- ID
- 635179
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- SGA-AC
- Ano
- 2006
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
As emergências psicológicas não incluem
As emergências psicológicas não incluem
A ciência que estuda especificamente a personalidade da vítima, seu comportamento na gênese do crime, seu consentimento para a consumação do delito, suas relações com o delinquente e também a possível reparação de danos é a
A Justiça Restaurativa é uma corrente surgida há cerca de quarenta anos nas áreas de criminologia e vitimologia. Assume-se como um novo paradigma de justiça, caracterizado essencialmente pela
Acerca de vitimologia, assinale a opção correta.
Myra y Lopéz (2007, p.200 e seguintes) refere-se à inexatidão do depoimento por tendência afetiva, o que sugere cuidados especiais, principalmente nas situações carregadas de grande carga emocional. Manifesta-se por meio de diversos tipos de atitudes e comportamentos.
I. Identificação com a Vítima – quando a vítima apresenta fragilidade, grande sofrimento, graves dificuldades econômicas, deficiência orgânica ou psíquica ou com muitos filhos. Antipatia com a outra parte – a situação da outra parte desperta ideias preconceituosas.
II. Valor Moral – compreende-se a defesa de ideias internalizadas, que a situação da vítima demonstra terem sido transgredidos. Inclui “restaurar a verdade”, “defender o que é justo”, ou “defender os oprimidos”.
III. Falsas crenças – pode ocorrer por semelhanças de qualquer ordem (mesma formação, opção política, etnia, opção sexual) que podem incluir o fato de ter vivenciado situação similar ( a vítima foi agredida pelo marido, a entrevistadora ou a jurada também).
Está(ão) correta(s) APENAS:
Segundo Solange Maria Amaral S. Pinheiro, a criança ou o adolescente vitimizados apresentam alterações de comportamento, queixas somáticas, alterações psicológicas, refletindo algumas características comuns, podendo aparecer as mais variadas combinações dos seguintes sinais:
A exposição de crianças à violência do casal, frequentemente, progenitores do menor, que podem estar unidos ou não por laços de conjugalidade, é um exemplo claro de
São setores mais recentes da Psicologia Jurídica:
De acordo com Finkelhorn e Dziuba-Leatherman (1994), a vitimização da criança e do adolescente se constitui em três grandes categorias. Sobre o assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes categorias, segundo esses autores:
( ) Vitimização pandêmica.
( ) Vitimização aguda.
( ) Vitimização extraordinária.
( ) Vitimização indireta.
( ) Vitimização direta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O depoimento judicial de crianças e adolescentes, especialmente no caso de violência sexual, é assunto polêmico, rebatido em diversas oportunidades por vários especialistas, assim como pelo Conselho Federal de Psicologia. Entre os argumentos mais conhecidos contrários ao chamado depoimento sem dano ou depoimento especial de crianças, é correto afirmar que:
Com relação à alienação parental, julgue o item subsequente.
Os critérios de diferenciação entre abuso ou descuido e a síndrome de alienação parental englobam as recordações dos filhos; a lucidez do genitor; situações patológicas da vítima; características pessoais das vítimas do abuso; e a análise do momento do abuso.
A incapacidade da criança em compreender a violência e de prever o evento abusivo e os sentimentos de impotência decorrentes das experiências de vitimização organiza os padrões de interação da criança com o ambiente de maneira fragmentada, ansiosa e confusa. Essas vivencias traumáticas são descritas no quadro clinico de:
Na justiça restaurativa, a vítima: