SóProvas


ID
234895
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Neste ano de 2010 a capital federal, Brasília, completou 50 anos da sua inauguração. Acerca do assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. A transferência da capital, do Rio de Janeiro para o Planalto Central, objetivava interiorizar o desenvolvimento e este se fez pela entrada maciça de capital estrangeiro, privilegiando a produção de bens de consumo duráveis.
II. A construção de Brasília era o objetivo 27 do Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek apresentado na sua campanha eleitoral em 1955. A promessa de construir Brasília contribuiu para a sua vitória na eleição daquele ano, derrotando no segundo turno o candidato Jânio Quadros.
III. Com a construção de Brasília o Brasil aumentou ainda mais o desequilíbrio nas contas públicas. Os gastos para a mega obra elevaram ainda mais a inflação do país, assim também como a nossa dívida externa.

Podemos afirmar corretamente que:

Alternativas
Comentários
  •  CORRETA ALTERNATIVA B,  I e III

    A II está errada pois na apuração de 3/10 JK ganhou por 3.1 milhões contra 2.6 de Juarez Távora .
    Além disso, no  Plano de Metas, não fazia parte, originalmente, do projeto de JK

  • A II está errada porque a construção de Brasília, a Metassíntese do Plano de Metas, não fazia parte, originalmente, do projeto de JK. Portanto, não foi de forma alguma usada em sua campanha pela presidência.
  • Sobre a alternativa II

    Juscelino assumiu a Presidência em 31 de janeiro de 1956. Alguns dias depois, convocava ao Palácio o jurista San Tiago Dantas e os líderes dos partidos do Governo no Congresso, a fim de discutir medidas que levassem à construção imediata da nova Capital.

    Dessa reunião resultou projeto de lei, encaminhado ao Legislativo através da "Mensagem de Anápolis" (Mensagem 1234) , datada de 18 de abril de 1956, criando a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital Federal) e autorizando o Poder Executivo a praticar todos os atos necessários ao cumprimento do dispositivo constitucional que ordenava a transferência da Capital para a região central do país.