SóProvas


ID
2340766
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Coeteris paribus” é um termo utilizado em economia para:

Alternativas
Comentários
  • Ceteris Paribus é um expressão em Latim que significa tudo o mais constante. Quando estamos estudando o comportamento do consumidor diante de diferentes preços assumimos que nada mudou, tudo continua o mesmo: a renda do consumidor, a qualidade do produto, a utilidade do produto. Fazemos isso, pois somente desta forma teremos a real dimensão da quantidade demandada diante de diferentes preços.

    Retirado do site: economiaerealidade

    Sucesso, e bons estudos a todos!

  • Condição Coeteris Paribus: Coeteris paribus é uma expressão em latim que significa tudo o mais constante. A análise microeconômica básica, para poder analisar um mercado isoladamente, supõe todos os demais mercados constantes. Ou seja, supõe que o mercado em estudo não afeta nem é afetado pelos demais. Essa condição serve também para verificarmos o efeito de variáveis isoladas, independentemente dos efeitos de outras variáveis; ou seja, quando queremos, por exemplo, saber o efeito isolado de uma variação de preço sobre a procura de determinado bem, independentemente do efeito de outras variáveis que afetam a procura, como a renda do consumidor, gastos e preferências etc.

    FONTE: Economia Micro e Macro - Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos.

  • Gabarito: Letra E

     

    No jargão econômico o termo coeteris paribus quer dizer: todo o restante permanecendo constante.

  • Coeteris paribus é uma locução adverbial que significa “todas as demais coisas mantidas paradas”.

    Suponha que você tem uma renda de $5.000 por mês e que, num determinado mês, você vai a 1 show a mais de quantos regularmente fazem parte de seu padrão de consumo mensal, por cujo ingresso você paga $100.

    Então você SACRIFICOU $100 de consumo em OUTROS bens, naquele mês.

    O que você deixou de comprar?

    Pode ter sido qualquer coisa. Imagine que seu padrão de consumo mensal compreende, entre outras coisas:

    (a) almoçar fora todo dia útil (20 dias no mês), próximo ao seu trabalho, em cujas ocasiões você gasta normalmente $20 por refeição;

    (b) comprar $120 em normalmente 3 livros, ao longo dos fins de semana em que você visita a livraria Cultura.

    Naquele mês, você manteve o padrão de consumo de outros bens, mas ao fim e ao cabo você acabou alterando o padrão de consumo dos bens listados acima em (a) e (b).

    Como isso se dá?

    Em 12 ocasiões você deixa de gastar $20 por refeição e gasta apenas $15, o que corresponde a um sacrifício de $60, e que, naquele mês, você gasta apenas $80 em livros, um sacrifício de $40, ou seja, 1 livro. Em termos de quantidades sacrificadas de livros, você sacrificou 1 livro. E quanto à quantidade de refeições? Ora, por mês você consome 20 refeições a $20 cada, um total de $400 por mês. Neste mês, você gastou $60 a menos, o que corresponde a 3 refeições.

    Tudo o mais ficou constante, no sentido de que o padrão de consumo do resto não foi alterado POR CAUSA DESSE consumo de show.

    Talvez por causa de outros consumos adicionais, mas isso tampouco importa! O fato é que o consumo de $100 de show pode representar o sacrifício de consumo de:

    (aa) 3 refeições, totalizando $60 

     (bb) 1 livro, totalizando $40