SóProvas



Prova IFB - 2017 - IFB - Professor - Gestão


ID
2314060
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas afirmativas acerca da Administração Pública Federal, marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
( ) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
( ) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
( ) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    (F) CF/88 - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

     

    (V) CF/88 - Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

     

    (V) CF/88 - Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • olha esse MNEMÔNICO legal que aprendi aqui no QC:

    para adquirir eStabilidade= avaliação eSpecial

     

    o que seria de mim sem a ajuda dos coleguinhas...;)

  • Apesar da ótima explicação do André, ainda tive dúvidas, uma vez que a segunda afirmativa é muito vaga, ou seja, ela não está restringindo se precisa ou não ser transitada em julgado, assim poderia ser aplicado o Art. 92 do Código Penal que diz:

    "Art. 92 - São também efeitos da condenação:
    I - a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo:
    a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública;
    b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos.
    II - a incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado;
    III - a inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso.”

    Segundo Cezar Roberto Bitencourt (BITENCOURT, Cezar Roberto. Código Penal Comentado. Editora Saraiva. 2ª edição. 2004, p. 306.), trilhando este entendimento, assinala que:

    “1.1.2. Correlação entre crime e atividade exercida

    A perda deve restringir-se somente àquele cargo, função ou atividade no exercício do qual praticou o abuso, porque a interdição pressupõe que a ação criminosa tenha sido realizada com abuso de poder ou violação de dever que lhe é inerente”.

    Ainda sim, tem-se com o mesmo pensar, Luiz Regis Prado(PRADO, Luiz Regis. Comentários ao Código Penal. Editora Revista dos Tribunais. 2002. p. 322) evidencia o seguinte precedente do TJ/SP:

    “A perda de cargo público, por violação de dever inerente a ela, necessita ser por crime cometido no exercício dessa função, valendo-se o acusado do cargo para a prática do crime. Vale dizer, deve ser condenado por crime funcional (TJ/SP - AC - rel. Márcio Bonilha - RT 572/297).”

    Em síntese, para ambas as citações, são perceptíveis que no caso da “Sentença Penal Condenatória”, sem entrar nos méritos do transitado em julgado, permanecendo genérico como descreve a questão, caberia o artigo 92, que diz sobre a possibilidade do Servidor Público estável, perder o cargo. Não havendo assim, nenhuma alternativa que se verifique uma sequência para a questão de V ou F.

    Realmente fiquei com dúvidas nesta questão.

  • a questão tá ambígua, tá muito ruim.

    Mas dá para fazer observando as afirmativas (I) e (IV) como flagrantemente falsas.

  • Isso aí não foi anulada não !? O item três tá no mínimo ambíguo Questão horrível
  • Redação péssima da questão.

  • Questão horrível, pulem para próxima!

  • GABARITO: A

    a) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. IMPESSOALIDADE

    b) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória. TRANSITADA EM JULGADO, DENTRE OUTROS CASOS.

    c) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo. CORRETA

    d) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho. NÃO PODERÁ, DEVERÁ.

    e) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário. CORRETA

  • Na primeira existe dois erros. Pois a adm não deve considerar, mas sim obedecer os princípios

  • No último item não há necessidade de aplicação cumulativa das sanções:

    "Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:" 

  • A questão aborda a Administração Pública Federal e solicita que o candidato identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    Falsa. Conforme estabelece o art. 37, caput, da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
    Falsa. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
    Verdadeira. Nos termos do art. 41, § 3º, da Constituição Federal, "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
        
    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
    Falsa. O art, 41, §4º, da Constituição Federal indica que "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.
    Verdadeira. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 37, §4º, da Constituição Federal: "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

    Gabarito do Professor: A
  • Olha lá, já vão os coleguinhas defenderem o indefensável.

    Amigos, digo neste sentido, em razao de que na omissão da avaliaçao, está nao impedirá do servidor adquirir a sua estabilidade. Logo, dizer "podera" em troca de "deverá" não a torna a alternativa incorreta.

  • GABARITO - A

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    L egalidade

    I mpessoalidade

    M oralidade

    P ublicidade

    E ficiência

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.

    Art. 41 - § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.

    Art. 41 - § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.


ID
2314063
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pode-se afirmar, a partir da Lei nº 8112/90:

Alternativas
Comentários
  • E o que dizer sobre este parágrafo?

     

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

  • A - ACADIPRORE >>>> bizu do prof. Evandro do ALFACON

    B- EXONERADO.

    C - exclua a palavra ''condenatória''.

    D- CORRETO.

    E - READAPTAÇÃO.

     

  • questao passa a ideia de que so com a aprovação no estagio probatorio que o servidor podera exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    isso esta errado como o nosso amigo Alysson relatou em seu comentario!

  • Questão incorreta! Servidor no estágio probatório já pode exercer cargo em comissão...

  • ARTIGO 20, § 3°  DA LEI 8.112/90

     

    O SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODERÁ EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO OU FUNÇÕES DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ÓRGÃO OU ENTIDADE DE LOTAÇÃO, 

     

    E SOMENTE PODERÁ SER CEDIDO A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE PARA OCUPAR CARGOS DE NATURESA ESPECIAL, CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO GRUPO-DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO SUPERIORES- DAS, DE NÍVESI 4, 5 E 6

  • Observações: Na questão 02, pede-se para afirmar a partir da Lei 8.112/90, que segundo o gabarito oficial, a questão correta seria a letra “D”, na qual informa o seguinte: “Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação”. No que se refere o sentido dessa afirmativa, o termo “Com”, dá ideia de ser uma condição para o Servidor exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, ser aprovado no estágio probatório. No entanto, no §3º do artigo 20, da referida lei(Lei 8112/90), o servidor poderá exercer e ocupar o que se refere a questão, mesmo não tendo concluído o Estágio Probatório, como citado abaixo:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório... durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo...

    § 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    No entanto, sobre o Estágio Probatório e aquisição da Estabilidade, atualmente, tem entendido o STJ e o STF em suas decisões que para ambos, deve ser de 3(três) anos ou 36(trinta e seis) meses, a fim de coincidir com o período necessário para aquisição da estabilidade, conforme decisão do STF, através do Agravo de Instrumento nº 754.802/2011, que diz o seguinte:

    "Os institutos da estabilidade e do estágio probatório estão necessariamente vinculados, de modo que se lhes aplica o prazo comum de 3 anos. AI 754.802/2011".

    Nesta questão também é perceptível, a ausência de uma afirmativa a partir da Lei nº 8.112/90, como é solicitado no enunciado da questão. Por tanto, não havendo outra questão correta, caso seja entendido a partir do agravo supracitado, o Gabarito deverá ser alterado para a alternativa “A” ou, este agravo não sendo reconhecido, solicitei que fosse anulado a questão. Foi indeferido...

     

  • Continuo a ver que está errada, no entanto, o motivo do indeferimento do recurso abaixo foi:

    Resposta:
    Prezado Candidato,
    Seu recurso foi recebido, porém indeferido pelos motivos que seguem:
    - É necessário o efetivo exercício do servidor para que seja submetido à avaliação.
    - Art. 20 - § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
    - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.
    - A assertiva mantém previsão expressa na Lei 8112. Art. 20. Ao servidor em estágio probatório, também é reservado o exercício.
    - Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
    Att.
    Banca Examinadora

  • Verdade, pois o servidor que apenas tomar posse e não entrar em exercício, não terá como ser avaliado.

    Agora discordo do gabarito ser a letra D, pois para exercer os cargos citados no item não é necessário aprovação no estágio probatório,  mas apenas estar no tal estágio. A restrição só é cabível em caso de o servidor ser cedido.

  • também discordo da D, porque pode exercer cargo em comissão ou chefia mesmo em estágio probatório

     

  • Duas alternativas na minha humilde opinião conferem como certas, sendo a letra A e a C as mais prováveis, pois:

    Na atternativa a, diz:

    Alternativa a) A partir da posse do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

    Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

    Sabe-se que de 24 meses se passou agora para 36 meses, portanto 3 anos.

      Alternativa C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    A alternativa marcada como correta, a letra "D", é a menos certa, pois:

      § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    E logo na letra D, diz:

    "Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação."

    Ou seja, a opção considerada certa inverte o sentido literal do artigo, porque não precisa de aprovação em estágio preobatório para ocupar cargos de função de confiança, durante o o estáfio probatório já é concedida tral prerrogativa.

     

     

  • foi a minha visão tambem já que a letra A e C tambem estão corretas

  • Apesar do entendimento consolidado do STF e STJ sobre o prazo de 36 meses, creio q a questão limitou-se apenas no que diz a lei no seu art. 20, embora esteja desatualizado:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

  • Banca IFB! Estamos esperando a resposta......... o gabarito está obviamente incorreto.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

    Reportar abuso

  • Esta questão está errada, pois o servidor não precisa ser estável para ocupar cargo em comissão, chefia ou assessoramento em órgão ou entidade de lotação. 

  • gabarito está D

    eu acho que seria C

  • ta loko, o concurseiro se mata de estudar e vem uma banquinha dessa e quer enfiar essa resposta pela guela. E ainda mais n se pronuncia, n muda gabarito. Mt nehnehenehem dessas banca fulera

  • Passível de anulacao!

    O artigo 20 da lei 8.112/90 paragrafo 3° estabele:

    " O SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODERA EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSAO OU FUNÇÕES DE DIRECAO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ORGÃO OU ENTIDADE DE LOTACAO ....

  • (Peço vênia para a nosso amigo(a) DD Dan para copiar parte da resposta dada pela banca..)

     

    Assertiva C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    Resposta da banca - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Minha indignação: Em qual momento a Lei, no artigo supracitado, está se referindo a sentença judicial específica ?

  • Concordo. Gabarito errado! Aguardar a confirmação do gabarito final.

     

  • Que danado de questão é essa! afffffffffff

  • O servidor enquanto em ESTÁGIO PROBATÓRIO, em regra, pode exercer qualquer cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento no ÓRGÃO ou ENTIDADE em que TRABALHA ou em outro órgão para os cargos de níveis mais elevados (nível 6, 5 e 4). PORÉM para exercer cargo em comissão em OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE em qualquer outro nível, é necessário já ser ESTÁVEL

  • A inconsistência da letra "A" está no período do Estágio Probatório que, de acordo com a Lei 8.112, será de 24 meses. Ne verdade, o prazo de 3 anos está na CF e não na respectiva lei. Desta forma percebemos que a quatão é categórica ao dispor "a partir da Lei nº 8112/90".!!!!

  • ⇫ questão nojenta ⇧ 〴⋋_⋌〵

    ✍ Marquei C pelos seguintes motivos:

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    A LETRA C está "+ CORRETA", visto que a QUESTÃO NÃO RESTRINGIU, ou seja, não usou "SOMENTE", ele perde sim o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado, além de outras sentenças judiciais transitadas em julgado.

    D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    VEJA que a LETRA D ESCREVE O CONTRÁRIO DO QUE ESTÁ NA LEI quanto ao exercício de certos cargos e funções, enquanto a lei diz explicitamente que podem ser exercidos por servidores durante o estágio probatório.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     ಠ╭╮ಠ

  • Prestei esse concurso. O mais difícil que já vi. Foda demais!

  • caberia muitos recursos! questão anulada!

  • a) E. No estágio probatório são avaliados cinco fatores. Para lembrar de cada um deles use o mneumônico: P-A-D-R-I:
    1 - Produvidade
    2 - Assiduidade
    3 - Disciplina
    4 - Responsabilidade
    5 - Capacidade de Iniciativa.
    Cuidado: Na Lei 8.112/1990 segundo o artigo 20 o prazo é de 24 meses, enquanto o STF entende que o prazo é de 36 meses.
    b) E. Será exonerado assim como o servidor que não entra em exercício no prazo legal.
    c) E. Nos termos da Lei 8.112/1990 não há a palavra 'condenatória' e sim sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar.
    d) E. C Artigo 20 §3º.
    e) E. O nome disso é readaptação e não aproveitamento.

