SóProvas


ID
2345536
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia o trecho a seguir para responder à questão.

“Uma das complicações do Diabetes mellitus é o pé diabético, ‘uma condição patológica que acarreta uma diminuição da resistência tecidual nas pernas e pés favorecendo o aparecimento de lesões, infecções e a possibilidade de amputação’.”

                                                                                                            (Regasson, 2012.)

Por isso, é recomendado que toda pessoa diabética realize os exames dos pés anualmente, e que seja realizada na consulta de enfermagem uma avaliação minuciosa da pele, musculoesquelética, vascular e neurológica. 

O monofilamento de 10 g é um dos testes clínicos recomendados para o diagnóstico do pé diabético utilizado para a avaliação:

Alternativas
Comentários
  • Avaliação Neurológica

    Compreende a avalição da sensibilidade (tátil, dolorosa-térmica e vibratória), a avaliação de reflexos tendíneos e a avaliação da função motora.

    • Tem como objetivo principal a identificação da perda da sensibilidade protetora dos pés, para classificação de risco e prevenção de complicações.

    • Os testes que se mostraram mais úteis para a pesquisa de neuropatia periférica no contexto do Pé Diabético foram as avaliações de sensibilidade tátil com monofilamento e vibratória (MCCULLOCH, 2012).

    • A ausência total ou parcial do reflexo Aquileu também constitui um importante sinal preditivo de processos ulcerativos nos pés e deve ser periodicamente avaliado  

    MANUAL DO PE DIABÉTICO (MS)

  • • Os testes que se mostraram mais úteis para a pesquisa de neuropatia periférica no contexto do Pé Diabético foram as avaliações de sensibilidade tátil com monofilamento e vibratória (MCCULLOCH, 2012).

    MANUAL DO PE DIABÉTICO (MS)