Cores especiais (ou spot) são tintas especiais pré-misturadas utilizadas em lugar de tintas de processo (CMYK) ou além delas. Cada cor spot precisa de sua própria chapa na impressão. (Como um verniz precisa de uma chapa separada, também é considerado uma cor spot.)
Quando utilizamos o processo CMYK para a criação de qualquer cor de escala, estas cores são o resultado da mistura dos pontos de retícula (meio-tom). Isto não ocorre quando utilizamos cores especiais, que são impressas no que conhecemos como traço.
De modo geral, cores especiais são cores prontas, e que precisam de uma chapa exclusiva quando são impressas, como uma tinta roxa, vermelha, laranja ou qualquer outra cor que não seja cor de seleção.
As cores especiais são usadas quando desejamos produzir um material em apenas uma cor, ou quando o objetivo é reproduzir uma cor impossível de se imprimir no processo CMYK, como prateado, dourado, cores fluorescentes ou brilhantes. Um bom exemplo de cores especiais/spot são as cores fornecidas pela Pantone.
As cores especiais também são utilizadas quando desejamos economizar em processos que utilizam uma ou duas cores no máximo. Quando imprimimos em CMYK, todos os custos de impressão (exceto papel) são multiplicados por quatro, são quatro chapas, quatro tintas, quatro passadas na máquina. Ao utilizarmos cores especiais, podemos combinar cores já prontas, assim, se precisarmos criar um cartaz roxo e laranja, por exemplo, ao invés de misturarmos quatro cores para chegar no resultado, usaremos apenas duas chapas e duas cores, reduzindo os custos pela metade.
O uso de cores especiais também pode elevar os custos de impressão. Isso ocorre quando estas cores são usadas em conjunto com o processo CMYK. Quando você imprime um material totalmente colorido (CMYK), e precisa adicionar um detalhe prateado ou dourado, ou precisa reproduzir um logotipo em uma cor especial, a gráfica precisará usar uma chapa extra para isto, além de precisar limpar o equipamento para a utilização da nova cor, aumentando assim o tempo de produção, o trabalho, e os custos.
Fonte: https://clube.design/2016/producao-grafica-16-cores-especiais/