  • ignorem esse lixo de questão... 

    pelo criterio da letra D, as alternativas A e C também estão corretas... 

  • Ué DDan, pela resposta da banca o gabarito seria C!!

  • Correta Letra C. 

     

    Letra D totalmente errada, uma vez que durante o EP poderá exercer cargos em comissão , função de direção , chefia , assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

    Banca LIXOOO

  •  a)  A partir do EXERCÍCIO do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

  • Acredito que a assertiva C esteja incompleta porque o servidor pode ser demitido também via processo administrativo disciplinar.
  • A- Com o exercício, o servidor estará sujeito e estagio probatório de 24 MESES porque a questão diz pra usar como base a lei 8112/90 e não outras

    B - o servidor não aprovado em estagio probaatório será EXONERADO!!

    C-não é senteça condenatoria é senteça judicial

    D - O SERVIDOR PODE EXERCER QUAIS DESSES CARGOS COM A APROVAÇÃO OU DURANTE O ESTAGIO PROBATORIO ELE NÃO LIMITOU NA QUESTÃO( PEGADINHA)

    E- é READAPTAÇÃO

  • O ESTÁGIO PROBATÓRIO TEERÁ DURAÇÃO DE 36 MESES (3 ANO), E NÃO DE 24 MESES.....CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES POSTADAS...PODE PREJUDICAR ALGUÉM.

  • Golpe baixo

  • A banca ou quem concorde com a mesma poderá fazer qualquer tipo de malabarismo exegético possível para tentar justicar a letra D, mas, ao meu ver, isso é impossível, porquanto não há margem para que ocorra nenhum tipo de interpretação senão a pura e simples gramatical/literal.

    At. 20"§ 3o "O servidor EM (durante) ESTÁGIO PROBATÓRIO poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação". Em outras palavras, NÃO É NECESSÁRIO CONCLUI-LO!

  •  

            § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

     

     

    Este é o inciso.

  • Típica questão "burra" e mal elaborada que tenta induzir o candidato ao erro, e certamente produzida por quem não entende a legislação! 

  • Boa sorte aos que estão se dedicando aos estudos.

    A) O estágio probatório conta a partir do exercício e não da posse;

    B) O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO e não demitido (demissão é punissão no serviço público);

    C) O servidor perde a estabilidade por meio de sentença judicial transitada em julgado ou PAD (não existe condenatória)

    D) certa. 8112 - o servidor em estágio probatório pode exercer qualquer cargo (a questão está confusa, mas não fala que só com a aprovação, com a aprovação ele também pode exercer) Acredito que seria possível anular, mas não tenho certeza.

    E) Trata de READAPTAÇÂO e não de aproveitamento.

     

  • Questão mal elaborada! Cabe recurso!

    Na letra C, apesar de estar incompleta, o servidor também pode vir a perder o cargo por sentença judicial condenatória transitado em julgado. 

    A D está errada, pois pela literalidade da Lei "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes," E o entendimento da alternativa o servidor, para assumir cargo em comissão, TEM que ser aprovado em estágio probatório

     

     

  • A alternativa D diz que eu só posso ter um cargo comissionado após garantir a estabilidade e isso não é verdade. Aff! Cacete! 

  • Questao horrorosa! 

  • Vá pro inferno o examinador desta banca safada!

  • o servidor perderá o cargo em virtude de sentença condenatória transitada em julgado
    em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor perderá o cargo
    perderá o cargo, em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor

     

     

  • Questão hiper confusa...!!! E errônea...

  • ALTERNATIVA CORRETA DADA PELA BANCA: D !

    .

    A questão deveria ter sido anulada! BANCA LIXO!

    .

    A alternativa C está correta, haja vista que, se o servidor for condenado em sentença transitada em julgado, ele perderá o cargo. A alternativa não diz que ele APENAS perderá o cargo se houver sentença transitada em julgado, ela apenas diz que nessa hipótese ele perderá o cargo. 

    .

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    .

    A resposta da banca aos recursos foi que a sentença que acarreta a perda do cargo é a penal condenatória e não qualquer sentença.

    .

    Questionamento: Em que parte da literalidade do artigo há a determinação de que a sentença que gera a perda do cargo seja a penal condenatória?

    .

    Alternativa D totalmente errada, uma vez que, durante o estágio probatório, o servidor poderá exercer cargos em comissão, função de direção, chefia, assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

  • questão totalmente errada

  • questão certa é a letra "C"

  • QCONCURSOS, favor excluir esta questão, que é no mínimo estranha e mal formulada.

  • Essa questao se nao foi anulada, deveria. Esta mal formulada, há duplas respostas, embora incompletas. E o gabarito correto jamais pode ser "D".

  • QUERO INFORMAR QUE UM SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODE ASSUMIR CARGO EM COMISSAO NAO HA VEDACAO QUANTO A ISSO

  • A letra D está incorreta, pois de acordo com a lei, no art. 20, §3º, diz que o servidor em estágio probatório e na alternativa fala, com a aprovação no estágio probatório.... no meu ver a alternativa mais correta seria a letra C, embora na lei não fala em sentença judicial CONDENATÓRIA transitada em julgado, conforme a alternativa, mas somente em sentença judicial transitada em julgado (art. 22 da lei).

  • No meu ponto de vista não temos alternativa correta, pois tem respostas erradas e outras incompletas.

    Não seria o caso de anular?!

  • Teria que ser anulada!

     

    Art. 20 § 3o O servidor EM estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                    

  • Já é a segunda questão estranha que encontro dessa banca nessa prova. Os examinadores que a fizeram não regulam bem da cabeça. Todas as alternativas foram feitas de modo bobo, idiota, com a finalidade mais de confundir do que selecionar o candidato com maior conhecimento.

     

    Segue o fluxo, vamos para a próxima.

  • antonio,

    eu marquei C.

    mas acho que o erro é:

     servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

  • Quanto à alternativa d), talvez a questão seja mais de língua portuguesa do que de direito administrativo. É possível que a banca tenha considerado que não se trata de uma oração adjetiva restritiva ("somente com a aprovação em estágio probatório será possível exercer cargo em comissão), mas sim uma oração com a ordem inversa, o que obriga o uso da vírgula no início da oração. Assim, é possível o exercício de cargo em comissão depois de ter sido aprovado no estágio probatório, bem como é possível o exercício de cargo em comissão antes de ter sido aprovado em estágio probatório.

  • É impressão minha, ou as questões mais confusas não são comentadas pelos professores do QCONCURSOS? Alô, QCONCURSOS, nós pagamos assinatura!

  • É a partir da entrada em exercício, que ocorre num prazo máximo de 15 dias após a posse.

  • Nossa, vc estuda estuda e estuda pra depois ver uma questão dessa e errar por devaneio de banca

  • Acredito que essa questão deve ter sido anulada, pois a alternativa C não está errada apesar de não haver menção ao PAD e apenas a setença condenátoria transitada em julgado.

  • O GABARITO CORRETO É C

  • O cara estuda que nem um condenado pra ver uma palhaçada dessa banca lixo.

  •  § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Isso não é questão, é a tradução do "pé na bunda" dos candidatos 

  • O Examinador estava em outro mundo nessa hora, ademais, a Lei 8112 fala que são 24 meses, se é a partir do texto da Lei, como a questão pede, é a questão passível de anulação, e se não fosse anulada poderia-se entrar com um mandato de injunção. 

  • Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado. 

    Acredito eu que a intenção da banca foi analizar o senso de atenção para com os candidatos, fiquei pasmo tbm com esta questão... Marquei a Letra C, mas olhe o que encontrei à respeito de tal.... Somente esta palavrinha " ESTÁVEL "

  • Banca lixo, resposta certa ITEM C: 

     

    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • A - Errada, pois:

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo,

    B - Errada, pois:

      § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    C - Errada, pois:

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    D - Certa, pois:

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    Depois de aprovado no estágio probatório, ele poderá exercer qualquer tipo de cargo, sem a necessidade de ser exclusivamente no seu órgão.

    E - Errada, pois:

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Banca maluca!

  • Questão confusa sou servidor federal e já vivi isso na PRATICA, antes de concluir o meu estágio probatório já no 1 ano de trabalho eu tive uma função gratificada (FG) fui chefe do setor que eu trabalhava durante todo o resto do meu estágio probatório. Inclusive eu tinha subordinados dentro da minha chefia que também estavam em estágio probatório então nessa época eu estava sendo avaliado mais também eu tinha que avaliar o estágio dos meus subordinados ! A forma como eles apresentaram essa questão induziu o erro de muitos.

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.          

    § 1 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.        

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.          

    § 4  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.           

    § 5  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.     

  • A questão aborda a Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Errada. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos. Ressalte-se que o início da contagem do tempo de estágio probatório ocorre com o início do exercício e não com a posse.

    Alternativa "b": Errada. Conforme estabelece o art. 20, § 2o, da Lei 8.112/90, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29 da mesma lei.

    Alternativa "c": Errada. O art. 22 da Lei 8.112/90 dispõe que "O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa".
    Por oportuno, cabe destacar que as hipóteses indicadas acima não são as únicas de perda do cargo. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    Alternativa "d": Correta. Nos termos do art. 20, § 3o, da Lei 8.112/90, "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes".  

    Alternativa "e": Errada. O art. 24, caput, da Lei 8.112/90 estabelece que  "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    Gabarito do Professor: D

  • caberia recurso

  • Achei q seria a A pq o estágio probatório é realmente 36 meses ou seja 3 anos.

  • Na minha concepção seria a alternativa C... tá muito complicado seguir assim...

  • D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. Mt estranha ser essa correta porque não precisa ser aprovado no estágio Probatório pra exercer cargos em comissão, direção, chefia...

  • O servidor não está sujeito ao estágio probatório, ele é obrigado a passar por ele. Esse é o erro da letra A.

  • o erro da A esta em dizer que o estagio probatório inicia-se a partir da posse. sendo que, o correto é A PARTIR DO EXERCICIO:

    Art. 20. AO ENTRAR EM EXERCÍCIO, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a ESTÁGIO PROBATÓRIO por período de 36 MESES

  • Pessoal, a questão está muito mal redigida! No entanto, a D realmente está correta.

    A regra é que o servidor em E.P exerce qualquer CC no seu órgão e, em órgão diferente, apenas se for DAS 4,5 ou 6.

    Eu lembrei disso e mesmo assim errei a questão porque pensei: "para o órgão de lotação, não é necessário esperar acabar o EP pra poder assumir qualquer CC".

    .

    Porém, "com a aprovação do E.P" é o mesmo que "após o E.P". Reflitam:

    Antes de terminar o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

    Após o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

  • Pedro Henrique, acredito que alternativa C esteja errada porque o cargo não é comissionado, e sim efetivo. Além disso, o servidor estará submetido ao cargo prestado o concurso, e não "qualquer" um.

  • Alternativa D não está mal formulada, está totalmente errada!

    Ela diz que é "dentro do órgão ou entidade de lotação"!

    O servidor em estágio probatório PODE SIM exercer cargo em comissão ou função gratificada dentro do órgão de lotação!

    Parem de ficar fazendo ilações sobre as assertivas quando elas estão notoriamente erradas!

    Questão que poderia ser anulada!

  • A professora escreveu nada com nada na explicação dela sobre a alternativa D.

    Dá pra ver que ela não tá nem aí para o que os usuários do site estão aprendendo.

