SóProvas


ID
2351419
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Piana (2009), ao dissertar sobre o serviço social na contemporaneidade, elabora sobre as transformações políticas, éticas, metodológicas e filosóficas da profissão. Com base na construção da autora, associe os períodos aos acontecimentos históricos.

1. Década de 1930 e início dos anos 1940

2. A partir da década de 1940 até os anos 1960.

3. Anos 1960

4. Anos 1980

5. Anos 1990


( ) Nesse período, mesmo ainda estreitamente ligada à sua origem católica, com as ideias e princípios da “caridade”, próprios do universo neotimista, a atividade profissional ganha um novo horizonte com a legitimação pelo Estado e a implementação de grandes instituições assistenciais.

( ) Nesse período, três vertentes se fizeram presentes no processo de renovação do Serviço Social no Brasil e instauraram o pluralismo profissional: tendência modernizadora; reatualização conservadora e intenção de ruptura.

( ) Nesse período, a atuação profissional é influenciada pela tradição europeia, especialmente o modelo franco-belga que, tendo como base princípios messiânicos (tomistas) de salvar corpo e alma, fundamentava-se no propósito de servir o outro.

( ) Nesse período, foi implantado o Projeto Ético-Político do Serviço Social, fruto de uma organização coletiva e de uma busca de maturidade que possibilita à profissão formular respostas qualificadas frente à questão social.

( ) Nesse período, a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão. Outras estratégias passam a compor a prática profissional (ex.: educação popular) e os setores críticos (respaldados no marxismo) assumem a vanguarda.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Boa noite, pessoal!

     

     

    A partir da década de 1940 até os anos 1960, mesmo ainda estreitamente ligada à sua origem católica, com as ideias e princípios da “caridade”, próprios do universo neotomista, a atividade profissional ganha um novo horizonte com a legitimação pelo Estado e a implementação de grandes instituições assistenciais. 

     

     Ao vigor dos anos 1960, nesse período, três vertentes se fizeram presentes no processo de renovação do Serviço Social no Brasil e instauraram o pluralismo profissional: tendência modernizadora; reatualização conservadora e intenção de ruptura.

     

    Década de 1930 e início dos anos 1940, a atuação profissional é influenciada pela tradição europeia, especialmente o modelo franco-belga que, tendo como base princípios messiânicos (tomistas) de salvar corpo e alma, fundamentava-se no propósito de servir o outro.

     

    Anos 1990, foi implantado o Projeto Ético-Político do Serviço Social, fruto de uma organização coletiva e de uma busca de maturidade que possibilita à profissão formular respostas qualificadas frente à questão social.

     

    Anos 1980, a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão. Outras estratégias passam a compor a prática profissional (ex.: educação popular) e os setores críticos (respaldados no marxismo) assumem a vanguarda.

     


    Resposta letra “D”.

  • A partir da década de 1940 até os anos 1960 ( 2 ) Nesse período, mesmo ainda estreitamente ligada à sua origem católica, com as ideias e princípios da “caridade”, próprios do universo neotimista, a atividade profissional ganha um novo horizonte com a legitimação pelo Estado e a implementação de grandes instituições assistenciais. 

     

    Anos 1960 ( 3 ) Nesse período, três vertentes se fizeram presentes no processo de renovação do Serviço Social no Brasil e instauraram o pluralismo profissional: tendência modernizadora; reatualização conservadora e intenção de ruptura.

     

    Década de 1930 e início dos anos 1940 ( 1 ) Nesse período, a atuação profissional é influenciada pela tradição europeia, especialmente o modelo franco-belga que, tendo como base princípios messiânicos (tomistas) de salvar corpo e alma, fundamentava-se no propósito de servir o outro.

     

    Anos 1990 ( 5 ) Nesse período, foi implantado o Projeto Ético-Político do Serviço Social, fruto de uma organização coletiva e de uma busca de maturidade que possibilita à profissão formular respostas qualificadas frente à questão social.

     

    Anos 1980 ( 4 ) Nesse período, a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão. Outras estratégias passam a compor a prática profissional (ex.: educação popular) e os setores críticos (respaldados no marxismo) assumem a vanguarda.

     

    Gabarito: D) 2,3,1,5,4

     

    Meu Blog onde compartilho estudos sobre a atuação do Serviço Social

    https://estudando-servicosocial.blogspot.com.br/