SóProvas


ID
2342041
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à liderança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A liderança transformacional considera os líderes eficazes como agentes de mudança na unidade de trabalho ou na empresa, que criam, comunicam e modelam uma visão compartilhada da equipe ou organização e inspiram os seguidores a lutar por essa visão.

( ) A Teoria do caminho-objetivo afirma que os líderes eficazes asseguram que os bons executores recebam recompensas mais valorizadas, fornecem informações, apoio e outros recursos necessários para ajudar os funcionários a concluírem suas tarefas.

( ) A teoria que identifica as condições que limitam a capacidade do líder para influenciar os subordinados ou que tornam desnecessário um determinado estilo de liderança refere-se à Teoria da liderança situacional.

( ) A liderança compartilhada se desenvolve nas empresas em que os líderes formais estão dispostos a delegar poder e incentivar os funcionários a tomarem iniciativa e assumirem riscos sem medo do fracasso.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (A).


    Quanto à assertiva falsa:
     

    A teoria que identifica as condições que limitam a capacidade do líder para influenciar os subordinados ou que tornam desnecessário um determinado estilo de liderança refere-se à T̶e̶o̶r̶i̶a̶ ̶d̶a̶ ̶l̶i̶d̶e̶r̶a̶n̶ç̶a̶ ̶s̶i̶t̶u̶a̶c̶i̶o̶n̶a̶l̶.

    Trata-se da Teoria dos Substitutos de Liderança (considera que não há necessidade de haver liderança).

     

    At.te, CW.

    - MCSHANE & VON GLINOW. Comportamento organizacional. p337. AMGH Editora, 2014.

    -AMARU MAXIMIANO. Administração para Concursos. p289. Editora Método-Gen, 2016.

  • Achei a segunda afirmativa generalista demais.

    Robert House (apud, Robbins, 2005) desenvolveu essa teoria com base nos estudos da Universidade de Ohio e nas ideias da teoria da expectativa. A principal ideia dessa teoria é a de que o líder será aceito pelos liderados como líder, quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. Dessa forma, o líder deve auxiliar os liderados a alcançarem objetivos, orientando-os e apoiando-os para garantir que esses objetivos sejam compatíveis com os organizacionais.
    O comportamento do líder será motivacional se:
    • fizer com que sejam contingentes: satisfação das necessidades do liderado e desempenho eficaz;
    • proporcionar o apoio e a orientação necessários aos liderados.
    House detalhou quatro comportamentos de liderança:
    • Líder diretivo: semelhante à “estrutura de iniciação” da Universidade de Ohio. Este líder deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
    • Líder apoiador: semelhante à “consideração”. O líder apoiador é receptivo e sensível às necessidades dos liderados.
    • Líder participativo: antes de tomar decisões, consulta os liderados. É semelhante ao democrático-consultivo da liderança clássica.
    • Líder orientado para a conquista ou líder voltado para a realização: estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.
    House (apud, ROBINS, 2005) afirma que os líderes são flexíveis. Eles irão adequar o estilo de liderança à situação. São duas as classes ambientais propostas pelo autor: fatores contingenciais ambientais e fatores contingenciais do subordinado.

  • Pessoal, pesquisando a segunda assertiva, verifiquei que está correto e o estilo de liderança que mais se aproxima é o Situacional.

     

    Bons estudos !!!

  • A liderança transformacional é caracterizada pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade de qualquer lugar por onde passa. Esse é um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos, além de ser visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

     

     

    A teoria caminho-objetivo (também chamada de meta-objetivo ou ainda pelo termo original path-goal) é uma teoria de liderança que está contextualizada dentro da abordagem contigencial da Administração.

    Esta teoria foi desenvolvida para reconciliar anomalias encontradas em evidências empíricas sobre o efeito das orientações dos líderes para pessoas e das orientações para tarefas em relação à satisfação e desempenho dos seus subordinados (HOUSE, 1996).

    Na sua versão inicial, a função motivacional do líder consiste em aumentar as recompensas pessoais aos subordinados que atingirem metas de trabalho, bem como tornar o caminho para o alcance destas metas mais fácil, reduzindo os obstáculos e armadilhas e proporcionando mais oportunidades para o aumento da satisfação pessoal dos subordinados.

     

     

  • Ao pessoal que encucou com o 2º item:

     

    A Teoria do caminho-objetivo afirma que os líderes eficazes asseguram que os bons executores recebam recompensas mais valorizadas, fornecem informações, apoio e outros recursos necessários para ajudar os funcionários a concluírem suas tarefas.

    Na sua versão inicial, a função motivacional do líder consiste em aumentar as recompensas pessoais aos subordinados que atingirem metas de trabalho, bem como tornar o caminho para o alcance destas metas mais fácil, reduzindo os obstáculos e armadilhas e proporcionando mais oportunidades para o aumento da satisfação pessoal dos subordinados.

     

    Já a Teoria Situacional (Hersey-Blanchard), no mundo dos concursos, a palavra-chave dela seria "maturidade".

     

    At.te, CW.

    ADMINCONCURSOS. http://www.adminconcursos.com.br/2014/09/teorias-de-lideranca-1-teoria-caminho.html