SóProvas


ID
2342035
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma organização, a existência de um grito de guerra, semelhante aos da torcida esportiva, como forma de motivar e unir a força de trabalho, reforçando a crença de que os colaboradores são importantes para o sucesso da empresa refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Rituais e Cerimonias: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.

  • Rituais: São sequencias de atividades repetitivas na
    organização que reforçam a forma de pensar e agir vigente e os
    valores organizacionais. Sob outra perspectiva, considera-se
    que ritual é um conjunto de técnicas e comportamentos
    padronizados que lida com ansiedades, mas que raramente
    produz consequências práticas (Trice e Beyr, 1985, apud
    Huppes, 2008). Eles reforçam quais são os objetivos mais
    importantes, quais as pessoas que são importantes e quais são
    dispensáveis
    (Robbins, 2010).

  • Ué, achei que Rituais e Cerimônias fossem sinônimos...

  • Gabarito D

    ELEMENTOS DA CULTURA:

    1. Valores – definições a respeito do que é importante para ser atingir o sucesso organizacional, tais como: a importância do consumidor, padrão de desempenho excelente, qualidade e inovação, importância da motivação intrínseca, entre outros.

    2. Histórias e mitos – são os boatos, anedotas e histórias sobre os donos, fundadores, chefes e dirigentes das organizações, contadas e repetidas entre os membros sobre os eventos e incidentes na vida da organização.

    3. Ritos, rituais e cerimônias – são sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores fundamentais da organização, podem ser gritos de guerra, reuniões periódicas, eventos, etc.

    o  rito de passagem: o indivíduo deixa da condição de estranho, para fazer parte do grupo por meio de um evento interno ou externo, que faz o indivíduo se sentir aceito pelo grupo e pela organização;

    o  rito de reforço e reconhecimento: comemoram os bons resultados com premiações, títulos ou aplausos;

    o  rito de integração: utilizam de festas e eventos sociais para aproximar o grupo;

    o  rito de redução de conflitos: são momentos de negociações;

    o  rito de renovação: são momentos do grupo discutir novos caminhos e projetos, geralmente através de reuniões;

    o  rito de degradação: retiram poder, sendo a demissão a mais radical deles.

    4. Heróis – personagens que incorporam os valores e condensam a força da organização, cujos feitos são reconhecidos com admiração entre os membros e são compreendidos pelos fundadores como modelos exemplares.

    5. Tabus – assuntos ou acontecimentos que não devem ser comentados ou são proibidos, orientando assim o comportamento para o não-permitido nas organizações.

    6. Crenças e pressupostos – elementos geralmente usados como sinônimos para expressar aquilo que é tido como verdade na organização.

    7. Normas – formas de comportamento que se esperam dos indivíduos em cada ocasião, isto é, a forma como cada um, dependendo do seu trabalho e de sua posição hierárquica, deve agir.

    8. Símbolos e processo de comunicação – o uso especial de linguagem e outras expressões não-verbais, como: desenhos humorísticos, manifestos, reclamações, cartas etc., para comunicar temas importantes da vida organizacional.

  • Ritual é um adjetivo, significa atos, sinais ou gestos repetitivos geralmente religiosos e Cerimônia um substantivo tem haver com um evento e não uma ação.

  • Ritual é um adjetivo, significa atos, sinais ou gestos repetitivos geralmente religiosos e Cerimônia um substantivo tem haver com um evento e não uma ação.