  • A letra D está errada porque o servidor não precisa ser aprovado no estágio probatório para poder assumir função de confiança, ou seja, cargo ou função comissionado de direção, chefia e acessoramento.

    A alternativa correta seria a C, pois o servidor poderá perder o cargo por SJTJ, PAD e má desempenho.


ID
2314066
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional dos Institutos Federais, prevista na Lei nº 11.892/08, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art. 13. Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais ..

    B) Art 11§ 2° A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    C) Docentes

    D) Correto. Art. 9° Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    E) Colégio de Dirigentes  (Consultivo)
    Conselho Superior (Consultivo e Deliberativo)

     

  • Art. 12. da Lei nº 11.892/08

    Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    § 1º Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 
    I - possuir o título de doutor; ou 
    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. 
    § 2º O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 

  • não entendi o erro da A. Quem adm o IF ñ é o reitor?

  • Questão D 

    Não há instituto federal com um só campus, a sua estrutura é multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades. Cada campus, independente do endereço ou data de criação da instituição que lhe deu origem, possui as mesmas atribuições e prerrogativas, condição que não pode servir a uma atuação não sistêmica, mas ao contrário, a medida do trabalho da instituição – ou o cumprimentos de objetivos e metas  é o resultado do todo. 

  • A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo.

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior

  • Para que a letra E esteja totalmente errada,deveria está imposta na questão "apenas consultiva" .Sabendo que ambas são classificadas como consultiva.

  • Resposta: Letra D

    a) A administração do Instituto Federal é do Reitor.

    Errado - Art. 13, Lei nº 11.892/08 -  Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    b) A Reitoria do Instituto Federal deve ser instalada em local distinto dos seus campi, na capital do estado.

    Errado – Art. 11, § 2º, Lei nº 11.892/08 -  A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    c) Poderá se candidatar ao cargo de Reitor do Instituto Federal qualquer um dos servidores estáveis da autarquia que tenha pelo menos cinco anos de efetivo exercício e que possua o título de doutor.

    Errado – Art, 12, § 1º, Lei nº 11.892/08 - Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: I - possuir o título de doutor; ou II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    d) O Instituto Federal é organizado multicampi, sendo que, no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios dos servidores, a proposta orçamentária anual não é identificada por campus.

    Correto – Art. 9º, Lei nº 11.892/08 - Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    e) O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior são órgãos consultivos do Reitor.

    Errado – Art. 10, §2º, Lei nº 11.892/08 - O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    Art. 10, §3º, Lei nº 11.892/08 - O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

  • Típica questão na qual a banca estabelece como correta de acordo com sua vontade...

  • Que questãozinha sacana hein!

  • A adm dos IFF's é realizada pelo Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. A PRESIDÊNCIA de ambos é realizada pelo Reitor!  > Para não confundir! 

  • Estela Nunes

    "A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo."

     

    até ai tudo certo, mas os dois não são em função do reitor, conselho superior, seria dos representantes... caso eu esteja errado, me corrija.

  • QUESTÃO MALVADA DEMAIS;...

  • Na primeira tentativa, eu errei também, porque as respostas demandam profundo conhecimento do aparato legal. Para ajudar, seguem os dispositivos relacionados a cada item da questão.

    (a) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. 

    (b) Art. 11/ § 2o A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    (c) Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnicoadministrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.  (Regulamento)

    § 1o Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    (d) Art. 9o Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    (e) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo DiretorGeral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    § 4o O estatuto do Instituto Federal disporá sobre a estruturação, as competências e as normas de funcionamento do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior.


ID
2314069
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 11.892/08, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art 7°, VI, c:  cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

    B) Art 7°, VI, a: de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.

    C) Finalidade,  Art.6°, I.

    D) Corrteto, Art 8° 

    E) Art 6° VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

  • Art. 8o  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior:  

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

     

     

     

  • a) forma profissionais para os diferentes setores da economia

    b) não existe este objetivo

    c) não existe este objetivo

    d) verdadeira. 50% das vagas aos cursos técnicos integrados

    e) não existe este objetivo

  • Institutos Federais:

    mínimo 50% vagas para ensino médio técnico integrado

    mínimo 20% para cursos de licenciatura + programas de formação pedagógica

  • O Instituto Federal deve garantir no mínimo 50% para o ensino médio PRIORITARIAMENTE  na modalidade integrado

    Não é EXCLUSIVAMENTE integrado, cuidado.

  • Resposta: Letra D

    Art. 8º, Lei nº 11.892/08 -  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.

     

    50 % - Art. 7º, I, Lei nº 11.892/08 - Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    20 % - Art. 7º, VI, b, Lei nº 11.892/08 - VI - Ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 6º No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, em cada exercício, deverá garantir  o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, e o mínimo de 20% (vinte por cento) das vagas para cursos de licenciatura e/ou programas especiais de formação pedagógica, ressalvado o caso previsto no § 2º do art. 8º da Lei nº. 11.892/2008

    Revisão Publicada no Diário Oficial da União em 24 de março de 2017. Publicado do boletim de serviço edição especial de março de 2017

     

  • Prioritariamente

  • Art. 8 No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7 desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7.

    Art. 7 Observadas as finalidades e características definidas no art. 6 desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

  • Gab: D

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei [...]

    Art. 7o Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;


ID
2314072
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos níveis e modalidades de educação e ensino, previstos na Lei nº 9394/96, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

  • A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

     

    RESPOSTA LETRA C

  • educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Dos 4 aos 17 anos. Educação infantil dos 4 aos 6 anos de idade. Ensino Fundamental duração de 9 anos e Ensino médio duração de, pelo menos, 3 anos.

     

    Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. LETRA D

     

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

     

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. LETRA C

     

    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. LETRA E

  • mas, a letar Dnao esta correta or que? sendo que o artigo 22 diz justamente isso.

  • A letra c também não está incompleta? Não entendi essa questão.

  •  c) A escola poderá reclassificar os alunos tendo como base as normas curriculares gerais.

  • a pergunta fala de niveis e modalidades e nao de processo avaliativo

    e nao de v

  • nula todas as resostas tem erro

     

  • Cabível de recurso.

  • Lei 9394/96 - LDB

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular
    de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por
    forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos
    situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    RESPOSTA CORRETA LETRA "C"


ID
2340727
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao conceito e classificação dos stakeholders por Hitt (2008), julgue os itens a seguir:

I) Stakeholders são pessoas e/ou grupos que podem afetar e são afetados pelos resultados estratégicos obtidos e que tem reivindicações aplicáveis no tocante ao desempenho da empresa.

II) As partes envolvidas nas operações de uma empresa podem ser divididas em pelo menos três grupos. Esses grupos são: os stakeholders do mercado de capitais, os stakeholders do mercado de produtos e os stakeholders organizacionais.

III) Os empregados – os stakeholders organizacionais de uma empresa – esperam que esta ofereça um ambiente de trabalho dinâmico, estimulante e gratificante. Nesse caso, os líderes estratégicos são os maiores responsáveis pelo atendimento diário das necessidades desse grupo.

IV) Os stakeholders do mercado de produtos possuem todos os interesses em comum. No entanto, os clientes nesse grupo requerem produtos confiáveis ao menor preço possível. Os fornecedores procuram clientes fiéis que estejam dispostos a pagar o preço sustentável mais alto pelos bens e serviços que recebem.

V) Quando uma empresa está ciente de possíveis ou reais insatisfações entre os stakeholders do mercado de capitais, ela é afetada pela natureza da sua relação de dependência com os mesmos. Quanto maior e mais importante for a relação de dependência, mais direta e significativa será a resposta da empresa. Ou seja, é razoável esperar que o CEO e os gerentes do alto escalão da empresa reflitam sobre o que deve ser feito para melhorar o desempenho financeiro da empresa a fim de satisfazer stakeholders do mercado de capitais.

Assinale a alternativa que representa somente a(s) afirmativa(s) CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Stakeholders:

    a) Stakeholders no mercado de capitais: acionistas e principais fontes de capitais;

    b) stakeholders no mercado de produto: clientes primários, fornecedores, comunidades anfitriãs e sindicatos;

    c) stakeholders organizacionais: empregados, gerentes e não-gerentes.


ID
2340733
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

De acordo com Kotler (2000), as empresas podem utilizar diversas técnicas de determinação de preços para estimular compras antecipadas, sendo assim, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Preço promocional

     

    Preço isca, preço de ocasião, cupons de desconto, financiamento a juros baixos, maior prazo, garantia e contratos de serviços, desconto psicológico (uso de preço alto artificial para depois fazer uma redução drástica).


ID
2340736
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler (2000), o mix de marketing é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Relacione os componentes do composto de marketing, apresentados na coluna da esquerda, às suas respectivas variáveis entre as indicadas na coluna da direita.

I) Produto
II) Preço
III) Promoção
IV) Praça

M) Transporte, Cobertura, Variedades
N) Publicidade, Relações Públicas, Força de vendas
O) Variedade, Qualidade, Garantias
P) Prazo, Descontos, Concessões

Está CORRETA a seguinte associação:

Alternativas
Comentários
  • a) produto: de acordo com Kotler (2004), o produto é a base para a existência das empresas e seus negócios, que visam oferecer algo cada vez melhor para suprir as necessidades de seus clientes, superando a concorrência. Segundo Madruga et. al. (2004), o produto “além de corresponder às necessidades e aos desejos dos consumidores, oferece benefícios e valores como conforto, prestígio e segurança”.

     

    b) preço: é o valor monetário aplicado ao produto, conforme a percepção de valor que o consumidor atribui a ele. Quanto maior o benefício percebido do produto para a satisfação de sua necessidade, maior o preço que o consumidor estará disposto a pagar para ter acesso a ele. De acordo com Serrentino (2009), o valor que o consumidor atribui ao produto é a relação entre seu benefício percebido e o seu custo.

     

    c) praça: de acordo conforme Kotler (2003), para tornar seus produtos ou serviços disponíveis ao público-alvo, cada empresa deve estudar o mercado e definir como atingi-lo, da melhor maneira possível e ao menor custo possível. Cada produto possui características próprias que levam a que sua distribuição e disponibilização sejam dadas através de um formato mais apropriado, variando conforme as estratégias de cada empresa.

     

     

    d) promoção: de acordo com Kotler (2004), a “promoção cobre todas aquelas ferramentas de comunicação que fazem chegar uma mensagem ao público-alvo”. A promoção de um produto ou serviço engloba todas as estratégias que as empresas utilizam para que seus produtos sejam os escolhidos pelo consumidor, dentre todas as opções existentes. Para Mestriner (2008), a propaganda, a promoção de vendas, o marketing e a exposição dos produtos no ponto de venda e a força de vendas são os principais aspectos de comercialização dos produtos no varejo.

     

  • Rafael, deculpe, mas kd o gabarito???? 

  • GABARITO LETRA A

  • Marketing mix, mix de marketing ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s – Produto, Preço, Praça e Promoção) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Produto é o que a organização produz, visando uma contrapartida (venda, contratação, doação, apoio, etc). Tem relação com a apresentação física do produto, embalagem, assistência técnica, manutenção, variedade, qualidade, pesquisas, testes e desenvolvimento, garantia e padronização.

    Preço é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc. Está associado à política e formação de preços, prazos, descontos e reduções, concessões, condições e formas de pagamento.

    Praça está relacionada à localização, aos mercados de atuação, canais de distribuição, variedades, transporte, cobertura, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    Promoção é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (propaganda, publicidade, promoções/força de vendas, merchandising e relações públicas) para alcançar seus objetivos de marketing.

    Vamos associar os itens da coluna da esquerda, que contém os componentes de marketing, com as variáveis da coluna da direita:

    I) Produto - O) Variedade, Qualidade, Garantias

    II) Preço - P) Prazo, Descontos, Concessões

    III) Promoção - N) Publicidade, Relações Públicas, Força de vendas

    IV) Praça - M) Transporte, Cobertura, Variedades

    Podemos concluir que a alternativa A é a certa (I – O, II – P, III – N, IV – M).

