SóProvas



Questões de Vedações


ID
62758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ainda com relação à NR 8, que define procedimentos observados
nas obras, julgue os itens subseqüentes.

Estaiamento é um sistema de vedação que impede a entrada ou a saída de líquido.

Alternativas
Comentários
  • O estaiamento é uma solução comum para vias que precisam atravessar grandes vãos com o uso mínimo de pilares
  • NR 18Estaiamento - utilização de tirantes sob determinado ângulo, para fixar os montantes da torre.
  • Utilização de tirantes sob determinado ângulo, para fixar os montantes da torre. Técnica construtiva que utiliza cabos de sustentação que partem de um mastro ao tabuleiro de uma ponte.


ID
177109
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para a utilização racional de blocos de concreto, é necessário que

Alternativas

ID
190420
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No sistema de medição de alvenaria de cerâmica para efeito de orçamento é de praxe:

Alternativas
Comentários
  • É a metodologia descrita no TCPO. Só descontar as parcelas dos vãos que superem 2m². Gab B

  • Questão que caberia recurso! A questão não fala se está seguindo o raciocínio do Sinapi ou do TCPO

    Pela lógica do Sinapi a alternativa A estaria correta. Seguindo a linha do TCPO e Aldo Dórea seria a letra B

    Segue link com a explicação das duas formas de orçamento segundo Aldo Dórea Matos

    https://www.buildin.com.br/erro-2-nos-orcamentos-de-obra-desconhecer-os-criterios-de-medicao/


ID
190429
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No processo avaliatório, devem ser observadas algumas máximas do mercado a fim de verificar a coerência das variáveis empregadas e suas influências. Qual a máxima que definitivamente é incoerente dentre as alternativas abaixo?

Alternativas

ID
190450
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas aberturas feitas nas paredes de alvenaria estrutural é recomendado o uso de canaletas armadas

Alternativas
Comentários
  • Não confundir com apenas verga e contraverga. Nesse tipo de sistema estrutural as canaletas são utilizadas para passagem de tubulações hidrossanitárias, elétricas, nas lajes, janelas e portas.


ID
191185
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na avaliação técnico-funcional de um edifício residencial para proposta de retrofit, foram diagnosticados problemas de conforto térmico ocasionados pelas fachadas transparentes. Nesse caso, recomenda-se

Alternativas
Comentários


  • Sistema de fachada ventilada consiste en la colocación de las piezas cerámicas sobre una estructura de aluminio que previamente se ha fijado a la fachada existente, la cual no suele precisar una preparación especial. La unión de la cerámica a la estructura, se realiza mediante enganches metálicos, no necesitando ningún material de agarre ni rejuntado.
    Se trata de un sistema pensado tanto para obra nueva, como para rehabilitación, que ofrece interesantes ventajas respecto a los sistemas de colocación tradicionales. En la actualidad este sistema se está introduciendo con fuerza teniendo un destino muy amplio en que se incluyen viviendas unifamiliares, plurifamiliares, edificios de oficinas, centros oficiales, hospitales, áreas comerciales, colegios, ... 
  • Gabarito incorreto.

    Fachada ventilada não representa solução de desconforto térmico causado por fachadas transparentes, mas a proteção dessas aberturas contra a insolação. Ventilar os cheios da fachadas e permanecer com os vazios que causam o aquecimento da edificação não trará o conforto desejado.

    Soluções para desconforto térmico não necessariamente proporcionam conforto acústico. Especificamente nesse caso da afirmação B, caixilhos vedados com vidro duplo (laminado ou não) e camada de ar entre eles representam uma eficaz solução de isolamento acústico e um auxiliar na proteção térmica.

    Soluções térmicas pelo lado interno da edificação tais quais persianas, cortinas e blackouts não são as melhores soluções, pois permitem o aquecimentos das proteções térmicas dentro do ambiente. Brises externos seriam a melhor solução, pois barram o aquecimento tanto das esquadrias e alvenarias quanto do interior da edificação, evitando aquecimento por insolação direta e por irradiação de energia infravermelha.

  • https://www.google.com.br/amp/www.archdaily.com.br/br/775512/conheca-as-vantagens-das-fachadas-ventiladas.amp
  • Fachada Ventilada é considerada uma solução construtiva sustentável que alia inovação e eficiência energética auxiliando na melhoria do conforto térmico, já que é capaz de reduzir entre 30% a 50% do consumo de energia de um edifício. Outro diferencial do sistema é que os materiais utilizados em sua composição são 100% recicláveis

    https://www.archdaily.com.br/br/775512/conheca-as-vantagens-das-fachadas-ventiladas

     

    A NBK®, empresa do grupo Hunter Douglas®, é referência na arquitetura mundial e vem proporcionando ao mercado brasileiro de arquitetura soluções em cerâmica para pisos técnicos extrudados e fachadas ventiladas.

     

    retrofit é uma tendência na arquitetura e no design para solucionar problemas de edifícios antigos e históricos inutilizados, ou com tecnologias ultrapassadas que impossibilitam seu uso

    (adaptado) https://www.hometeka.com.br/pro/o-que-e-retrofit-conheca-essa-tendencia-e-como-ela-pode-ser-aplicada/

  • Gabarito errado

    Melor alternativa seria a B. Apesar da fachada ventiladade ser uma ótima alternativa para melhorar a ventilação das fachdas não impede a insolação direta sobre as abertura, conforme dito pelo colega Breno. O melhor é barrar a transmissão direta externamente (brises e bandeja de luz). FCC e CESPE, fiquem de olhos abertos nos gabaritos!!!


ID
196033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. 

Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.

O cobogó ou combogó, também chamado de elemento vazado, pode ser pré-fabricado ou produzido em canteiro de obra. Esse elemento, utilizado também como meio de proteção à incidência dos raios solares e das chuvas, permite ampla ventilação e passagem de luz, proporcionando conforto térmico.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    Texto retirado: http://www.scribd.com/doc/6687626/Arquitetura-Hospitalar-Juarez-de-Queiroz-Campos

    6.1.4. pisos em laminados plásticos melamínicos:

    Os laminados plásticos melamínicos de alta resistência, popularmente chamados de fórmica, utilizados para revestimentos de pisos, paredes e mobiliários, constituem material adequado tendo em vista os vários itens de desempenho inicialmente relacionados, associados à conveniência do produto apresentar-se em dimensões padronizadas eliminando as juntas de assentamento, que são focos depositários incompatíveis com os níveis de assepsia determinados para instalações hospitalares. Mas estudos específicos de pós-utilização, têm apontado para restrições deste material em áreas que utilizam desinfetantes à base de iodo, devido ao aparecimento progressivo de manchas e marcas.

    * ou seja, pelo que entendi em ambientes laboratorias onde utiliza-se substancias acidas e outras, nao sera aconselhavel pela pouca resistencia.

  • Para resolver este problema do surgimento de manchas e marcas, aqui no hospital onde trabalho geralmente faz-se um tratamento a cada três meses que o deixa novinho em folha. Por isso que consideraram a questão como correta. 

  • Não entendi os comentários, a questão não é sobre cobogós? Bons estudos a todos
  • a questao forçou a barra hein? cobogo proteger de chuva kkkkk


ID
196036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.


O brise-soleil, elemento de proteção de fachadas, auxilia no conforto térmico da edificação por criar um anteparo à incidência dos raios solares e um corredor de ventilação entre a superfície do brise e a superfície da fachada. O brise deve ser invariavelmente disposto em peças ou lâminas na posição vertical, que podem ser fixas ou móveis e até mesmo receber automatização.

Alternativas
Comentários
  • Brises podem ser dispostos também na horizontal.

    Gabarito: ERRADO.

  • Não necessariamente o brise-soleil gera um corredor de ventilação entre a superfície do brise e a superfície da fachada, vai depender do projeto e do modelo de brise utilizado. Há modelos de brises fixados diretamente na fachada, que impedem a existência desse corredor de ventlação, mas há também os modelos afastados da fachada, sustentados por suportes com um distanciamento entre ele e a fachada, que permite a manutenção do sistema e a existência de um corredor de ventlação. O brise, de certa forma, dificulta a ventilação no ambiente protegido, a depender relação entre sua geometria, dimensão e disposição com a direção da ventilação, como também, por outro lado, pode canalizar a ventilação e favorecer o coforto termico do ambiente.

  • Como posicionar os brises

    Uma regrinha simples para a escolha da posição dos brises na maior parte do Brasil é a seguinte: para as fachadas leste e oeste, que recebem respectivamente o sol da manhã e o da tarde (que chega rasante), prefira os brises com aletas verticais. Para a fachada norte, que recebe sol durante todo o dia, mas numa posição mais a pino, prefira os brises horizontais. A fachada sul carece menos dos brises, visto que tem uma incidência de sol muito menor. Sempre que possível, dê preferência aos modelos móveis. Eles serão muito mais eficazes.

    Outro tipo muito popular de brise são os cobogós, também chamados de elementos vazados. (O nome cobogó é formado pela primeira sílaba do sobrenome dos três engenheiros que inventaram o produto no século passado: Coimbra, Boeckmann e Góis.) 

    Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/quais-sao-os-tipos-de-brises-como-saber-a-posicao-em-que-devem-ser-colocados.jhtm


ID
207151
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que contém a denominação do concreto com agregados de pequenas dimensões e relativamente fluido, eventualmente necessário para o preenchimento dos vazios de blocos de alvenaria.

Alternativas
Comentários
  • Para que uma argamassa ou concreto seja considerada um graute é necessário que:
    Apresente consistência fluida, dispensando o adensamento;
    Atinja altas resistências iniciais e finais;
    Apresente expansão controlada.

  • Grout  é uma argamassa composta por cimento, areia, quartzo, água e aditivos especiais, que tem como destaque sua elevada resistência mecânica.
     
    Ele se caracteriza por ser auto adensável, permitindo sua aplicação no preenchimento de vazios e juntas de alvenaria estrutural.
    fonte:http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/grouts.html
  • Não concordo...o Graute é um elemento auto-adensável e pastoso, como que pode ser usado para preenchimento de dos vazios de alvenaria (trabalhar verticalmente)???

     

  • Sim o graute e usada no prenchimento de blocos em edificações de alvenaria estrutural...

    0 Graute é um concreto com agregado fino e alta plasticidade. É utilizado para preencher vazios dos blocos em pontos onde se quer aumentar a resistência localizada da alvenaria e também preenchimento das canaletas.
    O Graute é composto de cimento, areia e pedrisco, possui alta fluidez com slump entre 20 e 28cm, e por isso alta relação entre água/cimento, podendo chegar até 0.9. Para garantir a fluidez e plasticidade do graute e também diminuir sua retração, é aconselhável a utilização de cal até o volume máximo de 10% do volume de cimento.
    O ideal é que a resistência da parede grauteada seja prevista a partir de resultados de ensaios de prismas. Sugere-se adotar eficiência de 60% e traço com resistência igual ao do bloco na área liquida.

  • A

    Graute.- é composto de cimento, areia e pedrisco, possui alta fluidez com slump entre 20 e 28cm, e por isso alta relação entre água/cimento, podendo chegar até 0.9. Para garantir a fluidez e plasticidade do graute e também diminuir sua retração, é aconselhável a utilização de cal até o volume máximo de 10% do volume de cimento. [GABARITO]

    B

    Pozzolana. – é uma adição, proveniente de cinzas vulcânicas, ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido a suas propriedades.

    C

    Concreto Magro. - usado como lastro, consumo de cimento 150kg/ m³ de concreto

    D

    Concreto Ciclópico. - O concreto ciclópico é um sistema construtivo que envolve a incorporação de grandes pedras no concreto convencional. Essas pedras são popularmente conhecidas como “pedra-de-mão” ou “matacão”.

    E

    Concreto Protendido. - é uma técnica de execução já bem difundida no Brasil. Desde o século XIX, muitos especialistas desenvolveram métodos nos quais a armadura sofra um pré-alongamento, gerando um sistema auto-equilibrado de esforços,ou seja , tração no aço e compressão no concreto.


ID
216580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O isolamento acústico consiste em dificultar a transmissão sonora e é feito com o uso de elemento que tenha capacidade de vedação e se oponha à transmissão do ruído. O isolamento é feito, em geral, por meio de paredes simples ou compostas. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

No caso das paredes simples, funciona a lei da massa, segundo a qual, cada vez que a espessura da parede é dobrada, o isolamento aumenta cerca de 4 dB. Para uma mesma espessura da parede, o isolamento também aumenta aproximadamente 4 dB cada vez que a frequência é dobrada.

Alternativas
Comentários
  • Paredes Simples, onde o isolamento depende da massa superficial (do “peso”) desta. Segundo a “Lei da Massa”, a cada vez que a espessura é dobrada o isolamento aumenta ± 4 dB, sendo maior para as altas freqüências (aumenta cerca de 4 dB a cada vez que a freqüência é dobrada).

    FOnte: Prof. Moema. Estratégia concursos

  • Não aumenta 6dB não?

    Não entendiiiii!!!

  • 6 dB se aplica a espaços abertos. ex: edificações próximas à vias de tráfego, a duplicação da distancia reduz o nível do ruído que chega ao edifício em 6 dB.

    Quanto a lei de massa, ela se adequa melhor às altas frequências, ou seja, ela consegue barrar melhor a passagem de sons agudos. então quando se dobra a frequência (o som fica mais agudo), melhora o isolamento.


ID
216700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a industrialização e racionalização das
construções, julgue o item a seguir.

As estruturas de esqueletos independentes e as paredes de simples vedação materializam de maneira inovadora o espaço habitável. Além da economia de material, é introduzido um novo valor: a redução do peso dos edifícios na busca de uma produção industrial do espaço habitável.

Alternativas

ID
216703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a industrialização e racionalização das
construções, julgue o item a seguir.

Placas de gesso são constituídas de um núcleo de gesso coberto com papel ou outro material. O acabamento dessas placas pode ser feito com pintura ou com uma cobertura flexível, mas não podem ser utilizados azulejos no acabamento, pois não existem placas de gesso resistentes à umidade.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    Existem sim placas resistentes a umidade, tb conhecidas como placas verdes.

     

  • O drywall é constituído basicamente de uma estrutura metálica leve em perfis de aço galvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado, em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final (pintura, papel de parede, cerâmica, etc).
    Apesar da aparência frágil, as chapas de drywall que possuem os dois versos de cartão e o recheio de gesso aditivado, são resistentes. Isso, porque o pó de gesso nada mais é do que a rocha gypsita desidratada, e, em contato com a água, ele vira pedra de novo. Além disso, para áreas molhadas ou que sejam mais propensas ao fogo, há versões especiais.
    http://www.metalica.com.br/dry-wall-fabricacao-utilizacao-e-vantagens/


  • Complementando o comentário dos colegas.

    Guia Placo: placas de gesso resistentes ao fogo e à umidade. A placa de gesso Glasroc H, é revestida com véu de vidro em ambas as faces e possui tratamento especial hidrófugo, o que a torna indicada para paredes, forros e revestimentos em ambientes sujeitos à elevados índices de umidade e contato frequente com água.

  • RESUMO

    Placa de gesso branca (ST)

    Essa variedade de placa é a mais básica, ou standard. Ela é amplamente empregada em forros e paredes de ambientes secos.

    Placa de gesso verde (RU)

    Nesse tipo de placa, encontra-se silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, o que permite a aplicação em áreas úmidas, como em banheiros, cozinha, lavanderia, etc.

    Placa de gesso vermelha (RF)

    Esse tipo de placa conta com a presença de fibra de vidro em sua fórmula, o que garante uma maior resistência ao calor e ao fogo. Por isso, são bastante indicadas para escadas enclausuradas, saídas de emergência e áreas com risco de incêndio.


ID
218722
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na execução de alvenarias de blocos vazados de concreto,

Alternativas
Comentários
  • Na literatura técnica em inglês utiliza-se o termo grout para definir uma argamassa ou um microconcreto fluido, utilizado para o preenchimento de um vazio. No Brasil, os engenheiros e o mercado da construção reconhecem diferenças muito claras entre qualquer argamassa ou microconcreto fluido e um graute.

    Para que uma argamassa ou concreto seja considerada um graute é necessário que:
    Apresente consistência fluida, dis-pensan-do o adensamento
    Atinja altas resistências iniciais e finais
    Apresente expansão controlada

    Outras propriedades particulares de um determinado graute podem ser necessárias em função de cada tipo de aplicação.

  • Escantilhão -  uma haste de madeira, ou haste metálica, apoiada no piso, onde são previamente marcadas as alturas das fiadas, como mostram os desenhos.

