-
a)
A introdução de diferentes elementos multimídia na comunicação alterou o processo de produção da notícia, bem como o processo de leitura.
-
a) A introdução de diferentes elementos multimídia na comunicação alterou o processo de produção da notícia, bem como o processo de leitura.
A criação de notícias para o jornalismo online possui um contexto hipertextual, ou seja, o modelo a ser seguido utiliza links de imagens, sons, gráficos e vídeos para propiciar maior atração e diferentes leituras para os internautas. Dessa forma seus conteúdos são cada vez mais completos, interativos e multimídia. O processo de leitura foi alterado, pois a partir dessa multimidialidade, o leitor pode navegar tranquilamente de um ponto a outro na leitura, sem seguir a linearidade, tão comum no jornalismo impresso.
-
Acertei a questão embora ela tenha parecido subjetiva demais: quais os processos de produção da notícia foram alterados? Em tempos de fake news o trabalho do jornalista não é mais do que nunca de exercer uma apuração profunda, contextualizar os acontecimentos e, quizá, contribuir com análise da notícia/dados?
É fato que o contexto multimídia traz novas atribuições ao trabalho jornalístico, mas como colocado na questão abre margem para diferentes percepções do que é o "processo de produção da notícia".
-
Com o jornalismo digital, de fato, houve mudanças. Mudanças nos meios de publicação, leitura, tipos de público e até na forma de escrever. Gabarito: "a".
Vale lembrar que A Teoria do Gatekeeper, também conhecida como Teoria da Ação Pessoal, surgiu em 1950 e aplicada ao jornalismo por David Manning White. O fluxo de notícias passaria por 'gates' ou 'portões'. O gatekeeper ou 'porteiro' é o editor das redações, aquele que seleciona o que será ou não publicado.
http://www.benoliveira.com/2011/07/teorias-do-jornalismo-teoria-do.html
-
Fiquei em dúvida entre A e B.
Chutei B mas, de novo, a correta era a mais longa: A
:(
-
Alguém poderia explicar o erro da letra B?
-
Como todo mundo produz/publica hoje em dia, Débora, o poder do gatekeeper de controlar o que vai ser ou não exposto DIMINUI e não é ampliado como diz a alternativa B.
-
O erro da B é que o poder de gatekeeper do jornalista permanece o mesmo, em qualquer que seja o meio de divulgação.