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
2340739
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A elaboração de um planejamento de marketing envolve pensar tanto em questões estratégicas quanto táticas. Assinale a alternativa que contém, então, o que é necessário para a sua elaboração.

Alternativas
Comentários
  • Etapas para a construção de um plano de marketing

     

     

    Análise externa, o meio envolvente

    Análise do meio envolvente: PESTAL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal).

    Análise do mercado.

    Análise dos clientes.

     

     

    Análise externa, os concorrentes

    Identificação dos concorrentes.

    Análise dos concorrentes diretos.

    Análise detalhada dos concorrentes mais importantes.

    Análise e medição da posição concorrencial.

     

     

    Análise interna

    Performances quantitativas.

    Volume de vendas e quotas de mercado (global e por segmento).

    Perfil e caracterização dos clientes comparativamente com os do mercado e dos principais concorrentes.

    Grau de penetração dos produtos da empresa nos principais circuitos de distribuição.

    Análise dos custos e da rentabilidade dos diferentes produtos e ou modelos da gama da empresa.

    Estado e evolução recente da notoriedade e imagem da empresa e/ou marca junto dos atuais clientes, clientes potenciais e nos distribuidores e prescritores.

    Recursos de que a empresa dispõe.

  • Sempre que uma questão envolve planejamento e envolve análise vou logo em SWOT,por que vejamos, não podemos fazer absolutamente nada se não conhecemos nossas empresa(interno)  e o mercado(externo).

  • GABARITO LETRA D

  • Gabarito do professor

    Planejamento de marketing é um conjunto de processos estruturados e sequenciais, que envolvem recursos, atividades, análises e decisões, e visam atingir os objetivos de marketing de uma organização. Baseado no mercado, clientes, produtos e serviços, pode ser classificado segundo seu campo de atuação: estratégico, tático ou operacional.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Decidir as características dos produtos (embalagem, rótulo, segurança, cores, entre outras) é uma etapa do planejamento de marketing, mas não é a responsável pela sua elaboração. Faz parte das definições ligadas ao composto de marketing – Produto, e recebe atenção após concluídas as etapas de segmentação de mercado e posicionamento da marca.

    B) ERRADO. Decidir os preços a serem praticados para os produtos da empresa é uma etapa do planejamento de marketing, mas não é a responsável pela sua elaboração. Faz parte das definições ligadas ao composto de marketing – Preço, e recebe atenção após concluídas as etapas de segmentação de mercado e posicionamento da marca.

    C) ERRADO. Escolher os canais de distribuição é uma etapa do planejamento de marketing, mas não é a responsável pela sua elaboração. Faz parte das definições ligadas ao composto de marketing – Praça, e recebe atenção após concluídas as etapas de segmentação de mercado e posicionamento da marca.

    D) CERTO. Analisar os ambientes externo e interno é uma etapa essencial para o entendimento da situação atual e previsão de eventos futuros, e fornece subsídios para o desenvolvimento do planejamento e seus desdobramentos. Oportunidades, ameaças e a concorrência fazem parte do ambiente externo (macroambiente); o ambiente interno (microambiente) diz respeito às forças, fraquezas e aos objetivos da organização.

    E) ERRADO. Tomar as decisões sobre o composto de marketing da empresa é uma etapa do planejamento de marketing, mas não é a responsável pela sua elaboração. O composto de marketing diz respeito aos 4 P´s do marketing, um conjunto de decisões que envolvem produto, preço, praça e promoção. Recebe atenção após concluídas as etapas de segmentação de mercado e posicionamento da marca.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a D.

    RESPOSTA: D

    Fonte de pesquisa:

    - McDonald, M. Planos de marketing: planejamento e gestão estratégica - como criar e implementar planos eficazes. Elsevier. 2004.

ID
2340742
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre a Governança Corporativa, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Hitt, Ireland e Hoskisson (2005) definem que uma governança eficaz que alinhe as decisões da alta gerência aos interesses dos acionistas, pode ajudar também a produzir uma vantagem competitiva para a organização.

     

    http://www.revistaespacios.com/a17v38n16/17381623.html

  • Por que a alternativa A se enquadra como correta?

    "As estratégias de governança corporativa às vezes falham em monitorar e controlar adequadamente as decisões da alta gerência. Essa situação resulta em mudanças nas estratégias de governança em empresas no mundo todo, especialmente no que diz respeito aos esforços dirigidos a melhorar o desempenho dos conselhos de administração."

    Como assim? A governança falha ao fazer o monitoramento/controle adequadamente? Não entendi.

  • alinhadas aos interesses dos acionistas.


ID
2340745
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

( ) Entre os riscos competitivos associados à estratégia de liderança em custos estão (1): perda de vantagem competitiva para tecnologias mais novas, (2) não conseguir detectar mudanças nas necessidades dos clientes e (3) a capacidade dos concorrentes de imitar a vantagem competitiva da líder por meio de suas ações estratégicas exclusivas.
( ) Por meio da estratégia de diferenciação, as empresas oferecem aos clientes produtos que têm características diferentes e valorizadas, e que devem ser vendidos a um preço competitivo, dadas as características dos produtos em comparação com a combinação custo/característica disponível no que os concorrentes oferecem.  
( ) Entre os riscos associados à estratégia de diferenciação, estão: (1) a decisão de um grupo de clientes de que as diferenças entre o produto diferenciado e o bem ou serviço do líder em custos não valem um preço mais elevado, (2) a incapacidade de um produto diferenciado de criar o tipo de valor pelo qual os clientes estão dispostos a pagar mais, (3) a capacidade dos concorrentes de oferecer aos clientes produtos com características semelhantes às associadas ao produto diferenciado, porém a um preço menor e (4) a ameaça de falsificação, com a qual as empresas produzem uma “imitação” de um bem ou serviço diferenciado.
( ) Por meio das estratégias com foco na liderança em custos e diferenciação, as empresas atendem às necessidades de um segmento competitivo estreito, como, por exemplo, grupo de compradores, segmento de produtos ou região geográfica. Essa estratégia é bem-sucedida quando as empresas possuem as competências essenciais necessárias para oferecer valor a um segmento competitivo estreito que seja maior do que o valor das empresas que atendem aos clientes de todo a indústria (setor).
( ) As empresas que buscam vantagem competitiva por meio da estratégia de liderança em custos fabricam produtos sem luxo e padronizados para o cliente habitual da indústria (setor). No entanto, esses produtos de baixo custo devem ser oferecidos com graus competitivos de diferenciação. Obtêm-se retornos acima da média quando as empresas baixam constantemente seus custos mais do que seus concorrentes e oferecem aos clientes produtos com preço baixo e níveis aceitáveis de diferenciação.

Em relação aos conceitos básicos de vantagem competitiva, de Michael E.Porter, julgue como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F), de cima para baixo, os seguintes itens:

Alternativas

ID
2340748
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Chandler descobriu que as empresas tendem a crescer em padrões um tanto previsíveis: primeiro pelo volume, depois pela geografia, em seguida pela integração (vertical, horizontal) e finalmente pela diversificação produto/negócio. Ele interpretou suas descobertas para indicar que os padrões de crescimento da empresa determinam sua forma estrutural” (Hitt, 2008).

Sobre Estrutura Organizacional, relacione as colunas.

I) Estrutura simples
II) Estrutura funcional
III) Estrutura multidivisional
IV) Estrutura divisional global de produto
V) Estrutura combinada

( ) A autoridade tomadora de decisão é centralizada na sede global da divisão para coordenar e integrar as decisões e ações entre unidades de negócios divisionais.
( ) É uma estrutura na qual o proprietário gerente toma todas as decisões e supervisiona todas as atividades, enquanto os funcionários servem como extensão da autoridade fiscalizadora do gerente
( ) É uma estrutura que delineia as características e os mecanismos da estrutura de regiões geográficas mundiais e a estrutura divisional global de produtos.
( ) É utilizada para implementar as estratégias no nível de negócios. A estratégia de liderança em custo exige tal estrutura centralizada – na qual a eficiência de fabricação e a engenharia de processo são enfatizadas.
( ) Compreende as divisões operacionais, cada uma representando um negócio independente ou um centro de lucros no qual o principal responsável corporativo delega responsabilidades em relação às operações do dia-a-dia e à estratégia da unidade de negócios para os gerentes de divisão.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2340751
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

“É por meio da liderança estratégica que as empresas demonstram sua capacidade de utilizar com sucesso o processo de gestão estratégica. Na qualidade de líderes estratégicos, os membros da alta administração devem orientar a empresa a trilhar por caminhos cuja meta seja a formulação de uma visão e de uma missão. Essa orientação poderá levar a metas que exigirão de todos na organização um esforço no sentido de melhorar o desempenho. Além disso, os líderes estratégicos devem facilitar o desenvolvimento de ações estratégicas adequadas, bem como determinar sua forma de execução. Ações como essas empreendidas pelos líderes estratégicos culminarão em competitividade estratégica e retornos acima da média” (Hitt, 2008)

Sobre Liderança Estratégica, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Da série "A banca pegou o velho conceito".

    4. OUTRAS CLASSIFICAÇÕES DE LIDERANÇA (RIBAS, 2014)

    A literatura apresenta, ainda, classificações de liderança:

    • Liderança institucional: é aquela liderança exercida pela força da instituição que nomeia o líder. Ex.: Pastor, Ministro de Estado, Secretário de Governo etc.

    • Liderança natural: é aquela exercida pelas qualidades naturais indispensáveis à liderança e presentes na vida do líder.

    • Liderança paternalista: o líder é amável, paternal, cordial ante as necessidades do rebanho, mas sente que deve tomar as decisões mais importantes em nome do grupo e pelo bem do grupo. Esse tipo de liderança evita as discórdias e produz uma ação de grupo feliz e efetiva.
    Um dos defeitos desse tipo de liderança é o crescimento e o desenvolvimento apenas dos líderes, que têm oportunidade de tomar decisões, cometer erros e aprender com a própria experiência.
    Esse tipo de líder teme entregar seu cargo a outra pessoa, porque nunca está seguro de que outro líder possa conduzir seu grupo com tanta dedicação, eficiência e proteção como ele. É muito trabalhador, exclusivista e perfeccionista. Em discussões, é comum ver esse tipo de líder dando conselhos paternais e expressando opiniões de peso e palavras finais, decisivas e importantes.

    • Liderança educadora: capacitação e desenvolvimento de equipes. Em um mundo muito mais complexo, os líderes da atualidade percebem que, para atender aos desafios presentes e futuros da organização, precisam ser muito mais atuantes no desenvolvimento das pessoas no trabalho. Este é o caminho para que as pessoas estejam capacitadas para enfrentar desafios, cujas soluções adotadas no passado possivelmente não irão funcionar mais. Desenvolver uma equipe, formar sucessores e líderes organizacionais passou a ser parte integrante do papel da liderança. Para isso, líderes passaram a utilizar ferramentas adicionais: processos de avaliação de desempenho (estabelecendo desafios dentro do trabalho que promovessem desenvolvimento), feedback no dia a dia e planos individuais de desenvolvimento (incluindo coaching, psicoterapia, atividades voluntárias, esportes, leituras, entre outras ações).

  • Liderança estratégica destaca-se de três maneiras:

     

    Primeiro, a liderança estratégica tem um escopo amplo. Decisões estratégicas impactam nas áreas de fora de sua própria unidade funcional, área de negócios ou mesmo da organização. Um líder estratégico eficaz vê a organização como interdependente e interligada para que as ações e decisões em uma parte da organização são realizadas levando em consideração os seus impactos em outras partes da organização. Liderança operacional não se estende necessariamente até aqui.