  • GAB E

     

    a) ERRADO

    Amarração - É quando "trava" um tijolo no outro.

    "Última fiada posta num painel de alvenaria ou blocos, feita pelo pedreiro, os blocos são dispostos em geral diagonalmente e prensando a massa, hoje esta técnica tem sido dispensada. A maneira de dispor dos materiais de construção de modo a formarem um conjunto coeso e estável."

    Fonte: https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-amarracao.html
     

    Marcação das paredes se faz com uma linha traçante ( tamb´pem chamada de cordex)

    Fonte: http://www.pdebrasil.com.br/uploads/conteudo/30_AE_metodo_executivo.pdf


    b)ERRADO. 

    Escantilhão não tem a ver com os pilares e sim com a alvenaria.

    Escantilhão é a ferramenta usada para auxiliar a elevação das alvenarias garantindo o controle do prumo e do nível. Tem o formato de um tripé, sendo indispensável na elevação da alvenaria estrutural.

    Fonte: https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-escantilhao.html


    c)ERRADO

    O que serve para controlar vários pontos ou níveis da obra é a mangueira de nível

    Marcos ou ADUELAS é nome do bloco em cunha que compõe a zona curva de um arco, colocada em sentido radial com a face côncava para o interior e a convexa para o exterior.


    d) ERRADO.

    Prumada - Conjunto de elementos de um edifício com um alinhamento vertical comum.

     

    e) CORRETO

    graute é o tipo de concreto com agregados em dimensão reduzida (areia e pedrisco) utilizado para preencher o vazio das peças armadas.


ID
218740
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre sistemas estruturais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quanto a capacidade de suporte pode-se dividir as alvenarias em grupos quanto à utilização e a função, bem como sua estrutura adotada para absorver esforços e cargas previamente definidas em projetos, ou somente de vedação, distintas principalmente entre: alvenarias auto-portantes e alvenarias de vedação. 

    -Alvenarias auto portante: são denominadas por auto-portante as alvenarias destinadas a absorver as cargas das lajes e sobrecarga, sendo necessário para o seu dimensionamento, observando que sua espessura nunca deverá ser inferior a 14,0 cm (espessura do bloco) e resistência à compressão mínima 4,5 MPa.Não devem ser recortados, nem ser removidas e pode ser tratada como contraventamento em núcleos rígidos. 

    - Alvenarias de vedação: são denominadas de alvenaria de vedação as montagens de elementos destinados às separações de ambientes; são consideradas apenas de vedação por trabalhar no fechamento de áreas sob estruturas, sendo necessários cuidados básicos para o seu dimensionamento e estabilidade. As paredes de vedação resistem apenas ao seu próprio peso e têm como função separar ambientes ou fechamentos externos, sem responsabilidade estrutural.

  • A) Paredes de vedação São aquelas que resistem apenas ao seu próprio peso, e tem como função separar ambientes ou fechamento externo. Não tem responsabilidade estrutural. CERTA

    B) Não deve-se utilizar formas em planta L, U, T e X, pois encarecem a estrutura e dificultam os cálculos. No caso de elevações a premissa também é válida, o ideal seria o mais simétrico possível, evitando formas complexas. ERRADA

    C) Nas paredes portantes em edificações executadas em alvenaria estrutural não devem ser empregados rasgos para o embutimento das instalações, pois além do desperdício e do elevado consumo de material e mão de obra empregado nessa operação, temos que levar em conta que nesse sistema as paredes são portantes, com isso fica impossível tal procedimento devido a redução da seção resistente. ERRADA

    D) ERRADA

    E) A utilização de um “núcleo rígido” (caixa de escadas, elevadores, etc) pode fornecer o contraventamento necessário à estabilidade da estrutura. ERRADA


ID
254599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os
itens subsecutivos.

No Brasil, em geral, os cobogós, elementos construtivos utilizados como protetores mistos de fachada, apresentam maior eficiência como protetores solares quando dispostos em paredes externas com orientação para o Sul.

Alternativas
Comentários
  • Fachada sul incide poucos raios solares.
  • O cobogó tem como intuito principal evitar o superaquecimento do ambiente iluminado, permitindo a passagem da luz e da ventilação. A fachada sul não necessita de proteção solar, portanto a afirmativa está errada.

  • Na fachada sul brasileira, por receber menor incidência do sol, geralmente os protetores solares são mais utilizados para seguir a arquitetura do edifício e não tanto por sua funcionalidade.

  • (...) apresentam maior eficiência como protetores solares quando dispostos em paredes externas com orientação para o NORTE.

     

    Bons Estudos! =)


ID
395092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a técnicas construtivas,
materiais de construção e acabamentos.

Paredes de gesso, feitas com blocos ou placas de gesso e estrutura metálica, são muito utilizadas em projetos de alta flexibilidade, por serem de fácil remoção, embora sua construção seja bastante demorada.

Alternativas
Comentários
  • A facilidade de instalação destas estruturas minimizam tanto o tempo de execução quanto o custo da obra, visto que o custo da mão de obra é menor

ID
543877
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os painéis de gesso acartonado (drywall), utilizados em paredes internas de edifícios, são sistemas produzidos em gesso estruturado por folhas de papelão aplicadas em ambas as faces; as paredes são estruturadas por montantes de chapa dobrada de aço galvanizado. São características dessa tecnologia:

I. possibilidade de obtenção de ganhos diversos pela redução dos prazos de obra, custos financeiros e velocidade de vendas.

II. capacidade de obtenção de soluções racionalizadas para os demais subsistemas-instalações, com acesso para manutenção.

III. versatilidade para diferentes formas geométricas das paredes.

IV. capacidade de atendimento de diferentes necessidades em termos de desempenho acústico e isolamento térmico a partir de tipos específicos de painéis.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Drywall e suas vantagens

    Facilidades estão presentes do projeto inicial ao uso e à manutenção de imóveis. 

    A utilização de sistemas e componentes pré-fabricados, que são apenas montados no canteiro de obras, é hoje a principal tendência da construção brasileira, a exemplo do que ocorre há décadas nos países mais desenvolvidos. Nesse cenário de evolução tecnológica, o drywall tem tido papel de destaque, proporcionando vantagens para toda a cadeia de negócios do setor. Isso explica a sua crescente presença nas obras de maior prestígio da atualidade em todos os segmentos, incluindo edifícios comerciais, shopping centers, hotéis, flats, salas de cinema multiplex, hospitais, escolas e, mais recentemente, prédios residenciais e casas, cujo número vem se multiplicando com grande velocidade. 

    As vantagens são observadas em todos os níveis. As obras ficam mais rápidas, organizadas e limpas, sem os desperdícios típicos dos métodos construtivos convencionais. A precisão dimensional é outro destaque, com todos os elementos rigorosamente no prumo, no nível e no esquadro. Já os incorporadores podem oferecer, nos novos empreendimentos residenciais, um grande número de opções de planta, de acordo com as preferências e as necessidades dos compradores. E quando estes desejarem modificar a distribuição interna, poderão fazê-lo com rapidez, sem os transtornos do tradicional “quebra-quebra”. Isso acaba valorizando o próprio imóvel, facilitando sua comercialização ou revenda. E, para os arquitetos, que estão no início do processo, isso representa maior liberdade de criação. E eles ainda podem contar com a flexibilidade do drywall, que permite a obtenção de formas curvas e diferenciadas com a mesma facilidade com que são montadas estruturas retilíneas.


ID
600838
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na construção civil, qual o tipo de fechamento vertical não é recomendado para áreas molhadas?

Alternativas
Comentários
  • fonte: http://www.rfbengesso.com.br/duv_gacartonado.htm
    O Que é Gesso Acartonado?
    As placas de gesso acartonado, são compostas por um miolo de gesso e aditivos, envolto por cartão especial. A soma destes elementos, resistentes a esforços de compressão, o gesso, e tração, o cartão, resultam em uma superfície de revestimento ideal para acabamento, a qual pode-se pregar, aparafusar, serrar e trabalhar para confecção de infinitas formas, inclusive superfícies curvas.

    As placas podem ter diferentes espessuras, larguras, comprimento e 3 tipos, para finalidades diferentes.






    Placa Branca
    Normal

    Esp. 10, 13, 15 e 18 mm
    Larg. 0.60 e 1.20m
    Comp. 2.00, 2.40, 2.80 e 3.00 m
    Borda : rebaixada
    Placa Verde
    Resistente a água

    Esp. 13, 15,
    Larg. 1.20 m
    Comp. 2.50 m
    Borda : rebaixada
    Placa Cinza
    Resistente a fogo

    Esp. 15 mm
    Larg. 1.20 m
    Comp. 2.50 m
    Borda : rebaixada









ID
631123
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A indústria da construção civil, em todo o mundo, encontra-se em um momento claramente dedicado à busca e implementação de estratégias de modernização do setor. Considere as seguintes vantagens na utilização de vedações pré-fabricadas em estruturas metálicas:

I. Maior organização e limpeza do canteiro.

II. Redução do número de atividades realizadas no canteiro.

III. Facilidade no controle e menor desperdício de materiais.

IV. Precisão dimensional e superfícies lisas.

É correto o que consta em

Alternativas

ID
631183
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os blocos de uso corrente, de classe 10, que apresentam resistência à compressão, na área bruta, de 1 Mpa, são os blocos:

Alternativas
Comentários
  • A NBR 7171(1) classifica os blocos em dois tipos:

    blocos de vedação - são blocos que não têm a função de suportar cargas verticais além das provenientes do próprio peso e pequenas cargas de ocupação. São assentados com furos na direção horizontal, e podem ser classificados - de acordo com a resistência à compressão - em blocos de vedação comuns (blocos de uso corrente da classe 10) e blocos de vedação especiais.

    blocos estruturais - são projetados para suportar outras cargas verticais além da do peso próprio, compondo o arcabouço estrutural da edificação. São projetados para serem assentados com os furos na vertical, e podem ser classificados - de acordo com a resistência à compressão - em comuns ou especiais, quando são fabricados em formatos e especificações de comum acordo entre as partes.
  • NBR 7171: Cancelada em 31/08/2005 Substituída por : ABNT NBR 15270-1:2005


ID
631186
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um dos problemas mais sérios que se apresentam para as paredes de vedação é a deflexão de vigas e lajes. Nesse sentido, são medidas adequadas na execução das alvenarias:

I. retardar ao máximo a montagem das paredes, aguardando as deformações de estrutura.

II. sempre que possível iniciar as alvenarias do topo para a base.

III. o encunhamento deverá ser feito a posteriori, no mínimo após duas semanas do assentamento das vedações.

IV. aplicar telas metálicas tipo estuque entre o topo das alvenarias e o encunhamento.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Como pode estar correto o quesito II, que diz que se deve iniciar as alvenarias do topo para a base?
    Como é possível iniciar as alvenarias do topo para a base?
    Do topo do edifício para a base do edifício?
    Se for este o caso, o quesito está, no mínimo, ambíguo e mal elaborado.
  • CONCORDO!!! ESSA QUESTÃO DEVE ESTAR COM O GABARITO ERRADO!!! 
  • Eu fiz essa prova. Entrei com recurso para essa questão e não deu em nada.
  • FCC e suas questões "mirabolantes" de estrutura....
  • É completamente plausível se iniciar as alvenarias do topo para a base. As estruturas são realizadas independente das alvenarias. Por exemplo, as alvenarias podem ser iniciadas após a concretagem de toda a estrutura da edificação. Realizar as alvenarias de cima para baixo garante que a estrutura vai deformar antes do encunhamento. O item está totalmente correto.

  • NBR 8545

    Encunhamento Para obras com estrutura de concreto armado a alvenaria deve ser interrompida abaixo das vigas ou lajes. Este espaço deve ser preenchido após 07 dias.

    Para mais de um pavimento o travamento da alvenaria, deve ser executado após o levantamento das alvenarias do pavimento acima, tenham sido levantadas até igual altura.

    alguém teria outra fonte?

  • Que absurdo considerarem esta afirmativa II correta, só Jesus na causa hahahaha

  • A Q1750131 tem como sua resposta a afirmação de que é necessária somente uma semana de cura para realizar o encunhamento. Alguém sabe dizer qual a fonte utilizada para a elaboração dessa questão? Grato pela atenção

ID
703693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a aspectos construtivos e instalações prediais em um edifício, julgue os itens subsequentes.

O uso de paredes em gesso acartonado não é adequado para isolamento sonoro, em que se deseja a separação em hierarquias bem definidas, em um programa complexo de circulação e áreas muito restritas

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Paredes de Drywall com adição de mantas de lã de vidro oferecem excelente desempenho na isolação térmica e acústica.

  • Existem projetos de cinemas feitos exclusivamente em Drywall.

  • Errado

    Questão de dimensionamento, MASSA - MOLA - MASSA --> ISOLAMENTO


ID
703699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a aspectos construtivos e instalações prediais em um edifício, julgue os itens subsequentes.

A precisão dimensional dos blocos é fator que, por si só, garante que sejam gerados menos entulhos em uma obra realizada por meio do sistema denominado alvenaria estrutural.

Alternativas
Comentários
  • além da precisão dimensional, é necessário que haja um projeto de utilização dos blocos com suas dimensões conhecidas, apenas ter a precisão não garante menos entulho e sim a precisão dimensional com a compatibilização do projeto às dimensões dos blocos.

ID
727138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca de construção, acompanhamento e
execução de obras.

Os andares acima do solo que não forem vedados por paredes externas devem dispor de guarda-corpo de proteção contra quedas, com altura de, no mínimo, 0,90 m, a contar do nível do pavimento.

Alternativas
Comentários
  • NR 8 - Edificações

    Os andares acoma do solo, tais como terraços, balcões, compartimentos para garagens e outros que não forem vedados por paredes externas, devem dispor de guarda-corpo de proteção contra quedas, de acordo com os seguintes requisitos:

    a) ter altura de 0,90m (noventa centímetros), no mínimo, a contar do nível do pavimento
    b) quando for vazado, os vãos do guarda corpo deve ter, pelo menos, uma das dimensões igual ou inferior a 0,12m (doze centímetros)
    c) ser de material rígido e capaz de resistir ao esforço horizontal de 80 kgf/m²
  • Questão desatualizada!

    NR8

    8.3.6 Os andares acima do solo devem dispor de proteção adequada contra quedas, de acordo com as normas técnicas e legislações municipais, atendidas as condições de segurança e conforto. ( 


ID
727141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca de construção, acompanhamento e
execução de obras.

Para que a obra seja produtiva, é necessário que o pedreiro execute de 10 m2 a 15 m2 de alvenaria por dia.

Alternativas
Comentários
  • Instrumentos para o Planejamento- Os padrões de produtividade alteram a composição de custos e, consequentemente, o cálculo do orçamento. Alguns autores (Xavier, 2008) por exemplo citam que: Um bom pedreiro produz de 25 a 30 m² de alvenaria por dia; Um bom azulejista produz em média 35 a 40 m² de assentamento de azulejo e piso por dia; Um bom carpinteiro produz em formas de fundação 50 m² por dia e formas de estrutura vigas/lajes e escoramento 100m² etc. Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/2348058/planejamento-de-obras/15


  • Que sugaçao!


ID
807646
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere a sistemas construtivos com paredes portantes (que suportam cargas), assinale a afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • O tijolo furado, por ser mais econômico que o tijolo maciço, deve ser sempre o material escolhido para paredes portantes. 

    Perigoso falar SEMPRE. Tudo depende do que vai ser feito nesta parede. O tijolo maciço não é mais barato que um tijolo furado. 

     

    O sistema construtivo com paredes portantes, segundo as normas da ABNT, não deve mais ser utilizado. 

    Nao existe esta restrição 

     

    Se as paredes forem de alvenaria, o emprego do tijolo maciço é uma possibilidade válida a ser considerada nesse sistema construtivo. 

    correto !

     

    Nesse sistema construtivo, é necessário que existam sempre pilares de concreto armado integrados às paredes, tornando-as assim resistentes a cargas. 

    se os blocos atenderem à resistência mínima de norma, as paredes tornam-se capazes de suportar, além do peso próprio, os carregamentos usuais das edificações, sem a necessidade de pilares e vigas. Essa é a alvenaria estrutural ou alvenaria autoportante.

     

    Esse sistema construtivo não é adequado devido ao seu alto custo. 

    Na execução de edificações a partir do zero, uma solução autoportante com alvenaria estrutural pode ser usada para garantir, simultaneamente, vedação e suporte de cargas. “Com isso, ocorrerá uma redução de custos, se comparado com o investimento exigido por outros sistemas”

  • Muitos profissionais empregam o tijolo de barro maciço na alvenaria estrutural, embora ele seja mais recomendado para alvenaria de fechamento – ou seja, parede que não sustenta a construção. “Ele aguenta perfeitamente os esforços”, afirma o arquiteto gaúcho Ronaldo Bastos Duarte, da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec).

