SóProvas


ID
2348587
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja: adaptabilidade, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração entre os participantes. A adaptabilidade é a capacidade de

Alternativas
Comentários
  • Adaptabilidade nada mais é que capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas de transformações no ambiente externo. Uma cultura adaptativa caracteriza-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e é voltada para inovação e mudança. São organizações que fazem constantes revisões e atualizações na busca por sobrevivência num contexto altamente mutável e instável.

    Em resumo, Adaptação tem relação com a capacidade de reagir de forma rápida às mudanças do ambiente.

     

    https://www.exponencialconcursos.com.br/trt-11-prova-de-administracao-publica-e-recursos-humanos-ajaa-comentada/

  • Gabarito: C

  • – Adaptabilidade: a capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente. Para ser adaptável, a organização deve ser flexível, para poder adaptar e integrar novas atividades; e ser receptiva e transparente a novas ideias, venham elas de dentro ou de fora da organização.

    – Senso de identidade: o conhecimento e a compreensão do passado e do presente da organização, e a compreensão e o compartilhamento dos seus objetivos por todos os participantes. No DO não há lugar para alienação do empregado, mas para o comprometimento do participante.

    – Perspectiva exata do meio ambiente: a percepção realista e a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente.

    – Integração entre os participantes: para que a organização possa se comportar como um todo orgânico e integrado.

  • Na boa, questão com resposta contestável. Interpretação pura. 

  • Gabarito letra "C"

     

    Alternativas retiradas diretamente do Gerador de Lero Lero:http://www.cafw.ufsm.br/~bruno/disciplinas/desenvolvimento_web/material/lerolero.html  e gabarito feito na base do sorteio. 

     

    Estranho seria uma questão de Administração que não seguisse esse premissa IMBECIL.

  • Na minha humilde opinião, letras C, D e E poderiam ser o gabarito. 

  • Também achei as letras C,D e E com conceitos iguais ou semelhantes escritos de forma diferente. 

     

    Ou alguém consegue dizer qual a diferença conceitual relevante entre eles?

  • GAB C

     

    Encontrei em um material sobre Teoria de desenvolvimento organizacional: Fonte: http://www.foccus.adm.br/aula-20---desenvolvimento-organizacional.html

     

    Mas acho que o primeiro a falar sobre isso é no livro Introduçao a Teoria Geral Da Administraçao Por Idalberto Chiavenato no capítulo sobre Desenvolvimento Organizacional

     

    Olhei no edital e acredito que diga respeito ao que foi pedido como: Desenvolvimento e Aprendizagem Organizacional.

     

    A única maneira viável de mudar uma organização é mudar sua cultura, isto é, os sistemas dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham. Para que as organizações possam sobreviver e se desenvolver, para que exista a renovação e a revitalização, deve-se mudar a cultura organizacional.
                Além da cultura organizacional, os autores da TDO põem ênfase no clima organizacional. 

     

    Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja, deve ter as seguintes características:

    adaptabilidade, ou seja, capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente. E, para ser adaptável, a organização deve:
    -ser flexível, para poder adaptar e integrar novas atividades;
    -ser receptiva e transparente a novas idéias, sejam elas intra ou extraorganizacionais;

    senso de identidade, ou seja, o conhecimento e a compreensão do passado e do presente da organização, bem como a compreensão e compartilhamento dos objetivos da organização por todos os seus participantes. Aqui não há lugar para alienação do empregado, mas para o comprometimento do participante;

    perspectiva exata do meio ambiente, ou seja, uma percepção realista a uma capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente;

    integração entre os participantes, de tal forma que a organização possa se comportar como um todo orgânico.           Assim, não basta apenas mudar a estrutura. Há que se mudar a cultura.

     

    A alternativa E diz respeito ao conceito de mudança, segundo o livro de Chiavenato:  e) transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro. 

     

  • ????????????

    exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente. Não seriam mudanças constantes? Errei por conta dessa palavra!