     

    Segundo, a liderança estratégica é focada no futuro. Trabalho estratégico considera longos períodos de tempo. O líder estratégico opera com um calendário de longo alcance, integrando resultados de curto prazo e um foco de longo prazo. Nem toda liderança requer uma visão para a frente para ser eficaz. Líderes operacionais muito bons administram no dia-a-dia suas funções de forma eficaz e são hábeis em trabalhar com pessoas para assegurar que objetivos de curto prazo sejam atendidos.

     

    Terceiro, liderança estratégica é orientada à mudança. O líder estratégico é muitas vezes um motor da mudança organizacional. O impacto de seu trabalho segue em cascatas ou ondulações em toda a organização. Liderança operacional eficaz não significa necessariamente instituir uma mudança organizacional significativa. Por exemplo, atingir os objetivos do trimestre, poderá exigir que sua equipe trabalhe bem em conjunto – uma tarefa importante de liderança – mas não necessariamente requer mudança.

     

    Os líderes estratégicos podem vir de todas as funções e trabalharem em qualquer nível da organização – não é apenas o trabalho de altos executivos.

     

     

    http://metodo.srv.br/lideranca/torne-se-um-lider-estrategico/

  • E) Líderes estratégicos também podem ser contratados no mercado.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2340754
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O retorno sobre investimentos pode ser definido CORRETAMENTE como:

Alternativas
Comentários
  • A taxa de retorno sobre investimento, designada pela sigla em inglês ROI ou Return On Investment, consiste em uma métrica utilizada para mensurar o rendimento obtido com uma dada quantia de recursos. O ROI é dado pela razão entre o lucro líquido alcançado e o investimento efetuado dentro de um dado período.

     

    FONTE: https://www.internetinnovation.com.br/blog/roi-retorno-sobre-investimento-conceito-e-definicao/


ID
2340766
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Coeteris paribus” é um termo utilizado em economia para:

Alternativas
Comentários
  • Ceteris Paribus é um expressão em Latim que significa tudo o mais constante. Quando estamos estudando o comportamento do consumidor diante de diferentes preços assumimos que nada mudou, tudo continua o mesmo: a renda do consumidor, a qualidade do produto, a utilidade do produto. Fazemos isso, pois somente desta forma teremos a real dimensão da quantidade demandada diante de diferentes preços.

    Retirado do site: economiaerealidade

    Sucesso, e bons estudos a todos!

  • Condição Coeteris Paribus: Coeteris paribus é uma expressão em latim que significa tudo o mais constante. A análise microeconômica básica, para poder analisar um mercado isoladamente, supõe todos os demais mercados constantes. Ou seja, supõe que o mercado em estudo não afeta nem é afetado pelos demais. Essa condição serve também para verificarmos o efeito de variáveis isoladas, independentemente dos efeitos de outras variáveis; ou seja, quando queremos, por exemplo, saber o efeito isolado de uma variação de preço sobre a procura de determinado bem, independentemente do efeito de outras variáveis que afetam a procura, como a renda do consumidor, gastos e preferências etc.

    FONTE: Economia Micro e Macro - Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos.

  • Gabarito: Letra E

     

    No jargão econômico o termo coeteris paribus quer dizer: todo o restante permanecendo constante.

  • Coeteris paribus é uma locução adverbial que significa “todas as demais coisas mantidas paradas”.

    Suponha que você tem uma renda de $5.000 por mês e que, num determinado mês, você vai a 1 show a mais de quantos regularmente fazem parte de seu padrão de consumo mensal, por cujo ingresso você paga $100.

    Então você SACRIFICOU $100 de consumo em OUTROS bens, naquele mês.

    O que você deixou de comprar?

    Pode ter sido qualquer coisa. Imagine que seu padrão de consumo mensal compreende, entre outras coisas:

    (a) almoçar fora todo dia útil (20 dias no mês), próximo ao seu trabalho, em cujas ocasiões você gasta normalmente $20 por refeição;

    (b) comprar $120 em normalmente 3 livros, ao longo dos fins de semana em que você visita a livraria Cultura.

    Naquele mês, você manteve o padrão de consumo de outros bens, mas ao fim e ao cabo você acabou alterando o padrão de consumo dos bens listados acima em (a) e (b).

    Como isso se dá?

    Em 12 ocasiões você deixa de gastar $20 por refeição e gasta apenas $15, o que corresponde a um sacrifício de $60, e que, naquele mês, você gasta apenas $80 em livros, um sacrifício de $40, ou seja, 1 livro. Em termos de quantidades sacrificadas de livros, você sacrificou 1 livro. E quanto à quantidade de refeições? Ora, por mês você consome 20 refeições a $20 cada, um total de $400 por mês. Neste mês, você gastou $60 a menos, o que corresponde a 3 refeições.

    Tudo o mais ficou constante, no sentido de que o padrão de consumo do resto não foi alterado POR CAUSA DESSE consumo de show.

    Talvez por causa de outros consumos adicionais, mas isso tampouco importa! O fato é que o consumo de $100 de show pode representar o sacrifício de consumo de:

    (aa) 3 refeições, totalizando $60 

     (bb) 1 livro, totalizando $40


ID
2340769
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos conceitos básicos de macroeconomia, julgue como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F), de cima para baixo, os seguintes itens:

( ) O custo marginal é definido como o custo que varia com a quantidade produzida.
( ) A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os compradores desejam adquirir em um dado período de tempo.
( ) Oligopólio ocorre quando os produtos fornecidos pelas empresas são idênticos.
( ) Monopólio é uma situação de mercado em que não existe concorrência no mercado e um único fornecedor abastece os consumidores.
( ) Possibilidades de produção podem ser descritas como diferentes alternativas de combinação de recursos que devem ser consideradas na produção de um bem.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gente, qual o erro da primeira alternativa? Para mim, está certo.

  • O custo marginal varia conforme a quantidade. Essa é uma característica dele. Entretanto, não é a definição de custo marginal.

  • (F) O custo VARIÁVEL é definido como o custo que varia com a quantidade produzida.

    (V) A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os compradores desejam adquirir em um dado período de tempo.

    (F) Oligopólio ocorre quando os produtos fornecidos pelas empresas são idênticos OU NÃO. OS PRODUTOS PODEM OU NÃO SER DIFERENCIADOS.

    (V) Monopólio é uma situação de mercado em que não existe concorrência no mercado e um único fornecedor abastece os consumidores.

    (V) Possibilidades de produção podem ser descritas como diferentes alternativas de combinação de recursos que devem ser consideradas na produção de um bem.

    GABARITO: LETRA E

  • ( F ) Embora o custo marginal varie conforme a produção, essa não é a definição dele. A definição de custo marginal é: aumento do custo total em função do acréscimo de uma unidade do produto.

    ( V ) - Item correto.

    ( F ) - Eles são parecidos e não iguais. As três características do mercado de oligopólio são: 1- há apenas algumas firmas; 2 - barreiras de entradas elevadas; 3 - bens parecidos.

    ( V ) - É um exemplo de concorrência imperfeita.

    ( V ) - Item correto.

    GABARITO: E


ID
2340772
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Lei Geral da Oferta pode ser justificada basicamente de duas maneiras:

I) A elevação de preços estimula uma maior produção em razão do crescimento da receita. Por esse motivo, as empresas sentem-se estimuladas a ampliarem a produção quando o preço de seus produtos se eleva no mercado.
II) Uma produção ampliada implica em aumento dos custos de produção. Por esse motivo, as empresas somente se sentirão estimuladas a produzir mais se puderem obter um preço maior, capaz de cobrir os custos de produção.
III) Uma produção ampliada significa que os consumidores estão buscando novas tecnologias e que a empresa é capaz de produzi-las.
IV) A elevação dos preços desestimula a demanda, então as empresas buscam meios de uma produção a um menor custo, a fim de atrair os clientes.

Estão CORRETAS as seguintes afirmações acima:

Alternativas

ID
2340775
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A equação “Qd = 1200 – 6P + 0,6R” se refere-se a um:

Alternativas

ID
2340778
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A representação mais comum do ativo de uma empresa é:

Alternativas
Comentários
  • é a chamada "equação fundamental  do patrimônio"

    bons estudos!

  • Gabarito C

    Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

  • (C)

    Situação liquida patrimonial é a diferença entre o Ativo (bens e direitos) e o Passivo (obrigações).

    Por que estudar as situações liquidas do patrimônio?

    Patrimônio Liquido, juntamente com os bens e direitos e obrigações, Formará a representação gráfica do patrimônio, permitindo que o total do lado esquerdo seja igual ao total do lado direito, dando-lhe forma de equação. 


ID
2340781
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos conceitos de liderança e motivação, julgue como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), de cima para baixo, as seguintes declarações:

( ) Para o indivíduo voltar ao estado de equilíbrio, é necessário que haja o “mecanismo” da satisfação, segundo o ciclo motivacional de Maslow.
( ) A liderança é dada em função das necessidades de um grupo em determinada situação e consiste numa relação entre um indivíduo e esse grupo.
( ) A liderança democrática caracteriza-se por forte individualismo dos membros do grupo e participação muito limitada do líder.
( ) A liderança autocrática caracteriza-se por ser a que apresenta maior produtividade se comparada com os demais tipos.
( ) A motivação está relacionada com as necessidades que possam ser atendidas na organização, como as necessidades de realização, de poder e de afiliação.

Alternativas
Comentários
  • Como assim a penúltima alternativa é falsa??? Help, concurseiros!

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões. A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritarismosobre um grupo.

    A liderança autocrática pode trazer diversos problemas e ser bastante desvantajosa. Como por exemplo: se houver abuso do poder por parte do líder, os subordinados passam a vê-lo como ditador, controlador e começam a ficar ressentidos; diminuição da motivação e moral dos trabalhadores, por não poderem contribuir com suas ideias; pode ocorrer falta de soluções criativas para os problemas que surgirem; aumento do estresse para o líder (a longo prazo) pela concentração de tomada de decisões toda nele; se o líder se ausentar pode haver perda de produtividade pois os membros não tomam suas próprias decisões.

    Logo ela  não apresenta maior produtividade se comparada com os demais tipos.

  • Na liderança autocrática, os liderados tendem a ser mais produtivos, sob a presença e pressão do líder

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre liderança e motivação. Sabendo disso, julguemos as afirmativas apresentadas, ao final, assinalemos a alternativa que contém a sequência correta.

    (V) "Para o indivíduo voltar ao estado de equilíbrio, é necessário que haja o “mecanismo” da satisfação, segundo o ciclo motivacional de Maslow."

    (V) "A liderança é dada em função das necessidades de um grupo em determinada situação e consiste numa relação entre um indivíduo e esse grupo."

    (F) "A liderança democrática caracteriza-se por forte individualismo dos membros do grupo e participação muito limitada do líder. "

    (F) "A liderança autocrática caracteriza-se por ser a que apresenta maior produtividade se comparada com os demais tipos."

    (V) "A motivação está relacionada com as necessidades que possam ser atendidas na organização, como as necessidades de realização, de poder e de afiliação."

    Sendo assim, podemos dizer que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B


ID
2340784
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dentre as afirmativas abaixo, as únicas VERDADEIRAS são:

I) A entrevista de desligamento permite diagnosticar falhas e corrigir aspectos causadores dos pedidos de desligamento das pessoas nas organizações.
II) Um diagnóstico de clima organizacional deve avaliar, entre outros aspectos, as percepções compartilhadas dos funcionários acerca das características da organização.
III) O processo de socialização e integração de um novo funcionário não é uma das formas de transmissão da cultura organizacional.
IV) A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial. Significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.

