SóProvas


ID
2351455
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Juarez Dayrell e Rodrigo Jesus (2016), ao dissertarem sobre o ensino médio e os processos de exclusão escolar, identificam a presença de um discurso, principalmente entre professores, que atribui a trajetória escolar precária dos jovens a uma “desestruturação familiar”. Para os autores, esse discurso

Alternativas
Comentários
  • Não conheço as obras dos autores, mas discordo do gabarito, mesmo que este seja realmente o correto. Atribuir este fracasso a desestruturação da família não necessariamente vai estar falando de família de pai e mãe, mas em uma desestruturação familiar seja em qualquer tipo de família.

    Mas este pode ser apenas o fragmento de um contexto maior dentro de um texto.

  • concordo Deivisson !!! e nem sempre a estrutura familiar vai ser composta de pai e mãe . 

  • Também discordo do gabarito, a pergunta fala de uma familia desestruturada . se uma familia for rigida os filhor nao se desviam dos objetivos pressuposto que é uma carreira escolar até o seu final. Podemos dizer que uma familia estruturada segue seus objetivos.

  • Pelo que entendi do texto, os autores não estão defendendo que as mudanças na família tradicional são a causa da desestruturação familiar. Eles identificaram que esse discurso é muito comum entre professores, o que revela um pensamento "rígido" da concepção de estrutura familiar

  • GABARITO LETRA A

  • leva em conta uma compreensão rígida da estrutura familiar tradicional, com a presença do pai e da mãe, desconsiderando as transformações recentes no padrão familiar brasileiro.

    A RESPOSTA DADA COMO CORRETA ESTÁ EQUIVOCADA.

    A RESPOSTA COLOCA A EXCLUSÃO ESCOLAR A REFERIDA MUDANÇA DE UM PADRÃO FAMILIAR RÍGIDO PARA UM PADRÃO FAMILIAR MAIS LIBERAL.

    SE ESSE FOR O PONTO DE VISTA DO AUTOR, CONSIDERO QUE O MESMO ESTÁ TOTALMENTE FORA DA REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    A RESPOSTA MAIS SUCINTA PARA REFERIDA QUESTÃO VEJO DE ACORDO A LETRA B