  • Marivalda, as exigências o ambiente externo é que são inscontante por natureza. Um ambiente que não é controlável e é contingencial, lembra da análise SWOT? Constante lembra muito mais o ambiente interno de uma empresa burocrática. Espero ter ajudado. Beijos.

  • A única alternativa que associa ADAPTABILIDADE  à CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS num ambiente mutante é a "c"

    Pensa assim: para que tenho que ser adaptável? Para enfrentar os problemas, oras!

    O conceito na letra "e" não está errado, por si só, mas a afirmativa  é MUITO GENÉRICA e não está inserida num contexto organizacional (parece até que está tratando de outra matéria, tipo física...kkkkkk)

  • subjetividade é uma parada que não deveria constar no conteúdo programático dos certames. 

    ¬¬

    fui cego e certeiro na letra D

  • Até acertei, mas concordo que C, D e E poderiam ser corretas. Examinador mau-caráter. Mistura de mal com atraso e pitadas de psicopatia. Concurso não é brincadeira e o filho da puta brinca com a gente fazendo uma questão cretina dessas.

  • Gabarito C, inquestionável, retirado literalmente de uma das obras mais consagradas e escrita por um dos autores mais consagrados de administração.

    Abaixo, trecho completo pra quem quiser aprender:

     

    Mudança da cultura e do clima organizacional (...) 
    a. Adaptabilidade. Ou seja, capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente. Para ser adaptável, a organização deve ser flexível, para poder adaptar e integrar novas atividades; e ser receptiva e transparente a novas idéias, venham elas de dentro ou de fora da organização". 
    b. Senso de identidade. Ou seja, o conhecimento e a compreensão do passado e do presente da organização, e a compreensão e o compartilhamento dos seus objetivos por todos os participantes. No DO não há lugar para alienação do empregado, mas para o comprometimento do participante. (letra b)

    c. Perspectiva exata do meio ambiente. Ou seja, a percepção realista e a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente. (letra a) 
    d. Integração entre os participantes. Para que a organização possa se comportar como um todo orgânico e integrado. (letra d)

     

    Conceito de mudança

    Mudança é a transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro diferente. (letra e)

     

    (Fonte: Idalberto Chiavenato, Teoria Geral da Administração, 7ª Edição, p. 374)

  • Entre os fundamentos de excelência considerados pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ se insere:

    a) planejamento estratégico: com o estabelecimento de metas e indicadores para orientarem a atuação da organização.  
    b) downsizing: enxugamento, com redução de posições e redundâncias, visando a evitar o retrabalho e aumentar a produtividade.
    c) reengenharia: que corresponde ao conceito de “folha em branco”, a partir do qual novos paradigmas podem ser estabelecidos.
    d) adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.
    e) accountability: dever de responder por uma responsabilidade outorgada, prestando contas à sociedade.



    Por causa dessa acertei esta.

     

    GAB LETRA C (concordo na letra D também)

  • FCC gosta de cobrar a alternativa mais correta, sempre coloca uma quase correta pra confudir.

  • Planejamento, segundo Ackoff:

    -Conservador: Estável; Nem sempre as melhores decisões

    - Otimizante: Inovador; Busca as melhorias possíveis

    -Adaptativo: Contingente; Ajustar-se ao atual.

  • Pessoal, 

    Para aqueles que ficaram na dúvida entre as alternativas C, D e E, espero que meu meu jeito de pensar possa ajudar:

    Adaptabilidade está relacionada à capacidade da organização de se ajustar diante de um problema/demanda nova do ambiente, portanto, é algo mais REATIVO. Já a alternativa d, aponta um comportamento inovativo, que se antecipa ao próprio ambiente, logo não é reativo, mas sim PROATIVO. A alternativa e) descreve o conceito de mudança (com base na teoria de Lewin: descongelamento, mudança, recongelamento).

  • Pelo jeito, a FCC continuará eternamente a Fundação Copia e Cola. Decorem cada palavra do mestre brilhante incontestável gênio dessa ciência apurada chamada administração, Chiavenato

  • A) Perspectiva Exata do Ambiente

    B) Senso de Identidade

    C) Adaptabilidade (Gabarito)

    D) Integração

    E) Mudança