SóProvas


ID
235033
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Nas ações desenvolvidas pelos órgãos de arrecadação, os estágios da receita pública são fases definidas em lei. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    - Previsão Orçamentária

    Configura-se por meio da estimativa de arrecadação da receita, constante da LOA, resultante de metodologia de projeção de receitas orçamentárias.

    - Lançamento

    É o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

    - Arrecadação

    É a entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro.

    - Recolhimento

    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando o Princípio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.

  • Estágios da Receita Os estágios da receita são: lançamento, arrecadação e recolhimento. Lançamento: é a relação individualizada dos contribuintes, discriminando a espécie, o valor e o vencimento do imposto de cada um; Arrecadação: é o momento em que os contribuintes comparecem perante aos agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigações para com o estado; Recolhimento: é o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao Tesouro público o produto da arrecadação.
    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/servicos/glossario/glossario_e.asp
  • Questão duvidosa, isso por que o enunciado da questão fala que "os estágios da receita pública são fases definidas em lei", sendo assim trata do disposto na 4320/64, que disciplina que os estágio são lançamento, arrecadação e recolhimento. Curiosamente, o gabarito fala dos estágios doutrinários incluindo a previsão, que não consta da lei......
  • Não consegui identificar o erro da letra b.

    Alguém saberia?

    Obrigado.

  • O erro da letra "B", André, consiste no fato das receitas serem lançadas de 3 formas, sendo elas: lançamento direto, lançamento por declaração ou misto e lançamento por homologação.
    Não há lançamento indireto, como afirma a questão.

    Bom estudo!
  • Alguém sabe o erro da latre C?
  • Sobre a letra C

    Está correto que em "determinadas receitas tributárias, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o estágio do lançamento não é realizado". Porém, a segunda parte da afirmativa está incorreta. 

    A justificativa para o lançamento não ser realizado não é porque "o órgão público não dispõe de informações sobre o tributo gerado" mas porque não há vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato, conforme esclarece o art. 52 da lei 4.320/64.

    "Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato."

    Questões semelhantes: 

    Q436660  

    Lançamento é um estágio da receita pública que, embora previsto em lei, somente é executado em casos de receitas específicas.

    CERTO


    Q380871 

    Algumas receitas orçamentárias podem não passar, antes do seu recolhimento, pela etapa de lançamento. 

    CERTO




  • Letra D

  • a- os estágios da receita devem ser atendidos pelas receitas orçamentárias, que serão destinadas a atender as despesas públicas; já as receitas extraorçamentárias têm caráter de passivo exigível, sendo o Estado mero agente depositário, e será utilizada para cobrir uma (futura) despesa extraorçamentária.

    b- tipos de lançamento das receitas: direto ou de ofício (feito pela Adm Pública unilateralmente); mista ou por declaração (Adm Púb + contribuinte ou uma terceira pessoa); por homologação ou autolançamento (feito pelo próprio contribuinte).

    c- o órgão público dispõe, sim, de informação do ICMS, sendo enquadrado no tipo de Lançamento denominado autolançamento ou por homologação, realizado pelo próprio contribuinte, apenas posteriormente verificado pela autoridade pública.

    d-gab

    e- Recolhimento.

    Erros, avisem.