SóProvas


ID
2340199
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  A BELEZA E A ARTE NÃO CONSTITUEM NENHUMA GARANTIA MORAL
Contardo Calligaris
   Gostei muito de “Francofonia”, de Aleksandr Sokurov. Um jeito de resumir o filme é este: nossa civilização é um navio cargueiro avançando num mar hostil, levando contêineres repletos dos objetos expostos nos grandes museus do mundo.
  Será que o esplendor do passado facilita nossa navegação pela tempestade de cada dia? Será que, carregados de tantas coisas que nos parecem belas, seremos capazes de produzir menos feiura? Ou, ao contrário, os restos do passado tornam nosso navio menos estável, de forma que se precisará jogar algo ao mar para evitar o naufrágio?
   Essa discussão já aconteceu. Na França de 1792, em plena Revolução, a Assembleia emitiu um decreto pelo qual não era admissível expor o povo francês à visão de “monumentos elevados ao orgulho, ao preconceito e à tirania” – melhor seria destruí-los. Nascia assim o dito vandalismo revolucionário – que continua.
   Os guardas vermelhos da Revolução Cultural devastaram os monumentos históricos da China. O Talibã destruiu os Budas de Bamiyan (séculos 4 e 5). Em Palmira, Síria, o Estado Islâmico destruiu os restos do templo de Bel (de quase 2.000 anos atrás). A ideia é a seguinte: se preservarmos os monumentos das antigas ideias, nunca teremos a força de nos inventarmos de maneira radicalmente livre.
   Na mesma Assembleia francesa de 1792, também surgiu a ideia de que não era preciso destruir as obras, elas podiam ser conservadas como patrimônio “artístico” ou “cultural” – ou seja, esquecendo sua significação religiosa, política e ideológica.
   Sentado no escuro do cinema, penso que nós não somos o navio, somos os contêineres que ele carrega: um emaranhado de esperanças, saberes, intuições, dúvidas, lamentos, heranças, obrigações e gostos. Tudo dito belamente: talvez o belo artístico surja quando alguém consegue sintetizar a nossa complexidade num enigma, como o sorriso de “Mona Lisa”.
  Os vândalos dirão que a arte não tem o poder de redimir ou apagar a ignomínia moral. Eles têm razão: a estátua de um deus sanguinário pode ser bela sem ser verdadeira nem boa. Será que é possível apreciá-la sem riscos morais?
   Não sei bem o que é o belo e o que é arte. Mas, certamente, nenhum dos dois garante nada.
 Por exemplo, gosto muito de um quadro de Arnold Böcklin, “A Ilha dos Mortos”, obra imensamente popular entre o século 19 e 20, que me evoca o cemitério de Veneza, que é, justamente, uma ilha, San Michele. Agora, Hitler tinha, em sua coleção particular, a terceira versão de “A Ilha dos Mortos”, a melhor entre as cinco que Böcklin pintou. Essa proximidade com Hitler só não me atormenta porque “A Ilha dos Mortos” era também um dos quadros preferidos de Freud (que chegou a sonhar com ele).
   Outro exemplo: Hitler pintava, sobretudo aquarelas, que retratam edifícios austeros e solitários, e que não são ruins; talvez comprasse uma, se me fosse oferecida por um jovem artista pelas ruas de Viena. Para mim, as aquarelas de Hitler são melhores do que as de Churchill. Pela pior razão: há, nelas, uma espécie de pressentimento trágico de que o mundo se dirigia para um banho de sangue.
   É uma pena a arte não ser um critério moral. Seria fácil se as pessoas que desprezamos tivessem gostos estéticos opostos aos nossos. Mas, nada feito.
  Os nazistas queimavam a “arte degenerada”, mas só da boca para fora. Na privacidade de suas casas, eles penduraram milhares de obras “degeneradas” que tinham pretensamente destruído. Em Auschwitz, nas festinhas clandestinas só para SS, os nazistas pediam que a banda dos presos tocasse suingue e jazz – oficialmente proibidos.
   Para Sokurov, o museu dos museus é o Louvre. Para mim, sempre foi a Accademia, em Veneza. A cada vez que volto para lá, desde a infância, medito na frente de três quadros, um dos quais é “A Tempestade”, do Giorgione. Com o tempo, o maior enigma do quadro se tornou, para mim, a paisagem de fundo, deserta e inquietante. Pintado em 1508, “A Tempestade” inaugura dois séculos que produziram mais beleza do que qualquer outro período de nossa história. Mas aquele fundo, mais tétrico que uma aquarela de Hitler, lembra-me que os dois séculos da beleza também foram um triunfo de guerra, peste e morte – Europa afora.
   É isto mesmo: infelizmente, a arte não salva.
Texto adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/2016/08/1806530-a-beleza-e-a-arte-nao-constituem-nenhuma-garantia-moral.shtml

A acentuação das palavras “artístico”, “admissível” e “alguém”, retiradas do texto, justifica-se, respectivamente, conforme as regras de acentuação das palavras da língua portuguesa, pois

Alternativas
Comentários
  • VIDE    Q763179

     

    Excelente questão para treinar.

     

    MACETE: CHAMA A PALAVRA EM VOZ ALTA !!!

     

    1-     OXÍ-TONAS   =       SÍLABAS MAIS FORTE      A ÚLTIMA  (OXI)       FO-GA-RÉU

     

     

     

     

    OXÍTONAS:       Sílaba tônica: ÚLTIMA

     

    Acentuam-se as oxítonas terminadas em:

     

    A   (s):

    sofá, sofás

    E   (s):

    Jaca-ré, vocês

                       O   (s):

    paletó, avós

    EM, ENS:

    ninguém, armazéns

     

    Algu -    ém

    Amap -  á          /           Já-ca-re-pa-guá

    Caf  -   é

    Sor - ri

    Cip -   ó

    Uru -  bu

    .......................

     

     

    2-                 PRO-PAR-OXÍ-TONAS        

     

    TODAS SÃO ACENTUADAS     =         SILABAS MAIS FORTE A ANTEPENÚLTIMA   -XI-MO

    Sílaba tônica: ANTEPENÚLTIMA

    As proparoxítonas são TODAS acentuadas graficamente.

    trágico, patético, árvore

     

    HÁ-bitat

    Prin-cí-pio

    Ó-timo

    Fenô-me-no

    Ó-culos

    Pró-xi-mo

    Trâ-nsito

    PRÁ-tica

    Córrego

    CÔN-juge

    Jú-pi-ter

    CÔ-mo-do

    .........................

     

     

     

     

     

    3-        PAROXÍTONAS     =       SÍLABAS MAIS FORTE A PENÚLTIMA        JA-NE-LA

     

     

     

    ACENTUA        AS       PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO  !        VOGAL SEMIVOGAL

     

    Água, indivíduos, precárias, série, história, homogênea, médico, bromélia

     

     

    ZÍ -  PER

    Mi-nis--ri-o

    Me-sa

    Ní-ve-l

    Ca-rá-ter

    Livro

    Á-lb-um

    Lá-pis

    PAROXÍTONAS

    Sílaba tônica: penúltima

     

     

    Acentuam-se as paroxítonas TERMINADAS em:   i, is   L, N, R, OS, X, US,

     

    l

    cil

    n

    Pó-len

    r

    caver

    ps

    Bí-ceps

    x

    Tó-rax

    us

    Ví-rus

    i, is

    ri, pis

    om, ons

    iândom, íons

    um, uns

    Ál-bum, ál-buns

    ã(s), ão(s)

    órfã, órfãs, órfão, órfãos

    ditongo oral (seguido ou não de s)

    quei,neis

     

    A maioria das paroxítonas termina em -a, -e, -o, -em, podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria, NÃO são acentuadas graficamente.

     

     

    Observações:

    1)      As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não (HIFENS, JOVENS).

    2)      Não são acentuados os prefixos terminados em "i "e "r" (semi, super).

    3)              Acentuam-se as PAROXÍTONAS terminadas em DITONGOS CRESCENTES: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s).

    Exemplos:

    várzea, mágoa, óleo, régua, férias, tênue, cárie, ingênuo, início

     

  • Não sei se é coisa da minha cabeça, mas eu acho que a alternativa "b" está errada, porque ela fala "marca-se com acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras proparoxítonas", ou seja, dá a entender que se não fosse "i" não teria acento.