    Há quem o escolha e deixe a tubulação aparente ou faça paredes duplas para comportar canos e fios. O bloco de solo-cimento, fabricado com argila, areia e cimento prensados, cumpre melhor o papel de vedação


ID
807658
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos materiais para revestimentos de paredes, assinale a afirmação correta.

Alternativas

ID
807679
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Entre os elementos constitutivos de uma edificação, as paredes comparecem com qual percentual na participação média de custos da obra?

Alternativas

ID
1080394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de paredes de alvenaria e de revestimentos, que, além de protegerem as alvenarias contra a chuva e a umidade, ajudam no acabamento estético de uma construção, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Emboço espessura entre 1,5 cm e 2 cm (interno) e de 3 a 4 cm (fachada).

    b) ERRADA. Argamassa mais comum é composta de cimento, areia e água.

    c) ERRADA. Ordem de aplicação: chapisco + emboço + reboco. O chapisco tem de 3 a 5mm (fino).

    d) ERRADA. Emboço, massa grossa de regularização, recebe o reboco, massa fina de acabamento (cal e areia fina).

    e) CERTA.

ID
1315537
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Entre as exigências do usuário a respeito do desempenho de edifícios habitacionais, constam estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico, conforto lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico. A NBR 15.575/2013 refere-se ao desempenho de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. Além do item I, sobre assuntos gerais, a norma estabelece requisitos específicos para os seguintes sistemas: II. estruturais; III. de pisos; IV. de vedações verticais externas e internas; V. de coberturas; VI. hidrossanitários.

Avalie os comentários abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra D está certa.

    Estanqueidade é a definição dada a um produto que está isento de furos, trincas ou porosidades que possam deixar sair ou entrar parte de seu conteúdo.

    Nesta caso, a questão fala que o item V se refere a coberturas. Que nesse caso, precisam está de acordo com estanqueidade e conforto térmico.

  • na minha opinião é a letra "e" que está certa.

    I, sobre assuntos gerais, a norma estabelece requisitos específicos para os seguintes sistemas:

    II. estruturais;

    III. de pisos;

    IV. de vedações verticais externas e internas;

    V. de coberturas;

    VI. hidrossanitários.

    a) De acordo com o item II, deve-se evitar a ocorrência de algum estado limite e a consequente ruína do sistema estrutural, pois isso determina a interdição do edifício, impossibilitando a acessibilidade do usuário.

    O ELU (estado-limite último) pode até causar a paralisação de todo ou parte do uso da construção, porém o ELS (estado-limite de Serviço) deve ser feito de modo que na ocorrência, não prejudique o uso normal.

    15575-1:

    -O comportamento em serviço da edificação habitacional ou do sistema deve ser previsto em projeto, de forma que os estados-limites de serviço (ELS), por sua ocorrência, repetição ou duração, não causem efeitos estruturais que impeçam o uso normal da construção ou que levem ao comprometimento da durabilidade da estrutura. 

    -Os estados-limites últimos (ELU) determinam a paralisação, no todo ou em parte, do uso da construção, por sua simples ocorrência. 

    b) Atendendo às exigências de conforto lumínico❌, o item III refere-se a partes dos pisos que podem gerar ruídos❌ em edifícios multipavimentos.

    Ruído é sobre desempenho acústico - e não lúminico.

    E LEMBRANDO QUE O TERMO USADO NA NORMA nos trechos em que trata de iluminação É DESEMPENHO LÚMINICO (e não conforto lumínico).

    c) O item IV estabelece de que forma as janelas, por exemplo, devem atender às exigências de conforto❌ lumínico e antropodinâmico

    O termo usado na norma é DESEMPENHO ACÚSTICO

    d) O item V é relativo a exigências de estanqueidade e conforto❌ térmico.

    o termo usado na norma é DESEMPENHO TÉRMICO

    e) O item VI estabelece os critérios de desempenho dos sistemas hidrossanitários de edifícios habitacionais para atender, entre outros, às exigências de higiene e qualidade do ar.✅

    15575-6

    item: 15 Saúde, higiene e qualidade do ar 

  • NBR 15575-5/2013 - Requisitos para coberturas - Introdução

    Os sistemas de coberturas (SC) exercem funções importantes nas edificações habitacionais, desde a contribuição para preservação da saúde dos usuários até a própria proteção do corpo da construção, interferindo diretamente na durabilidade dos demais elementos que a compõem. Os sistemas de coberturas (SC) impedem a infiltração de umidade oriunda das intempéries para os ambientes habitáveis e evitam a proliferação de micro-organismos patogênicos e de diversificados processos de degradação dos materiais de construção, incluindo apodrecimento, corrosão, fissuras de origem higrotérmica e outros. --> ESTANQUEIDADE

    Por esses motivos, os SC devem ser planejados e executados de forma a proteger os demais sistemas. Sendo o (SC) a parte da edificação habitacional mais exposta à radiação direta do sol, ele exerce influência predominante na carga térmica transmitida aos ambientes (casas térreas e último pavimento de sobrados ou prédios), influenciando diretamente no conforto térmico dos usuários e no consumo de energia para acionamento de equipamentos de ventilação forçada e/ou condicionamento artificial do ar. --> CONFORTO TÉRMICO

    insta: @revisa.arq


ID
1334890
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Novos materiais e técnicas são introduzidos frequentemente no mercado e facilitam o retrofit de edificações mais antigas por apresentarem baixa sobrecarga. Nesse sentido, a opção a seguir em que os materiais relacionados são adequados à construção de paredes em reformas, em substituição à alvenaria tradicional em tijolo cerâmico, é:

Alternativas
Comentários
  • Gesso acartonado - é um tipo de  que utiliza placas de gesso e perfis metálicos. Apresenta vantagens como rapidez na execução, leveza do material, facilidade de uso e qualidade do acabamento final.

    Concreto celular - Também conhecido como poroso e espumoso, esse concreto possui vazios que o tornam mais leve. Enquanto a massa específica do concreto convencional é de aproximadamente 2.300 kg/m³, a do concreto celular varia de 300 kg/m³ a 1.850 kg/m³.

    Fonte: https://cimentomaua.com.br/blog/o-que-e-concreto-celular-conheca-suas-aplicacoes-e-vantagens/

    https://www.escolaengenharia.com.br/forro-de-gesso-acartonado/


ID
1344541
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que indica uma característica técnica da parede de gesso acartonado (drywall).

Alternativas
Comentários
  • Paredes de dry-wall ou placas de gesso acartonado:

     

    -> menor peso, a diminuição da carga sobre a laje, a facilidade de manutenção das instalações elétricas e hidráulicas.

     

    -> versatilidade, propiciando o emprego de diferentes formas geométricas das paredes.

     

    -> pela facilidade de aplicação, baixo custo e diversificação de usos.

     

    -> parede drywall (Gesso acartonado) é constituída por uma estrutura de perfis de aço galvanizado na qual são parafusados, de ambos os lados, chapas de gesso acartonado de alta resistência.

     

    -> sistemas de construção a seco do tipo Drywall nas paredes em áreas molháveis, é correto afirmar que se deve aplicar um sistema de impermeabilização flexível conforme projeto.

     

    -> Essas paredes, dependendo da forma como são feitas, podem atender a exigências em termos de resistência mecânica, acústica, térmica, e de resistência ao fogo.

     

    -> principais vantagens das paredes drywall são a rapidez e limpeza na montagem, reformas fáceis, precisão e qualidade de acabamento, isolamento de ruídos e ganho de área útil.

     

    -> As paredes de gesso acartonado são adaptáveis a qualquer tipo de estrutura: madeira, alvenaria, concreto, ou aço, e podem alcançar qualquer altura de pé-direito, assim como suportam a fixação de qualquer tipo de objeto.

     

     

    MATERIAIS... ISOLAMENTO...

     

    -> lã de rocha -> resistência ao FOGO.

    -> lã de vidro, por exemplo, é inserida na parte interna das paredes para proporcionar isolamento térmico e acústico ao sistema.

     

    Obs: As placas de lã de rocha são amplamente utilizadas como proteção passiva contra fogo, em isolamento de tetos, divisórias, prédios industriais e residenciais, em navios e plataformas, como porta cortafogo e isolamento térmico de equipamentos industriais.


    É o material mais utilizado para isolamentos termoacústicos, por ser incombustível e não causar danos ao meio ambiente

     

     

    EM ÁREAS ÚMIDAS...

     

    -> Para garantir a qualidade de uma construção, as chapas de gesso para drywall que serão utilizadas nas paredes dos banheiros devem ser especificadas com o código RU (RESISTENTES À UMIDADE).

     

     

     

     

  • Permite que, em seus painéis, sejam embutidas as instalações elétricas e hidráulicas, exigindo tão somente operações de montagem no canteiro de obras

    Discordo do gabarito: Só é possível embutir qualquer coisa entre os painéis, nos painéis não há como, não tem espessura suficiente.

  • a) É estruturada por montantes de madeira quimicamente tratada, distanciados ao longo de um plano vertical conforme medida do painel - As paredes são estruturadas por montantes de chapa dobrada de aço galvanizado

    b) Apresenta estrutura revestida em uma ou duas faces com painéis protegidos em gesso e estruturados por folhas de papelão. - Estruturados por folhas de papelão aplicadas em ambas as faces

    c) Tem seu espaço modular entre os montantes preenchidos com material que assegura à parede desempenho térmico e antichama, mas não acústico. - Preenchido com material que assegura melhor desempenho acústico, térmico e antichamas

    d) Permite que, em seus painéis, sejam embutidas as instalações elétricas e hidráulicas, exigindo tão somente operações de montagem no canteiro de obras. - Uma das características do drywall

    e) Impede seu uso como parede molhável, mesmo que seus painéis recebam tratamento químico no seu revestimento e a agregação de produtos químicos à mistura do gesso. - Não impede o uso. Para paredes molháveis é necessário tratamento químico à base de silicone.


ID
1366786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em um caderno de encargos e especificações de determinada obra pública, estão descritos os serviços de execução. A respeito desses serviços, julgue os itens seguintes.


Todas as paredes executadas sob vigas e(ou) lajes de concreto deverão ser apertadas contra as peças estruturais com o emprego de tijolos de barro furado, em forma de cunha e(ou) com a utilização de argamassa com aditivo compressor.

Alternativas
Comentários
  • com aditivo expansor

  • As alvenarias de tijolos cerâmicos furados não devem ser arrematadas junto às faces inferiores das vigas ou lajes. Essas alvenarias serão posteriormente encunhadas com argamassa de cimento e areia, no traço volumétrico 1:3, e com aditivo expansor. O encunhamento será realizado com tijolos maciços recortados, os quais deverão ser dispostos obliquamente.

  • > Encunhamento: técnica de assentamento de blocos em alvenaria p/ evitar que a mesma trinque junto c/ a viga sobreposta (dica: enclinamento)

  • "Todas as paredes executadas sob..." mesmo se o erro detectado acima não existisse, na afirmação é como se só existisse parede de blocos cerâmicos. ¬.¬'

  • A ideia central do encunhamento é permitir a deformação da laje ou viga de concreto armado, dessa forma, seja o encunhameno feito com tijolos maciços inclinados ou massa fraca com expansor o objetvo é que essa seção próxima ao elemento estrutural abosrva a deformação sem tranferir para o resto da vedação evitando o surgimento de fissuras


ID
1367308
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à regras referentes ao levantamento da área de alvenaria para fins de orçamento, quando num pano de parede existir(em) abertura(s), analise as afirmativas a seguir:

I. Para a área da abertura inferior a 2,00 m2 , despreza-se o vão de abertura, não se fazendo desconto algum na parede.
II. Para área da abertura igual ou superior a 2,00 m2 , desconta-se da área total o que exceder a 2,00 m2 .
III. Para mais de uma abertura, considera-se a soma dos vãos, descontando-se do valor total o que excede a 2,00 m2 .

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • ÁREA DE ALVENARIA:

    VÃO NA ALVENARIA < 2 m² NÃO SE DESCONTA A ABERTURA

    VÀO NA ALVENARIA > 2 m² DESCONTA-SE O QUE EXCEDER A 2,0 m²

    A ANÁLISE É FEITA VÃO POR VÃO, E NÃO PELA SOMA DOS VÃOS EX.: SE FOREM DUAS JANELAS DESCONTA-SE O QUE EXCEDER A 2,0 m² EM CADA UMA DELAS


  • Quando num pano de parede existirem aberturas - portas, janelas, basculantes, elementos vazados, etc. -, há algumas regras práticas para o levantamento da área de alvenaria:

    • Área da abertura inferior a 2 m² - despreza-se o vão da abertura, isto é, não se faz desconto algum na parede;

    • Área da abertura igual ou superior a 2 m² - desconta-se da área total o que exceder a 2 m²

    • A análise é feita por vão e não pela soma dos vãos. Exemplo: Se forem duas janelas, desconta-se o que exceder 2 m² em cada uma das janelas.

    Gabarito: D (somente I e II)

    Fonte: Como preparar orçamentos de obras (Aldo Dorea Mattos) pág. 50

    @arquitetamanuprado


ID
1441927
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para a correta execução das paredes de edificações projetadas em alvenaria estrutural, tanto de blocos cerâmicos como de concreto, deve constar entre as peças gráficas, em escala apropriada,

Alternativas
Comentários
  • Por acaso não seriam fiadas ao invés de fadas??

  • Para a correta execução das paredes de edificações projetadas em alvenaria estrutural, tanto de blocos cerâmicos como de concreto, deve constar entre as peças gráficas, em escala apropriada,

    (A) o desenho das estacas de fundação, plantas de fiadas, corte do bloco utilizado.

    (B) as plantas da primeira e segunda fiadas, planta da fiada na altura das esquadrias, planta da última fiada, elevação das paredes.

    (C) a planta topográfica, corte das esquadrias, planta baixa, planta de cobertura.

    (D) a planta baixa, corte transversal e longitudinal, desenho das tesouras.

    (E) a planta da fiada de fundação, planta da primeira fiada e corte da áreas molhadas.

    GABARITO: B.


ID
1441936
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O emprego de sistema construtivo em alvenaria estrutural de bloco cerâmico se mostrou bastante adequado para a produção de conjuntos habitacionais destinados à população de baixa- renda em sistema de auto-construção ou ajuda- mútua no Brasil, o que se deve

Alternativas

ID
1519222
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para a construção de um edifício residencial de 12 andares, foi selecionado um sistema construtivo de alvenaria estrutural armada, com blocos de concreto de 3 furos, cujas dimensões nominais (Alt, Larg., Compr.) são 19 cm x 14 cm x 44 cm. Com o objetivo de minimizar as perdas deste material e otimizar a utilização da mão de obra, o módulo básico a ser empregado na paginação das alvenaria será:

Alternativas
Comentários
  • ????????, Vai assentar o bloco em pé é?

  • Para calcular o módulo básico deve-se somar 1cm de argamassa à medida do tijolo;

    No plano vertical soma-se a altura do tijolo (19cm) e a argamassa (1cm) = 20 cm;

    No plano horizontal soma-se a largura do tijolo (14cm) e a a argamassa (1cm) = 15 cm.


    Resposta: d

  • Para mim, a modulação seria 45 cm na horizontal e 20 cm no plano vertical, pois 15 cm é a largura, concordo com o Simon, com a resposta o bloco seria assentado em pé!! hehehehehehe....

  • Também achei esquisito esse gabarito, a modulação seria para economizar o uso de material, então teria que levar em conta o comprimento do bloco, e não a largura.
  • 45cm é múltiplo de 15cm, portanto a modulação de 15cm permite assentar o bloco em qualquer uma das posições ortogonais no plano horizontal.

  • Essas medidas fazem mais sentido se considerar esses planos em corte, base do bloco e altura, e esses 45 seria em planta, enfim, não entendi a questão :L

  • (Alt, Larg., Compr.) são 19 cm x 14 cm x 44 cm

    alt:19 - vertical

    larg:14 - horizontal

    compr: 44 - espessura

    +1 cm de massa de assentamento, temos 20 cm vertical + 15 cm horizontal

    questão bem esquisita, não faz sentido a espessura ter 44 cm, mas acredito q o raciocínio deles foi esse


ID
1668982
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação à modulação nos projetos de alvenaria estrutural,

Alternativas
Comentários
  • Unidades modulares são os blocos que constituem a alvenaria  estrutural.  A letra B, ao meu ver,  parece certa também  pois ao modular a alvenaria pode ser usado blocos de diferente medidas, certo? Talvez, o errado da questão esteja na utilizaçâo da palavras "várias" unidades, já que geralmente não são muitas as variações dos blocos.

