duvida disso?) mais do que o presente, será complexo, repleto de incertezas, mas (ainda bem!) rico em oportunidades para quem se dispuser a se "sentar" sobre um novo paradigma.
(W. Bueno. Comunicação Empresarial)

Considerando o cenário organizacional apresentado por Bueno, analise as afirmativas a seguir e assinale a resposta correta.

( ) O processo de segmentação dos públicos, os chamados nichos de mercado, tem provocado mudanças substanciais na Comunicação Empresarial, com a implementação de canais diferenciados para atender às demandas informativas localizadas.

( ) O cliente evoluiu para o cidadão e espera um relacionamento mais amplo do que aquele que costuma vigorar entre a empresa que vende e as pessoas que compraram, porque o contato não se esgota mais com a transferência do produto.

( ) As organizações têm feito um grande esforço para criar veículos múltiplos para atender a demandas que também são múltiplas.

( ) Um exemplo de veículo novo, elaborado com o objetivo de atender a este novo padrão de relacionamento com os clientes, seria uma revista dirigida aos diversos públicos, com editorias específicos para cada segmento.

( ) Até o relacionamento com o público interno deve ser renovado e a intranet empresarial é hoje o veículo que reúne em um mesmo canal todos os instrumentos, contemporâneos e tradicionais, tornando-se um veículo para todos os fins.

Alternativas
Comentários
  • Letra "B".
     
    Uma revista não pode ser considerada "exemplo de veículo novo".
    A intranet não deve ser usada como "veículo para todos os fins".

ID
199612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação é um elemento vital no processamento das funções administrativas da organização. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    A comunicação horizontal ou lateral é o envio de mensagens entre funcionários do mesmo nível organizacional. Toma freqüentemente a forma de colegas do mesmo departamento falando uns com os outros. KUNSCH (2003, p. 86) destaca ainda os fluxos transversal e circular. Segundo a autora, uma tendência das organizações orgânicas e flexíveis é permitir que a comunicação ultrapasse as fronteiras tradicionais do tráfego de suas informações. Essas organizações, por incentivarem uma gestão mais participativa e integrada, criam condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir. É o fluxo transversal ou longitudinal, que se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos fluxos descendentes, ascendente e horizontal. Trata-se da comunicação transversal, que perpassa todas as instâncias e as mais diversas unidades setoriais

  • b) O funcionário deve receber mensagens a todo momento, com todo o tipo de informação, de forma a sentir-se parte da organização. Errado. O funcionário não precisa ser bombardeado com informações para se sentir parte. Além disso, ele não receberá todo o tipo de informação.

    c) A rede formal de comunicação é o que interessa para o sistema organizacional, já que representa a fonte oficial da empresa. Errado. Dentro da empresa também existe a comunicação informal.

    d) Os fluxos comunicativos são ou ascendentes ou descendentes. Errado. Os fluxos são: Ascendente, descendente, lateral e diagonal

    e) A comunicação ascendente trata das informações emitidas pela cúpula da organização, enquanto a descendente refere-se à comunicação dos funcionários para a direção. ERRADO. As definições estão invertidas.


ID
199630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A propaganda é essencialmente um instrumento de relações públicas quando é utilizada para

Alternativas

ID
199684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é um canal de comunicação entre a instituição e seus clientes que deve atuar em conformidade com as normas emanadas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e com as orientações da instituição, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    O que pode confundir é a letra A. Lembrando que nem sempre o cliente pode ser chamado de consumidor. Clique no mapa abaixo que versa sobre a definição de consumidor.


     
  • O atendimento especializado ao cidadão na administração pública é uma das diretrizes do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA e  pode ser feito pelo profissional de RP . 

    Vale a pena consultar 
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6932.htm 
  • Marquei a letra D, mas confesso que nem sempre isso ocorre na prática. Por exemplo, há grandes organizações nas quais o profissional responsável pelo SAC sequer tem curso superior em qualquer área de conhecimento...O ideal é que fosse mesmo um relações públicas, tendo em vista que lida com o público externo e está exercendo uma função de relacionamento com clientes/cidadãos.

  • Apesar de estar correta a afirmação do colega Augusto César no sentido de nem sempre o cliente ser também consumidor, a redação da alternativa A, a meu ver, também está correta.

    É que a afirmação de que "o consumidor é a parte mais frágil da relação instituição-cliente" atrela essa relação à figura consumidor; não é, pois, o mesmo que afirmar, simplesmente, que "o cliente, na relação com a instituição, é a parte frágil".

    Conforme o microssistema jurídico de proteção ao consumidor, se é consumidor (destinatário final), a sua vulnerabilidade (fragilidade) é presumida. Além disso, conforme o enunciado (... em conformidade com as normas emanadas do Código de Defesa do Consumidor ...), há que se entender instituição como fornecedor.

    Quanto a alternativa D, repito as críticas da colega Josiele Sousa: "... confesso que nem sempre isso ocorre na prática. Por exemplo, há grandes organizações nas quais o profissional responsável pelo SAC sequer tem curso superior em qualquer área de conhecimento...O ideal é que fosse mesmo um relações públicas, tendo em vista que lida com o público externo e está exercendo uma função de relacionamento com clientes/cidadãos.

    Ademais, não encontrei qualquer norma que defina que o atendimento deve ser feito pela área de relações públicas. Se alguém puder ajudar, agradeço.


ID
215437
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as áreas da comunicação organizacional que compõem a comunicação integrada.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Kunsch, compõe o mix da comunicação integrada:

    • Comunicação administrativa: relaciona-se com os fluxos, níveis e as redes formal e informal de comunicação. Não se confunde com a interna
    • Comunicação interna: viabiliza toda a interação possível entre a organização e seus empregados usando ferramentas da comunicação institucional e até da mercadológica (caso do endomarketing)
    • Comunicação mercadológica: responsável por toda a produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em visa a divulgação publicitárias dos produtos ou serviços da empresa
    • Comunicação institucional: responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização

       
    •  
    •  
    •  
  • " D "

  • Alguém sabe dizer se essa matéria cai no concurso de agente de telecomunicação? Obrigada!


ID
221137
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É aconselhável publicar anúncios em house-organs, com mensagens voltadas para a venda de produtos e serviços aos funcionários.

PORQUE

As empresas precisam de apoio publicitário externo para financiar seus projetos de comunicação interna.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
  • Não entendi a questão. Alguém poderia explicar?
    Obrigada!
  • Marcele.

    A empresa tem que divulgar seus produtos não somente aos funcionários mas ao público que ela visa.

    A segunda frase tem nada a ver. 

    A comunicação interna é a comunicação dos funcionários da empresa. Ela é muito útil na performance de trabalho dos funcionários. Falhas na comunicação podem transformar potenciais funcionários em meros executores passivos. Uma comunicação eficaz promove satisfação e impulsiona os resultados. 
    Boa sorte e bons estudos.
  • Não concordo com o gabarito.

    De fato, o apoio publicitário externo não FINANCIA os projetos internos, uma vez que é voltado para projetos também externos e não é centro decisor das finanças, mas dependente deste.

    MAS, é recomendável SIM publicar anúncios específicos aos colaboradores, no intento de conhecer, consumir, fidelizar-se e, por fim, tornando-os "defensores de produto".

    Então gabarito C, a primeira está correta e a segunda está errada.
  • Acho que o erro da primeira afirmação é que o house-organs não apresenta mesnsagens voltadas para vendas de produtos/serviços aos seus funcionários. Normalmente o tipo de conteúdo desse veículo retrata a rotina da empresa, coisas mais triviais.
    Não seria isso colegas?
  • matéria chata... muito chata

     

  • house organ é um veículo de comunicação interna e uma das ferramentas mais antigas utilizadas no meio empresarial, a fim de alcançar uma boa comunicação com o público interno. Para quem não o conhece pelo nome, apresento com seu nome mais popular: house organ é o famoso jornal, boletim ou revista interna. Literalmente, a tradução de house organ é o “órgão da casa” e tem como objetivo traçar uma comunicação eficiente entre o topo e a base da pirâmide organizacional.

    No meu ponto de vista a primeira afirmação foi considerada errada em razão da citação "publicar anúncios em house-organs" pois seria meio estranho, por parte dos funcionários, se deparar com anúncios publicitários em um veiculo de comunicação interna.


ID
270070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas
específicas das relações públicas, julgue os itens a seguir.