    A regra correta é que todas as proparoxítonas são acentuadas (não sei se estou viajando kkk). 

  • AR-TÍS- TI-CO - TODAS AS PROPAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS

     

    AD-MÍS-SÍ-VEL - PAROXÍTONA TERMINADA EM "L" É ACENTUADA

     

    ALGUÉM - OXÍTONA TERMINANDA EM "EM" (ENS) 

  • AR-TÍS- TI-CO - TODAS AS PROPAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS

     

    AD-MÍS-SÍ-VEL - PAROXÍTONA TERMINADA EM "L" É ACENTUADA

     

    ALGUÉM - OXÍTONA TERMINANDA EM "EM" (ENS) 

  • Ana, eu concordo inteiramente. Para mim a questão está errada. A regra não é esta.
    "marca-se com acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras proparoxítonas"
    Não precisa ser vogal "i"!!! 

  • Fala sério!

  • Questão complicada, mas dá pra entender o que o examinador quis. Ao meu ver as outras questões têm um tom de regra de ser somente a letra i e coisa e tal.

     

    No gabarito é mencionado apenas que é acentuada a letra i das palavras proparoxítonas. Ora, sim, palavras proparoxítonas cuja sílaba tônica recaia sobre a letra "i" serão acentaudas, bem como qualquer outras vogal.

  • GABARTO B

  • Péssima questão! =/

    Pés.si.ma: Acentuam-se todas as proparoxítonas.

  • A regra foi colocada de outra forma mas com o mesmo sentido.

    "marca-se com acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras proparoxítonas"

    É o mesmo que dizer que as palavras proparoxitonas que tem a sílaba aguda na letra i, deve ser acentudada.

     

    E deve pq ela já proparoxitona e se a sílaba tônica for no i, deve ser acentuado. 

     

    Não adianta brigar com a banca, MAS FOI BIZARRO. Estão cobrando regra literalmente. 

     

     

     

  • Questão feita apenas para confundir a cabeça de quem estudou e está tenso. Covardia para conosco !

  •  

    A regra foi colocada de outra forma mas com o mesmo sentido.

    "marca-se com acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras proparoxítonas"

    É o mesmo que dizer que as palavras proparoxitonas que tem a sílaba aguda na letra i, deve ser acentudada.

     

    E deve pq ela já proparoxitona e se a sílaba tônica for no i, deve ser acentuado.

  • Temos que adivinhar que / = L.

  • QUASE todas PROPAROXÍTONAS são acentuadas; alibi, deficit e habitat. Não são acentuadas por serem latinismos ( palavras oriundas do latim) logo a afirmação que todas proparoxítonas são acentuadas é errado.
  • Algumas palavras estrangeiras proparoxítonas não são acentuadas, mas a prova é de português ou língua estrangeira? 

  • / = L

    a maior dificuldade da questão é adivinhar isso

  • Nossa, errei a questão porque pensei que "/" fosse uma barra, e não a letra l.

  • correta ao meu ver é a letra a

    Quem formulou essa questão fumou uma Canabbis violenta, eu eim...

  • Letra A. Enunciado ridículo esse.

  • a banca apela de mais para induzir ao erro

  • São acentuadas as oxítonas terminadas em: a/as, e/es, o/os, e em/ens. As oxítonas terminadas em i/is e u/us somente são acentuadas depois de outras vogais.

  • A pegadinha da banca é a seguinte:

    "marcam-se com acento agudo todas as palavras proparoxítonas, com acento agudo as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica tenha as vogais i e a e com acento agudo as palavras oxítonas terminadas em em."

    Na verdade, marcam-se com acento (QUALQUER ACENTO E NÃO APENAS O AGUDO) todas as palavras proparoxítonas. Por exemplo:

  • GABARITO: LETRA B

    ARTÍSTICO - PROPAROXÍTONA

    Marca-se com acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras proparoxítonas

    ADMISVEL

    Marca-se om acento agudo a vogal i das palavras paroxítonas terminadas em l

    ALGUÉM

    E com acento agudo a vogal e da terminação em das palavras oxítonas.