    A letra E, está certa basicamente é planta das fiadas e  elevaçoes na parede, nessas devem ser indicadas o uso de do graute e armaduras

  • Na alvenaria estrutural não dispomos de várias unidades modulares. Possuímos apenas uma unidade modular. O que pode mudar é o uso de blocos especiais


ID
1696858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Concluída a construção de um edifício público, a empresa encarregada entregou ao fiscal de obras, preposto da administração pública, um manual de uso, operação e manutenção da edificação. O fiscal constatou que o manual indicava a frequência com que a fachada deveria ser manutenida e informava que a vida útil do revestimento em argamassa dessa fachada seria diminuída se a manutenção não fosse feita na frequência indicada. Além disso, verificou que o manual não definia a vida útil (VU) real do piso cerâmico utilizado nas áreas internas, mas somente sua vida útil projetada (VUP), que era de cinco anos.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

A atribuição de responsabilidades aos usuários da edificação quanto ao controle da frequência da manutenção da fachada está de acordo com as normas referentes à gestão da manutenção predial e do desempenho de edificações.

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR 15575-1_2013
    Edificações Habitacionais — Desempenho
    Parte 1: Requisitos gerais

    5 Incumbências dos intervenientes

    5.5 Usuário
    Ao usuário ou seu preposto cabe realizar a manutenção, de acordo com o que estabelece a ABNT NBR 5674 e o
    manual de operação, uso e manutenção, ou documento similar (ver 3.18).

  • Gab. Certo

    Ao usuário ou seu preposto cabe realizar a manutenção, de acordo com o que estabelece a ABNT NBR 5674 e o manual de operação, uso e manutenção, ou documento similar.

    Ao construtor ou incorporador cabe elaborar o manual de operação uso e manutenção, ou documento similar (...)

  • NBR 15575

    Manual de operação, uso e manutenção

    Documento que reúne todas às informações necessárias p/orientar as atividades de operação, uso e manutenção da edificação.

    Manutenção

    Conjunto de atividades a serem realizada ao longo da vida total da edificação p/conservar ou recuperar a sua capacidade funcional.

    Vida útil de Projeto

    Período ESTIMADO de tempo para o qual um sistema é projetado a fim de ATENDER aos requisitos de desempenho.

    Vida útil

    Período de tempo que edifício ou sistema prestam às atividades p/quais foram projetadas e construídos.

    Não pode ser confundida com prazo de garantia legal e certificada.


ID
1777222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo como referência as normas técnicas brasileiras para assentamento de azulejos e revestimentos de piso cerâmico, julgue o item subsequente.

Para se aplicar revestimento de azulejo em parede que apresente mancha de bolor, é necessária a manutenção desses azulejos de molho em solução de hipoclorito de sódio por período mínimo de seis horas, antes se de aplicar cola ou argamassa às peças cerâmicas.

Alternativas
Comentários
  • Deve-se preparar a superficie para aplicaçao do revestimento.

  • Superfície de aplicação para assentamento de azulejo:

    Limpeza

    A remoção de sujeira, pó e materiais soltos pode ser efetuada por escovação ou lavagem com água. Quando necessário, deve ser empregada raspagem com espátula ou escova de fios de aço.

    Para remoção de bolor, pode-se escovara superfície com uma solução de fosfato trissódico (30 g de Na3PO4 para cada litro de água) ou com solução de hipoclorito de sódio (4% a 6% de cloro ativo); em seguida, lavagem abundante com água limpa.

    fonte: YAZIGI, A técnica de edificar

  • NBR 13245

    Condições da superfície

    a)imperfeições na superfície: lixar e eliminar o pó;

    b) superfície com mofo: lavar com solução de água e água sanitária em partes iguais, esperar 6 horas e enxaguar bem. Aguardar a secagem;

    c) superfície com gordura, óleo ou graxa: lavar com solução de água e detergente neutro e enxaguar. Aguardar a secagem;

    d) superfície com umidade: identificar a origem e tratar de maneira adequada.


ID
1789939
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção que indica um dos procedimentos referentes à execução de argamassa de areia.

Alternativas
Comentários
  • Questão meio estranha, mas dá para acertar marcando a menos errada. Quem trabalha na área sabe que a OBRIGAÇÃO é chapiscar a estrutura de concreto armado (pilar, viga), mas as paredes não. Então o termo "deverão" da letra E deveria ser "poderão"...

     

    Gabarito E

  • Questão fica mais fácl de matar assim:

    Chapisco = cimento e areia grossa , sem cal.

    Se a argamassa de areia entrar depois do chapisco, provavelmente, na composição do chapisco vai entrar algum aditivo.

  • "Todas as superfícies destinadas a receber revestimento de argamassa de areia serão chapiscadas com argamassa de cimento e areia, com aditivo adesivo.

    O revestimento de argamassa de areia será constituído por camada única de argamassa industrializada ou pelas seguintes camadas contínuas, superpostas e uniformes:

    - emboço (massa grossa), aplicado sobre a superfície chapiscada

    - reboco (massa fina), aplicado sobre o emboço.

    A alvenaria deve estar concluída e fixada (encunhada) e os peitoris, marcos (batentes) e contra-marcos

    têm de estar chumbados. As superfícies das paredes e dos tetos precisam ser limpas e abundantemente molhadas antes do início da operação. Os revestimentos somente poderão ser iniciados após a completa pega da argamassa de assentamento da alvenaria."

    fonte: YAZIGI, A Técnica de edificar.


ID
1797988
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ordene, cronologicamente, as etapas de instalação de uma parede comum de gesso acartonado (drywall):

A. fixação de batentes;

B. colocação dos montantes;

C. arremate de topo da parede;

D. inserção das instalações elétricas e hidráulicas;

E. demarcação e aplicação das guias;

F. colocação das placas.

A sequência correta é: 

Alternativas
Comentários
  • Primeira etapa de qualquer alvenaria/sistema de vedação/separação é a demarcação. A última é o arremate. Só precisa saber disso para conseguir responder corretamente essa questão. RESPOSTA E.

  • ~> Etapas de instalação de uma parede comum de gesso acartonado (drywall): 

     

    1º) demarcação e aplicação das guias

    2º) colocação dos montantes;

    3º) inserção das instalações elétricas e hidráulicas;

    4º) colocação das placas.

    5º) fixação de batentes;

    6º) arremate de topo da parede; 

  • Livro: A técnica de Edificar - Walid Yazigi

    8 . 8 - PAREDES DE GESS O ACARTONADO (DRYWALL)

    8.8.3 - INSTALAÇÃO DE PAREDE COMUM

    1º) demarcação e aplicação das guias

    2º) colocação dos montantes;

    3º) inserção das instalações elétricas e hidráulicas;

    4º) colocação das placas.

    5º) fixação de batentes;

    6º) arremate de topo da parede

    Gabarito: Letra E

    @arquitetamanuprado


ID
1800736
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na construção de paredes em edificações de ensino, o uso de tijolos furados pode ser vantajoso quando comparado ao uso de tijolos cerâmicos maciços, pois, dentre outros motivos, os tijolos furados:

Alternativas

ID
2087428
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir cargas, ela é chamada Alvenaria resistente, pois além do seu peso próprio, ela suporta cargas.
II. Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação.

Alternativas
Comentários
  • Alvenaria estrutural = alvenaria resistente = alvenaria portante (...)

  •  Alvenaria resistente ?

  • ‘A alvenaria pode ser empregada na confecção de diversos elementos construtivos’, tais como paredes, abóbadas e sapatas, por exemplo, e pode ter função estrutural e/ou de vedação. ‘Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir a cargas, ela é chamada de alvenaria resistente, pois além do seu peso próprio, ela suporta cargas’, como peso das lajes, telhados e pavimento superior, entre outras.”

    (Milito, 2009, p. 59.)

  • NBR 8545

    Alvenaria autoportante

    Alvenaria com função estrutural, dispensando a construção de vigas e pilares. Usualmente executadas em construções mais simples, com poucos pavimentos.


ID
2098672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos revestimentos de paredes, julgue o próximo item.

O assentamento de placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de quatorze dias de cura do emboço e(ou) da argamassa de regularização.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito esteja errado, ou ao menos passível de recurso, pois de acordo com a NBR 7200 a aplicação de revestimentos decorativos, caso das placas cerâmicas, deve ocorrer 21 dias após a aplicação do emboço.

  •  O assentamento das placas cerâmicas só deverá ocorrer após um período mínimo de 14 dias de cura do emboço e/ou da argamassa de regularização ou do contrapiso 
     O substrato deverá estar curado, limpo, isento de poeira, óleo, tinta ou outro material que possa impedir a aderência da argamassa colante 
     Verificar se as possíveis fissuras e retrações estão estabelecidas

  • Pensei em 21 dias ...

  • Deveria ser anulada. Não falou se era de paredes internas ou externas. 

    A NBR 13754 diz que o período mínimo para camada de emboço é de 7 dias:

     NBR 13754 (1996) - Revestimento de paredes internas com placas cerâmicas

     O assentamento das placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de cura da base de 7 dias sobre emboço e de 14 dias sobre as demais bases.

     NBR 13755 (2017) - Revestimento de fachadas e paredes externas com placas cerâmicas

     O assentamento das placas cerâmicas só pode ocorrer após um período mínimo de 14 dias de cura do emboço

  • O assentamento das placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de cura da base ou do contrapiso. No caso de não se empregar nenhum processo de cura, o assentamento deve ocorrer, no mínimo, 28 dias após a concretagem da base ou 14 dias após a execução do contrapiso.

  • Aplicações de argamassa: 

    a) 3 dias para chapisco > pode reduzir para 2 dias 

    b) 7 dias para impermeabilização e hidráulica

    c) 14 dias para assentamento cerâmicos

    d) 21 dias para acabamento decorativos 

    e) 28 dias para estruturas de concreto de alvenaria estruturais


ID
2160376
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Trindade - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com o vocabulário arquitetônico brasileiro, a definição que NÃO se aplica ao termo “empena” é:

Alternativas
Comentários
  • Paredes laterais de um , sem aberturas (janelas ou portas), estas paredes estão preparadas a receber outro edifício encostado. Parede cega de um edifício que habitualmente é de encosto para outro edifício.

    letra e

  • A) Linha que demarca o limite de um lote em relação ao seu vizinho.


ID
2184634
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tabique é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Tabique

     Esta técnica é utilizada principalmente na construção de paredes, formadas por elementos de madeira colocados na posição vertical, horizontal ou inclinada, sendo os espaços vazios entre elas preenchidos com terra ou outro material. Há uma dualidade no processo construtivo, para o primeiro tipo de parede as tábuas apresentam-se muito pouco espaçadas; a estrutura principal é composta por madeira, sendo a parede revestida com um reboco de argamassa à base de cal.

    No outro tipo, o espaçamento entre tábuas é muito maior e preenchido por terra, antes de ser revestida usando um reboco de características idênticas ao do tabique anterior.

    O tabique, sendo uma técnica construtiva que não necessita de mão-de-obra especializada e que utiliza materiais naturais, mostra uma grande versatilidade; é usada em vários estilos de habitação e na construção de elementos verticais com diferentes funções: paredes exteriores, paredes divisórias, paredes de caixa de escadas e mesmo na definição do contorno de chaminés.

    FONTE: ANÁLISE DE PAREDES DE TABIQUE E DE MEDIDAS DE REFORÇO ESTRUTURAL; ESTUDO NUMÉRICO - André Manuel Chéu Pires


ID
2267467
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O vidro é um produto homogêneo, obtido por meio de resfriamento de massa inorgânica em fusão. Em temperatura ambiente, como é encontrado usualmente, é frágil e pode ser transparente, translúcido ou opaco (com aplicação de determinadas películas). É um material versátil, encontrado em diversas situações, em construções. Com base nisto e em relação aos tipos de vidro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    A banca inverteu vários conceitos

    • A) Vidro laminado: possui maior resistência mecânica do que o vidro comum e é também conhecido como vidro de segurança. Sua fabricação consiste em um processo de têmpera, obtida pelo aquecimento gradativo a temperatura de 700° C (ponto de amolecimento do vidro), seguido de resfriamento. Desta forma a lâmina do vidro fica mais resistente.(Vidro Temperado)

    • B)Vidro fantasia: é submetido a um processo de serigrafia por meio da aplicação de camadas de esmalte, através de uma tela serigráfica em uma ou em ambas as faces do vidro, até provocarem o efeito plástico desejado.(Vidro Serigrafado)

    Vidro fantasia ou impresso. Uma das principais características são os desenhos que têm a propriedade de difundir a luz, mantendo a privacidade do ambiente sem perder luminosidade. São inúmeras as texturas, cores e espessuras que esse material pode ser desenvolvido.

    O vidro fantasia é produzido por meio de uma tira de vidro fundido entre rolos a 900ºC. Dessa forma, desenhos em relevo nos rolos são transferidos ao vidro. Para realização da moldagem, são utilizados dois cilindros metálicos na saída do forno por onde passa o vidro já elaborado.

    O rolo superior é liso e o inferior detém em sua superfície a gravação do desenho (padrão) que se deseja imprimir no vidro. 

    • C)Vidro float: tem como característica ser um vidro de segurança. É composto de duas ou mais lâminas de vidro, coladas pela intercalação de até quatro filmes de policarbonato ou polivinil butiral (PVB), o que lhe confere resistência.(Vidro Laminado)

    O vidro float é muito popular por ser acessível e servir como base para a criação da maioria dos vidros especiais disponíveis no mercado. Também denominado de vidro comum ou vidro plano, o modelo recebe esse nome devido ao seu método de fabricação, ocasião em que a massa vítrea flutua (float) no banho de estanho enquanto resfria controladamente e adquire a espessura desejada.

    • D)Vidro duplo ou insulado: é composto por duas ou mais lâminas de vidros, com um gás inerte entre elas. Este gás pode ser ar desidratado ou até gases nobres como argônio, criptônio ou xenônio.(Correto)

    • E) Vidro u-glass: um fino filme de um óxido metálico é colocado diretamente sobre o vidro. Esta película tem a característica de baixa emissividade (low-e) e reduz a transferência de calor (infravermelho longo) através das janelas.(Vidro Low-e)

    Vidro U-glass ou C-glass possuem perfis de vidros em formato “C”, autoportantes, ao contrário das placas de vidros convencionais, dispensam o uso de caixilharia. Isto porque a sua estrutura de fixação é composta por leves perfis de alumínio e PVC que perfazem o requadro das peças. Sua aplicação é feita diretamente no piso e laje existente, podendo ser montada de forma reta ou em curvas, dispensando o apoio de travessas horizontais e intermediárias.


ID
2268310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando as normas vigentes, julgue o próximo item, no que se refere às estruturas de alvenaria.

Na execução de serviços de revestimento e acabamento, a proteção dos quadros fixos de tomadas energizadas do local fica a critério do profissional capacitado.

Alternativas
Comentários
  • Existem normas que regulamentam esses trabalhos.

  • NR-18

    18.17.2 Os quadros fixos de tomadas energizadas devem ser protegidos sempre que no local forem executados serviços de revestimento e acabamento.

    Gabarito: E


ID
2268313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando as normas vigentes, julgue o próximo item, no que se refere às estruturas de alvenaria.

A remoção do óxido de ferro, por meio de processo abrasivo, e a verificação das secções de aço resultantes são recomendações relativas a deteriorações em concreto armado decorrentes de infiltrações de água.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO

    http://www.serviconnatal.com.br/download/file/5/2004201208530062ff8a0899312c9fe8fb76b7de4aaef3.pdf


ID
2268316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando as normas vigentes, julgue o próximo item, no que se refere às estruturas de alvenaria.

As causas da incidência de fissuras nas estruturas de alvenaria devem ser pesquisadas por profissional habilitado, buscando-se assegurar que a prescrição dos reparos tenha a eficiência e a longevidade esperadas.

Alternativas
Comentários
  • Aquelazinha só pra descontrair. xP


ID
2273098
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O subsistema construtivo denominado vedações, tanto externo como interno, basicamente se interage com os subsistemas estrutural e de cobertura, portanto é um forte fator nas condições de flexibilidade espacial.

II. O subsistema construtivo estrutural pela sua função condiciona os demais subsistemas.

III. O subsistema construtivo de instalações pode ser considerado o responsável pela complexidade característica da construção e funcionamento do edifício.