Diferentemente da publicidade, que faz uso da comunicação de massa, as relações públicas fazem uso da comunicação dirigida.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Segmentada é um desdobramento do modelo de Comunicação de Massa. Ela ocorre pelos meios de comunicação tradicionais como jornaisrádiosTVsCinemacartazes ou internet, porém, diferentemente do modelo de massa, atinge grupos específicos, classificados de acordo com características próprias e preferências similares. A Comunicação Segmentada tem a particularidade de atingir um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.
    Fonte: Wikipédia

    "Ou seja, a comunicação que a Relações Públicas utiliza é a segmentada porque busca atingir públicos certos, determinados, diferente da de massa mas não necessariamente impede que utilizem a Comunicação de Massa como jornais, televisão, revistas para atingirem seus públicos determinados e segmentados. " Por exemplo, uma empresa no ramo de comésticos comumente faz propagandas institucionais na televisão. Ou uma empresa no ramo de informática que utilize o jornal, especificamente o caderno de informática para divulgar informações sobre ações da empresa, inovações, credibilidade que a empresa passa, enfime, é um meio de massa mas segmentado ao público.
  • As Relações Públicas utilizam as duas formas de comunicação, a de massa e a dirigida. A escolha dependenderá dos objetivos da comunicação e do público a que se destina a mensagem.
  • Acho que o erro, também, é falar o seguinte: Diferentemente da publicidade, que faz uso da comunicação de massa (...) dando a entender que a publicidade só faz uso desse tipo de comunicação, quando sabemos que a publicidade também utiliza-se de maneiras mais focadas de comunicação.

  • Relações públicas também faz uso da publicidade. 


ID
270094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que as relações públicas apoiam o marketing na
comunicação com o mercado, julgue os itens subsecutivos.

A direção da comunicação institucional é atribuição da área de relações públicas, ao passo que o gerenciamento da comunicação mercadológica cabe à área de marketing.

Alternativas
Comentários
  • Discordo pq não cabe somente às relações públicas ou seus profissionais cuidar da comunicação institucional, a afirmação considerada correta pela banca restringe demais tanto o papel da RP quanto do marketing.

  • Concordo com a alternativa, pois necessita de um direcionamento. A questão não fala que ‘cabe exclusivamente’

ID
270154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e
envolve os vários setores da organização e as formas como se
relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Denominam-se stakeholders as barreiras que impedem a prática da responsabilidade social em algumas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização )

    O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.

    Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa "gerar valor", isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.
     

  • Resumindo, stakeholders são todos os públicos envolvidos com a organização, interno, externo, colaboradores, fornecedores, sociedade...

  • tudo liga a empresa é stakeholder. Mas aqui ele afirmou que as barreias são isso (apenas as barreiras) aí o erro

  • Essas barreiras que impedem a prática da responsabilidade social em algumas organizações está muito ligada ao conceito de Shareholders. Este modelo está intimamente relacionado com os acionistas e foi um modelo que foi quase exclusivo durante toda a Era Industrial. A empresa é vista como uma entidade econômica que deve trazer benefícios aosshareholders (proprietários ou acionistas). Sua finalidade principal é gerar lucro, logo atividades de responsabilidade social não são bem vistas nesse conceito.

  • Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria.

    Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.

  • Stakeholder é uma pessoa ou grupo que possui participação, investimento ou ações e que possui interesse em uma determinada empresa ou negócio. O inglês stake significa interesse, participação, risco. Enquanto holder significa aquele que possui. Stakeholder também pode significar partes interessadas, sendo pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelos projetos e processos de uma empresa. Como exemplos de stakeholders imaginamos que estes estão relacionados ao projeto, e por isso, seriam o gerente, o patrocinador, a equipe e o cliente do projeto em questão, mas na prática, existem diversas outras partes interessadas, dentre as quais podemos citar: concorrentes, fornecedores e investidores, por exemplo.


ID
460279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

Sob o conceito de entidade, entende-se também organização, instituição, empresa.

Alternativas

ID
460282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

A coordenação da uma pesquisa de opinião pública só pode ser atribuição do profissional de relações públicas que tiver noções de estatística, de sociologia e de ciências da computação.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução: nada impede que um RP encarregado de coordenar uma pesquisa não tenha conhecimentos específicos de instrumentos dessa pesquisa. Afinal, sua função aqui é coordenar uma equipe de estatísticos, sociológos e o pessoal de TI - os "peões" que põe a mão na massa.


ID
460285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer qual o erro da questão? Eu marquei correto, e meu raciocínio foi o seguinte.

    Todo o profissional de RP é também um profissional de comunicação.

    Comunicação = Gênero  RP= Espécie

    Logo, se o ensino das técnicas de RP é atividade específica de RP, também é específica dos profissionais de comunicação.

    As questões do cespe são do tipo: ache o erro.

    O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de RP? Sim. Todo profissional de RP é um profissional de comunicação? SIM. Logo, o ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação. SIM

    Alguém pensou diferente?
  • O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.
    ERRADO


    O Relações Públicas pode ser entendido como um pensador que está em eterna dualidade entre a comunicação e a administração. 
    (
    https://medium.com/relacoes-publicas-1/7e563e8098d) =)
  • Também errei a questão e, apesar de ainda discordar da resposta, no link citado pelo colega Rodrigo é dito que "(...) Apesar de ser um profissional forrmado pelo campo da comunicação social, ele transita em grande parte do seu trabalho no campo da administração (...)".
  • Sim, o Relações Públicas utiliza técnicas de adm. Mas mesmo assim essa questão deveria ser anulada. A afirmativa implica que além dos profissionais de comunicação, outros podem ensinar as técnicas de relações públicas, o que não é verdade. O termo "Relações Públicas" a que a Lei n.º 5.377/1967 se refere diz respeito, justamente, a profissão regulamentada e exercida pelos profissionais formados exclusivamente na área de comunicação. Apenas os formados nessa área podem exercer tal atividade de ensino. O raciocínio lógico da Luana é o correto. É ilícito, por exemplo, um profissional formado em Administração sem nenhuma formação em comunicação exercer qualquer atividade específica do RP prevista em lei.

ID
532552
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Enquanto as Relações Públicas devem gerenciar a comunicação institucional, o marketing tem a seu cargo a coordenação da comunicação:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra "B"

    A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.
    Para tal, as empresas ou entidades lançam mão de um amplo mix de comunicação, que inclui o esforço publicitário, o relacionamento com a mídia, o atendimento ao cliente (SAC, CRM), uma eficiente estrutura de distribuição e toda a sua competência em marketing.
    Fonte: Comunicação Empresarial on line
  • a) jornalística. ERRADA

    Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações.
    Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed719_afinal_o_que_e_jornalismo


    b) mercadológica.

    A comunicação mercadológica corresponde a uma parcela importante do composto da comunicação corporativa e diz respeito a toda comunicação que as organizações realizam com a finalidade de vender produtos e serviços associados à imagem favorável das empresas e instituições. (...) De um modo geral, entende-se que a comunicação mercadológica se encarrega de todas as “manifestações simbólicas de um mix integrado de instrumentos de comunicação persuasiva para conquistar o consumidor e os públicos-alvo estabelecidos pela área de marketing (KUNSCH, 2003, p. 164).
    Fonte: http://comunicacaointerpessoalempresarial.blogspot.com.br/2011/12/comunicacao-mercadologica.html

    c) interna. ERRADA
    Comunicação interna é a estratégia que visa facilitar o fluxo de informações úteis a gestão, viabilizando que os interesses da liderança sejam difundidos entre todos os colaboradores.[
    Fonte: http://gestao.wordpress.com/2006/10/21/comunicacao-interna/

    d) administrativa. ERRADA
    A comunicação administrativa tem a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais, ela também ajuda a informar regras e normas da organização.
    Fonte: http://acompasso.blogspot.com.br/2009/04/comunicacao-administrativa-e-interna.html

    e) externa. ERRADA
    Comunicação Externa é a troca de informações uma organização e outras organizações, grupos ou indivíduos fora de sua estrutura formal. O objetivo da comunicação externa é facilitar a cooperação e colaboração com as outras partes interessadas a apresentar uma imagem favorável da empresa para a sociedade como um todo. Pode ser feita através de uma variedade de canais, reuniões, mídia impressa, e, principalmente mídia eletrônica.
    Fonte: http://www.terraforum.com.br/consultoria/Lists/areasdeatuacao/DispForm.aspx?ID=64

ID
532588
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao tratar do jornalismo empresarial, afirma-se que o house organ é, antes de tudo, um jornal. Mas, ao ser um instrumento de comunicação da organização, deve fazer parte de uma estratégia.

