-
Acho que a resposta se encontra nos seguinte trecho:
.. Isso se decide na infância, por mecanismos que chamamos de identificações... (2° Parágrafo).
Gabarito C.
----
"Por que você quer tanto isso? Porque disseram que eu não conseguiria." Carl Brashear.
-
"No caso das escolhas profissionais, as motivações inconscientes são decisivas. Elas determinam não só a escolha mais “acertada”, do ponto de vista da compatibilidade com a profissão, como são também responsáveis por aquilo que chamamos de talento. Isso se decide na infância, por mecanismos que chamamos de identificações."
-
Questões da loteria...
-
10 minutos entre a "B" e a "D", para ser a "C". Não tem como concordar.. Difícil de lidar como a mais apropriada.
-
Texto - No caso das escolhas profissionais, as motivações inconscientes são decisivas....... Isso se decide na infância.
Resposta - As escolhas profissionais mais apropriadas são aquelas derivadas de motivações latentes (encobertas/não aparente/ inconsciente) no indivíduo desde a infância.
A) O texto fala que há caminhos de "identificações" entre as escolhas dos pais e as dos filhos, não disse que os filhos costumam optar pela mesma area que os pais.
-
A) Por motivações inconscientes, que remetem à primeira infância, ou de ordem prática, os indivíduos costumam optar pela mesma área de atuação profissional dos pais.
ERRADA - Em nenhum momento o texto disse isso.
B) O talento para exercer um determinado trabalho está intimamente relacionado à capacidade de ponderar cuidadosamente sobre a escolha profissional.
ERRADA
C) As escolhas profissionais mais apropriadas são aquelas derivadas de motivações latentes no indivíduo desde a infância.
CERTA - "No caso das escolhas profissionais, as motivações inconscientes são decisivas. Elas determinam não só a escolha mais “acertada”, do ponto de vista da compatibilidade com a profissão, como são também responsáveis por aquilo que chamamos de talento. Isso se decide na infância, por mecanismos que chamamos de identificações."
D) As pessoas bem-sucedidas profissionalmente, em sua maioria, creditam o sucesso obtido ao alto nível de esforço e ao empenho com que se dedicam ao trabalho diário.
ERRADA - Em nenhum momento o texto disse isso.
E) No cenário competitivo da contemporaneidade, para concretizar suas ambições profissionais, o indivíduo, muitas vezes, precisa abrir mão dos ideais utópicos formados na infância.
ERRADA - Em nenhum momento o texto disse isso.
Foco, força e fé.
Deus é bom.
-
As escolhas profissionais mais apropriadas são aquelas derivadas de motivações latentes no indivíduo desde a infância.
Mesmo eu não sabendo o significado, dava para retirar o resto do texto, mas já vi a FCC colocando uma palavra dessa errada e o resto todo certo.
Cuidado!
Para quem já sabia o significado, fez muito mais rápido.
Latente é do inconsciente, pq significa não aparente, não manifesto, oculto, que existe em forma adormecida.
-
Minha análise:
a) "os indivíduos costumam optar pela mesma área de atuação profissional dos pais."
No texto não se afirma isso.
Diz que: "No caso das escolhas profissionais, as motivações inconscientes são decisivas"
Diz tbm que: "Toda criança leva na bagagem alguns traços da personalidade dos pais."
Mas não afirma que "os indivíduos costumam optar pela mesma área de atuação profissional dos pais"
b) "No caso das escolhas profissionais, as motivações inconscientes são decisivas... são também responsáveis por aquilo que chamamos de talento."
O trecho deixa claro o ponto de vista de que o talento está ligado a "motivações inconscientes" e não ponderadas cuidadosamente (racionalmente)
c) Essa alternativa está explicita em todo o texto, mas fica mais clara nesse trecho:
"as motivações inconscientes são decisivas. Elas determinam não só a escolha mais “acertada”, do ponto de vista da compatibilidade com a profissão...Isso se decide na infância, por mecanismos que chamamos de identificações.
d) o texto não aborda "sucesso profissional"
Fala apenas de como se encontra sentido na vida profissional:
"Só que o sentido da vida profissional não vem pronto: ele é o efeito, e não a premissa, dos anos de prática de uma profissão""
Não fala nada de esforço, empenho nem dedicação no trabalho.
e) "precisa abrir mão dos ideais utópicos formados na infância" Essa ideia é contrária ao texto
O texto diz:diz que as escolhas profissionais acertadas... se decidem na infância.
-
O que ajudava a responder essa questão? Ter um psicólogo na família e ter conversado com ele sobre teoria psicanalítica. No mínimo, você ouviria a palavra "latente" uma dezena de vezes Hehehe
O psicólogo fala: "O insconsciente é uma coisa latente, mas muito decisivo nas nossas escolhas cotidianas".
Vida longa e próspera, C.H.
-
Uma dica:
Atentem-se ao que o texto diz ..
E não ao que é " politicamente correto ".