Alternativas
Comentários
  • "Dentre os subsistemas identificados é possível destacar quatro (estrutura, cobertura, vedações e instalações) como definidores do sistema construtivo do edifício.

    a) O subsistema estrutural pela sua função condiciona os demais subsistemas. Independente de seu material e sua forma de execução, pode ser considerado um subsistema fixo, ou seja, uma vez construído não pode ser mudado sem interferir nos outros subsistemas, e sem se correr o risco de estrangular o funcionamento normal do edifício. Tal característica fundamentalmente o torna ainda mais importante dentro do contexto de estabelecimentos de saúde, onde flexibilidade6 é requisito para um funcionamento ideal.

    b) O subsistema cobertura, assim como o estrutural, determina condicionamentos que se compõem fortemente com a estrutura. É portanto também um subsistema rígido, independente do seu material e forma de execução tem fortes requisitos de compatibilização.

    c) O subsistema vedações, tanto externo como interno, basicamente se interage com os subsistemas estrutural e de cobertura, portanto um forte fator nas condições de flexibilidade espacial. Com a função principal de delimitar o espaço em funções específicas, programadas e organizadas no projeto, é um subsistema criticamente responsável pela flexibilidade do edifício hospitalar.

    d) O subsistema de instalações pode ser considerado o responsável pela complexidade característica da construção e funcionamento do estabelecimento de saúde, devido ao extenso número de diferentes sistemas a serem acomodados, associados e coordenados entre si e com o todo sem prejuízo da flexibilidade."

    Fonte: SISTEMAS CONSTRUTIVOS NA PROGRAMAÇÃO ARQUITETÔNICA DE EDIFÍCIOS DE SAÚDE - Ministério da Saúde - 1995


ID
2275804
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna da frase a seguir.
______________ é a formação de depósitos salinos na superfície das alvenarias, concretos ou argamassas como resultado da sua exposição à água de infiltrações ou intempéries.

Alternativas
Comentários
  • A lixiviação é o processo de extração de uma substância de um meio sólido por meio de sua dissolução em um líquido. Na construção civil, a lixiviação é um processo patológico que ocorre nas estruturas de concreto, devido à infiltração de água, que dissolve e transporta cristais de hidróxidos de cálcio e magnésio, podendo formar depósitos de sais conhecido como eflorescência. Com a perda de sólidos, a estrutura fica com sua resistência mecânica reduzida e também abre caminho para entrada de gases e líquidos nocivos à armadura e ao próprio concreto, causando dentre outros problemas, a corrosão das armaduras e a carbonatação do concreto.
    Leia mais em: http://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-lixiviacao.html
    Copyright © E-Civil

     

    Eflorescências são depósitos cristalinos de cor branca surgem na superfície do revestimento, como piso (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas. Os depósitos acontecem quando os sais solúveis nos componentes das alvenarias, nas argamassas de emboço, de fixação, de rejuntamento ou nas placas cerâmicas são transportados pela água utilizada na construção, na limpeza ou vinda de infiltrações, através dos poros dos componentes de revestimento.     


ID
2301958
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação à execução das alvenarias,

Alternativas
Comentários
  • a fiscalização da obra deverá examinar, entre outros, a colocação e transpasse das vergas e contravergas.

  • Em relação à execução das alvenarias,

    A-Deve-se começar pelos cantos e não pelo centro. a alternativa foi investida

    B-As vergas podem ser substituídas pelas vigas de amarração, "Fundos de vigas"

    C-O cunhamento é feito logo após a cura da argamassa de assentamento dos tijolos.

    D-É feito com tijolos deitados e com inclinação

    E-GABARITO

  • Lembrando:

    NBR 8545/84

    Vergas e contra-vergas deve, exceder a largura do vão de pelo menos 20 cm de cada lado e devem ter altura minima de 10 cm.

    Para encunhamento com estrutura de concreto armado a alvenaria deve ser interrompida abaixo das vigas ou lajes. Este espaço deve ser preenchido após 7 dias.

    Para mais de um pavimento o travamento da alvenaria deve ser executado após o levantamento das alvenarias do pavimento acima, tenham sido levantadas até igual altura.


ID
2313994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As obras de arquitetura podem ser genericamente divididas em fase inicial, que corresponde à movimentação de terra e à execução das fundações; fase intermediária, que apresenta grande volume de produção (estrutura, vedações, cobertura, instalações); e fase final, que corresponde aos revestimentos e acabamentos. Em relação a essas informações, julgue o item a seguir.


Para que não haja transtornos na execução dessas fases, o canteiro de obras deve ser planejado criteriosa e antecipadamente. Com isso, é possível manter o canteiro íntegro ao longo da obra, sem modificações nem adaptações, evitando atrasos no cronograma e custos extras imprevistos.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade um canteiro de obras é organizado de maneira bem flexível, já que vai se adaptanto às necessidades das diferentes fases da obra

  • O canteiro de obras vai sendo modificado ao longo da execução da obra, de acordo com os serviços a serem executados.

    Adaptação contínua do canteiro para alocar:

    •Materiais;

    •Equipamentos;

    •Mão de obra.

    Nas fases: inicial, intermediária e final da obra.

    https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/projeto-e-implantacao-de-canteiro-de-obras/elementos-do-canteiro-de-obra

  • Questão perfeita! Descrição exata sobre organização do canteiro de obras e suas fases, exceto pela frase entre vírgulas "sem modificações nem adaptações", pois sabemos que o canteiro é um local que sofre adaptações durante o desenvolvimento da obra.

    Gabarito "Errado".


ID
2318407
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre o dry wall é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    CORRETA a) Para áreas úmidas como banheiros e cozinhas devem ser empregados painéis com tratamento especial. 

    ERRADA b) Os perfis que formam a estrutura da divisória servem para fixação dos painéis de gesso através de rebites. -> os painéis de gesso são aparafusados aos perfis de aço

    ERRADA c) É composto por painéis de poliuretano acartonado. -> gesso acartonado

    ERRADA d) É composto por painéis de madeira acartonada.  -> gesso acartonado

    ERRADA e) A estrutura da divisória é composta por perfis de alumínio anodizado. -> perfis de aço anodizado


ID
2328673
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No projeto de arquitetura de interiores em edifícios públicos, com relação à utilização de sistemas de construção a seco do tipo Drywall nas paredes em áreas molháveis, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • No revestimento de áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, o drywall deve ser feito com chapas de gesso mais resistentes à umidade e, ainda, impermeabilizadas.

    “Para aplicar o sistema drywall em áreas molhadas, é indicado usar chapas de gesso resistentes à umidade, chamadas de chapa verde, feitas com aditivo hidrofugante”, elucida o arquiteto Fagner Mendes Gava, do escritório FMG Arquitetura e Conceito.

    Cabe ao aditivo aumentar a resistência das placas ao contato com a água. “Além disso, é necessário impermeabilizar a parte inferior, pois o gesso possui muita porosidade, aumentando a absorção”, comenta Eliene Ventura, gerente técnica da Vedacit/ Otto Baumgart.

    “A impermeabilização deve ser feita com impermeabilizantes a partir de compostos elastoméricos, que se movimentam de acordo com a contração ocorrida nas chapas de drywall”, explica Fabrizio Portela, diretor geral da Fast Home.

     

    https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/drywall-tambem-pode-ser-instalado-em-areas-molhadas_6921_10_0

     


ID
2350663
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A alvenaria estrutural é um processo construtivo racionalizado, projetado, calculado e construído em conformidade com as normas pertinentes, visando funcionalidade com segurança e economia. Em um edifício em alvenaria estrutural:
1. todas as paredes precisam ser portantes.
2. a alvenaria estrutural pode ser armada quando os vazados verticais dos blocos forem preenchidos com graute.
3. a utilização do sistema permite uma redução de 60 a 90% nas formas.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A alvenaria estrutural é um processo construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas. Já a alvenaria estrutural armada caracteriza-se por ter os vazados verticais dos blocos preenchidos com graute (microconcreto de grande fluidez) envolvendo barras e fios de aço. 

    FONTE:http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=7&Cod=664


ID
2350747
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os vidros low-e (low emissivity glass) são vidros baixo-emissivos que reduzem a transferência térmica entre dois ambientes. Sobre as propriedades dos vidros low-e, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • a) vantagem de nao possuir o efeito de espelho dos vidros

    b) não afeta a transmissçao luminosa significamente;

    c) correta

    d) esse tipo de vidro low-e não possui a película PVB, o que filta os raios ultravioletas é a camada metálica do e-low.

  • Darkson...obrigado!!!!

    poderia passar a fonte para pesquisa????

  • Não achei a fonte exata da resposta, mas o livro Eficiência Energética, de Lamberts, Dutra e Pereira, pág. 204, ajuda a responder a questão.
     

    Vidros de Baixa Emissividade (low-e):


    Os vidros de baixa emissividade, também conhecidos como low-e (low emissivity) são mais eficientes que os reflexivos comuns, pois permitem que a radiação solar visível entre no ambiente, mas bloqueiam a radiação de onda longa advindas de objetos no exterior, como outros edifícios e muros. Os vidros low-e também bloqueiam a passagem da radiação de onda longa proveniente dos móveis e superfícies aquecidas no ambiente interior, evitando perdas de calor nos períodos mais frios. Esse tipo de vidro é feito com uma fina camada de óxido metálico que pode constituir sua massa pelo processo de pirólise (processo conhecido como on-line) ou ser magneticamente adicionada a uma das superfícies do vidro como uma fina película (processo conhecido como off-line). O vidro low-e é, geralmente, utilizado em panos de vidro duplo. Se a camada metálica de baixa emissividade for presente no pano de vidro externo, reduz a onda longa que representa perdas de calor para o exterior. Se essa camada for presente no pano de vidro interno, emite a onda longa de volta para o exterior. As camadas low-e podem reduzir a transferência de calor por radiação de onda longa de 5 a 10 vezes.


ID
2350756
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que diz respeito aos sistemas de fachada de vidro e alumínio, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
Sistemas de fachada
1. Pele de vidro.
2. Spider glass.
3. Structural glazing.
4. Sistema unitizado.
Características
( ) O sistema é composto por painéis modulares estruturados com perfis de alumínio e fechados com vidro já colados na indústria. A instalação é realizada pelo lado interno do edifício.
( ) Painéis de vidro sem caixilhos, sustentados pontualmente numa estrutura portante.
( ) O vidro é colocado com silicone nos perfis dos quadros de alumínio, ficando a estrutura oculta, na face interna. É o tipo de fachada em que se utilizam vidros colados com silicone estrutural em caixilhos especiais.
( ) As colunas são fixadas nas vigas pelo lado interno, enquanto o vidro permanece encaixilhado.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Sistema unitizado: O sistema é composto por painéis modulares estruturados com perfis de alumínio e fechados com vidro já colados na indústria. A instalação é realizada pelo lado interno do edifício.

    Spider glass: Painéis de vidro sem caixilhos, sustentados pontualmente numa estrutura portante.

    Structural glazing: O vidro é colocado com silicone nos perfis dos quadros de alumínio, ficando a estrutura oculta, na face interna. É o tipo de fachada em que se utilizam vidros colados com silicone estrutural em caixilhos especiais.

    Pele de vidro: As colunas são fixadas nas vigas pelo lado interno, enquanto o vidro permanece encaixilhado.

  • Para esclarecer as diferenças entre pele de vidro e structural glazing, uma ótima imagem na página 7 do link: https://docplayer.com.br/7336736-Apresentacao-fa-v02-05-13-belmetal-sp-gdp.html


ID
2350795
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Existe uma crescente utilização de sistemas de placas de gesso acartonado (dry wall) para as vedações verticais nas edificações. Sobre esse sistema construtivo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Aparentemente frágeis por sua leveza – afinal, elas pesam cerca de 20 kg por m², contra os 180 kg da alvenaria –, as paredes de DryWall suportam pesos elevados. É essencial, porém, conhecer o sistema, as técnicas e os materiais adequados para a fixação dos objetos, dos mais leves até armários, cofres e redes de descanso que, por norma técnica, carregam até 200 kg. “Essas paredes são constituídas por guias de aço fixadas no piso e na laje, onde se encaixam os montantes verticais, distanciados a cada 40 ou 60 cm, ou de acordo com o projeto”, esclarece Carlos Roberto de Luca, gerente Técnico da Associação Brasileira do Drywall.

    Fonte: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/conheca-as-regras-para-fixar-cargas-em-drywall/15354

    LETRA D


ID
2358796
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Enquanto ‘o levantamento consiste na obtenção, em campo, das medidas de ângulos e distâncias que permitirão, em escritório, calcular e desenhar a superfície levantada’, a locação para a construção de uma obra consiste na tomada dos ‘dados calculados em escritório, de um determinado projeto de obra, e implantá-lo no terreno’. Assim, ‘o sucesso da obra dependerá de um correto levantamento, de um projeto bem elaborado e de uma boa locação’.”

(Corrêa, 2012, p. 114.)

Considerando o processo de locação para construção de uma obra, assinale a afirmativa correta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C


    a) Nos projetos que exigem estrutura de concreto é necessária a planta de locação das estacas

    b) A demarcação dos pontos que irão definir a obra no terreno é feita a partir do referencial previamente definido, considerando-se duas coordenadas planimétricas e uma altimétrica

    c) GABARITO

    d) Na construção de edificações, a primeira locação realizada é a das fundações.


ID
2358850
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 1.5961-1 (ABNT, 18/07/2011) recomenda que “a análise das estruturas de alvenaria deve ser realizada sempre se considerando o equilíbrio tanto em cada um dos seus elementos quanto na estrutura como um todo”. A Norma define disposições específicas para a análise estrutural dos elementos em alvenaria – vigas, pilares e paredes. Considerando as disposições específicas para a análise estrutural de vigas, pilares e paredes em alvenaria, estabelecidas pela NBR 1.5961-1, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) A altura efetiva de uma parede deve ser considerada igual ao dobro da altura da parede, se houver travamentos que restrinjam os deslocamentos horizontais das suas extremidades. 

    A altura efetiva será igual:

    1) À ALTURA DA PAREDE, se houver travamentos que restrinjam os deslocamentos horizontais das suas extremidades.

    2) AO DOBRO DA ALTURA DA PAREDE, se uma extremidade for livre e se houver travamento que restrinja conjuntamente o deslocamento horizontal e a rotação na outra extremidade.

     

     b) Para se calcular as características geométricas dos pilares com seção transversal, a seção transversal deve ser considerada com suas dimensões brutas acrescidas dos revestimentos. 

    Os revestimentos devem ser desconsiderados.

     

     c) O vão efetivo das vigas deve ser tomado como a distância livre entre as faces dos apoios, acrescida de cada lado do vão do maior valor entre o dobro da altura da viga e a distância do eixo do apoio à face do apoio.

    Correto estará se trocar o MAIOR por MENOR e DOBRO por METADE.

     

     d) A altura efetiva de um pilar, em cada uma das direções principais da sua seção transversal, deve ser considerada igual à altura do pilar, se houver travamentos que restrinjam os deslocamentos horizontais ou às rotações das suas extremidades na direção considerada. 


ID
2358862
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“‘A alvenaria pode ser empregada na confecção de diversos elementos construtivos’, tais como paredes, abóbadas e sapatas, por exemplo, e pode ter função estrutural e/ou de vedação. ‘Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir a cargas, ela é chamada de alvenaria resistente, pois além do seu peso próprio, ela suporta cargas’, como peso das lajes, telhados e pavimento superior, entre outras.”

(Milito, 2009, p. 59.)

Tendo em vista a utilização de elementos de alvenaria na construção, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Só uma observação:

    O bloco de concreto é sim mais pesado que o bloco cerâmico, porém com um tempo de assentamento maior pois tem uma trabalhabilidade menor em função do seu peso e pelo maior cuidado com umidade e chuva que se deve ter com ele.

  • Pelo que pesquisei, a letra C pode sim estar correta dependendo das fontes. Eu, particularmente, acho que esteja corrreta. 

    Todavia, a letra D está indiscutivelmente correta. 

    Fontes qe indicam que a C está correta: https://www.escolaengenharia.com.br/alvenaria-estrutural/

    http://www.blockstock.com.br/vantagem?r=1&n=os-beneficios-da-alvenaria-com-blocos-de-concreto

     

  • Paredes com blocos de concreto

    Os blocos de concreto para execução de obras não estruturais têm o seu fundo tampado para facilitar a colocação da argamassa de assentamento. Portanto, a elevação da alvenaria se dá assentando o bloco com os furos para baixo.

    Vantagens:

    - peso menor

    - menor tempo de assentamento e revestimento, economizando mão-de-obra.

    - menor consumo de argamassa para assentamento.

