SóProvas


ID
2341345
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de renovação do serviço social brasileiro instaura o pluralismo teórico-metodológico e ideopolítico. Ao analisar o serviço social brasileiro na década de 1990, Netto (1996) identifica algumas vertentes teórico-profissionais; assinale-as.

Alternativas
Comentários
  • Marquei a B e não consigo encontrar o rerro nela. Alguem?

  • A resposta é a letra B, houve, claramente, um erro na resposta.

    As verterdes do processo de renovação do S.S. no Brasil, sob a égide do regime autocrático burguês (modernização conservadora), segundo NETTO são:

    Perspectiva modernizadora - estrutural-funcionalismo (positivismo)

    Reatualização do conservadorismo - fenomenologia

    Intenção de ruptura - teoria social crítica (marxismo)

  • Observem que a questão não está falando do movimento de renovação do Serviço Social, mas de perspectivas identificadas na década de 1990.

    a) a continuidade e o aprofundamento da vertente reconceituada denominada como intenção de ruptura, de cariz marxista;

    b) o aprofundamento da perspectiva modernizadora, de forte perfil tecnocrático;

    c) a continuidade, sem presença intensa, da reatualização do conservadorismo, de inspiração fenomenológica;

    d) o desenvolvimento e o adensamento de uma vertente neoconservadora, de forte base epistemológica pós-moderna;

    e) o florescimento de linhas aparentemente radicais valorizadoras de experiências que brotam da realidade sem a necessidade da teorização e da pesquisa rigorosa e sistemática.

    Livro: NETTO, J. P. Transformações societárias e Serviço Social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, n. 50, p. 87-132, abr. 1996.

  • Destacando a necessidade de considerar possíveis intersecções entre as vertentes que já se objetivavam com certa intensidade na segunda metade dos anos 1990, ) destacou cinco possibilidades: a) a continuidade e o aprofundamento da vertente reconceituada denominada como intenção de ruptura, de cariz marxista; b) o aprofundamento da perspectiva modernizadora, de forte perfil tecnocrático; c) a continuidade, sem presença intensa, da reatualização do conservadorismo, de inspiração fenomenológica; d) o desenvolvimento e o adensamento de uma vertente neoconservadora, de forte base epistemológica pós-moderna; e) o florescimento de linhas aparentemente radicais valorizadoras de experiências que brotam da realidade sem a necessidade da teorização e da pesquisa rigorosa e sistemática. Insistindo na possibilidade real de sobreposição e intersecção de elementos mais próximos de uma ou outra vertente, Netto (1996, p. 126) chama a atenção para a presença mais intensa das orientações a, b e d, como as que travariam o "confronto teórico-profissional" mais substantivo

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000100065

  • Acabei de estudar o assunto e é a letra B a resposta certa...apenas em ordem diferente, pq a intenção de ruptura fica na última fase, a perspectiva modernizadora em primeira fase e a reatualizacao do conservadorismo na segunda fase.