-
"Projeção na Psicologia – Na teoria psicanalítica, que foi originalmente desenvolvida por Sigmund Freud, a projeção é um tipo de mecanismo de defesa psicológico. Um mecanismo de defesa é uma estratégia que pessoas podem usar, mesmo sem perceber que estão fazendo isso a fim de proteger-se de coisas que realmente não querem lidar ou pensar. Ela alivia os sentimentos de ansiedade ou culpa associados a pensamentos dolorosos ou indesejáveis.
Alguns outros exemplos de mecanismos de defesa incluem: negação, regressão, atuação, dissociação e compartimentalização."
http://psicoativo.com/2016/01/projecao-freudiana-projecao-segundo-freud.html
-
Projeção é vermos, nos outros, coisas que, em verdade, são nossas. O inimigo está sempre lá fora.
-
Posso estar errada, mas me pareceu mais com o uso de racionalização...
-
Gab B
Na teoria psicanalítica, que foi originalmente desenvolvida por Sigmund Freud, a projeção é um tipo de mecanismo de defesa psicológico. Ela alivia os sentimentos de ansiedade ou culpa associados a pensamentos dolorosos ou indesejáveis.
-
Projeção:
Um exemplo de tal comportamento pode ser o de culpar determinado indivíduo por um fracasso próprio. Em tal caso, a mente evita o desconforto da admissão consciente da falta cometida, mantém os sentimentos no inconsciente e projecta, assim, as falhas em outra(s) pessoa(s) ou algo.
-
Fantasmático advém da teoria de Melanie Klein e refere-se às fantasias do inconsciente.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-432X2007000200005