-
O conflito pode ser dividido em dois tipos: interno e externo. O conflito interno, ou intrapessoal, envolve dilemas de ordem pessoal. O externo envolve vários níveis: interpessoal, intragrupal, intergrupal, intraorganizacional e interorganizacional. Além disso, o conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade:
Conflito percebido (latente): as partes percebem e compreendem a existência do conflito;
Conflito experienciado (velado): ocorre quando o conflito gera sentimentos de hostilidade, de raiva, de medo, de descrédito entre as partes. Chama-se de conflito velado quando não é exteriorizado claramente;
Conflito manifestado (conflito aberto): o conflito é expresso através de um comportamento de interferência ativa ou passiva por pelo menos uma das partes. Se manifesta sem dissimulação.
Abordagem de processo: busca a modificação do processo. Esta abordagem intervém diretamente no conflito. Pode ocorrer por de três maneiras distintas, mas complementares:
i) desativação do conflito, por meio da reação cooperativa - não agressiva - de uma das partes;
ii) reunião de confrontação entre as partes, através de um conflito aberto, com confrontação direta e hostil;
iii) colaboração, por meio do trabalho unido entre as partes, com o propósito de solucionar problemas, identificar ou buscar soluções capazes de conjugar os objetivos de ambas as partes.
-
Gab: E. - Confrontação não é um dos Estilos de Administração de Conflito.
5 ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO:
1. Competição (GANHA X PERDE)
2. Acomodação (Alguém cede em detrimento dos interesses do outro)
3. Afastamento (Há uma fuga do conflito)
4. Acordo (GANHA/PERDE X GANHA PERDE - Troca de concessões, meio termo)
5. Colaboração (GANHA X GANHA)
E temos 3 ABORDAGENS PARA ADMINISTRAR CONFLITOS:
1. Estrutural (Quando há uma percepção de diferenciação, não há igualdade. O gestor precisa agir reduzindo a diferenciação entre grupo, recursos compartilhados e interdependência de atividades)
2. De Processo (O conflito ocorre pelo episódio do conflito em si. O gestor pode desativar o conflito - promovendo um acordo; fazer uma reunião de confrontação entre as partes e promover a colaboração)
3. Mista (Estrutural + Processo)
-
GAB. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
-
Gab. E
Confrontação: é uma conduta na administração de conflitos que sustenta que as pessoas devem ser ouvidas e se deve garantir a sua expressão.
Formas de administrar conflitos:
Competição: É uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o poder.
Acomodação: É uma atitude de prolixidade, cooperativa e autossacrificante, o oposto de competir, em que a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses da outra parte.
Afastamento: É uma atitude pouco sensata e não cooperativa. Ao afastar-se não se empenha nas suas necessidades e muito menos coopera com os outros.
Acordo: É a posição intermédia entre assertividade e cooperação. O indivíduo procura soluções mutuamente aceitáveis, que satisfaçam parcialmente os dois lados.
Colaboração: É uma atitude tanto assertiva quanto cooperativa. Ao colaborar o indivíduo procura trabalhar com a outra pessoa, tendo em vista encontrar uma solução que satisfaça plenamente os interesses das duas partes.
-
Só acho que não necessariamente o conflito se tornará menos intenso com o tempo quando há a evitação.
-
não existe confrontação, e sim colaboração!
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os estilos de administração de conflitos. Neste caso, marquemos a alternativa incorreta.
Dentre as principais estratégias para gerenciar os conflitos, temos as seguintes:
- Acomodação: é a estratégia de ceder ao oponente, deixando-o vencer. Essa estratégia funciona muito bem quando um dos lados deseja manter a harmonia ou não dá grande importância ao problema que deu origem ao conflito. É mais valioso se importar em trabalhar rumo ao alcance de um objetivo do que perder tempo com uma disputa.
- Evitamento/Evitação: podemos chamar também de modelo "ninguém ganha nem perde". Aqui, a estratégia é abandonar ou ignorar a existência do conflito, considerando que o problema pode desaparecer ou se sozinho, sem disputa.
- Colaboração: podendo ser também chamado de "eu ganho, você ganha", é o estilo em que a busca pelo consenso, que envolva outras pessoas além dos oponentes, é o principal objetivo. É uma solução colaborativa em que o objetivo é que todos saiam ganhando.
- Solução de compromisso: pode ser chamada de "eu faço concessões, você também", busca uma solução em que os dois lados renunciam a algo para que chaguem a uma solução que lhes seja satisfatória.
- Competição: é, como diz Maximiano (2016, p. 344) um jogo de soma zero. Ao passo que um lado ganha, o outro perde
Tendo os estilos acima, podemos perceber que não há um chamado "confrontação".
GABARITO: E
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016