Alternativas
Comentários
  • II -  errado

    O processo de socialização organizacional busca inserir, adaptar e manter o novo colaborador na cultura da organização,

     

     

    IV - correto

    A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

  • Gabarito C - Para não assinantes

    A única incorreta é a III, na qual o processo de socialização organizacional busca justamente inserir o novo funcionário na cultura da organização.

    Bons estudos!

  • III - São mecanismos de transmissão da cultura organizacional.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2340787
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Consideremos que Teresa Cristina, gestora de serviços da Empresa “A”, comanda uma equipe com pessoas que têm aversão ao trabalho e que precisam ser dirigidas e premiadas materialmente para se esforçarem. Maria Fernanda, por sua vez, gestora de serviços da Empresa “B”, comanda uma equipe com pessoas que aceitam responsabilidades e são compromissadas com o objetivo da organização.

É CORRETO afirmar, de acordo com a teoria de McGregor, que:

Alternativas
Comentários
  • Teoria X e Y (Douglas McGregor):
    Procura demonstrar uma variedade de estilos administrativos utilizados na organização. Ela mostra certas variações sobre a
    maneira pela qual as pessoas se comportam nas organizações. Trata-se de duas teorias opostas.
    Teoria X = estilo autocrático em que as pessoas pretendam fazer exatamente aquilo que a organização pretende que elas
    façam. Aqui temos o homem indolente, preguiçoso por natureza, não gosta de assumir compromissos e responsabilidades,
    egocêntrico e seus objetivos pessoais se opõem aos da organização. As pessoas devem ser coagidas, controladas,
    ameaçadas, para que trabalhem. A motivação só ocorre em níveis fisiológicos e de segurança.
    Teoria Y = é a moderna concepção de Administração, eliminando preconceitos sobre a natureza humana. As pessoas têm
    prazer em trabalhar, não são resistentes as mudanças, têm motivação e padrões de comportamento. As pessoas são
    comprometidas com a organização. Em condições adequadas, o trabalhador pode aprender e aceitar responsabilidades. Há
    capacidade de criatividade e a motivação ocorre nos níveis de entendimento, estima e auto-realização tanto quanto nos níveis
    fisiológicos e de segurança.

     

    Professor: ALEXANDRE GOMES


ID
2340790
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Três correntes contemporâneas podem ser categorizadas quanto à origem das motivações. São elas: a que define a motivação como um processo essencialmente intrínseco, a que argumenta a forte influência dos fatores extrínsecos na motivação intrínseca e a que afirma que as causas do comportamento são externas ao organismo e que podem, portanto, ser controladas em suas consequências pelo reforçador que as acompanham (Pinto, 2007).

Sendo assim, segundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, julgue os itens a seguir:

I) Os estímulos ao desempenho, em uma situação de trabalho, podem ser divididos em duas categorias principais: o próprio trabalho e as condições de trabalho.

II) Em situações de trabalho, somente os fatores intrínsecos produzem a satisfação com o trabalho.

III) As condições ambientais não são suficientes para induzir um estado de motivação para o trabalho.

IV) São considerados fatores intrínsecos ou fatores M (de motivação): a natureza da tarefa realizada, o reconhecimento que as pessoas recebem pela dificuldade da tarefa que realizam e o salário.

V) São considerados fatores extrínsecos ou fatores H (de higiênicos): as oportunidades de aprendizagem que a tarefa oferece, as políticas da organização e sua chefia imediata.

Assinale a alternativa que representa somente a afirmativas INCORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Para Contribuir:

    Teoria dos dois Fatores(considerada como Teoria de Conteúdo) - HERZBERG

    Fatores Higiênicos ou EXTRÍNSECOS - relacionados ao AMBIENTE DE TRABALHO.

    Fatores Motivacionais ou INTRÍNSECOS - relacionados ao CARGO.

    Fonte: Resumo dos vídeos do Professor Marcos Ferrari(youtube).

  • O erro da IV - é o salário, remunereção é um fator higiênico.

    O erro da V - é a oportunidade de aprendizado que é fator motivacional.


ID
2340793
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Associe os conceitos do processo de treinamento e desenvolvimento com a sua descrição.

A) Educação
B) Formação
C) Desenvolvimento
D) Treinamento
E) Capacitação

1) Todos os processos pelos quais uma pessoa adquire uma compreensão do mundo, bem como aptidões para lidar com os problemas.
2) Preparo de pessoal, na empresa, e de ensino sistemático em atividades específicas cujo treinamento não se exige, obrigatoriamente, experiência ou formação profissional anterior, mas apenas escolaridade ou conhecimentos gerais correlatos.
3) Ramo da instrução técnica que proporciona de forma explícita as habilidades e conhecimentos específicos para a realização do trabalho.
4) Ação exercida pela empresa ou entidade que a representa com a finalidade de aumentar a eficiência e o rendimento dos trabalhadores.
5) Processo de crescimento integral do homem, a expansão de sua habilidade de utilizar totalmente as suas capacidades e aplicar seu conhecimento e experiência para a resolução de novas e diferentes situações .

Está CORRETA a associação de cima para baixo na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • A) Educação - Todos os processos pelos quais uma pessoa adquire uma compreensão do mundo, bem como aptidões para lidar com os problemas

    B) Formação- Preparo de pessoal, na empresa, e de ensino sistemático em atividades específicas cujo treinamento não se exige, obrigatoriamente, experiência ou formação profissional anterior, mas apenas escolaridade ou conhecimentos gerais correlatos.

    C) Desenvolvimento - Processo de crescimento integral do homem, a expansão de sua habilidade de utilizar totalmente as suas capacidades e aplicar seu conhecimento e experiência para a resolução de novas e diferentes situações .

    D) Treinamento - Ação exercida pela empresa ou entidade que a representa com a finalidade de aumentar a eficiência e o rendimento dos trabalhadores.

    E) Capacitação -  Ramo da instrução técnica que proporciona de forma explícita as habilidades e conhecimentos específicos para a realização do trabalho.



ID
2340796
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a opção CORRETA a respeito do recrutamento interno e externo.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ter acertado a questão, não entendi pq o enunciado é sobre recrutmento e a resposta certa é sobre a seleção.

  • B) O recrutamento externo é mais lento que o interno.

    C) O recrutamento interno é mais barato que o externo.

    D) No recrutamento interno, o risco de incompatibilidade é menor.

    E) Por meio do recrutamento externo.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2340799
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre a remuneração e os benefícios sociais na gestão de pessoas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O salário nominal representa o volume de dinheiro fixado em contrato e está relacionado ao cargo ocupado, de tal forma que, se não for atualizado periodicamente, sofre desgaste devido à inflação.

    O salário real representa a quantidade de bens e produtos que o empregado pode comprar com certo volume de dinheiro; corresponde ao poder aquisitivo.

    Fonte;Ribas


ID
2340802
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com Hitt (2008) no que se refere à cultura organizacional, é CORRETO afirmar que:

I) A cultura organizacional é a expressão utilizada para designar um sistema de significados compartilhados.
II) Moldar o contexto no qual a empresa formula e implementa suas estratégias – isto é, moldar a cultura organizacional – é a tarefa principal dos líderes estratégicos.
III) A cultura organizacional consiste em um conjunto complexo de ideologias, símbolos e valores-chave compartilhados por toda a empresa e que influenciam a maneira como o negócio é administrado.
IV) A cultura organizacional influencia a forma como a empresa conduz seu negócio, ajudando, também, a regular e controlar o comportamento dos funcionários. Ela pode ser, então, uma fonte de vantagem competitiva.

Estão CORRETAS as afirmações constantes nos itens:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Cultura Organizacional: condiciona o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.
    A cultura de uma organização pode ser descrita em relação a dez características principais, de acordo com Robbins:2
    Ø Identidade do membro – O grau com que os empregados se identificam com a organização como um todo, e não com o seu tipo de trabalho ou especialidade profissional.
    Ø Ênfase no grupo – O grau com que as atividades de trabalho são organizadas em torno de grupos em vez de indivíduos.
    Ø Foco nas pessoas – O grau com que as decisões da administração levam em consideração o efeito dos resultados em pessoas da organização.
    Ø Integração das unidades – O grau com que as unidades da organização são estimuladas a operar de uma maneira coordenada ou interdependente.
    Ø Controle – O grau com que regras, regulamentos e supervisão direta são usados para inspecionar e controlar o comportamento dos empregados.
    Ø Tolerância a risco – O grau com que os empregados são incentivados a serem agressivos, inovadores e propensos ao risco.
    Ø Critérios de recompensa – O grau com que recompensas como aumentos de salário e promoções são distribuídos por critério de desempenho do empregado em contraste com o tempo de casa, favoritismo e outros fatores não ligados ao desempenho.
    Ø Tolerância a conflito – O grau com que os empregados são estimulados a expressar conflitos e críticas abertamente.
    Ø Orientação meios-fins – O grau com que a administração enfatiza resultados ou efeitos em detrimento de técnicas e processos usados para alcançar aqueles resultados.
    Ø Foco em sistemas abertos – O grau com que a organização monitora e responde a mudanças no ambiente externo.
    Normalmente, a cultura de uma organização reflete a maneira de pensar de seus fundadores. Como eles foram os criadores da organização, tiveram também as primeiras ideias de como ela deveria se portar em relação aos desafios, determinando, dessa forma, como seus ocupantes deveriam se comportar dentro dela.
    Mas não são só os fundadores que impactam a cultura organizacional. Com o tempo, as experiências vividas por seus funcionários também vão se somando à visão de seus fundadores, moldando e consolidando essa cultura.

  • Sinceramente, não entendi como esse item II está correto. Alguém pode esclarecer? Muito estranho o fato de os líderes moldarem a cultura organizacional. 

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • GABARITO: LETRA E

    Cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados, que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação

    aos seus problemas.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012


ID
2340805
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Segundo Henry Mintzberg, a formação de gerentes reside no desenvolvimento das habilidades. Ele acredita que seja preciso ir além da transmissão de conhecimentos e oferecer oportunidades para que as pessoas possam desenvolver e aprimorar suas habilidades gerenciais. As observações de Mintzberg e as pesquisas subsequentes indicam que as diversas atividades dos gerentes podem ser organizadas em dez papéis.

Categoria
I) Informacional
II) Interpessoal 
II) Decisório

Papel
1. Líder
2. Disseminador
3. Monitor
4. Empreendedor
5. Alocador de recursos
6. Negociador
7. Porta-voz
8. Representante
9. Intercomunicador
10. Apaziguador de distúrbios

Atividade
( ) Direciona e motiva os funcionários. Treina, aconselha e se comunica com os subordinados.
( ) Representa os interesses do departamento durante as negociações dos contratos sindicais, vendas, compras, orçamentos.
( ) Passa as informações para os outros membros da organização. Envia memorandos e relatórios.
( ) Transmite informações para as pessoas de fora mediante discursos, relatórios e memorandos.
( ) Desempenha deveres cerimoniais e simbólicos, como receber visitantes, e assina documentos legais.
( ) Mantém elos de informações tanto dentro quanto fora das organizações.
( ) Inicia projetos de melhorias, identifica novas ideias e delega a responsabilidade da ideia para outros.
( ) Toma medidas corretivas durante as disputas ou crises, resolve os conflitos entre os subordinados e se adapta as crises ambientais.
( ) Busca e recebe informações, faz uma leitura rápida das publicações e dos relatórios e mantém contatos pessoais.
( ) Decide quem recebe os recursos, faz a programação, o orçamento e estabelece as prioridades.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação entre a Categoria e o Papel na sequência de cima para baixo da Atividade.

