SóProvas


ID
234727
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à globalização da informação jornalística, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A agência de informação Havas foi fechada logo após a Segunda Guerra Mundial, sob a acusação de haver colaborado com os nazistas, quando os alemães ocuparam a França. A agência Reuters foi sua sucessora, a partir de 1944.
( ) O surgimento do jornalismo on-line fortaleceu ainda mais o papel das agências de notícia internacionais, com destaque para a Reuters, AP, AF e CNN, que cotidianamente veiculam seus conteúdos e imagens nas páginas principais dos sites noticiosos que contratam seus serviços, em especial na seção chamada breakingnews, ou "últimas notícias".
( ) A proliferação de agências de notícias on-line diminuiu drasticamente o chamado "furo jornalístico", ou seja, reportagens que são difundidas com exclusividade por determinado veículo e que tornam sua leitura um ato único e singular de informação.
( ) Textos de agências internacionais utilizados pelos jornais não precisam ser identificados com o nome da agência mesmo quando utilizados integralmente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A questão "A proliferação de agências de notícias on-line diminuiu drasticamente o chamado "furo jornalístico", ou seja, reportagens que são difundidas com exclusividade por determinado veículo e que tornam sua leitura um ato único e singular de informação", para mim está errada. O furo jornalístico ainda acontece, porém com mais frequência nas agências. Como o gabarito considera a questão verdadeira, parece não classificar a internet como um veículo!!
  • A Havas virou a AFP:

    As agências surgiram em meados do século XIX, com a fundação da primeira agência, a Havas, por Charles-Louis Havas em 1835. Sediada em Paris, a Havas enviava as principais informações e notícias do exterior por telegramas para os jornais, que pagavam por esse serviço. Em 1851, um sócio de Havas, o alemão naturalizado britânico Julius Reuter, deixou a empresa para fundar uma nova agência em Londres, a Reuters. Em 1849, outro empresário, Bernard Wolff, fundou a Wolff, que se tornaria a agência principal da Alemanha. A Reuters existe até hoje, enquanto a Havas acabaria se tornando a atual Agence France-Presse (AFP) e a Wolff deu origem à atual Deutsche Presse-Agentur (DPA). Em 1853, Guglielmo Stefani fundou aAgenzia Stefani, em Turim.


    Quando, no começo da Primeira Guerra Mundial (1914-18), Jorge Mitre, diretor do jornal La Nación, de Buenos Aires, que queria oferecer uma informação equilibrada aos seus leitores, perguntou à agência de notícias Havas “Por que não há comunicados alemães nem austríacos nos seus serviços? Vocês riem de nós...”, um diretor da Havas respondeu: “Nous sommes françaises”. Mitre, irritado, cancelou o contrato com a agência.

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_monopolio_da_informacao



  • Não foi, necessariamente, a proliferação das agências de notícias on-line que gerou a diminuição dos furos jornalísticos. Simplesmente o alto grau de concorrência entre os veículos de comunicação e o surgimento da internet é que foram fatores decisivos para uma cada vez mais escassa exclusividade na divulgação de notícias. Questão analisa esse processo de forma simplória e merece ser anulada.