Nesse contexto, é possível afirmar que o house organ:

Alternativas
Comentários
  • O House-Organ pode ser: boletim, jornal ou revista. A escolha desses meios depende do público que se quer atingir, das características e objetivos pretendidos, além dos recursos financeiros disponíveis.

    Boletim
    - Informações imediatas;
    - Circula a intervalos pequenos de tempo;
    - Número reduzido de páginas;
    - Pouca variedade temática.

    Jornal
    - Periodicidade média;
    - Tratamento mais apurado do texto para não perderem a atualidade e o interesse;
    - Pode abranger gêneros interpretativos, opinativos e de entretenimento.

    Revista
    - Intervalos maiores de periodicidade;
    - Apresenta matérias de interesse permanente;
    - Universo temático amplo: assuntos não só diretamente ligados à instituição, mas também de interesse geral para seus públicos.

    Quanto à tiragem dos house-organs o ideal é que respeita a proporção de um exemplar para cada dois leitores.

    Fonte: KOPPLIN, Elisa; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática. Porto Alegre: Sagra DC Luzzato, 1993
     


ID
543487
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Folder é

Alternativas
Comentários
  • Folder é um folheto de pizzaria: uma folha impressa e dobrada (pode ter mais de uma dobra).
    Letra B

ID
543505
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a estratégias para a produção de anúncios em meio impresso, a característica de romper a leitura passiva do receptor, levando-o a ser ativo na decodificação da informação, está presente nos anúncios

Alternativas

ID
543508
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A mídia conhecida como outdoor possui as seguintes características:
I. Ideal para mensagens curtas.
II. Permite a personalização da mensagem.
III. Não solicita exclusividade de atenção.
IV. Permitida apenas em locais regulamentados.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
543511
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A redação de um texto institucional, em que uma organização busque transparecer seu comprometimento com a responsabilidade social, possui os seguintes aspectos:
I. Destaque para produtos que tem melhor preço.
II. Criação de desejo para consumir os produtos.
III. Destaque para a qualidade dos produtos a partir de técnicas de manejo sustentáveis.
IV. Ênfase para a história da empresa e elevação da lembrança de marca.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
562540
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O Grupo Corpo é uma das companhias de dança mais importantes do Brasil e completa 35 anos de fundação em 2010. Desde 2000, a Petrobras patrocina o grupo através de sua política de patrocínio cultural. É muito importante para as empresas a divulgação de suas ações de patrocínio para ressaltar, perante a sociedade, o comprometimento com a responsabilidade social e o crescimento do país. Esse processo de divulgação é composto de várias etapas. A primeira delas é o planejamento, que consiste em

Alternativas

ID
564619
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O fim de ano está chegando e a assessoria de comunicação de uma empresa como a Petrobras precisa definir como irá presentear os jornalistas com os quais mantém contato. O presente escolhido dever ser um

Alternativas

ID
564622
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um vazamento de óleo de um navio petroleiro ocorre em alto-mar. A notícia se espalha com rapidez pela Internet. A assessoria de comunicação da empresa responsável pelo petroleiro deve

Alternativas
Comentários
  • Isso cabe recurso
  • GAB B

    QUESTÃO DESATUALIZADA - GESTÃO DE CRISE

    BONS ESTUDOS!!

  • Creio qua a assertiva "b" seja mais adequada para lidar com a situação.


ID
564625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Se há uma crise instalada dentro da empresa, o assessor de comunicação deve seguir um princípio elementar, que consiste em

Alternativas

ID
564628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A assessoria de comunicação de uma grande empresa convoca a imprensa para uma entrevista coletiva com o diretor geral, cuja pauta é a denúncia de superfaturamento de uma obra de ampliação da matriz da companhia. Cabe ao assessor e à sua equipe

Alternativas

ID
564649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Algumas empresas criam, em seu site corporativo, um canal de comunicação exclusivo com a imprensa, disponibilizando conteúdo sobre fatos importantes que possam constituir notícia. Qual tipo de conteúdo NÃO é encontrado nesse canal de comunicação?

Alternativas
Comentários
  • Comunicados internos são voltados para a comunicação interna, geralmente na intranet da empresa, mas não só nela. Já o tal canal exclusivo é chamado de sala de imprensa, e nele estão apenas os conteúdos minuciosamente estudados para a divulgação externa e uso livre dos veículos midiáticos.


ID
564673
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A dimensão estratégica da responsabilidade social inclui ações planejadas de longo prazo, cujos impactos e resultados devem ser

Alternativas
Comentários
  • Dica: quando todas as alternativas parecerem erradas, tente enxergar outro significado nas alternativas. Aqui a cesgranrio foi malandra ao usar o termo "semelhante" à perspectiva econômica-financeira. O que ela quis que o candidato enxergasse é que as instituições devem encarar a responsabilidade social com o mesmo grau de importância quanto a busca pelo lucro.


ID
564676
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos últimos anos, as mudanças nas formas como são concebidos e comercializados os produtos e serviços trazem consigo novas questões éticas com as quais as organizações têm de aprender a lidar.
PORQUE
Cada vez mais as novas tecnologias de informação e oportunidades comerciais e empresariais, abertas pela globalização, tendem a levar todas as organizações a seguir padrões globais de operação. Analisando as afirmações, conclui-se que

Alternativas

ID
564679
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No âmbito da responsabilidade social, diversas empresas vêm ocupando espaços na sociedade, antes preenchidos somente pelo Estado, como é o caso da(o)

Alternativas
Comentários
  • Fluzão

  • Concordo.


ID
564682
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A benevolência empresarial, muito comum no Brasil e ainda interpretada, em certos meios, como prática de responsabilidade social, tem suas bases nos

Alternativas

ID
564685
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma crítica para uma revista de opinião, um jornalista escreveu que a maioria dos administradores pensa que a batalha entre as marcas baseia-se em qualidade, estilo, atributos e preço. Ele citava uma das consagradas leis do marketing para argumentar que, no entanto, o que determina o sucesso de uma marca é a(o)

Alternativas

ID
564688
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma palestra para profissionais de comunicação, um professor de marketing ensina que a imagem de uma marca se refere ao plano de

Alternativas
Comentários
  • imagem= o que as pessoas pensam.

  • RESPOSTA LETRA E: simbolismos e projeção pública.

    A imagem é a percepção que as pessoas tem sobre determinada organização, uma projeção publica sobre a organização.

  • A) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    B) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    C) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    D) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    E) Aspecto relacionado a imagem da marca.


ID
564691
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A identidade organizacional de uma companhia de petróleo está voltada para o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Essa questão trata da diferença entre “identidade corporativa” e “identidade organizacional”. 

    Conforme vimos, Kunsch explica “a  identidade corporativa implica a escolha de símbolos, nome, slogan  que  representam  a  organização,  feita  diretamente  pela  cúpula  da  organização,  embora possam se levar em conta as percepções e reações dos membros da organização. Em vários casos, a organização realiza pesquisas e/ou auditorias internas com o intuito de envolvê-los na decisão. 

    A identidade organizacional vai além das percepções do que representa a organização, considerando os  sentimentos  e  pensamentos  dos  próprios membros  sobre  o  que  os  define  como  uma organização. Sua projeção se revela nas histórias e nos comportamentos do dia a dia. Podemos dizer que a identidade corporativa requer perspectivas gerenciais, enquanto a identidade organizacional requer perspectivas da organização como um todo.”  

    Portanto, a identidade organizacional está voltada para o relacionamento entre os colaboradores (sentimentos  e  pensamentos  dos  próprios  membros  da  organização)  e  requer  perspectivas  da organização como um todo. 

      


ID
564694
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Contratada por uma rede de postos para incrementar as vendas no nordeste brasileiro, uma agência de propaganda sugere a criação de uma campanha institucional, com apelos transformativos, representada por peças de comunicação que realcem

Alternativas

ID
564697
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Atuando em diversos países, uma empresa como a Petrobras enfrenta numerosos desafios ao desenvolver programas de comunicação global, com EXCEÇÃO de ter que

Alternativas

ID
564700
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma pesquisa junto a profissionais liberais, a respeito da linha de comunicação de uma distribuidora de combustíveis, selecionou alguns comentários. Relacione cada opinião apresentada à esquerda às ferramentas do mix de comunicação da empresa, listadas à direita.
I – As notícias, na imprensa, parecem exagerar nos adjetivos para a própria organização.
II – Ganhei um lindo CD de bossa nova quando abasteci meu carro e gostei muito da seleção musical.
III – Os frentistas deveriam nos explicar as vantagens e desvantagens de cada óleo lubrificante.
IV – Vi um outdoor da companhia e achei atraente e dinâmico, mas pouco funcional.

P – Relações Públicas
Q – Propaganda
R – Promoção
S – Vendas pessoais
T – Marketing direto
A relação correta é

Alternativas

ID
564703
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao realizar o planejamento anual de comunicação, um especialista deve levar em conta que a(s)

Alternativas

ID
564706
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O diretor de marketing de uma indústria petrolífera orienta a equipe a desenvolver uma estratégia de valorização da marca, explorando a associação dos consumidores aos valores da empresa. Assim, a equipe deve desenvolver campanhas para divulgar

Alternativas

ID
564712
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma reunião para se estabelecer o mix de comunicação de marketing de uma organização, são levantados os fatores a seguir.
I – A propaganda de lembrança é mais econômica do que as visitas dos vendedores.
II – Os vendedores não devem utilizar os anúncios para legitimar a empresa e seus produtos.
III – A propaganda dificilmente pode lembrar o cliente de como utilizar o produto e tranquilizá-lo quanto à compra.
IV – Os vendedores podem persuadir os revendedores a aumentar o estoque e dedicar mais exposição à marca da empresa.
São corretos os fatores

Alternativas

ID
564715
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um dos itens de avaliação da eficácia organizacional, na gestão contemporânea, é a capacidade de se projetar e manter uma imagem forte. Para isso, é fundamental que uma empresa conte com um(a)

Alternativas

ID
564718
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Estudos sobre a comunicação organizacional demonstram elementos de extrema importância para as corporações, nos dias de hoje, com EXCEÇÃO de que uma reputação favorável

Alternativas

ID
564721
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Supondo-se que a Petrobras tenha interesse em atuar em um novo país e as pesquisas mostrem que a população local tenha formado mitos e estereótipos deturpados a respeito do Brasil, uma solução a ser implementada pela comunicação da empresa é

Alternativas

ID
564724
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em comunicação, como em qualquer área da gestão empresarial, o planejamento é condição indispensável ao êxito. No entanto, apesar da sua importância, muitos profissionais ainda subestimam a sua real função. Para o profissional de Relações Públicas, o correto entendimento do planejamento é o de um processo que consiste, essencialmente, em

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    a)solucionar os problemas e conflitos que, eventualmente, ocorrem na relação entre a empresa e seus públicos de interesse.(RELACIONAMENTO COM STAKHOLDERS)

     b)fazer projeções de futuro, visando à antecipação e à prevenção de possíveis crises.(GESTÃO DE CRISES)

     c)elaborar planos de comunicação para resolver problemas pontuais na comunicação com os diferentes públicos. (COMUNICAÇÃO DIRIGIDA)

     d)definir a razão de ser da organização, tendo em conta que dessa definição dependem os rumos da empresa.(MISSÃO)

     e)determinar os cursos das ações de comunicação, com base em análises prévias da organização e em objetivos definidos.(PLANEJAMENTO)

    BONS ESTUDOS!!


ID
564727
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O processo de elaboração do planejamento estratégico requer uma visão holística da organização, o que significa que

Alternativas

ID
564730
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Fazer o que outros fazem, ainda que com maior eficácia, não é propriamente ter uma estratégia. Já atuar de forma diferente, com inteligência e planejamento, por outro lado, requer um pensamento estratégico. No âmbito do planejamento, assinale, dentre as opções abaixo, a sentença que traduz o pensamento estratégico nos dias de hoje.

Alternativas

ID
564733
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação externa, mais precisamente com a mídia, é uma poderosa ferramenta, principalmente, quando se trata do reforço da imagem institucional. Por essa razão, a comunicação com a mídia é uma das áreas que requer um planejamento cuidadoso, pois, quando o assunto é imprensa, qualquer deslize pode custar caro à imagem da empresa. Assim, num plano de assessoria de imprensa, uma das etapas que deve preceder, necessariamente, ao envio de uma nota de imprensa é a(o)

Alternativas

ID
564736
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Recentemente, as organizações compreenderam que o êxito da sua atividade depende da satisfação do seu capi- tal humano e, com isso, tentam encontrar meios eficazes de se aproximar do seu público interno. Os eventos de integração social voltados para o público interno constituem, desse modo, ferramentas interessantes no relacionamento com esse grupo estratégico e, ainda que não seja uma atividade específica de Relações Públicas, constituem um meio para ajudar o profissional de comunicação a alcançar o objetivo de

Alternativas

ID
564739
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma determinada empresa está preocupada em aumentar o seu share of voice nos principais jornais e revistas especializados na sua área de atuação, de uma forma credível e sem custos adicionais para o orçamento de comunicação. Para atender a essas necessidades, a empresa deve usar

Alternativas
Comentários
  • Share -> Participação.

    Share-of-market - >Participação de Mercado. Percentual do mercado total ou de um segmento que uma Empresa ou marca detenha.

    Share-of-mind - > Participação na cabeça do consumidor, ou seja, a percepção de uma Empresa ou marca.

    Share-of-voice -> Participação no volume total de propaganda veiculada. Percentual de toda comunicação com o mercado ou segmento que uma Empresa ou marca detenha.

    Share of Heart -> versa sobre nível afetivo entre uma marca e o consumidor. É muito mais conceitual e qualitativa, por isso, impossibilitando uma pesquisa numérica quantitativa. As marcas que conseguem atingir o “coração” de seus consumidores acabam transformando-os em militantes, difusores e defensores da marca.

  • Share of market = participação

    Share of mind = posicionamento

    fonte: minhas anotações


ID
564745
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A década de 1990 constitui um marco para a comunicação empresarial, no que tange ao surgimento de novas ferramentas de comunicação com públicos estratégicos. Com o advento da Internet, surgiram novas possibilidades de comunicação, mais interativas e imediatas. O blog, por exemplo, que antes era visto como uma espécie de diário pessoal eletrônico, assumiu, nos dias de hoje, a figura de blog corporativo. Para os defensores dessa nova ferramenta de relacionamento com públicos estratégicos, a sua principal vantagem consiste na(o)

Alternativas
Comentários
  • letra A


ID
564775
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma campanha publicitária on-line foi criada por uma grande empresa varejista, para divulgar a promoção de um dos seus produtos destinados ao público jovem. Na campanha, foram utilizados banners eletrônicos, e-mails e newsletters virtuais enviados a uma lista de endereços previamente selecionados. Logo, o principal objetivo era

Alternativas

ID
564787
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os profissionais do Marketing Esportivo costumam sepa- rar tal modalidade em subáreas de atuação. Num plano de comunicação empresarial, a aquisição de cotas de patrocínio de um evento como a Copa do Mundo, por exemplo, classifica-se como uma ação de Marketing

Alternativas

ID
564790
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para a Petrobras, o compromisso com a cultura vai muito além da visibilidade da companhia ou do apoio a projetos já conhecidos pela maioria das pessoas. Ao investir na cultura do país, o principal objetivo da empresa é garantir o acesso da população aos bens culturais para a afirmação da identidade brasileira. Essa forma tão diversa e abrangente de pensar a cultura só é possível porque

Alternativas

ID
631675
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Existem textos no formato jornalístico encaminhados às redações, que são emitidos por empresas, entidades ou instituições públicas e privadas com a finalidade de promover a própria imagem ou para descrever um fato ou dar publicidade a um produto, visando a publicação de matérias a respeito de temas de interesse do emissor. Esses textos são conhecidos por

Alternativas
Comentários
  • A correta é a letra "C"

    Press releases ou Comunicados de imprensa, ou apenas releases são documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.
    Geralmente, releases são usados para anúncios e lançamentos de novidades, que a Assessoria tem interesse em que virem notícia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta.
    O release deve conter informação jornalística com objetivo promocional para o assessorado — ou seja, ser ao mesmo tempo de interesse jornalístico e institucional. Pode ser definido como o material informativo distribuído aos jornalistas para servir de pauta ou ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita. É uma proposta de assunto, um roteiro, uma sugestão de pauta, mas do ângulo de quem o emite.
    Bons estudos!




ID
631699
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há um tipo de reunião que tem como objetivo o detalhamento e aprofundamento prático de um determinado assunto por um ou mais expositores. Em geral há um moderador para manter o equilíbrio das três etapas básicas da reunião: a exposição, a discussão em grupos e a conclusão. Esse tipo de reunião é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Em geral, quando as questões falam em evento com cunho prático está falando de workshop.


  •  workshop - basicamente, uma palestra dividida em duas partes: teórica e prática. A primeira caracteriza-se pela apresentação teórica de um tema e a segunda pela prática, na qual os participantes testam as informações recebidas.

    Painel- Nome dado ao evento caracterizado por um quadro de apresentações, no qual um orador principal e até quatro painelistas explanam sua visão sobre um tema predeterminado. Sua organização, que soma as regras da conferência com as da mesa-redonda, permite a platéia conhecer todos os ângulos de uma questão, o que torna possível aos participantes refletir, perguntar e discutir pontos de interesse em comum.

    Fórum-Evento caracterizado pela troca de informação e debate de ideias,com a presença de grandes audiências. Seu objetivo é o de conseguir a efetiva participação da plateia, sempre numerosa, que deve ser sensibilizada e motivada. Tem cada vez mais aceitação por permitir a discussão de problemas sociais.




  • letra c

    Workshop: Evento que funciona como grupo de trabalho ou oficina na qual são apresentadas novas técnicas e os integrantes normalmente são convidados a participar de uma atividade prática.

    Briefing é o conjunto de dados fornecidos pelo anunciante, para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda.


ID
631747
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há um termo inglês que designa os elementos (pessoa, grupo ou entidade) com interesses nas ações e no desempenho de uma organização. As decisões e ações desses elementos podem afetar direta ou indiretamente essa organização. Os elementos intervenientes nos destinos de uma organização são chamados de

Alternativas
Comentários
  • Correta E
    Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente) é um termo usado em diversas áreas, como administração, por exemplo, referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.
    De maneira mais ampla, compreende a todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização).
    Alguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa são: acionistas, donos, investidores, empregados, fornecedores/subministradores da empresa, sindicatos, associações empresariais...
    Bom estudo :)
  • Qual a importância de saber isso!!!?


ID
821143
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Avalie abaixo os diferentes conceitos sobre comunicação e identifique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo. Ou seja, é uma comunicação na qual ambas as partes são tanto emissores quanto receptores, ao contrário do que aponta o item.

  • Comunicação interpessoal: Trata da relação entre as pessoas envolvidas no processo comunicacional. É a unidade social básica e constitui o fundamento das relações humanas. Pode se dar entre duas pessoas, em nível grupal (extensão maior do que a interpessoal pois envolve necessariamente mais de três pessoas) e em nível coletivo (comunicação entre grupos os outros níveis).


ID
829156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As organizações contemporâneas devem buscar o equilíbrio entre os seus interesses e os de seus públicos. Por isso, precisam planejar estrategicamente sua comunicação, para realizar relacionamentos efetivos. Esse objetivo só será alcançado mediante bases conceituais, técnicas e meios específicos devidamente selecionados, que integrem todas as atividades comunicacionais. Margarida Kunsch. Gestão estratégica em comunicação organizacional em relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008, p. 107 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
o item a seguir, relativo a comunicação empresarial.

A comunicação institucional está restrita ao interior da organização e ao âmbito das funções administrativas. Seu objetivo é viabilizar todo o sistema organizacional por meio de uma confluência de fluxos e redes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A comunicação ADMINISTRATIVA está restrita ao interior da organização e ao âmbito das funções administrativas.

    A comunicação institucional é a responsável, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade fortes e positivas de uma organização.

    Fonte: Planejamento das Relações Públicas na Comunicação Integrada - Margarida Kunsch


ID
829171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a planejamento e gestão da comunicação
organizacional integrada, julgue o item seguinte.

A comunicação mercadológica visa criar relações confiáveis e construir reputação positiva com todo o universo de públicos e a sua natureza precípua é institucional.

Alternativas
Comentários
  • Esse conceito e de comunicação institucional.


ID
829246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a reputação corporativa, tratada, no âmbito dos
estudos sobre comunicação organizacional, como um novo tipo de
patrimônio das organizações, julgue o próximo item.

Para Gotsi e Wilson, a reputação corporativa está relacionada aos diferentes stakeholders, que podem ter diferentes percepções da reputação de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder (em português, parte interessada[1] ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social (Relações Públicas) administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.


ID
829249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a reputação corporativa, tratada, no âmbito dos
estudos sobre comunicação organizacional, como um novo tipo de
patrimônio das organizações, julgue o próximo item.

O apelo emocional, a responsabilidade social e o ambiente de trabalho estão entre os itens que compõem o reputation quocient (RQ).

Alternativas
Comentários
  • O Quociente de Reputação analisa 6 dimensões: apelo emocional, visão e liderança, produtos e serviços, ambiente de trabalho, desempenho financeiro e responsabilidade social.

    Permite avaliar como um grupo de representativo de stakeholder percebe a organização.


ID
829252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a reputação corporativa, tratada, no âmbito dos
estudos sobre comunicação organizacional, como um novo tipo de
patrimônio das organizações, julgue o próximo item.

A comunicação corporativa é um dos processos por meio dos quais os públicos destinatários dessa comunicação percebem a identidade, a imagem e a reputação da empresa.

Alternativas

ID
829255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a reputação corporativa, tratada, no âmbito dos
estudos sobre comunicação organizacional, como um novo tipo de
patrimônio das organizações, julgue o próximo item.

A reputação corporativa é comumente construída por meio de campanhas publicitárias intensas dirigidas ao público externo, cuja finalidade é a criação, no público, de uma percepção que traduza a conduta da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que esse seja o conceito de imagem!


ID
829270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

Um dos principais desafios do assessor responsável pela comunicação de crise é preparar o público interno para as situações de crise, uma vez que é atribuição desse profissional o planejamento de contingências, do tempo de envio de respostas à mídia e do discurso dos principais gestores.

Alternativas

ID
829276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

A comunicação da empresa com a mídia, em momentos de crise, demanda, além do posicionamento da empresa frente à imprensa, a adoção de ações imediatas em relação aos diversos stakeholders e a divulgação dessas ações à opinião pública.

Alternativas

ID
829279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

O filme institucional, por se tratar de produto destinado à comunicação entre as empresas e o seu público interno, não pode ser utilizado em situações de crise, no apoio à comunicação da empresa com o público externo.

Alternativas

ID
829288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

A publicação de perfil institucional em redes sociais é considerada um produto de comunicação, razão por que deve ser cuidadosamente preparada, uma vez que as informações constantes desse perfil podem repercutir na reputação corporativa da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Só para colaborar com você, na Letra D a justificativa é na verdade sobre a comissão ser permanente, e não provisória.


ID
849796
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em Planejamento das Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch defende que a Comunicação Integrada se constitui de um mix formado pelas comunicações

Alternativas
Comentários
  • Livro : " plan de RP na Com Integrada" - pág 151

  • Comunicação integrada: comunicação interna, administrativa, mercadológica e institucional. 

     


ID
852190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que a operacionalização de um evento se fundamenta em
um eficiente processo de planejamento, julgue os próximos itens.

O maling list consiste em um conjunto de informações e instruções referentes aos aspectos mais relevantes de um evento que é repassado, com antecedência, aos seus organizadores.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Mailling list é a lista atualizada dos jornalistas com nome, editoria, fax, telefone e email.

  • A questão explica o briefing.


ID
852268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em consequência de sua participação em atividades públicas e de
seu relacionamento com entidades oficiais, as empresas necessitam
cada vez mais realizar eventos. Para a organização de eventos em
que estejam presentes autoridades públicas, deve-se observar o
cerimonial público; para a de eventos privados, em regra, observa-
se o cerimonial empresarial. Com relação às normas a serem
observadas pelo setor privado na organização de eventos, julgue os
itens subsequentes.

O cerimonial empresarial, elaborado individualmente por cada empresa, contém informações que auxiliam o desenvolvimento das atividades do relações-públicas no que se refere à promoção de eventos.

Alternativas

ID
883966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando a interface entre as relações públicas e a
administração de empresas e organizações, julgue os itens que se
seguem.

As ações de relações públicas e as de comunicação administrativa, por serem dissociáveis em seus objetivos, não se integram no composto de comunicação organizacional de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A comunicação organizacional e a comunicação administrativa são elementos do mesmo conjunto, de um todo chamado de comunicação integrada. 


ID
941029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das interfaces entre relações públicas e administração da empresa, julgue os itens a seguir.

A principal atribuição de um departamento de relações públicas consiste em estabelecer a comunicação entre uma organização e seus clientes.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.
  • Errada.
    Não é somente a comunicação entre uma organização e seus cliente, mas o esforço deliberado, planificado e contínuo de estabelecer e manter compreensão mútua entre a organização e o público.
  • A questão restringe a atuação das RP's apenas no relacionamento da empresa e seus clientes. Mas, a atuação dessa área vai além e lida com todos os stakeholders e não só os clientes, como afirma a questão.
  • Marquei certo, pois pensei no sentido amplo de clientes, internos e externos, e parece que a questão considerou somente o sentido externo( aquele que compra o produto).  Acredito que questão carecia de recurso embasado em Chiavenato. 
  • Pensei a mesma coisa que o Tinoco Tinoquinho, uma concepção ampla de clientes (internos e externos).
  • Relações públicas não estabelece a comunicação - ela é estabelecida de forma complexa em toda a organização - ela administra ou gerencia a comunicação entre as organizações e seus públicos.

  • Aparentemente o cespe não considerou o sentido amplo de clientes, englobando diversos públicos.

     

    "Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos."

     

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/relacoes-publicas/


ID
987163
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conjunto de ações que uma empresa executa para interagir com os públicos que são essenciais para a sua reputação (imagem),negócio (desempenho financeiro) e sustentabilidade tem como principal objetivo fazer com que a empresa seja corretamente percebida pelos seus stakeholders. Trata-se da comunicação .


Alternativas
Comentários
  • letra c

    Comunicação corporativa pode ser definida como um conjunto de atividades que envolvem o gerenciamento e integração de todas as comunicações — internas e externas — dentro de uma empresa, e que cria pontos de vista favoráveis ​​entre as pessoas das quais a empresa depende.

    comunicação mercadológica contempla todas as ações desenvolvidas pela empresa para reforçar sua imagem, buscando destaque no mercado. Todas as ações têm o obejtivo de aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro.

    Comunicação interativa é a interação entre um meio publicitário e o seu público-alvo através da tecnologia, geralmente a Internet.

    comunicação social é uma ciência social aplicada e consiste em um conjunto de sinais ao serviço da formação e conservação do grupo social.

    Comunicação Interna é um setor planejado, com objetivos definidos para possibilitar toda a interação entre organização e seus colaboradores. Com ela é possível aprimorar os relacionamentos e aumentar a produtividade, o engajamento e até mesmo os resultados financeiros de uma organização.


ID
1051774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do trabalho de relações públicas (RP) em uma organização, julgue os itens subseqüentes.

As organizações bem-sucedidas reconhecem que grande parte de seu sucesso deve-se ao trabalho de RP, que, por meio da comunicação contínua, ajuda a criar e a manter a credibilidade da organização no mercado.

Alternativas
Comentários
  • As organizações bem-sucedidas reconhecem que grande parte de seu sucesso deve-se ao trabalho de RP, que, por meio da comunicação contínua, ajuda a criar e a manter a credibilidade da organização no mercado.

    CORRETO!!


ID
1110628
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O modelo de avaliação em comunicação organizacional que possui três níveis de efetividade que formam um conjunto de diretrizes ou padrões que o profissional pode seguir se quiser medir o impacto de planos e projetos de comunicação é conhecido como Modelo

Alternativas
Comentários
  • "Modelo da Régua de Efetividade"

  • a) MODELO DE VARIAÇÃO COMPENSATÓRIA – O autor sugere solicitar aos gerentes uma estimativa de quanto a organização poderia pagar para evitar ou obter determinados resultados. A quantia seria o valor da comunicação organizacional. São propostos cálculos para cooperação e conflito, o que auxilia a organização a escolher se compensa investir em ações que evitam/enfrentam conflitos ou aumentam a cooperação dos públicos para com a empresa.

    b) MODELO DE DUAS FASES – O autor propõe fórmulas que permitem calcular o valor da reputação da empresa e o quanto esse fator representa para os lucros. A avaliação verifica o impacto dos gastos totais de comunicação no valor da reputação da empresa e o impacto econômico dessa reputação nos lucros.

    c) MODELO CONTÍNUO – Avaliação para verificar os efeitos da comunicação para a organização. Foi criado para avaliar atividades de longo prazo e atender às constantes mudanças no ambiente. É contínuo porque é interativo e considera efeitos que estão sendo criados pelo programa. Admite análises formal e informal, assim como julgamento de sucesso ou fracasso de um plano ou programa.

    d) MODELO PII – Avaliação baseada em três fases: Preparação (verificação de condições existentes e planejamento); Implementação (monitoramento das ações e decisão sobre continuidade) e Impacto (comparação entre objetivos determinados e resultados alcançados). A avaliação tem por objetivo verificar se as expectativas da empresa foram atendidas.

    E) Modelo Yardstick ou Modelo da Régua de Efetividade, foi criado por Linddenmann.

    Definido como “uma ferramenta, como uma régua, com um conjunto de diretrizes ou padrões que o profissional pode seguir se quiser medir a efetividade de relações públicas”

    Constitui-se de duas etapas: primeiro, estabelece objetivos para a comunicação no planejamento e, em seguida, determina em que níveis se deseja medir a efetividade.

    O Yardstick é dividido em três níveis diferentes para avaliar efetividade: básico, intermediário e avançado.

    Nível 1, o básico - Avaliação de produtos - para medir quantidade e qualidade dos produtos de comunicação.

    Nível 2, o intermediário - Avaliação de impressões - para medir as impressões e a retenção que os produtos de comunicação causaram.

    Nível 3, o avançado - Avaliação de resultados - para medir efeitos e resultados de comunicação organizacional no comportamento dos públicos estratégicos.


ID
1110649
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É correto afirmar que a comunicação de uma organização, quando alinhada aos objetivos e metas de comunicação, contribuindo para os objetivos de negócios e de relacionamento com públicos específicos, é

Alternativas
Comentários
  • Comunicação estratégica: a comunicação de uma organização, quando alinhada aos objetivos e metas de comunicação, contribuindo para os objetivos de negócios e de relacionamento com públicos específicos


ID
1122547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O contexto atual exige que as organizações desenvolvam metodologias de trabalho que considerem o equilíbrio entre seu interesse interno e os interesses do público externo. Considerando o caráter estratégico dos processos de comunicação no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.


O profissional de relações públicas tem sua atuação centrada no diálogo da organização com a sociedade, portanto, não interfere nos processos internos de gestão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O profissional de relações públicas pode não ter a palavra final, mas é fato que pode interferir nos processos internos de gestão.

  • Erro por redução: para o diálogo com a sociedade ser eficaz, o RP, na qualidade de intermediador, tem que interferir e ser interferido pela gestão da organização.

  • É justamente por ter sua atuação centrada no diálogo que o profissional de RP interfere nos processos internos de gestão.


ID
1122565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

       O aprimoramento das tecnologias de comunicação e de informação tem transformado processos decisórios e comunicacionais nas mais diferentes instituições e formas organizativas. São exemplos disso as consultas públicas realizadas pelo governo federal, a atuação de movimentos sociais com base no “hackeativismo” e na luta pela transparência e os modelos de produção colaborativa implementados pelas empresas.

A respeito da comunicação digital e sua relação com a atuação desses agentes sociais governamentais e não governamentais, julgue os itens subsecutivos.


Wikis são padrões de comunicação digital empresarial verticalizadas e hierarquizadas, em que apenas a comunicação nas bases da organização são horizontais e fluidas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Wiki é um conjunto de páginas interligadas, e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. Você pode editar esta página, clicando no separador no início da página (ou no link no fim da página, dependendo do template que estiver usando).

     

    No controle, Deus está!

  • Os sites ou softwares do tipo wiki são os que permitem a colaboração e não necessitam que seu conteúdo seja revisto antes de sua publicação. Nada tem a ver com a comunicação descrita na questão.