Alternativas
Comentários
  • letra C

     

    ( ) Direciona e motiva os funcionários. Treina, aconselha e se comunica com os subordinados. Interpessoal - Líder

    ( ) Representa os interesses do departamento durante as negociações dos contratos sindicais, vendas, compras, orçamentos. Decisório - Negociador

    ( ) Passa as informações para os outros membros da organização. Envia memorandos e relatórios. Informacional - Disseminador

    ( ) Transmite informações para as pessoas de fora mediante discursos, relatórios e memorandos. Informacional - Porta-voz

    ( ) Desempenha deveres cerimoniais e simbólicos, como receber visitantes, e assina documentos legais. Interpessoal - Representante

    ( ) Mantém elos de informações tanto dentro quanto fora das organizações. Interpessoal - Intercomunicador

    ( ) Inicia projetos de melhorias, identifica novas ideias e delega a responsabilidade da ideia para outros. Decisório - Empreendedor

    ( ) Toma medidas corretivas durante as disputas ou crises, resolve os conflitos entre os subordinados e se adapta as crises ambientais. Decisório - Apaziguador de distúrbios

    ( ) Busca e recebe informações, faz uma leitura rápida das publicações e dos relatórios e mantém contatos pessoais. Informacional - Monitor

    ( ) Decide quem recebe os recursos, faz a programação, o orçamento e estabelece as prioridades. Decisório - Alocador de recursos

  • Gab. C

    PAPÉIS DO ADMINISTRADOR

    I) Informacional

    Disseminador - Passa as informações para os outros membros da organização. Envia memorandos e relatórios.

    Porta-voz - Transmite informações para as pessoas de fora mediante discursos, relatórios e memorandos.

    Monitor - Busca e recebe informações, faz uma leitura rápida das publicações e dos relatórios e mantém contatos pessoais.

    II) Interpessoal 

    Líder - Direciona e motiva os funcionários. Treina, aconselha e se comunica com os subordinados.

    Representante - Desempenha deveres cerimoniais e simbólicos, como receber visitantes, e assina documentos legais.

     Intercomunicador - Mantém elos de informações tanto dentro quanto fora das organizações.

    III) Decisório

    Negociador Representa os interesses do departamento durante as negociações dos contratos sindicais, vendas, compras, orçamentos. 

    Empreendedor - Inicia projetos de melhorias, identifica novas ideias e delega a responsabilidade da ideia para outros

    Apaziguador de distúrbios - Toma medidas corretivas durante as disputas ou crises, resolve os conflitos entre os subordinados e se adapta as crises ambientais.

    Alocador de recursos - Decide quem recebe os recursos, faz a programação, o orçamento e estabelece as prioridades.

    CHIAVENATO, Idalberto. Fundamentos da Administração: planejamento, organização, direção e controle para incrementar competitividade e sustentabilidade. 9ª edição. São Paulo: Manole, 2014.

    ______. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª edição. São Paulo: Manole, 2014.

    OBS.: Artigo publicado originalmente no blog https://www.administracaoparatodos.com.br


ID
2340808
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A norma ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade possui requisitos que determinam os processos necessários e o estabelecimento de métodos para assegurar que esses processos produzam os resultados desejados. Ao implantar um sistema com base na ISO 9001, um gestor deseja:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    De acordo com a 9001:2015, são benefícios potenciais para uma organização na implementação de um SGQ:

     

    Capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente

    Facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente

    Abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos

    Capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de SGQ


ID
2340811
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Associe as ferramentas da qualidade com a sua descrição correta:

1) Gráfico de Pareto
2) Matriz de priorização
3) Diagrama de Ishikawa
4) Brainstorming
5) Check-list ou Lista de verificação

A) É um gráfico que reproduz a matriz GUT, onde “G” é gravidade, “U” é urgência e “T” é tendência, sendo os resultados priorizados a partir de uma análise de riscos.
B) É um gráfico de barras, construído a partir de um processo de coleta de informações, no qual são registrados o número de não-conformidades e a probabilidade acumulada, demonstrando que 20% das causas mais influentes representam 80% dos efeitos.
C) Técnica de análise de problemas que consiste no desdobramento de dados em categorias e grupos menores para identificar onde realmente o problema ocorre.
D) Ferramenta de representação de causas, de forma agrupada em seis categorias que levam a um determinado efeito.
E) Trabalho em grupo no qual os indivíduos emitem ideias de forma livre, sem críticas, no menor tempo possível.

Está CORRETA a associação, de cima para baixo, na alternativa:

Alternativas

ID
2340814
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em um sistema de produção, no qual a demanda de produção é acionada a partir de solicitações de consumidores (internos), utiliza-se o tipo de programação:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    Produção Puxada e Produção Empurrada

     

    O procedimento de alimentação de estoque normalmente é baseado em ponto de pedido ou demanda firme, dependendo dos tipos de produção e distribuição adotados.


    Dois modelos existentes na manufatura influenciam diretamente a alimentação de estoque: empurrar o produto ou puxar o produto. Em outras palavras, a produção pode ser sob encomenda ou contra previsão de demanda. Os pedidos acionam o fluxo de pedidos, mas, dependendo da estratégia de produção, podem ou não acionar sua fabricação imediata por um fornecedor.

     

    Produção Puxada (make-to-order)


    Na estratégia de fabricação sob encomenda (make-to-order) o fornecedor só inicia o processo de produção quando chega o pedido. Este conceito está associado à demanda real, em que os estoques são abastecidos e os produtos são produzidos de acordo com a necessidade ditada pela demanda. Técnicas como just in time são aplicadas para abastecer o estoque somente no momento em que é necessário, resultando em níveis reduzidos de estoque nos pontos de armazenagem.

    Produção puxada é aquela que sincroniza a produção de acordo com a demanda dos produtos, em vez de produzir e estocar para só então oferecer o produto no mercado. A Boeing, por exemplo, optou pela fabricação sob encomenda.

     

    Produção Empurrada (make-to-stock)


    Na estratégia de fabricação contra previsão de demanda (make-to-stock) o fornecedor fabrica os produtos em antecipação à demanda e os armazena em estoque de produtos acabados, atendendo a demanda de acordo com a chegada os pedidos. Este conceito está associado a um ponto de pedido, em que o estoque vai diminuindo e quando atinge um nível predefinido realiza-se o ressuprimento. A Sony, por exemplo, optou pela fabricação conforme previsão de demanda.

     

    Loreni T. Brandalise - Administração de Materiais e Logística - pág. 96 - 97

  • Coma um big mac e essa questão nunca mais será esquecida!

  • Just in Time

    O sistema de “puxar” a produção a partir da demanda, produzindo em cada celular de produção somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário. 

  • Just In Time = Puxada

    Just In Case = Empurrada

    Gab. E


ID
2340817
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O setor de programação e controle da produção de uma indústria tem os seguintes objetivos, EXCETO:

Alternativas

ID
2340820
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A empresa Motores Dinâmicos SA produziu 300 peças em junho, sendo utilizados 40 funcionários na produção. Em julho, foram 360 peças, com o aumento de 5 funcionários na produção. A partir dessas informações, conclui-se que:

Alternativas
Comentários
  • Se pode fazer por regra de três composta.


    100/X = 300/45 * 360/40 (são inversamente proporcionais).

    100/X = 1500

    X = 15% adicional de produtividade.

    Letra B.





ID
2340823
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à gestão de materiais julgue como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F), de cima para baixo, os seguintes itens:

( ) Uma das formas utilizadas para reduzir o volume de estoques de material é o sistema just-in-time.
( ) As empresas devem definir políticas simples para os seus procedimentos de compras que produzam resultados eficazes, como, por exemplo, manter atualizado o cadastro de fornecedores de bens e serviços, manter o histórico do relacionamento com os fornecedores no qual constarão os preços e condições de negociação, além do registro de ocorrências técnicas e comerciais, como recusa de produtos, procedimentos irregulares em cobrança, divergências, etc.
( ) Se o consumo médio anual de determinada unidade de estoque for de 800 unidades/ano e o estoque médio for de 100 unidades, é correto dizer que a rotatividade média desse item de estoque é de 8 vezes/ano.
( ) O ponto de pedido é um método utilizado para identificar o limite máximo de estocagem de determinado item de estoque.
( ) O estoque máximo não pode ser superior à soma do estoque mínimo com o lote de compra.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  Se o consumo médio anual de determinada unidade de estoque for de 800 unidades/ano e o estoque médio for de 100 unidades, é correto dizer que a rotatividade média desse item de estoque é de 8 vezes/ano.

    Ir = CM / EM

    Ir = 800 / 100 = 8

    Portanto, VERDADEIRO.

  • Gab. D

    4- O ponto de pedido ou reorder point (RoP em suas siglas em inglês) refere-se ao momento em que a empresa deve ordenar uma nova compra de mercadorias de seus fornecedores para evitar uma ruptura de estoque.


ID
2340829
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à gestão da produção, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    Segundo a literatura escrita por Marco Aurélio P. Dias, "para se manter eficiente um sistema de movimentação de materiais, existem ainda certas leis que, sempre dentro das possibilidades, devem ser levadas em consideração". Dentre as 11 (onze) leis citadas pelo referido escritor, tem-se a Mínima manipulação.

     

    1. Obediência ao fluxo das operações

    2. Minina distância

    3. Mínima manipulação

    Reduza a frequência de transporte manual. O transporte mecânico custa menos que as operações de carga e descarga, levantamento e armazenamento. Evite manipular os materiais tanto quanto possível ao longo do ciclo de processamento.

    4. Segurança e satisfação

    5. Padronização

    6. Flexibilidade

    7. Máxima utilização do equipamento

    8. Máxima utilização da gravidade

    9. Máxima utilização do espaço disponível

    10. Método alternativo

    11. Menor custo total

     

    Dias, Marco Aurélio P. - Administração de Materiais: Princípios, conceitos e gestão. 6ª edição - 2011. pag. 210 

  • A - área de Logística é muito ampla e engloba as atividades de embalagem, transporte, armazenagem e desenvolvimento de produtos.

  • Gab. E

    a- não engloba desenvolvimento de produtos

    b- objetiva a economia de estoques

    c- FIFO - “primeiro que entra, primeiro que sai”

    ordem decrescente de importância - CURVA ABC

    d- mantém apenas o necessário no estoque de acordo com a projeção


ID
2340832
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Considere os aspectos abaixo:

I) Reestruturar o número de fornecedores.
II) Desenvolver produtos em conjunto com os fornecedores.
III) Desenvolver produtos em conjunto com os clientes.
IV) Integrar informações e infraestrutura com os fornecedores.
V) Integrar informações e infraestrutura com os clientes.
VI) Receber just-in-time e diminuir níveis de estoque.

São objetivos da gestão de uma cadeia de suprimentos:

Alternativas

ID
2340835
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A inovação é um termo cada vez mais presente nas agendas empresarial e governamental, e também nos discursos de diversos dirigentes como fonte de vantagem competitiva e de progresso industrial, econômico e social. De acordo com Figueiredo (2009), julgue os itens a seguir.

I) Uma invenção é uma ideia, um esboço ou modelo voltado para um dispositivo, produto, processo ou sistema novo ou aperfeiçoado, que pode ser patenteada, mas que não resulta necessariamente em inovação tecnológica.
I) Inovação radical estabelece um conceito novo para o mercado local em que novos componentes e elementos são combinados de uma forma diferente formando uma arquitetura nova.
III) Inovação incremental avançada é considerada quando uma empresa introduz novos produtos, processos e/ou sistemas de equipamentos para o mercado local, sem alterar as relações entre os elementos da tecnologia. Trata-se de novidade para o mercado onde a empresa opera.
IV) As inovações de nível local são expressas pela implementação de processos, produtos, equipamentos e configurações organizacionais que adicionam um grau original de novidade à fronteira tecnológica internacional. Essas inovações, entretanto, significam que devem sempre ser relacionadas a equipamentos impressionantes e muito complexos. 