    - melhor acabamento e uniformidade.

    Desvantagens:

    - não permite cortes para dividi-los.

    - geralmente, nas espaletas e arremates do vão, são necessários tijolos comuns.

    - difícil para se trabalhar nas aberturas de rasgos para embutimento de canos e conduítes.

    - nos dias de chuva aparecem nos painéis de alvenaria externa, os desenhos dos blocos. Isto ocorre devido à absorção da argamassa de assentamento ser diferente da dos blocos.

    Pilares de tijolos maciços

    São utilizados em locais onde a carga é pequena (varandas, muros etc...). Podem ser executados somente de alvenaria ou e alvenaria e o centro preenchido por concreto.

    Fonte: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, José Antônio de Milito.

  • questao mal elaborada, comecando pelo enunciado, sapata é um elemento de concreto armado, confunde com alicerce, o resto das alternativas tb nao estao melhor escritas. essas bancas cada dia pior

  • Fonte: Milito

    Paredes com bloco de concreto

    Paredes executadas com blocos de concreto vibrado. Desenvolvimento dos artigos pré-moldados.

    Vantagens: Peso menor ; menor tempo de assentamento e revestimento, economizando mão-de-obra; menor consumo de argamassa para assentamento; melhor acabamento e uniformidade.

    Desvantagens: não permite cortes para dividi-los; geralmente nas espaletas e arremates do vão, são necessários tijolos comuns; difícil para se trabalhar nas aberturas de rasgos para embutimento de canos e conduítes; dias de chuva aparecem nos painéis de alvenaria externa.

    Parede de tijolos furados

    Usados para diminuir o peso das estruturas e economia, não oferecem grande resistência e portanto devem ter a única função de vedarem um painel na estrutura de concreto.

    Pilares de tijolos maciços

    Usados em locais onde a carga é pequena (varandas, muros, etc..). Executados somente de alvenaria ou/e alvenaria e o centro preenchido com concreto.


ID
2370949
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos.
Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:

Alternativas
Comentários
  • Pedregulho - Affonso Eduardo Reidy . Rio de Janeiro, RJ . 1947

    A solução estrutural permitiu a utilização, sem interrupção, dos cobogós na parte posterior do bloco, um dos detalhes construtivos que garantiu o efeito lúdico ao projeto. E, ainda, a permeabilidade visual no piso intermediário, por onde se dá o acesso ao bloco, interrompida apenas em uma área destinada ao serviço social e ao comércio local, cujo fechamento de madeira pintada de vermelho mereceu um dos mais belos desenhos elaborados por Reidy.

    Fonte: http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/235/historia-em-detalhe-299896-1.aspx


ID
2373619
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A escolha de materiais na arquitetura hospitalar deve ser criteriosa principalmente em relação a determinados ambientes, como aqueles que serão empregados nas áreas que emitem fontes de radiação, como as salas de raios X. Assim, as vedações verticais, pisos e tetos deverão ser tratados com:

Alternativas
Comentários
  • O que é Argamassa Baritada?


    Areia, cimento e barita – ou sulfato de bário hidratado (BaSO4). Este aglomerado forma um produto que regulariza ou preenche qualquer superfície em construções civis; mais do que isso, é ideal para proteção radiológica.


    Esta argamassa se destaca pela alta densidade, de 3,2 g/cm³, que absorve a radiação. É uma solução radiopaca que suporta feixes de raio-x de média e baixa energia


    VANTAGENS


    - Utilizada como mão de obra convencional (pedreiro) para a aplicação;

    - Substitui o laminado de chumbo com garantia de proteção total;

    - A parede pode ser revestida depois da aplicação da Argamassa Baritada com qualquer tipo de material;

    - Produto ecologicamente correto;

    - Quando armazenada em local seco e ventilado, a argamassa pode ser estocada durante 12 meses.


    Fonte:https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/argamassa-baritada-absorve-mais-radiacao-em-hospitais-e-clinicas_7291_0_0


ID
2482219
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia o texto a seguir.


O projeto de vedação vertical é item fundamental para a implantação das tecnologias construtivas racionalizadas, isto é, interfere na racionalização do edifício como um todo. Para a produção dessa etapa dos serviços, preferencialmente deve ser desenvolvida de forma simultânea ao detalhamento do projeto executivo, permitindo assim uma coordenação das informações e das soluções técnicas a serem adotadas (LORDSLEEM JUNIOR, 2000; FRANCO, 1998. PEÑA, 2003). A racionalização da produção vertical, por sua vez, é fundamental para a racionalização dos demais subsistemas que compõem o edifício e, consequentemente, propicia diminuição de desperdícios e economia de materiais e mão de obra, proporcionando o aumento da produtividade das atividades.

A adoção de projeto para produção de alvenaria funciona, portanto, no primeiro momento, como instrumento de compatibilização e coordenação não só entre projetos arquitetônicos e complementares e demais documentos de obra, mas também como elemento de integração entre a fase de concepção e a de produção, ao buscar incorporar soluções construtivas consoantes com a realidade de canteiros (SILVA, 2003).

(BRANDSTETTER, M. C. de O.; SANTOS, F. C. dos; CARASEK, H. Avaliação das melhorias obtidas por meio da implantação do projeto de alvenaria de vedação. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 79-98, jul./set. 2013.)


Visando a atingir a compatibilização do estudo de projeto de alvenaria de vedação como parte integrante dos projetos de arquitetura, estrutura e instalações, é correto afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • CERTA a) os projetos de alvenaria vertical deverão conter observações sobre os efeitos de modificações entre materiais devido a coeficientes de dilatação térmica, variações volumétricas sob a ação da umidade e composições químicas.

     

     b) o memorial descritivo da construção conterá plantas de marcação da última fiada, tipo de bloco, composição e dosagem da argamassa de assentamento e esquadrias já associadas à distribuição vertical dos blocos.  

    A PRIMEIRA fiada é bem mais importante que a última.

     

     c) o caderno de elevações conterá estritamente as elevações das paredes externas contendo as interferências com componentes do subsistema de instalações prediais elétricas no contrapiso. 

    As paredes internas também precisam de elevações.

     

     d) nos memoriais de construção, serão apresentados forma de locação das paredes internas, execução de cantos, escoramentos provisórios diante da ação de ventos, enquanto que as paredes externas serão indicadas nas plantas de estrutura

    Planta de estrutura não contém projeto de vedações.

  • Corbusiana, 

    Quais foram suas fontes?

    Obrigada!

  • Ah eu não tenho um livro sobre alvenaria, eu vou fazendo as questões e acumulando minhas anotações, por exemplo, já encontrei em outra questão que o projeto de alvenaria deve ter as plantas da primeira fiada, segunda fiada e fiadas das alturas das esquadrias, bem como a elevação das paredes. O projeto de alvenaria é um avanço da racionalização da obra, evita quebra-quebra já que as instalações são posicionadas estrategicamente, evita-se a quebra em meios blocos.

    Sobre a letra E, é um pouco incoerente colocar algumas paredes em um projeto e outras em outro, sendo que o sistema é o mesmo, me parece pouco funcional, e então eu fui eliminando, mas essas questões precisam ser refeitas com o tempo, eu já acertei ela, já errei mesmo depois de ter acertado... é manter o ritmo de resolução de questões.

    Olha esse link, acho que pode te ajudar: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/112/artigo285542-3.aspx

  • Fui por eliminação...


ID
2516071
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A qualidade de uma edificação requer a boa técnica de construções. Baseados em normas técnicas, analise as afirmativas abaixo:


I. O fechamento da parte superior da alvenaria executados em tijolos comuns assentados um pouco inclinados de modo que estes tijolos encontrem a face inferior da laje ou viga, é denominado de cunhamento das paredes.

II. Uma das funções dos peitoris externos é para evitar infiltração da água sob as janelas.

III. Em lajes expostas a intempéries e variações de temperaturas é recomendável impermeabilizá- las com argamassa de cimento, areia e aditivos impermeabilizantes.

IV. A espessura e o tipo do lastro de um piso dependem mais da sobrecarga prevista e menos da qualidade do subsolo.


Com base nas afirmativas acima, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A espessura do lastro depende dos dois quesitos, e principalmente da qualidade do solo, uma vez que a sobrecarga é um dado de projeto, no qual é mais fácil de ser alterado.

     

     

  • III Em lajes expostas a intempéries e variações de temperaturas é recomendável impermeabilizá- las com argamassa de cimento, areia e aditivos impermeabilizantes. ERRADO Deve ser aplicado impermeabilizantes flexivel, pois sofrem dilatação termica,  uma vez que estão sob ação direta das intemperies.

  • III - errado porque deveria ser prevista impermeabilização flexível;

    IV - errado porque o lastro não tem nenhuma função estrutural.

  • Cunha é o elemento, encunhamento é o ato.

    Se for levar ao pé da letra a I tbm faz confusão, parece pegadinha da banca.

    Entretanto, dá para resolver a questão com o raciocínio da menos incorreta ou a mais errada.

  • Cunhamento??? Primeira vez que vejo isso como certo...


ID
2572282
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema construtivo Steel framming é conhecido mundialmente por ser um método industrializado que possibilita a realização de construção a seco com grande rapidez na execução. Possui como principal característica uma estrutura composta por perfis de aço galvanizado formados a frio, utilizados para compor painéis estruturais e não estruturais, vigas, tesouras e demais componentes. A função dos painéis estruturais é compor as paredes de uma construção assim, como ser utilizados como sistema estrutural. Já os não estruturais servem apenas como divisórias. As paredes que constituem a estrutura são chamadas de painéis estruturais ou autoportantes. Os painéis devem ser enrijecidos por meio de contraventamentos a fim de evitar deslocamentos indesejados. Para a montagem dos referidos painéis, existem três métodos que podem ser utilizados durante a construção: “stick”, por painéis e o método da construção modular.

No que diz respeito aos três métodos de montagem de painéis citados, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão tem como base um artigo da UFSC, no link http://pet.ecv.ufsc.br/2016/09/light-steel-frame-um-sistema-construtivo-alternativo.

     

    Métodos gerais de construção:

    Método “stick”: Resume-se em cortar os perfis no local da obra, além da montagem dos painéis, lajes e tesouras também no canteiro de obras. A montagem se torna mais lenta e requer mão de obra especializada.

    Método por painéis: Consiste na aplicação dos painéis estruturais, agilizando o tempo de construção e não requer mão de obra tão especializada. Necessita de oficina para confecção dos componentes para posterior montagem na obra e apresenta apuradíssimo controle de qualidade.

    Construção modular: Este método utiliza-se de ambientes completamente montados em fábrica, onde só requer a montagem com guindastes. Podem ser montados lado a lado ou uns sobre os outros."

     

    Logo, GABARITO LETRA E


ID
2577031
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere o caso específico de um projeto de edifício público, localizado na Ilha do Fundão, que tenha uma de suas fachadas envidraçada e orientada para Sul. Do ponto de vista do conforto ambiental, essa fachada:

Alternativas
Comentários
  • É usual a seguinte recomendação: (latitudes em torno de 23°, próxima dos trópicos) fachadas norte usa-se proteção HORIZONTAL e fachadas leste e oeste proteçoes VERTICAIS, A fachada Sul nao há necessidade de proteção solar.

  • GABARITO LETRA D


ID
2653840
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Torres - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Código de Obras do Município de Torres (Lei nº 3.375/1999) determina que as paredes de tijolos, em edificações sem estrutura, com um ou mais pavimentos, deverão ter espessuras mínimas de ______________ para paredes externas, ___________ para paredes que constituem divisas de economias distintas, ____________ para paredes internas e _____________ para paredes simples, vedação ou função estética.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
2736985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo às especificações e ao caderno de encargos.


Blocos cerâmicos são indicados em situações em que o projeto de arquitetura exija o uso de estrutura autoportante e de alvenaria com boa resistência à compressão.

Alternativas
Comentários
  • Uma confusão comum ocorre com as paredes de alvenaria, que não serão consideradas autoportantes se os blocos que a compõem apresentarem resistência insuficiente para suportar e transferir as cargas do edifício. Nesse caso, elas são chamadas de alvenaria de vedação e cumprem apenas a função de delimitar e isolar os ambientes. Geralmente são associadas a estruturas de concreto armado, que suportam e transferem as cargas para as fundações.

    Entretanto, se os blocos atenderem à resistência mínima de norma, as paredes tornam-se capazes de suportar, além do peso próprio, os carregamentos usuais das edificações, sem a necessidade de pilares e vigas. Essa é a alvenaria estrutural ou alvenaria autoportante.

    Essa matéria fala sobre o bloco cerâmico com função estrutural.... https://techne.pini.com.br/2017/02/blocos-ceramicos-deixam-de-ser-opcao-apenas-para-vedacao-e-ganham-espaco-na-alvenaria-estrutural/

    Blocos cerâmicos deixam de ser opção apenas para vedação e ganham espaço na alvenaria estrutural

    Com uma diversificada família e grande variedade de peças, o bloco cerâmico garante flexibilidade nas plantas, atendendo a construções de baixo, médio e alto padrão.

    Na alvenaria de vedação (ou fechamento), que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso, o bloco cerâmico é utilizado para constituir as alvenarias externas ou internas que não têm a função de resistir a outras cargas verticais.

    Como nesse caso não há função estrutural, os blocos cerâmicos de vedação não precisam ter alta resistência à compressão. A NBR 15270-1:2005, que diz respeito a terminologia e requisitos, especifica uma resistência mínima de 3,0 MPa para blocos cerâmicos de vedação com furos na vertical.

    Já em projetos de alvenaria estrutural, os blocos cerâmicos ainda têm a função de vedação, mas devem principalmente possuir resistência alta suficientemente para garantir a função estrutural e resistir a todas as cargas verticais. Conforme explica a engenheira civil Márcia Melo, da Melo Soluções em Alvenaria, que atuou durante 11 anos no departamento técnico de indústria de blocos cerâmicos, é mais comum encontrar no estado de São Paulo blocos cerâmicos com resistências de até 10~12 MPa. Isso permite ao construtor fazer empreendimentos de oito ou até dez pavimentos, variando de acordo com o projeto.

  • Não entendi o erra da questão!

  • Thiago,

    Em geral, como citado pela colega Virgínia, blocos cerâmicos são utilizados apenas para vedação, sendo sua utilização com função estrutural a exceção. Acredito que a afirmação ficaria correta da seguinte forma:

    Blocos cerâmicos estruturais ou blocos de concreto estruturais são indicados em situações em que o projeto de arquitetura exija o uso de estrutura autoportante e de alvenaria com boa resistência à compressão.

  • BLOCO DE CONCRETO: Possui boa resistência à compressão, Fck mínimo de 4Mpa e pode ser empregado tanto em estrutura autoportante quanto em vedação.

    BLOCO CERÂMICO: Material leve, porém com bom isolamento térmico. A maioria não alcança bons níveis de resistência e são mais usados para vedação que para suportar estrutura.

    BLOCO SILICOCALCÁRIO: São vazados e empregados em alvenarias armadas ou não, com 6Mpa ou 10Mpa. São mais pesados que os blocos cerâmicos.

    Fonte: Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas - TCU

    Fonte que o CESPE adora. Muitas questões são tiradas daí.

  • bloco cerâmico é usual em vedação


ID
2736997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo às especificações e ao caderno de encargos.


Antes da execução do revestimento, recomenda-se o prazo de sete dias para o assentamento da alvenaria; após esse período, é ideal aplicar três camadas de revestimento antes da pintura definitiva na seguinte ordem construtiva: chapisco, reboco e emboço.

Alternativas
Comentários
  • Antes da execução do revestimento, deve-se deixar transcorrer tempo suficiente para o assentamento da alvenaria – aproximadamente sete dias – e constatar se as juntas estão completamente curadas. Em tempo de chuvas, o intervalo entre o término da alvenaria e o início do revestimento deve ser maior.

    O revestimento ideal deve três camadas: chapisco, emboço e reboco.

    Chapisco é uma argamassa de aderência usada para a fixação de outro
    revestimento; emboço é uma argamassa de regularização e que serve de base para
    o reboco; e reboco é o revestimento próprio para receber a pintura.