Obs:. Vejo que muitas pessoas erram por causa disso. ;)
-
Minha interpretação ;)
a) Por motivações inconscientes, que remetem à primeira infância, ou de ordem prática, os indivíduos costumam optar pela mesma área de atuação profissional dos pais.
Errada - é o o oposto do que se diz no texto
R. “Parece um processo de imitação, mas não é: os caminhos das identificações acompanham muito mais os desejos não realizados dos pais do que aqueles que eles seguiram na vida”.
b) O talento para exercer um determinado trabalho está intimamente relacionado à capacidade de ponderar cuidadosamente sobre a escolha profissional.
R. “... que as razões que mais pesam nas grandes escolhas são inconscientes, e o impulso obedece a essas razões. ... No caso das escolhas profissionais, as motivações inconscientes são decisivas. Elas determinam não só a escolha mais “acertada”, do ponto de vista da compatibilidade com a profissão, como são também responsáveis por aquilo que chamamos de talento”.
Errado – Ponderar cuidadosamente é o oposto de agir por impulso.
c) As escolhas profissionais mais apropriadas são aquelas derivadas de motivações latentes no indivíduo desde a infância.
R. Certa!
Latente = oculto, não percebido. Total coerência com: inconsciente (oculto). Isso desde a infância ;)
“No caso das escolhas profissionais, as motivações inconscientes são decisivas. Elas determinam não só a escolha mais “acertada”, do ponto de vista da compatibilidade com a profissão, como são também responsáveis por aquilo que chamamos de talento”.
d) As pessoas bem-sucedidas profissionalmente, em sua maioria, creditam o sucesso obtido ao alto nível de esforço e ao empenho com que se dedicam ao trabalho diário.
Errada – extrapolou. No texto não menciona o quantitativo (maioria ou minoria) dos que são ou não bem-sucedidos.
e) No cenário competitivo da contemporaneidade, para concretizar suas ambições profissionais, o indivíduo, muitas vezes, precisa abrir mão dos ideais utópicos formados na infância.
Errada – essa questão faz sentido para nós? Claro! Comum depararmo-nos com tal situação. Contudo, em qual parte do texto isso está subentendido? Atenção, atenção!!!
-
Letra (c)
c) As escolhas profissionais mais apropriadas são aquelas derivadas de motivações latentes no indivíduo desde a infância.
A sugestão parece imprudente, mas Freud sabia que as razões que mais pesam nas grandes escolhas são inconscientes, e o impulso obedece a essas razões. Claro que Freud não se referia às vontades impulsivas proibidas. Falava das decisões tomadas de “cabeça fria”, mas que determinam o rumo de nossas vidas. No caso das escolhas profissionais, as motivações inconscientes são decisivas. Elas determinam não só a escolha mais “acertada”, do ponto de vista da compatibilidade com a profissão, como são também responsáveis por aquilo que chamamos de talento. Isso (retomando o termo destacado em azul) se decide na infância, por mecanismos que chamamos de identificações. Toda criança leva na bagagem alguns traços da personalidade dos pais. Parece um processo de imitação, mas não é: os caminhos das identificações acompanham muito mais os desejos não realizados dos pais do que aqueles que eles seguiram na vida. Junto com as identificações formam-se os ideais. A escolha profissional tem muito a ver com o campo de ideais que a pessoa valoriza. Dificilmente alguém consegue se entregar profissionalmente a uma prática que não represente os valores em que ela acredita.
-
questãozinha dificil.
-
Essa é uma questão de compreensão textual, onde vc consegue localizar a resposta diretamente no texto (para mim é mais fácil este tipo de questão do que de interpretação), vc consegue identificar os comandos de uma questão de compreensão textual porque geralmente eles começam assim:
Segundo o texto...
O autor/narrador do texto diz que...
O texto informa que...
No texto...
Tendo em vista o texto...
De acordo com o texto...
O autor sugere ainda...
O autor afirma que...
Na opinião do autor do texto...
Analisem o texto comigo agora:
No caso das escolhas profissionais, as motivações inconscientes são decisivas. Elas determinam não só a escolha mais “acertada”, do ponto de vista da compatibilidade com a profissão, como são também responsáveis por aquilo que chamamos de talento. Isso se decide na infância, por mecanismos que chamamos de identificações.
Percebam que o próprio texto nos deu a resposta, dizendo que as escolhas profissionais e o talento se decide na infância por aquilo que ele define como identificação.
c) As escolhas profissionais mais apropriadas são aquelas derivadas de motivações latentes no indivíduo desde a infância.
-
LERTRA C) As escolhas profissionais mais apropriadas são aquelas derivadas de motivações latentes(OCULTAS) no indivíduo desde a infância.
LINHA 7: Isso se decide na infância, por mecanismos que chamamos de identificações. Toda criança leva na bagagem alguns traços da personalidade dos pais. Parece um processo de imitação, mas não é: os caminhos das identificações acompanham muito mais os desejos não realizados dos pais do que aqueles que eles seguiram na vida.
-
Errei a questão (se eu prestasse mais um pouco de atenção acertaria) mas depois do comentário de Larissa Gomes, ficou batata! Ótimo comentário !