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas INCORRETAS.

Alternativas

ID
2340838
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

“Todo empreendedor tem a própria história sobre como levantou capital para abrir o primeiro negócio. Alguns começam de forma modesta, com reservas pessoais acumuladas ao longo dos anos. Outros entram no jogo catapultados por cheques milionários de investidores. Há também aqueles que recebem ajuda de familiares ou recorrem às linhas de crédito bancárias. E existem profissionais que fazem uso das verbas rescisórias recebidas após uma demissão para realizar o sonho de empreender. Não existe jeito certo de captar dinheiro. Trata-se de um processo de tentativa e erro. Nessa etapa, sai na frente quem é capaz de identificar o tipo de suporte necessário para fazer sua empresa crescer”. (Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, p. 66, julho de 2016).

Dessa forma, associe, de cima para baixo, os tipos de financiamentos com os seus respectivos conceitos.

Tipos de financiamentos 
I) Crowdfunding
II) Incubadoras
III) Anjos
IV) Fundos de Investimentos
V) Corporate Venture
VI) Bancos

Conceito
( ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.
( ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.
( ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.
( ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.
( ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.
( ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    ( Bancos ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.

     

    ( Crowdfunding ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.

     

    ( Incubadoras ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.

     

    Fundos de Investimentos ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.

     

    Corporate Venture ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.

     

    ( Anjos ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

  • essa não é da minha alçada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gab-B,livro nenhum de C.Bancários fala desse assunto...questão para professor


ID
2340841
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência às características dos empreendedores de sucesso, assinale a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a alternativa incorreta está na letra B


ID
2340844
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o Plano de Negócios, julgue as afirmativas e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) É um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, apenas em estágio inicial, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro.
( ) Serve para testar a viabilidade de um conceito de negócio, pois após o plano concluído o empreendedor obterá uma análise de viabilidade econômica do negócio ou unidade empresarial.
( ) Além do empreendedor, muitos são os públicos que podem se beneficiar com seu uso.
( ) Deve mostrar qual a oportunidade identificada e o mercado-alvo que o negócio foca ou irá focar, bem como os clientes em potencial.
( ) Para ser validado, a ideia de negócio em seu conteúdo deve ser única, ou seja, inédita.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

  • SOBRE A última assertiva . A ideia pode já existir e ser apenas inovada, fazer algo de uma maneira diferente, inovadora. Lembrando que criatividade é pensar em coisas diferentes e inovação é fazer coisas diferentes, coisas essas que sirvam as pessoas.

    Caminhando com Fé!


ID
2340847
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

De acordo com o texto da Lei de Franquia Empresarial (Lei 8.955/94), franquia é um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, diz a lei, o franqueador também cede o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

Pode ser considerada uma desvantagem de ser um franqueado:

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a "E" - Ter uma autonomia parcial.​

  • Gabarito: alternativa E.

     

    "[...]

     

    Não obstante o exposto, embora os membros dessa rede (franqueador e franqueado sejam independentes entre si, atuam com unidade, já que, para o mercado consumidor, exibem-se pela identidade comum da rede. Nesse sentido, pode-se sustentar que dita autonomia, é relativa, haja vista depender o franqueado da estrutura fornecida peo franqueador para a manutenção de sua padronização. Além do mais, existem certos atos que o franqueado não poderá praticar sem a autorização do franqueador, como por exemplo, a concessão de descontos.

    Francisco Penante Jr. - Direito empresarial - Resumos Para concursos, pg.167. 2ª Ed. - Editora Juspodivm. - não me lembro como se faz referência bibliográfica.

  • GABARITO E

     

    Somente um adendo:

     

    O contrato de franquia empresarial não exige a concessão pelo franqueador de exclusividade de distribuição de bens ou prestação de serviços sobre áreas pré-determinadas, mas sim, a cessão do aviamento. Só haverá franquia se houver cessão do aviamento, caso contrário será outro contrato, como por exemplo: autorização para uso de marca.

     

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem.
    DEUS SALVE O BRASIL.
    whatsApp: (061) 99125-8039

  • O contrato de franquia também conhecido como franchising estava disciplinado pela Lei nº 8.955/94, que foi revogada. Atualmente o contrato de franquia é regido pela Lei 13.966/19.

    Apesar da questão ter sido cobrada em 2019, os assuntos abordados não foram alterados.

    O conceito de franquia empresarial está previsto no art. 1º, da Lei 13.966/19, ocorre quando um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.  No contrato de franquia temos as seguintes partes: a) franqueador; b) franqueado. Ambos devem ser empresários, por ser um contrato de franquia um contrato empresarial. 

    O Franqueador (franchisor) que objetivando ampliar seus negócios e disseminar sua marca no mercado celebra um contrato com o Franqueado (franchisee).

    O franqueado por sua vez, se beneficia da expertise do franqueador e de sua marca vendendo um produto ou serviço que já possui uma clientela. O franqueado possui autonomia, jurídica e financeira, mesmo estando vinculado ao franqueador.

    Segundo Fran Martins o contrato de franquia é “Baseados nos elementos que nos fornecem os métodos de comercialização pela franquia, podemos conceituar esta como o contrato que liga uma pessoa a uma empresa, para que esta, mediante condições especiais, conceda à primeira o direito de comercializar marcas ou produtos de sua propriedade sem que, contudo, a estejam ligados por vínculo de subordinação. O franqueado, além dos produtos que vai comercializar, receberá do franqueador permanente assistência técnica e comercial, inclusive no que se refere à publicidade dos produtos.” (1)          

    Letra A) Alternativa Incorreta. O recebimento de treinamento e suporte é uma vantagem para o franqueado. Já que no COF é obrigatório que indicação do que é oferecido ao franqueado pelo franqueador e em quais condições, no que se refere a: a) suporte; b) supervisão de rede; c) serviços; d) incorporação de inovações tecnológicas às franquias; e) treinamento do franqueado e de seus funcionários, especificando duração, conteúdo e custos; f) manuais de franquia;

    g) auxílio na análise e na escolha do ponto onde será instalada a franquia; e h) leiaute e padrões arquitetônicos das instalações do franqueado, incluindo arranjo físico de equipamentos e instrumentos, memorial descritivo, composição e croqui;


    Letra B) Alternativa Incorreta. Outra vantagem do contrato de franquia, uma vez que o franqueado tem todo o suporte e se beneficia da expertise do franqueador e de sua marca vendendo um produto ou serviço que já possui uma clientela.


    Letra C) Alternativa Incorreta. A franquia dá à franqueado maior vantagem competitiva, inclusive usufruindo dos resultados de Pesquisa e Desenvolvimento que são realizados pelo franqueador. O franqueado se beneficia da expertise do franqueador e de sua marca vendendo um produto ou serviço que já possui uma clientela.


    Letra D) Alternativa Incorreta. A franquia dá ao franqueado maior vantagem competitiva. O franqueado se beneficia da expertise do franqueador e de sua marca vendendo um produto ou serviço que já possui uma clientela.

      

    Letra E) Alternativa Correta. O franqueado possui autonomia, jurídica e financeira, mesmo estando vinculado ao franqueador. Porém, como no contrato de franquia, é possível observar uma subordinação empresarial entre o fraqueado e o franqueador (sem que se configure o vínculo empregatício), já que o franqueado deve obedecer às orientações do franqueador, acaba ocorrendo uma autonomia parcial do franqueado quanto aos negócios, que pode ser vista como uma desvantagem em razão dessa subordinação.    

    Gabarito do Professor: E


    Dica: O COF é tão importante, que a ausência do referido documento nos termos da Lei nova pode gerar a nulidade ou anulabilidade do contrato.

    Nesse sentido prevê o art. 2º § 2º, Lei nova: “na hipótese de não cumprimento do disposto no § 1º, o franqueado poderá arguir anulabilidade ou nulidade, conforme o caso, e exigir a devolução de todas e quaisquer quantias já pagas ao franqueador, ou a terceiros por este indicados, a título de filiação ou de royalties, corrigidas monetariamente”. ( Lei 13.966/19).

    A Lei revogada falava apenas e, anulabilidade – “na hipótese do não cumprimento do disposto no caput deste artigo, o franqueado poderá argüir a anulabilidade do contrato e exigir devolução de todas as quantias que já houver pago ao franqueador ou a terceiros por ele indicados, a título de taxa de filiação e royalties, devidamente corrigidas, pela variação da remuneração básica dos depósitos de poupança mais perdas e danos (art., §único, Lei 8.955/94).


    (1) Fran, MARTINS. Curso de direito comercial - contrato se obrigações comerciais. Vol. 03, 19ª Edição. Grupo GEN. 2019. Pág. 385.


    (

    (


ID
2340850
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Os empreendedores têm disponíveis muitas formas legais da proteção da propriedade intelectual. Embora nenhuma delas impeça completamente os concorrentes de imitar sua propriedade intelectual, todas ajudam a protegê-la de alguma maneira”. (Baron&Shane, 2007)

______________________________é um direito jurídico concedido por um governo nacional. Ela permite que um inventor impeça outros de usarem a mesma invenção por 20 anos em troca de divulgar como a invenção funciona.

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. Patente de Invenção (PI) - Produtos ou processos que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito.


ID
2340853
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

 _________________________ é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos.

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do projeto deixar de existir.

     

    (Guia PMBOK) — Quinta Edição


ID
2340856
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

São ferramentas e técnicas para determinar o orçamento dos custos do projeto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Questão chata, pois não envolve necessariamente gestão de recursos públicos, está mais para a area privada. 

     

    A questão aborda o ultimo processo de planejamento do guia PMBOK

     

    FERRAMENTAS E TÉCNICAS

    1. Agregação de custos

    2. Análise das reservas

    3. Opinião especializada

    4. Relações históricas

    5. Reconciliação do limite de recursos financeiros

     

    Portanto, a única opção que não está no guia é a alternativa e (custo da qualidade)

     

    Gabarito E


ID
2340859
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto.

Julgue as itens a seguir:
I) Planejar o gerenciamento do escopo é o processo de criar um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como tal escopo será definido, validado e controlado. O principal benefício deste processo é o fornecimento de orientação e instruções sobre como o escopo será gerenciado ao longo de todo o projeto.
II) Os fatores ambientais da empresa que podem influenciar o processo de planejamento do gerenciamento do escopo se limitam a cultura organizacional, infraestrutura e condições de mercado.
III) Definir o escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. O principal benefício desse processo é que ele descreve os limites do projeto, serviços ou resultados ao definir quais dos requisitos coletados serão incluídos e quais serão excluídos do escopo do projeto.
IV) Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue.
V) Validar o escopo é processo de monitoramento do andamento do escopo do projeto e do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo. 

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • PMBOK 5a edição pg 135

    5.1.1.3 Fatores ambientais da empresa
    Descritos na Seção 2.1.5. Os fatores ambientais da empresa que podem influenciar o processo Planejar o
    gerenciamento do escopo incluem, mas não estão limitados, a:
    • Cultura organizacional,
    • Infraestrutura,
    • Administração do pessoal, e
    • Condições de mercado.

  • Gabarito D

    Validar o escopo: Validar escopo consiste em obter a aceitação formal das entregas durante o monitoramento e controle do projeto com o cliente ou patrocinador. Então, deve-se planejar reuniões com as partes interessadas, conforme as entregas vão ficando prontas, para que o trabalho seja validado. Muitos confundem a aprovação da declaração de escopo com a validação do escopo, a diferença é que a declaração de escopo deve ser aprovada antes do trabalho ser iniciado, e a validação é feita conforme as entregas são finalizadas, o que é melhor do que se ter a aprovação apenas ao final do projeto.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !