SóProvas


ID
2340985
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Anita Handfas e Rosana Teixeira (2007) levantam a hipótese de que a Sociologia corre o risco de perder sua natureza científica no ensino médio por influência, nas práticas pedagógicas docentes, de algumas concepções que afirmam que o desenvolvimento dos processos educacionais são impulsionados fundamentalmente pela experiência imediata ou pela prática cotidiana de seus agentes. Na avaliação dos autores, essas concepções se baseiam nas seguintes perspectivas:

I) Na promoção de uma distinção entre conhecimento tácito e conhecimento escolar.

II) Na “epistemologia da prática”, que se fundamentaria principalmente no conjunto de saberes que o professor tende a mobilizar em sua prática pedagógica cotidiana, em especial os saberes de sua própria experiência.

III) Na celebração do ‘fim da teoria’ – movimento que prioriza a eficiência e a construção de um terreno consensual que toma por base a experiência imediata ou o conceito corrente de prática reflexiva.

IV) Na crítica de que a escola é hoje tributária de uma perspectiva teoricista e elitista do ensino, na medida em que nega os vínculos entre a elaboração teórica e a prática social.

Assinale a alternativa que apresenta apenas sentenças CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    "Sem pretender aprofundar essa questão que mereceria uma análise mais apurada, é preciso deixar claro que não estamos nos contrapondo à idéia de articulação dos conteúdos da Sociologia com o cotidiano dos alunos. Ao contrário, nosso entendimento é o de que essa articulação deve ocorrer não somente com a Sociologia, mas com todas as disciplinas. A esse respeito podemos afirmar inclusive, que de um modo geral a escola é hoje tributária de uma perspectiva teoricista e elitista do ensino, na medida em que nega os vínculos entre a elaboração teórica e a prática social."

  • A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de Sociologia nas escolas de nível médio

    Anita Handfas, Rosana da Câmara Teixeira

    Acessar o artigo: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3392