    FONTE: Recomendações básicas para a contratação e fiscalização de obras de eificações publicas. TCU

  • A NBR 7200 dispõe que as alvenarias sendo não estruturais devem ter a idade mínima assentada de 14 dias, e de 28 dias para as estruturais. (Item 5.2.1 alíneas a e b)

  • - Revestimento: fase de regularização e/ou acabamento das superfícies verticais E horizontais

    > Tipos: argamassados E não argamassados       > Feito sobre superfície livre de poeira

    > Antes da exec., deixar transcorrer tempo suficiente p/ o assentamento da alvenaria ≈ 7 dias

    >> Conferir se as juntas estão curadas

    > Recomenda-se em 3 camadas antes da pintura: chapisco > emboço > reboco

    > Junta intermediária: separa o revestimento p/ aliviar as tensões provocadas pela movimentação da base OU do próprio revestimento (dica: intermedia = alivia)


ID
2762413
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na hipotética reforma de um dos espaços do Tribunal Regional de Campinas, será necessária a criação de uma parede de 4 m de largura e 3 m de altura e de um forro de 9 m de comprimento e 6 m de largura, havendo como opção o uso de drywall ou gesso comum para ambos os elementos. Considerando a exigência de forro duplo, se utilizado o gesso, e os valores de R$ 40 para o m2 de drywall e R$ 25 para o gesso, e perda de 5% de material em obra, o custo total da opção do

Alternativas
Comentários
  • Área da parede = 12m²; opção drywall $480,00, opção gesso $300,00

     

    Área do forro = 54m²; opção drywall $2160,00, opção gesso (como o forro é duplo a área x2) $2700,00

     

    Optando por drywall nos elementos $2640,00 * 1,05 (como terá perda deve-se comprar a mais) = $2772,00

     

    Optando por gesso nos elementos $3000,00 * 1,05 (como terá perda deve-se comprar a mais) = $3150,00

     

    Logo, o gesso ficará $378,00 mais caro que o drywall


ID
2762461
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As fachadas tecnicamente conhecidas como ventiladas são compostas, do exterior para o interior, pelo revestimento

Alternativas
Comentários
  • O conceito de fachada ventilada pode ser definido, de um modo geral, como um sistema de proteção de revestimento exterior apoiado numa estrutura auxiliar de suporte, permitindo criar uma caixa de ar entre o revestimento e a parede de suporte onde é aplicado um isolamento térmico contínuo. Com esta solução gera-se um fluxo de ar contínuo na cavidade.

  • Do exterior para o interior, será composto por revestimento descontínuo fixado ao elemento de suporte; caixa-de-ar ventilada; estrutura de fixação; camada de isolamento contínuo sobre o paramento exterior do elemento de suporte e elemento de suporte. (GAB D)

    Veja que nas outras opções há, na letra a, por exemplo, primeiro o isolante e depois o suporte de fixação.

    Na letra b, manta asfáltica, imagina impermeabilizar uma fachada inteira com manta, como usaria o maçarico para fixá-lo, não considerei essa alternativa a melhor, se alguém puder comentar algo mais fundamentado.

    Na letra c, placas coladas em placas parece um pouco redundante, melhor que seja suportes, já haverá o revestimento externo.

    Na letra e, achei um pouco estranha, alumínio e obs.. não sei comentar, mas a letra d parece coerente com as imagens esquemáticas de fachada ventilada.

    http://construindodecor.com.br/wp-content/uploads/2015/01/fachada-ventilada.jpg

  • O princípio fundamental das fachadas ventiladas é seu sistema de juntas abertas, que permite que o espaço entre as placas não recebam vedação completa nas aberturas inferiores e superiores, possibilitando, assim, a criação da lâmina de ar na cavidade entre as duas paredes. Essa cavidade tem largura média entre 10 e 15 centímetros, mas pode ser maior caso seja necessária a passagem da rede através de um shaft de instalações do edifício, que produz o efeito chaminé, possibilitando a troca de ar permanente na câmara e maior o conforto ambiental dentro do edifício.

    https://www.archdaily.com.br/br/775512/conheca-as-vantagens-das-fachadas-ventiladas

  • foi uma oportunidade de estudar um pouco mais sobre o assunto além do que os colegas já colocaram por aqui!

  • Poderia gerar uma certa dúvida entra a alternativa A e a E (como o próprio gráfico de erros e acertos mostra), mas a chave para matar a questão era ter uma pequena noção de fachada ventilada...

    A caixa-de-ar (onde ocorre o fluxo de ar) funciona para o isolamento acústico e térmico do edifício, logo esses elementos não são necessários - nem existem - como diz a alternativa A

  • https://www.archdaily.com.br/br/775512/conheca-as-vantagens-das-fachadas-ventiladas/562128dbe58ece6d440002b7-conheca-as-vantagens-das-fachadas-ventiladas-imagem


ID
2823631
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando o diagnóstico e aplicações técnicas de materiais, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • aumentando o beiral eu consigo proteger a base? não consegui encontrar uma alternativa correta...

  • GABARITO A

    É SIM UMA ALTERNATIVA, POIS EVITA QUE A ÁGUA ESCORRA DIRETAMENTE PELA PAREDE, ATINGINDO A BASE

    NÃO É MUITO INDICADO MANTER A VEGETAÇÃO NAS PROXIMIDADES.

    NÃO É UMA PROTEÇÃO SUFICIENTE, POIS A ÁGUA QUE ATINGE EXTERNAMENTE É PROVENIENTE DA CHUVA, QUE PODE SER DIRETA, OU EM AÇÃO DE VENTO.

    É NECESSÁRIO TÉCNICO SIM.

  • Lembro da minha professora falando.... em construções com terra o segredo é ter boas botas e bom chapéu

    Ou seja um bom beiral e proteção junta à base

  • ATENÇÃO ENGENHEIROS :

    não se assustem com esse tipo de questão. É mais cobrado em cargos para preservação do Patrimônio Histórico-Cultural.

    Podem ver que o cargo é analista de Patrimônio.

    Outras questões com esses detalhes (que exigem conhecimento em alvenarias ~tipo adobe, taipa, pilão...) também vão encontrar nas provas do Iphan!

    :)


ID
2832643
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao proteger seus ocupantes das intempéries e modular as sensações de conforto ambiental, o edifício pode ser considerado uma “terceira pele” do usuário. Neste sentido, a envoltória apresenta-se como conjunto essencial para o bom desempenho qualitativo e eficiência energética da edificação. Entre os elementos que compõem a envoltória,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Outra questão da comperve que gera questionamento, a Letra C tb é coerente, ao pensar que preciso projetar e especificar minhas esquadrias antes dos elementos externos de sombreamento, visto que se minha solução de sombreamento forem definidos antes das esquadrias, como por exemplo, brises próximos a fachada, e a solução ideal para minha esquadria (em termos normativos municipais e questões de conforto) for uma janela de giro para fora da edificação isso acabaria gerando conflitos se não tivesse sido pensado em primeiro lugar para posteriormente definir o tipo de elemento protetor.

  • A

  • B) destacam-se as vedações externas, para as quais é exigida a mais longa previsão de vida útil de projeto na edificação.

    ERRADA pois segundo a NBR 15.575 (parte 1), para a ESTRUTURA é exigida a mais longa previsão de vida útil de projeto.

    Lendo o comentário da Lorraine sobre a letra C, também achei a alternativa coerente. Se alguém souber qual o erro dessa alternativa, compartilha aí com a gente!

  • Concordo com o gabarito que a C está errada, pois as esquadrias devem ser uma consequência dos elementos externos e se adequarem a eles, pois elas possuem maior flexibilidade e várias opções de tratamento.

  • Acredito que o erro da letra C é afirmar que o projeto das esquadrias deve PRECEDER as soluções de elementos de proteção. Sendo que, ambos devem ser pensados e elaborado em conjunto.

  • a alternativa "C" informa a obrigatoriedade de se proceder  as soluções de elementos externos de sombreamento, entretanto essa é uma estratégia utilizada apenas para os climas quentes, se analisarmos edificações em climas frios o ganho passivo de energia é vantajoso, acredito que por isso a alternativa esteja.

    Achei a alterntiva "A" incoerente ao citar "entre interior e a envoltória" - não seria exterior e envoltória ?

  • A questão , no enunciado, tem uma especificidade '' a envoltória apresenta-se como conjunto essencial para o bom desempenho qualitativo e eficiência energética da edificação''

    A Cobertura por receber grandes quantidades de calor é uma boa condutora de energia


ID
2832664
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Observa-se elevado grau de interdependência entre as especificações de materiais construtivos, a construtibilidade, o desempenho e a funcionalidade das edificações. Ao analisar essas interações no que diz respeito à determinação de materiais para as vedações das construções, deve-se levar em conta que

Alternativas
Comentários
  • "Uma parede cortina é uma parede externa que está anexada à estrutura do edifício e que não suporta as cargas do piso ou telhado do edifício." Logo, não é função da parede cortina auxiliar o trabalho dos sistemas estruturais do edifício.

  • Quando que um bloco de concreto vai possuir peso menor que cerâmica?

  • Paredes cortina não desempenham função estrutural, como disse a colega Flávia B. Letra A errada

    A massa térmica de um edifício é a capacidade que alguns materiais têm de absorver calor ou frio. A massa térmica realmente implica em atrasos na transmissão de calor (inércia térmica). Mas acontece que a questão está falando em grande massa térmica para climas quentes e úmidos, o que de fato não é o correto. Segundo Anésia Frota, materiais com inércia térmica elevada devem ser aplicados em climas quentes e secos, onde há grande variação entre temperatura noturna e diurna. Portanto, letra B errada.

    A alvenaria tem resistência à tração muito baixa porque é composta por materiais diferentes distribuídos em intervalos regulares, e a ligação entre eles é fraca. Portanto, para a alvenaria não armada, a qual é extensivamente construída, espera-se resistência principalmente aos esforços de compressão. Portanto, letra C errada.

    Ainda não vejo o porquê da letra D estar certa. Se alguém puder ajudar, comente.

  • Acabei respondendo B, pois o bloco de concreto não possui peso menor que cerâmico. A estrutura fica mais econômica com o bloco cerâmico por outros motivos.

  • B) paredes com grande massa térmica provocam atrasos na transmissão de calor, sendo indicadas para climas quentes e úmidos. ERRADA - são indicadas para climas quente e seco devido à inércia térmica.

  • o tijolo de concreto é em média 40% mais pesado que os modelos cerâmicos, o manuseio do produto no canteiro de obra pode ser um pouco complicado. As juntas de dilatação em construções erguidas com blocos de concreto devem ser menores já que o material se movimenta mais que os outros tipos de produto.

  • Questão certa de entrar com recurso para ser anulada!!! Letra D nunca!!!!!!

  • Cabe recurso.

  • Nunca que é letra D. Tem nem cabimento


ID
2836711
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um edifício de quatro andares será construído em alvenaria estrutural de blocos de concreto, sendo constituído de pavimentos-tipo, sem variação significativa, entre os andares, na distribuição interna dos ambientes. Na concepção do projeto, visando à racionalização da construção, são medidas metodologicamente adequadas

Alternativas
Comentários
  • eu achava que construção com blocos de concreto estrutural não teria uma parede não estrutural...

  • Tem de haver exatamente para passar condutos.


ID
2856919
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No sistema construtivo de paredes de concreto,

Alternativas
Comentários
  • Execução

    A moldagem “in loco” dos elementos estruturais – estrutura e vedação – é a principal característica desse sistema construtivo. Todas as paredes são moldadas em uma única etapa de concretagem, permitindo que, após a retirada das fôrmas, as paredes já contenham em seu interior todos os elementos embutidos: tubulações elétricas e hidráulicas, elementos de fixação, caixilhos de portas e janelas etc.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-da-fcc-cargo-arquiteto-do-mp-pe/

  • Não acho comum deixar os caixilhos de portas e janelas já no interior das formas nao... Essas formas muitas vezes são metálicas.. o que dificulta cortes nas mesmas

    imagina que o marco da porta, de uma área molhada, seja saliente em relação a espessura da parede pelo motivo de receber revestimento cerâmico depois. O comum é deixar o vão e instalar posteriormente....

    As tubulações elétricas e hidráulicas, ok.... msm nao concordando, pq na hora que precisa de manutenção você precisa quebrar uma parede de concreto.. (situação de um tubo de água que obstruiu, por exemplo)


ID
3217537
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No controle de execução de serviços é importante observar que o encontro entre a alvenaria de vedação e a estrutura de concreto do pavimento superior é uma região onde podem ocorrer fissuras. Assim, é necessário empregar materiais e técnicas que possam absorver estes esforços e maximizar a aderência entre estas partes da construção.


Uma dessas soluções é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Encunhamento, na construção civil, refere-se ao acabamento de vedação que recebe a última fiada da alvenaria quando vai ao encontro de uma viga. O encunhamento pode ser realizado com diversos materiais como; blocos maciços, espuma expansiva, argamassa, etc, de modo que a alvenaria fique devidamente fixada à estrutura de concreto.

    Fonte: https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-encunhamento.html

    Copyright © E-Civil


ID
3244414
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema drywall constitui uma possibilidade de construção limpa e a seco, ou seja, utilizando quantidades mínimas de água. Uma das principais vantagens do uso deste sistema é a maior otimização no tempo de execução da obra devido às particularidades do seu processo de montagem. Assinale a alternativa correta quanto ao uso do drywall.

Alternativas
Comentários
  • a)Devido à espessura reduzida, o sistema drywall não possibilita isolamento termoacústico. (Possibilita)

    b) Devido à composição das placas em gesso, o sistema drywall não pode ser aplicado em áreas molhadas. (Pode ser aplicado em áreas molhadas. Nesse caso deve-se fazer o uso da placa de drywall verde resistente à umidade (RU))

    c) O sistema drywall possui resistência mecânica e eficiência no isolamento entre ambientes, porém não possibilita a instalação de elementos de fixação (Possibilita a instalação de elementos de fixação)

    d) O sistema drywall é composto por chapas estruturadas por perfis metálicos, com fixação através de parafusos, e pode ser utilizado como forro ou divisória de ambientes.

    e) O sistema drywall, ou parede-seca, é composto por chapas estruturadas por perfis metálicos e deve ser utilizado apenas como divisória de ambientes, não sendo possível sua utilização como forro. (Pode ser usado como forro também, como foi mencionado na letra d)

    LETRA D


ID
3254053
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A linha contínua onde são dispostos os tijolos que compõem uma parede é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Cada uma das fileiras horizontais da alvenaria é chamada de fiada. A linha formada pela união entre dois materiais é chamada de junta.

    Fonte : Dicionário ilustrado de arquitetura (Albernaz e Lima, 1998)

    Gabarito: letra C

    @arquitetamanuprado


ID
3254056
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma parede de alvenaria erigida em blocos vazados — cerâmicos ou de concreto —, onde determinados blocos têm seus furos preenchidos por concreto ou graute e por vergalhões de aço, para aumento de resistência e rigidez, constitui uma parede de

Alternativas
Comentários
  • Alvenaria estrutural armada (NBR:10837 – item 3.5) de blocos vazados de concreto, segundo a mesma referência, é “aquela construída com blocos vazados de concreto, assentados com argamassa, na qual certas cavidades são preenchidas continuamente com graute, contendo armaduras envolvidas o suficiente para absorver os esforços calculados, além daquelas armaduras com finalidade construtiva ou de amarração”.  

    Fonte: http://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/alv.estrutural/Alvenaria%20Estrutural%20-%20JC%20Campos.pdf

    LETRA B


ID
3316477
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Chuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema construtivo denominado Drywall, também conhecido como sistema de construção a seco, vem substituindo as tradicionais alvenarias de vedação ou de fechamento nas edificações. Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse sistema.

Alternativas
Comentários
  • O sistema drywall pode receber quaisquer tipos de acabamentos, desde pinturas, texturas, papel de parede, tecidos, , epóxi, entre outros.

    Existe,entretanto, um limite de aplicação de revestimento de ate 30kg por m². Ou seja, revestimentos com densidade de área superior à 30m² não devem ser aplicados no drywall sem um estudo prévio de resistência.

  • Gabarito A


ID
3544030
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Parauapebas - PA
Ano
2009
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando procedimentos padronizados de execução de alvenaria em blocos cerâmicos, é tecnicamente válido considerar que

Alternativas
Comentários
  • D) conhecido como Encunhamento ou Aperto.

  • NBR 8545

    Encunhamento Para obras com estrutura de concreto armado a alvenaria deve ser interrompida abaixo das vigas ou lajes. Este espaço deve ser preenchido após 07 dias.


ID
3741679
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Aracati - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Pode-se utilizar o sistema construtivo formado por chapas de gesso para drywall, estrutura de perfis de aço mais acessórios de fixação e insumos, em quais elementos da edificação?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A", paredes, forros e revestimentos.