ID
1122601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito da imagem institucional das organizações, julgue os itens subsecutivos.

Em um ambiente empresarial, a construção de uma imagem institucional coerente e consistente requer a compreensão das descontinuidades entre o que os membros dessa empresa consideram fundamental, o que a empresa comunica por meio de sua marca e como o público externo percebe esses atributos.

Alternativas
Comentários
  • Todas essas questões (no ambiente interno e externo) devem ser consideradas para a construção de uma imagem sólida e coerente no mercado.


ID
1130938
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Associe as subdivisões da comunicação empresarial às suas respectivas funções.

SUBDIVISÕES DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

(1) externa
(2) intrapessoal
(3) interfuncional
(4) interpessoal
(5) interna


FUNÇÕES

( ) relaciona-se com a transmissão de dados ou troca de informações entre uma área, divisão, unidade ou departamento.
( ) dirige-se a funcionários e colaboradores diretamente vinculados à empresa.
( ) refere-se ao diálogo interior em que se questionam as próprias concepções.
( ) volta-se para concorrentes, acionistas, mídia, órgãos públicos e sindicatos.

A sequência correta encontrada é

Alternativas

ID
1134730
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um dos subprodutos de um clipping são as sinopses resumos das principais notícias veiculadas nos jornais mais importantes. O principal objetivo deste material é:

Alternativas
Comentários
  • Permitir a montagem de um informativo rápido???

  • Gente essa prova e meia maluca...eu hein...


ID
1134772
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Cândido Teobaldo de Souza Andrade considera apropriado que uma empresa utilize como meio de se relacionar com a comunidade, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • medidas assistencialistas


ID
1134778
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A definição apresentada por Roberto de Castro Neves para comunicação programada é:

Alternativas

ID
1246084
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Mitchel, Agle e Wood identificaram sete tipos de stakeholders. Para os autores, o stakeholder que tem a sua influência na empresa assegurada pelo poder e pela legitimidade e que recebe, por isso, muita atenção da instituição, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Segundo filósofo Robert Edward Freeman,  os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios. (partes interessadas)

    • Peguei essa definição em um site que tem bem explicado cada um deles.

    • Stakeholder Adormecido: É aquele que tem poder para impor sua vontade na organização, porém não tem legitimidade ou urgência e assim seu poder fica em desuso, tendo ele pouca ou nenhuma interacção com a empresa. Entretanto, a gestão deve conhecer stakeholder para monitorar seu potencial em conseguir um segundo atributo.

    • Stakeholder Arbitrário: É aquele que possui legitimidade, mas não tem poder de influenciar a empresa e nem alega urgência. A atenção que deve ser dada a essa parte interessada diz respeito à responsabilidade social corporativa, pois tendem a ser mais receptivos.


    • Stakeholder Reivindicador: Quando o atributo mais importante na administração do stakeholder for urgência, ele é reivindicador. Sem poder e sem legitimidade, não devem atrapalhar tanto a empresa, porém devem ser monitorados quanto ao potencial de obterem um segundo atributo.


    • Stakeholder Dominante: É aquele que tem sua influência na empresa assegurada pelo poder e pela legitimidade. Espera e recebe muita atenção da empresa.


    • Stakeholder Perigoso: Quando há poder e urgência, porém não existe a legitimidade, o que existe é um stakeholder coercitivo e possivelmente violento para a organização, o que pode ser um perigo, literalmente.


    • Stakeholder Dependente: É aquele que tem alegações com urgência e legitimidade, porém dependem do poder de um outro stakeholder para verem suas reivindicações sendo levadas em consideração.


    • Stakeholder Definitivo: Quando o stakeholder possui poder e legitimidade ele praticamente já se configura como definitivo. Quando além disso ele alega urgência, os gestores devem dar atenção imediata e priorizada a esse.
    LINK:http://knoow.net/cienceconempr/gestao/stakeholder/


ID
1246108
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“A agência de Fomento Paulista, também conhecida como Nossa Caixa Desenvolvimento, passa a se chamar Desenvolve SP. A nova marca reforça a vocação e o compromisso da instituição financeira com o crescimento sustentável, e também busca construir uma nova identidade, forte e objetiva, alinhada à visão de desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo”.

                                                                            (Portal do Governo do Estado de São Paulo)

Esse texto tem as características de um

Alternativas
Comentários
  • press release é um comunicado de imprensa.


ID
1296817
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação organizacional analisa o processo de comunicação entre a organização e os seus diversos públicos.

Com novas demandas sociais, as organizações passam a adotar uma nova visão do seu relacionamento com a sociedade, constituindo assim relações

Alternativas
Comentários
  • Como se a D estivesse errada... 


ID
1297378
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Se as propagandas de uma distribuidora de combustíveis mostram um excelente atendimento, e os consumidores, ao chegarem aos postos, encontram atendentes mal-educados e despreparados, a empresa deve se planejar para diminuir a lacuna entre a(s)

Alternativas

ID
1297390
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quando uma pessoa está interessada em usar um óleo lubrificante para melhorar a performance de seu carro, vai solicitar a opinião de outras pessoas, olhar anúncios na televisão, ler artigos, procurar informações na Internet e examinar os produtos em um posto de gasolina. Sabendo disso, o profissional de comunicação de um fabricante desse segmento deve

Alternativas

ID
1297399
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a comunicação organizacional em uma distribuidora de combustíveis, analise as afirmativas a seguir. 


I – Em função da alta competitividade nesse segmento, a área de comunicação vem assumindo uma função cada vez mais tática, com o objetivo de ampliar a participação de mercado.

II – As ações de comunicação de uma empresa nesse setor precisam ser guiadas por uma filosofia que considere as demandas, os interesses e as exigências dos diversos públicos e da sociedade.

III – Uma separação clara e objetiva deve haver entre a comunicação interna, a institucional e a de negócios, na busca de eficácia, eficiência e efetividade nas ações organizacionais. 

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Também não entendi!

  • Ao meu ver:

    I - está errada porque a comunicação deve assumir uma função estratégica, e não somente tática.

    II - está correta.

    III - está errada, nunca ouvi falar de uma comunicação "de negócios"


    espero ter ajudado. 

  • I - a comunicação deve ser estratégica.

    II - certa

    III - a comunicação deve ser integrada. Cada "área" da comunicação pode, sim, ter seus objetivos específicos, mas são todas norteadas por um objetivo maior.


ID
1297447
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em 2005, a Petrobras recebeu o Prêmio ABRAREC: Estratégias Vencedoras de Relacionamento, por ter se destacado, com o projeto Canal Cliente, como uma das empresas que melhor se adapta às constantes transformações do mercado, antecipando-se às tendências e apresentando soluções que atendam às expectativas dos consumidores ou que as superem. Nesse contexto, conclui-se que o sucesso da excelência no relacionamento com os clientes deve-se principalmente

Alternativas

ID
1321948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É função de relações públicas o estabelecimento de diálogo entre a organização e a sociedade na qual essa organização está inserida. As redes de relacionamento que se formam a partir dessa prática são determinantes da reputação institucional. A esse respeito, julgue o item subsequente.


Redes de relacionamento são grupos de interesse que possuem credibilidade junto à organização.

Alternativas

ID
1321984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item.


Rapidez e interatividade são aspectos das tecnologias digitais que potencializam a comunicação organizacional.

Alternativas

ID
1363351
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Muito além do objetivo primordial, que é informar, o house organ exerce um papel importante nos campos do estímulo funcional, da política de produtividade e do marketing externo porque

Alternativas

ID
1363360
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Diferenças básicas entre o jornal diário e a publicação institucional influenciam na hora em que editores e repórteres devem optar pelas matérias a serem veiculadas nos house organs.

Uma característica que exerce tanta influência a ponto de modificar a pauta dos dois veículos é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Atenção para "modificar a pauta"

  • MARGENS E MANCHA GRÁFICA

    O conceito de mancha gráfica é amplamente utilizado na área editorial (em jornais, revistas, livros, periódicos etc), ela define uma área delimitada para impressão na página.

