SóProvas


ID
2343556
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao fenômeno da violência cometida contra a infância, é possível distinguir a vitimização da vitimação. A vitimização pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • "No que se refere à violência sexual contra crianças e adolescentes (uma das formas de vitimizar a população infanto-juvenil), há que se considerar o processo de vitimação no qual as famílias destes sujeitos estão inseridas, ou seja, num contexto marcado pela violência estrutural, constitutiva da sociedade burguesa. Com relação a isso, é imprescindível a análise das mudanças e transformações que, ao longo da história, vem ocorrendo com a família, sendo a maioria delas reflexo das alterações que, a partir de um contexto mais amplo, vão se apresentando na sociedade. Nesse sentido, torna-se necessária também a identificação das múltiplas expressões da questão social vivenciadas pelas famílias de crianças e adolescentes vitimizadas pela violência sexual, na forma de abuso e exploração sexual, contribuindo para a análise da relação existente entre os fenômenos de vitimação ou violência estrutural e vitimização, ambos entendidos como formas de violência."

     

    http://www.redalyc.org/html/3215/321527164007/

  • Gabarito: letra C


    "Ao organizar a sociedade, os seres humanos utilizam vários eixos de hierarquização, estabelecendo regras culturais, sociais, éticas e legais para reger o comportamento de indivíduos na coletividade. As regras de autoridade, gênero e idade são fatores de grande importância na análise das relações sociais e interpessoais da violência sexual dentro do espaço doméstico ou fora do mesmo. A regra da autoridade determina o domínio do mais forte sobre o mais fraco, enquanto que a de gênero, regula as relações entre homens e mulheres. A regra de idade, de um lado rege as relações entre crianças e adolescentes e, do outro, as relações entre adultos detentores do poder e desses sobre os primeiros, socialmente excluídos do processo decisório 9." Aqui as autoras estão falando de VITIMIZAÇÃO SEXUAL


    fonte: https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2004000200013&script=sci_arttext&tlng=es



  • Gab C

    uma forma de aprisionar a vontade e o desejo da criança, de submetê-la ao poder do adulto, objetivando coagi-la a satisfazer seus interesses, expectativas ou paixões;

  • ·        Vitimação ou violência estrutural: aquela caracterizada por condições extremamente adversas de vida, que geram uma imensa população de pessoas vivendo na miséria, com fome, habitação precária ou até mesmo deficiente, dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, sofrendo no cotidiano a violação sistemática dos direitos humanos. à São as consequências da desigualdade social e da pobreza.

     

    ·        Vitimização: violência inerente às relações interpessoais adulto-criança. à Pressupõe necessariamente o abuso, enquanto ação, ou omissão de um adulto, capaz de criar dano físico ou psicológico à criança à Crianças vítimas dessa violência têm aprisionado suas vontades e desejos, estando submetidas ao poder do adulto, a fim de coagi-la a satisfazer os interesses, as expectativas ou as paixões deste.