  • O sistema Drywall é uma tecnologia construtiva em que sua execução no canteiro de obras ocorre sem a utilização de água como insumo. Um sistema pré fabricado empregado no interior da edificação, em forros, revestimentos e paredes não estruturais, em ambientes secos ou úmidos. A palavra em si é uma expressão inglesa que significa “parede seca” (JUNIOR, 2008)


ID
3768481
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à concepção e execução das alvenarias estruturais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) A modulação é um procedimento absolutamente fundamental para que uma edificação em alvenaria estrutural seja econômica e racional. - correta, a economia e racionalização do processo são fatores fundamentais na execução de alvenarias estruturais;

    b) Se o projetista não puder utilizar o módulo e a largura do bloco iguais, será necessário prever a utilização de blocos especiais para a solução de cantos e bordas. - correta

    c) Considera-se que o conjunto bloco, graute e, eventualmente, armadura trabalhe separadamente. - O conjunto bloco/graute e eventualmente armadura devem trabalhar monoliticamente

    Fonte: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9K9GSY/2/__cartilha_alvenaria_estrutural___formatado___a5.pdf

    d) A concepção da estrutura consiste em se determinar, a partir de uma planta básica, quais paredes serão consideradas estruturais ou não estruturais em relação às cargas verticais. - correta

    LETRA C


ID
3774481
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise os dois materiais de construção a seguir e, a partir das suas características de resistência, transmitância e dimensões, assinale a alternativa correta.

1. Parede - Bloco cerâmico – 14 cm de espessura
Resistência: 0.43 m2K/W
Transmitância: 2.35 W/m2K

2. Parede - Bloco cerâmico – 9 cm de espessura
Resistência: 0.34 m2K/W
Transmitância: 2.93 W/m2K

Alternativas
Comentários
  • A resistência de um material é o inverso de sua transmitância, ou seja, uma alta resistência implica em uma baixa transmitância e vice-versa.

    LETRA C

  • Na dúvida. Olhem a unidade de medida das duas.

    Realmente são inversas

  • LETRA C

    Resistência x espessura: diretamente proporcionais

    Resistência x transmitância: inversamente proporcionais

    Espessura x transmitância: inversamente proporcionais

    14 cm: ESPESSURA____________RESISTÊNCIA____________ TRANSMITÂNCIA

    9 cm: ESPESSURA____________ RESISTÊNCIA____________ TRANSMITÂNCIA

  • A própria fórmula mostra essa relação inversa da transmitância com a resistência térmica.

    U=1/Rt,

    onde

    U = Transmitância térmica

    Rt= Resistência térmica

    Já a relação da espessura está diretamente ligada a resistência térmica do material.

    R= L/ λ,

    onde, 

    R=Resistência térmica

    L= Espessura

    λ= Condutividade térmica

    _____

    REFERÊNCIA

    Eficiência Energética na Arquitetura (3ª EDIÇÃO)

    ANO: 2014. Editora: ELETROBRAS/PROCEL

    Autores: Roberto Lamberts, Luciano Dutra, Fernando O. R. Pereira]

  • Quanto maior a espessura, maior a resistência e menor a transmitância.

    Quanto menor a espessura, menor a resistência e maior a transmitância


ID
4080535
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo legislação e norma pertinente, é correto afirmar que a VUP (Vida Útil de Projeto) mínima é

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBR 15.575-1/13 a VUP mínima para os seguintes sistemas são:

    -Pisos internos: >=13

    -Vedação vertical externa: >=40

    -Vedação vertical interna: >=20

    -Cobertura: >=20

    -Hidrossanitário: >=20

    Tabela 14.1 - Vida Útil de Projeto (VUP), pág. 27

  • Gab. C

    complementando com um mnemônico:

    Vida Útil de Projeto mínima e superior (VUP):

    1º CASO) Pisos internos: 13 a 20 

    ~~

    2º CASO) quando tiver na idade entre 20 e 30 (no meu caso) CO/HI (corre) que está ficando VElho (vedação vertical INTERNA - só vc sabe que está ficando velho)

    CObertura: 20 a 30 

    HIdrossanitário: 20 a 30 

    VEdação vertical interna: 20 a 30 

    ~~

    3º CASO) VEdação VErtical externa: 40 a 60 (o "VE" aparece 2x, ou seja, velho em dobro: o tempo será contado o dobro do interno...a idade está batendo e ficando aparente, EXTERNO.

    ~~

    4º CASO) Estrutura : 50 a 75 


ID
4114624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de ventilação e de exaustão dos ambientes, julgue o item que se segue.


Os combogós, por serem vazados, podem formar uma parede que, ao fechar o edifício, evita a insolação excessiva, sem impedir a passagem do vento, mas não protegem contra chuvas nem oferecem privacidade.

Alternativas
Comentários
  • Ícone da cultura arquitetônica brasileira, o Cobogó é um elemento construtivo vazado que permite a entrada de luz natural nos ambientes em que é utilizado.

    Ele surgiu com a ideia de desenvolver um material que permitisse a passagem do ar, reduzindo o calor , ao mesmo tempo em que proporcionasse privacidade, podendo ser utilizado no interior das edificações como divisória de ambientes.


ID
4114627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de ventilação e de exaustão dos ambientes, julgue o item que se segue.


O tijolo furado apresenta câmaras isoladas que funcionam como elemento isolante. Contudo, a aplicação de argamassa de vedação, ao fechar a circulação de ar entre as peças, diminui o efeito isolante.

Alternativas
Comentários
  • O ar é um bom isolante térmico, logo ao fechar a circulação de ar entre as peças, o efeito isolante diminui.

    ✅ CERTO

  • Quanto menor a densidade, menor a condutividade térmica e assim maior o isolamento!

    O ar tem baixa densidade...... logo é um bom isolante :)


ID
4953343
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na execução de alvenaria de fechamento, o preenchimento do encontro da alvenaria de vedação com a estrutura de concreto do pavimento superior deve empregar materiais e técnicas que maximizem a aderência entre estas partes da construção.

Essa ligação é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • A ligação alvenaria-estrutura, também conhecida como encunhamento, consiste no preenchimento da última fiada da parede. A execução não é feita com blocos, mas sim com argamassas ou espuma de poliuretano.


ID
4954624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao sistema construtivo, denominado drywall, que consiste em chapas de gesso acartonado, julgue o item a seguir.


Uma das maiores vantagens desse sistema é a possibilidade de se passarem instalações hidráulica, elétrica, de som, de telefonia, e de gás no vão entre as chapas.

Alternativas
Comentários
  • > Qualidades/vantagens: prático (montagem), versátil, resistente ao fogo, anti-chamas, bom desempenho termo-acústico, + flexibilidade dos layouts, + precisão, desperdício de materiais, tempos de obra, + leveza, + Área útil, + facilidade de manutenções e reformas

    > Desvantagens: baixa resistência a impacto e carga

  • Troquem esse gabarito pelo amor de Deus.

    Inadmissivel!!!!

    Drywall = parede falsa, permite a passagem de diversas tubulações

  • O gabarito é ERRADO A TUBULAÇÃO DE GLP NÃO PODE PASSAR NO INTERIOR DE QUALQUER TIPO DE FORRO FALSO, DRYWALL, PISO FALSO OU COMPARTIMENTO NÃO VENTILADO, CONFORME NBR 15526 . NO USO DE DRYWALL A INSTALAÇÃO DEVE SER FEITA EXTERNAMENTE, SOBREPOSTA À PAREDE. @arquitetamanuprado

ID
4954627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao sistema construtivo, denominado drywall, que consiste em chapas de gesso acartonado, julgue o item a seguir.


Para o tratamento das juntas de topo, até a etapa do recobrimento da fita com massa, adotam-se os mesmos procedimentos que para o tratamento das juntas com borda rebaixada.

Alternativas

ID
4954630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao sistema construtivo, denominado drywall, que consiste em chapas de gesso acartonado, julgue o item a seguir.


Na utilização de parafusos nas paredes de drywall, a cabeça do parafuso deve estar de acordo com o tipo de material a ser fixado.

Alternativas

ID
4967362
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema construtivo industrializado e racionalizado, cuja estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e seu fechamento é feito por meio de placas cimentícias, de madeira ou de gesso acartonado, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • O Steel Frame é um sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado que juntas formam o principal elemento estrutural. A vedação de toda a estrutura é feita por painéis, ou placas, que podem ser compostas por diversos tipos de materiais, como: madeira, placas cimentícias, painéis de alumínio composto ou até drywall.

    O Drywall pode ser definido como um sistema de construção a seco composto por perfis, tratamento acústico (lã mineral – Isover) e placas de gesso inventadas em 1916 nos Estados Unidos e consiste em uma placa de gesso pré-fabricada, encapada com papelão ou fibra de vidro e que pode ser fixada em estruturas de aço galvanizado para construção de casas e até mesmo prédios. Construções em drywall são muito mais leves, mais baratas e mais rápidas do que as construções de alvenaria, por isso elas têm se popularizado bastante aqui no Brasil.

    Fontes: https://maiscontroleerp.com.br/steel-frame-construcao-civil/ https://www.placo.com.br/blog/o-que-e-drywall-caracteristicas-vantagens-e-como-usar

    LETRA E

  • Complementando...

    sobre a letra B

    Structural Mansory = Alvenaria estrutural

    Resumidamente, a alvenaria estrutural ( Structural Mansory) é um sistema construtivo em que as paredes do edifício desempenham uma função estrutural, utilizando unidades de alvenaria dispostas de forma autoportante e portante. As paredes distribuirão uniformemente a carga para a fundação e depois para o solo.


ID
5019511
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:
I. As características físicas dos blocos cerâmicos de vedação são as seguintes: a massa seca; a taxa de condutividade inerente; e o índice de absorção d’água.
II. São características geométricas do bloco cerâmico de vedação: as medidas das faces; a espessura dos septos e paredes externas dos blocos; o grau de enrijecimento diagonal; a planeza das faces; e a área bruta.
III. O bloco cerâmico de vedação não deve apresentar defeitos sistemáticos, tais como quebras, superfícies irregulares ou deformações que impeçam o seu emprego na função especificada. As características visuais do bloco cerâmico face-à-vista devem atender aos critérios de avaliação da aparência especificados.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  I. As características físicas dos blocos cerâmicos de vedação são as seguintes: a massa seca; a taxa de condutividade inerente; e o índice de absorção d’água. ❌ ERRADA

    De acordo com a NBR 15270 -1:

    4.6.2 Características físicas As características físicas dos blocos cerâmicos de vedação são as seguintes:

    a) massa seca (ms); b) índice de absorção d’água (AA).  

     II. São características geométricas do bloco cerâmico de vedação: as medidas das faces; a espessura dos septos e paredes externas dos blocos; o grau de enrijecimento diagonal; a planeza das faces; e a área bruta. ❌ERRADA

    De acordo com a NBR 15270 -1:

    4.6.1 Características geométricas As características geométricas do bloco cerâmico de vedação são as seguintes:

    a) medidas das faces – dimensões efetivas; b) espessura dos septos e paredes externas dos blocos; c) desvio em relação ao esquadro (D); d) planeza das faces (F); e) área bruta (Ab). 

    III. O bloco cerâmico de vedação não deve apresentar defeitos sistemáticos, tais como quebras, superfícies irregulares ou deformações que impeçam o seu emprego na função especificada. As características visuais do bloco cerâmico face-à-vista devem atender aos critérios de avaliação da aparência especificados.✅ CORRETA

    LETRA B


ID
5019514
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:
I. O bloco cerâmico de vedação deve ser fabricado por conformação plástica de matéria-prima argilosa, contendo ou não aditivos, e queimado a elevadas temperaturas.
II. O bloco cerâmico de vedação deve trazer, obrigatoriamente, gravado em uma das suas faces externas, a identificação do fabricante e do bloco, em baixo relevo ou reentrância, com caracteres de no mínimo 5 mm de altura, sem que prejudique o seu uso.
III. O bloco de amarração, na alvenaria de vedação, é o bloco com características que permitem a amarração das paredes entre si, sem interferir na modulação.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. O bloco cerâmico de vedação deve ser fabricado por conformação plástica de matéria-prima argilosa, contendo ou não aditivos, e queimado a elevadas temperaturas.✅ CORRETA

    bloco e tijolo cerâmico deve ser fabricado por conformação plástica de matéria-prima argilosa, contendo ou não aditivos, e queimado a temperaturas elevadas. Os blocos cerâmicos são um dos componentes básicos de qualquer construção de alvenaria, seja ela de vedação ou estrutural.

    Fonte: https://revistaadnormas.com.br/2018/05/08/a-qualidade-dos-blocos-e-tijolos-ceramicos#:~:text=O%20bloco%20e%20tijolo%20cer%C3%A2mico,e%20queimado%20a%20temperaturas%20elevadas.&text=Os%20blocos%20cer%C3%A2micos%20s%C3%A3o%20um,ela%20de%20veda%C3%A7%C3%A3o%20ou%20estrutural.

     II. O bloco cerâmico de vedação deve trazer, obrigatoriamente, gravado em uma das suas faces externas, a identificação do fabricante e do bloco, em baixo relevo ou reentrância, com caracteres de no mínimo 5 mm de altura, sem que prejudique o seu uso. ✅ CORRETA

    III. O bloco de amarração, na alvenaria de vedação, é o bloco com características que permitem a amarração das paredes entre si, sem interferir na modulação.✅ CORRETA

    LETRA D


ID
5019517
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:
I. Na alvenaria de vedação, o bloco cerâmico principal é o bloco mais usado na elevação das paredes e pertence a uma família de blocos cerâmicos, cujo comprimento é um múltiplo do módulo dimensional M menos 1 cm.
II. Para atender às exigências da norma ABNT 7122, no Brasil, todo bloco utilizado em projetos de alvenaria deve ser confeccionado em Polietileno tereftalato, ou outro material equivalente, pois é necessário que esse bloco possa resistir a elevadas temperaturas e não seja inflamável.
III. A canaleta J, na alvenaria de vedação, é um componente com seção em forma de J, sem paredes transversais. A canaleta U, por sua vez, é um componente com seção em forma de U, sem paredes transversais, que permite a construção de cintas de amarração, vergas e contravergas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A NBR 7122:1953 foi cancelada e ela trata de “Capacidade de transmissão da onda de detonação de um rumo a outro de cordel detonante - Método de ensaio” e não de blocos cerâmicos. Pois é, a banca pegou pesado kkkkkkkk

    A questão, na verdade, faz referência à NBR 15.270-1 de 2017 que trata sobre “Componentes cerâmicos - Blocos e tijolos para alvenaria - Parte 1: Requisitos “.

    De acordo com esta NBR as 3 alternativas estão corretas (ver página 4 e 5 da norma):

    “Bloco/tijolo principal: Bloco mais usado na elevação das paredes, pertencente a uma família de blocos ou tijolos cerâmicos, cujo comprimento é um múltiplo do módulo dimensional M menos 1 cm.”

    “canaleta J: Componente com seção em forma de J, sem paredes transversais.”

    “canaleta U: Componente com seção em forma de U, sem paredes transversais, que permite a construção de cintas de amarração, vergas e contravergas.”

    Logo, gabarito: Letra D, porém a questão deveria ser anulada pois está embasada em norma cancelada e que não tem nada a ver com o assunto. -.-

  • "PET é a sigla utilizada para Polietileno Tereftalato, um polímero termoplástico desenvolvido por dois químicos britânicos, John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, em 1941. Ele é utilizado, principalmente, na forma de fibras para a indústria têxtil e de embalagens para bebidas.

    Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, um problema ambiental sério surgiu: muitas destas garrafas eram descartadas de forma incorreta e acabavam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Só que este material pode demorar até 800 anos para se decompor (daí a importância de sua coleta e reciclagem).

    Algumas pessoas, para se livrarem do volume das garrafas, podem pensar em queimar o material. Quando o PET é queimado, apresenta uma chama de cor amarelada que pode explodir durante a queima. Mas, além de ser muito inflamável, o material libera toxinas e gases como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzoico na atmosfera, contribuindo para a poluição do ar e, consequentemente, com o efeito estufa.

    Além disso, o plástico em geral – incluindo o PET – é o poluente mais comumente encontrado nos oceanos. Em alguns sistemas de correntes marinhas rotativas, a quantidade de plástico encontrada é tão grande que os pesquisadores dizem que ele já se tornou parte do oceano."

    Logo a alternativa correta é a letra C, duas afirmativas corretas, e não penso que a questão deva ser anulada como comentou a colega, visto que foi informada a NBR errada (ABNT 7122) de propósito para testar os conhecimentos do candidato, porém era simples eliminar a afirmativa II visto que PET é muito inflamável e não resiste a altas temperaturas.

    Qualquer informação errada me corrijam, bons estudos!

    Fonte: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/tudo-que-nunca-te-contaram-sobre-reciclagem-de-garrafa-pet