SóProvas


ID
2349337
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

NÃO se refere ao chamado Ciclo PDCA a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    . Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT
    Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.
    Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
    Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
    A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
    Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa etc.
    Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos etc.
    Quando dizemos que os pontos fracos e fortes são variáveis controláveis, é porque esses fatores podem ser “trabalhados” mais facilmente pelos gestores.
    Uma marca desconhecida (ponto fraco) pode ser melhorada com uma campanha eficiente de marketing. Uma empresa endividada (ponto fraco) pode renegociar suas dívidas ou conseguir parceiros que a financiem.
    Já as ameaças e oportunidades são variáveis externas e, a princípio, não controláveis! Se existe a possibilidade de que o governo lance uma nova legislação que possa prejudicar sua empresa (ameaça), muitas vezes não está ao seu alcance evitar que a legislação seja criada, somente adaptar-se aos seus efeitos, não é verdade?
    Portanto, as ameaças são fatores externos (um novo concorrente no mercado, um aumento nos impostos, uma aumento no câmbio etc.) que podem prejudicar a empresa, e as oportunidades são fatores externos que podem beneficiar a empresa (crescimento econômico do país, a quebra de uma empresa rival etc.)

  • A resposta correta é a letra A.

     

    O método de melhorias PDCA (PLAN, DO, CHECK e ACT) reúne os conceitos básicos da administração, sendo apresentando em uma estrutura simples e clara – através de um ciclo – de ser compreendida e gerenciada por qualquer organização, podendo o mesmo ser utilizado para a busca da melhoria para atingir os resultados (fins) necessários à sua sobrevivência.

     

    A letra A NÃO se refere ao ciclo PDCA. O item se refere à matriz SWOT. É a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats(Ameaças). Na área de Administração, é um importante utilizado para planejamento estratégico, que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno e gerenciável (forças e fraquezas) e externo não gerenciável (oportunidades e ameaças) da organização.

     

    Os demais itens caracterizam o ciclo PDCA. Vejamos cada um deles:

     

    Item B: O PDCA é um método bastante simples que pode ser utilizado tanto para a gerência da empresa como um todo, como para cada um dos processos, ou ainda, em outras áreas da administração. Foi uma ferramenta inicialmente desenvolvida para a área de gestão da qualidade, estendendo, posteriormente, às demais áreas e funcionalidades das organizações.

     

    Item C: O método está associado ao conceito de melhoria contínua de processos.

     

    Item D: Na fase do PLAN do ciclo do PDCA deve ocorrer o envolvimento de todas as pessoas participantes do ciclo, com o objetivo de procurar meios para melhorar seus negócios, discutindo-se questões como: qual o objetivo específico (meta) a ser alcançado; quais serão os prazos e recursos despendidos para a efetivação do plano de ação a ser elaborado; quais são os dados a serem coletados durante o processo; enfim, perguntas que envolvem todo um planejamento detalhado do processo a ser executado.

     

    Item E: Para que esse módulo apresente a eficiência desejada, subdivide-se a fase de execução (DO)em duas etapas principais: a etapa de Treinamento e a etapa de Execução da Ação.

     

    Na etapa relativa ao Treinamento, a organização deverá efetuar a divulgação do plano a todos os funcionários envolvidos. Para tanto, torna-se necessário verificar quais ações necessitam da cooperação ativa de todos os membros, enfatizando essas ações a fim de que possam ser executadas da melhor maneira possível.

     

    A segunda etapa dafase DO consiste na Execução da Ação. Uma vez amplamente divulgado e ciente da compreensão de todos os envolvidos, o plano (ou planos) de ação poderá(ão) ser colocado(s) em prática.

     

    Comentário Adriel Sá.

  • Análise de forças e fraquezas = SWOT.

  • Resposta correta: Letra A.

    Oportunidades e ameaças se referem ao Balanced ScoreCard.

  • A - Matriz SWOT ou FOFA (Forças - Oportunidades - Fraquezas - Ameaças)