SóProvas


ID
2350747
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os vidros low-e (low emissivity glass) são vidros baixo-emissivos que reduzem a transferência térmica entre dois ambientes. Sobre as propriedades dos vidros low-e, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • a) vantagem de nao possuir o efeito de espelho dos vidros

    b) não afeta a transmissçao luminosa significamente;

    c) correta

    d) esse tipo de vidro low-e não possui a película PVB, o que filta os raios ultravioletas é a camada metálica do e-low.

  • Darkson...obrigado!!!!

    poderia passar a fonte para pesquisa????

  • Não achei a fonte exata da resposta, mas o livro Eficiência Energética, de Lamberts, Dutra e Pereira, pág. 204, ajuda a responder a questão.
     

    Vidros de Baixa Emissividade (low-e):


    Os vidros de baixa emissividade, também conhecidos como low-e (low emissivity) são mais eficientes que os reflexivos comuns, pois permitem que a radiação solar visível entre no ambiente, mas bloqueiam a radiação de onda longa advindas de objetos no exterior, como outros edifícios e muros. Os vidros low-e também bloqueiam a passagem da radiação de onda longa proveniente dos móveis e superfícies aquecidas no ambiente interior, evitando perdas de calor nos períodos mais frios. Esse tipo de vidro é feito com uma fina camada de óxido metálico que pode constituir sua massa pelo processo de pirólise (processo conhecido como on-line) ou ser magneticamente adicionada a uma das superfícies do vidro como uma fina película (processo conhecido como off-line). O vidro low-e é, geralmente, utilizado em panos de vidro duplo. Se a camada metálica de baixa emissividade for presente no pano de vidro externo, reduz a onda longa que representa perdas de calor para o exterior. Se essa camada for presente no pano de vidro interno, emite a onda longa de volta para o exterior. As camadas low-e podem reduzir a transferência de calor por radiação de onda longa de 5 a 10 vezes.