    Geralmente os projeto gráficos editoriais mais tradicionais, como os livros de literatura, trabalham com uma mancha gráfica que apresenta um recuo de segurança em relação aos limites da página, porém não é difícil encontrar peças em que a área de impressão ocupa a página inteira e quando isso acontece chamamos de impressão sangrada

    https://projetomomotaro.wordpress.com/2013/10/28/margens-e-mancha-grafica/


ID
1363405
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nascido praticamente a partir de uma brincadeira, o Facebook surgiu com a proposta de ser um site de relacionamento, sendo logo adotado como um potente veículo de comunicação.

Para uma empresa, por exemplo, a principal vantagem para manter um perfil nesse tipo de mídia social, dentro do conceito de uso das ferramentas contemporâneas de Comunicação Empresarial, é

Alternativas
Comentários
  • O Facebook criou um canal direto de comunicação entre empresas e clientes, dispensando a utilização de meios tradicionais de comunicação, como emissoras de radio, TV e outdoors.

    Resposta certa, alternativa c).


ID
1363441
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O relacionamento com investidores (RI) deve levar em conta o conhecimento a respeito dos diversos públicos com que a companhia tem de se relacionar. Entre os públicos de RI, há interesses de comunicação diversos, o que exige uma linha de trabalho que dê ênfases diferentes aos tópicos tratados. Entre esses diferentes públicos, encontram-se os analistas e os gestores de fundos de investimentos que atuam na ponta das negociações e cujos movimentos de compra ou venda podem afetar as oscilações e as tendências do mercado, caso tais movimentos sejam associados a grandes fundos. Esses profissionais mantêm o foco nas tendências de mais longo prazo, cabendo ao setor de relacionamento com investidores da companhia informá-los sobre os fatores mais relevantes para agregar valor às ações da companhia, suas vantagens competitivas, os fundamentos da companhia, a estratégia de sustentabilidade da empresa, os resultados financeiros e operacionais que estão diretamente ligados aos interesses de informação desses profissionais, com base nos fundos que administram.

Esses públicos de RI são denominados

Alternativas
Comentários
  • O 'buy-side' faz referência aos gestores de fundos de investimentos e de pensão. Enquanto o 'sell-side'  representa as corretoras/bancos que têm como foco a intermediação de negócios (fees e corretagem). 

    Portanto, um analista 'sell side' trabalha em bancos ou corretoras e avalia empresas para recomendar a compra ou a venda de ações para seus clientes, enquanto o analista 'buy side' faz avaliações exclusivamente para suas gestoras.


  • Isso é relações públicas?


ID
1364308
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre Comunicação e novas tecnologias no contexto da Comunicação Organizacional, analise as assertivas abaixo.

I. As novas tecnologias permitem a diversidade no relacionamento da organização com os diferentes públicos a serem atingidos.
II. As organizações que não aderirem às novas tecnologias estão seguindo no caminho contrário ao da evolução mercadológica.
III. A utilização inadequada dos novos canais de Comunicação aliados a uma gestão não eficiente poderá comprometer a reputação e a credibilidade da organização.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1364326
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre os públicos em Relações Públicas e às estratégias de relacionamento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) Os públicos em Relações Públicas são a razão de ser de qualquer relação, pois estabelecem os diversos modos de interação entre uma organização e seus públicos de interesse.
(  ) A nova realidade empresarial (globalização, competitividade, redução de custos, novas tecnologias, consumidores mais exigentes e conscientes, responsabilidade social e ambiental) induz as organizações à modernização, flexibilidade e a respostas mais rápidas ao mercado.
(  ) No relacionamento com a organização, os públicos não desejam estabelecer relações de reciprocidade, não exigindo, assim, atuação do profissional de Relações Públicas.

Alternativas

ID
1490311
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista a complexidade das organizações contemporâneas, as dimensões da comunicação organizacional podem ser classificadas em instrumental, estratégica e humana.

A dimensão instrumental apresenta como uma de suas características o fato de

Alternativas
Comentários
  • A dimensão instrumental é a predominante nas organizações em geral. Caracteriza-se como funcional e técnica. É aquela que é considerada mais como transmissão de informações e como instrumento para viabilizar os processos e permitir o pleno funcionamento de uma organização para o alcance dos seus objetivos globais. Trata-se da visão linear da Comunicação e que ignora contextos e outros aspectos mais subjetivos. Evidentemente é necessária e sempre existirá. (Kunsch)

  •      A dimensão humana valoriza a comunicação interpessoal e tem como objetivos a relação e o entendimento entre as pessoas, interma ou externamente à organização. As organizações são formadas por seres humanos, que em vários contextos (social, cultural, político, econômico) querem atingir seus objetivos, que devem ser baseados em um processo de relação entre os indivíduos. Deve-se pensar a comunicação de maneira crítica e não apenas como transmissão de informações.
     A dimensão instrumental possui o foco nos instrumentos e ferramentas a serem utilizados para a transmissão da informação. Neste ponto de vista não se planeja e não se faz a análise do cenário para ter base uma base concreta para criar o instrumento. Esta dimensão é a mais presente nas organizações.
     A dimensão estratégica considera a comunicação como fator inerente e estratégico para agregar valor às organizações. Por meio dela a empresa consegue se posicionar frente ao mercado, planejando as ações para poder atingir seus públicos estratégicos.


ID
1490329
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As ações de marketing cultural são um instrumento de relacionamento e comunicação cada vez mais adotado pelas organizações.

Nesse sentido, o apoio a projetos culturais é uma estratégia de comunicação

Alternativas

ID
1602334
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No mercado de trabalho contemporâneo, para suprir uma série de necessidades, as empresas ou instituições adotam a comunicação organizacional.


Entre os vários fatores que levam os gestores a adotarem essa iniciativa, aquele(s) que NÃO se refere(m) diretamente aos objetivos da Comunicação Organizacional encontra(m)-se em:

Alternativas

ID
1609591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


Enquanto o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público, as relações públicas promovem a comunicação com os diversos públicos que integram a sociedade, um dos quais, o poder público.

Alternativas
Comentários
  • Aprendi agora que o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público. Quer dizer que se um um político promove ações de persuasão ou mesmo de pressão junto ao empresariado com fins eminentemente particulares, então isso já não é mais lobby? Concordo com quase toda a afirmativa, mas restringir lobby a ações junto aos poderes públicos pra mim torna o item errado (apenas minha humilde opinião).

  • De acordo com o Dicionário de Comunicação, Lobby pode ser definido como:

    [...] exercício de influência, pressão e persuasão para obter atitude favorável em relação a um indivíduo ou instituição, de modo a efetivar um voto legislativo ou uma posição administrativa (sic). Podem ser consideradas atividades de Lobby os meios utilizados para influenciar políticos ou funcionários governamentais de forma direta (contatos pessoais, correspondências, etc) ou indireta (através dos meios de comunicação ou de fatos capazes de sensibilizar a opinião pública), atingindo deste modo os representantes da comunidade (RABAÇA; BARBOSA, 1987, p. 371). 

  • Essa questão é, no mínimo, polêmica.

    Segundo o padrão de resposta do próprio Cespe, em uma questão dissertativa sobre o que é lobby, consta que o lobby pode ser dirigido à agentes públicos e particulares, como notórios e jornalistas.  Vejamos:

     

    Lobby é um conceito, uma atividade ou uma profissão. A origem do termo e do conceito em si remonta à atuação dos promotores de interesses que se postavam na antessala da Câmara dos Comuns, na Inglaterra, ou em algum hall de hotel, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o lobby não é regulamentado.

    (...)

    Assim, no Brasil, se, por um lado, o lobby pode ser sinônimo de tráfico de influência, por outro lado, pode denominar a atuação de grupos de pressão em favor dos direitos humanos, como a que resultou na Lei Maria da Penha, associada, por sua vez, a outras m edidas, como as delegacias da mulher.

    (...)

    O exercício do lobby não se restringe ao corpo-a-corpo, embora a abordagem pessoal ainda faça parte de suas estratégias. Produtos de comunicação dirigida e didática, repletos de conteúdos técnicos ou de persuasão, geralmente voltados a legisladores, governantes, membros do Poder Judiciário, notórios e imprensa, são imprescindíveis para a sua prática. São instrumentos que vão desde um simples folder a relatórios e livros e, em especial, publicações para jornalistas.

     

    Dessa forma, segundo o entendimento do próprio Cespe, o gabarito dessa questão deveria ser ERRADO.

     

    Fonte

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_PR_16_ANALISTA/arquivos/Padrao_Resposta/Definitivo/270TCEPR_004A01E0927_PadraoRespostaQ1C4.pdf