SóProvas


ID
2339812
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em 1851 ocorre um incêndio na Rua do Rosário (atual Rua XV de Novembro), que foi apagado com uma bomba emprestada por um francês, o que evidenciou a necessidade da criação de um órgão de controle. Então em 1856 surge o Corpo de Bombeiros da Corte (atual Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro). Em 1880 é criado, oficialmente, o Corpo de Bombeiros e em 1909 é criada a primeira legislação para a prevenção de incêndios. Em 1932 mulheres são empregadas no Corpo de Bombeiros. Em 1951 entra em funcionamento a primeira Escola de Bombeiros, e em 1979 o telefone 193 é inaugurado. Em 1990 é colocado em prática o serviço de resgate; em 1997 é lançado o Manual de Fundamentos dos Bombeiros. Atualmente, o trabalho dos bombeiros abrange os mais variados campos, desde incêndios à acidentes, enchentes, resgates, desastres naturais e humanos, etc.
(Disponível em: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/bombeiro/.)

O tempo verbal predominante no texto está relacionado à estrutura do tipo textual apresentado e emprega-se com o mesmo propósito visto em:

Alternativas
Comentários
  • Observa-se uma repetição do participio, ocorre, é criado, é colocado, lembrando o presente do indicativo.  GAB C

    Não tenho certeza, mas o raciocínio foi: Em 1990 é colocado em prática o serviço de resgate. O serviço de resgate coloca-se em prática em 1990. 

    Caso esteja equivocado mandem msg q eu apago ou retifico. 

  • Observa-se uma descrição de um fato que ocorre no passado mas que é narrado como presente.

    Em 1851 ocorre um incêndio na Rua do Rosário

    Caminhão invade mercado em Berlim e mata nove

    Esse foi meu raciocínio.

  • O texto indica um presente narrativo, no qual o conceito é : um fato no presente que se articula no passado.

    Gab letra C.

  • O enunciado afirma que o tempo verbal empregado predominantemente no texto relaciona-se à estrutura do tipo textual, que é essencialmente informativo (objetivo de informar).

    Podemos perceber que, em sua maioria, os verbos foram empregados no presente do indicativo.

    Devemos indicar a frase em que esse mesmo tempo verbal é empregado com o mesmo objetivo (texto informativo).

    Vamos lá?

     

     

    a) “Amanhã reúno com toda a equipe.”

    INCORRETA. A frase refere-se a algo que acontecerá no dia seguinte, portanto a um fato futuro. Apesar de o verbo estar no presente, ele se refere a algo que ainda irá acontecer. O texto emprega os verbos no presente para informar algo que ocorreu no tempo passado. Vejamos: "Em 1880 é criado, oficialmente, o Corpo de Bombeiros e em 1909 é criada a primeira legislação para a prevenção de incêndios. Em 1932 mulheres são empregadas no Corpo de Bombeiros."

    b)  “Se queres a paz, prepara-te para a guerra.”

    INCORRETA. Os verbos estão no presente, mas não com o objetivo de informar algo que aconteceu. Essa frase tem o objetivo de aconselhar, instruir o leitor.

    c)  “Caminhão invade mercado em Berlim e mata nove.”

    CORRETA. Essa é uma típica manchete de jornal, que tem o intuito de informar. Os verbos estão no presente do indicativo, mas informando algo que já aconteceu, exatamente como foi feito no texto. Assim, esta é a opção correta.

     

    d) “Se apresento meus argumentos, o caso não se encerraria.”

    INCORRETA. A frase tem sentido de condição. Podemos perceber, inclusive, que há um erro de correlação verbal. O verbo "apresentar" deveria ser empregado no pretérito imperfeito do subjuntivo, acompanhando a ideia de hipótese expressa pela conjunção condicional "Se".

    PROFESSORA DENISE CARNEIRO