SóProvas


ID
235120
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito usado por Emile Durkheim para explicar a coesão social na sociedade moderna, caracterizada pelo individualismo é o de

Alternativas
Comentários
  • A dependencia entre os individuos dentro de um sistema social complexo é fator que faz com que a individualidade seja algo que fomente a coesão social.
  • Para garantir a coesão social, portanto, onde predomina a solidariedade orgânica (sociedades modernas/complexas), a coesão não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas juridicas, isto é, o direito
  • O individualismo, tal qual se compreende em nossos dias, é uma conceituação teórica bastante recente. Data do início do século XIX, na França pós revolucionária, significando a dissolução dos laços sociais, o abandono de obrigações e compromissos sociais pelo indivíduo. Desde então, tem sido utilizado para designar diferentes  características pessoais ou sociais das sociedades modernas, seguindo as especificidades e ideologias contextuais.
    Sendo um termo de difícil conceituação, abrange várias idéias, doutrinas e atitudes, cujo fator comum é a atribuição de centralidade no “indivíduo”. Na sociologia, o conceito relaciona-se mais estreitamente a uma propriedade característica de  algumas sociedades, em particular das industriais modernas. Nelas, o indivíduo é considerado unidade de referência fundamental, tanto para si mesmo como para a sociedade, e sua autonomia é maior do que nas ditas sociedades tradicionais.
  • Solidariedade Orgânica é a definição de uma sociedade coesa e complexa de Durkheim onde todos são independentes e sua coesão se dá pela percepção de que todos são indivíduos e que cada um ocupa um lugar específico na sociedade, formando; assim, um organismo.

    LETRA B

    APMBB