  • A questão versa sobre acentuação e teremos que indicar as regras da qual as palavras(“artístico”, “admissível” e “alguém”) em destaque são acentuadas

    Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três diferentes posições; consequentemente, as palavras podem receber três classificações quanto a esse aspecto:

    Oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última: você, café, jiló…

    ▪São acentuadas as que terminam em: a, as, e, es, o, os, em, ens

    Paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima: gente, âmbar, éter…

    ▪São as palavras mais numerosas da língua e justamente por isso as que recebem menos acentos. São acentuadas as que terminam em: i, is, us, um, l, n, r, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, , ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de s: águas, árduo, pônei…

     ➡ Proparoxítonas - são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lágrima, trânsito…

    ▪São todas acentuadas.

    Quanto às de apenas uma sílaba, os chamados monossílabos: má, pó, fé…

    ▪São acentuados os terminados em: a, as, e, es, o, os.

    Sabendo os conceitos, iremos inspecionar as alternativas, Vejamos

    a) Incorreta. 

    O erro é dizer que marca com acento agudo de todas as proparoxítonas. Existem proparoxítonas com acento circunflexo . Ex: ângulo, dinâmico, lâmpada, sonâmbulo...

    b) Correta. 

    Recebem acento agudo todas as proparoxítonas que tem "i" na sílaba tônica, recebem acento agudo todas as paroxítonas que tem "i" na sílaba tônica e termina com "L" e também recebem acento agudo todas as oxítonas que tem "i" e são terminadas com "em". Parece estranha a questão, mas o que o examinado quis saber foi se o candidato sabia a regra de acentuação e que o único acento que pode levar o "i" é o agudo e nunca o circunflexo.

    Artístico- proparoxítona

    Admissível- paroxítona terminada em L

    Alguém- oxítona terminada em "em"

    c) Incorreta.

    A regra da proparoxítona é que são todas acentuadas e não porque são terminadas em "L" na verdade foi trocada a ordem, pois praticamente está dizendo que "admissível é paroxítona e não outra classificação.

    d) Incorreta. 

    Não é verdade que todas as palavras com "i" são acentuadas quando forem tônicas. Exemplo disso é que as oxítonas com "i" não são acentuadas. Ex: ali, saci...

    e) Incorreta.

    Não há essa regra para proparoxítonas, pois todas são acentuadas independentemente da terminação, não se acentua m paroxítonas terminadas i seguida de consoantes V ou F. " Hífen" é acentuada por ser paroxítona terminada em "en", também não acentuam todos os "is" das oxítonas com agudo terminadas em "em" ou "ens".

    Referência bibliográfica: CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2008. (Novo Acordo Ortográfico) .

    GABARITO: B

  • pense como demorei pra raciocinar essa nova interpretação para acentuação gráfica... Para mim a menos errada é a letra A, já que acentuam-se todas as proparoxítonas independente de qual seja a vogal na sílaba tônica. A forma como foi redigida dá a entender que as demais possibilidades de proparoxítona não podem ser acentuadas.

    Mas, joguemos o jogo da banca

    #PERÍCIAITEPRN

  • A questão deveria ser anulada, pois todas as alternativas estão erradas!

  • A

    marcam-se com acento agudo todas as palavras proparoxítonas, com acento agudo as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica tenha as vogais i e a e com acento agudo as palavras oxítonas terminadas em em.

    B

    marca-se com acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras proparoxítonas, com acento agudo a vogal i das palavras paroxítonas terminadas em l e com acento agudo a vogal e da terminação em das palavras oxítonas.

    C

    marcam-se com acento agudo as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica tenha a vogal i, com acento agudo a vogal da sílaba tônica das palavras proparoxítonas terminadas em l e todas as palavras oxítonas que tenham a vogal e na última sílaba.

    D

    marcam-se com acento agudo as vogais i e e das palavras em língua portuguesa sempre que elas estiverem na sílaba tônica, independentemente de tratar-se de uma proparoxítona, paroxítona ou oxítona.

    E

    marcam-se com acento agudo a vogal i das palavras proparoxítonas que não sejam terminadas em ditongo, com acento agudo as palavras paroxítonas que têm na penúltima sílaba a vogal i seguida das consoantes v ou f, como em hífen, e com acento agudo as oxítonas terminadas em em ou ens.