-
Gabarito B.
3.2.1 Estilos clássicos de liderança – Kurt Lewin
Kurt Lewin orientou, na década de 1930, uma pesquisa que envolvia três grupos clássicos de crianças submetidas a lideranças diferentes: autocrática, democrática e liberal (laissez-faire).
Questão de Concurso
(Consulplan/TSE/Analista Judiciário/2012) Em relação à teoria de estilos de liderança, é correto afirmar que:
a) o líder democrático se preocupa com o relacionamento entre as pessoas, fornece alguma estrutura, compartilha responsabilidade com os liderados, envolvendo-os no planejamento e execução das tarefas.
b) o líder autocrático dá o mínimo de direção e o máximo de liberdade aos liderados.
c) a estrutura permissiva (laissez-faire) tem como principal preocupação a realização das tarefas e a centralização do poder.
d) a liderança carismática se caracteriza pelo reduzido fascínio exercido pelo líder em relação aos liderados.
Gabarito: a. O compartilhamento de responsabilidades e a preocupação com os relacionamentos são as principais características da liderança democrática.
VEJA BEM!
Em todas as teorias de liderança, tanto da abordagem de estilo de liderança quanto da abordagem situacional, é possível observar a dicotomia Pessoas – Tarefas/Produção.
Estilos de Liderança, segundo Kurt Lewin
Questão de Concurso
(FCC/TST/Analista Judiciário/2012) Teorias situacionais ou contingenciais apontam para dois tipos de liderança: as orientadas para pessoas e as orientadas para:
a) autoridade.
b) tarefas.
c) poder.
d) liberdade.
e) recompensas.
-
Liderança incentivadora (ou paternalista): o líder é amável, paternal, cordial ante as necessidades do rebanho, mas sente que deve tomar as decisões mais importantes em nome do grupo e pelo bem do grupo. Esse tipo de liderança evita as discórdias e produz uma ação de grupo feliz e efetiva.
Um dos defeitos desse tipo de liderança é o crescimento e o desenvolvimento apenas dos líderes, que têm oportunidade de tomar decisões, cometer erros e aprender com a própria experiência.
Esse tipo de líder teme entregar seu cargo a outra pessoa, porque nunca está seguro de que outro líder possa conduzir seu grupo com tanta dedicação, eficiência e proteção como ele. É muito trabalhador, exclusivista e perfeccionista. Em discussões, é comum ver esse tipo de líder dando conselhos paternais e expressando opiniões de peso epalavras finais, decisivas e importantes.
-
Liderença incentivadora é de que autor????
-
RESPOSTA: B
TEORIA CAMINHO-META (House, 1971)
1- Esta teoria afirma que é trabalho do líder:
a) ajudar os funcionários a atingirem suas metas
b) fornecer a direção e apoio necessários para assegurar que as metas dos funcionários sejam compatíveis com os objetivos da organização.
2- O líder é eficaz quando:
a) esclarece o caminho para ajudar os funcionários a atingir seus objetivos
b) mostra o caminho mais fácil, reduzindo barreiras e dificuldades (isso justifica o uso do termo caminho-meta)
3- O comportamento do líder é motivacional na medida em que ele:
a) Torna a necessidade de satisfação do subordinado contingencial ao desempenho eficaz
b)Fornece o treinamento, direção, apoio e recompensas necessários para o desenvolvimento eficaz
ESTILOS DE LIDERANÇA
Segundo a Teoria Caminho-Meta, o líder pode exibir qualquer ou todos esses comportamentos dependendo da situação (contrastando com outras teorias que consideram que os estilos de liderança são fixos)
1- LIDERANÇA DIRETIVA
O líder é autoritário e é ele quem determina o que será feito. As vantagens do comportamento diretivo é que apresenta diretrizes específicas, esclarece regras e procedimentos, assim os liderados sabem o que devem fazer por meio de planejamento e coordenação de trabalho.
2- LIDERANÇA INCENTIVADORA
a) Comportamento de liderança caracterizado por amabilidade e preocupação como bem estar, a prosperidade e as necessidades dos colaboradores (FCC)
b) o -líder é acessível e se preocupa genuinamente pelos seus subordinados
c) As relações são de apoio entre líder e liderado, o que aumenta a qualidade dos relacionamentos
d)o comportamento do líder ajuda a compensar as condições adversas, com suporte psicológico e social, diminuindo assim as ansiedades e melhorando a autoestima dos liderados
3- LIDERANÇA PARTICIPATIVA
O líder consulta e utiliza das sugestões de seus subordinados em suas tomadas
de decisão
4- LIDERANÇA ORIENTADA PARA A REALIZAÇÃO/RESULTADOS
O líder fixa metas desafiadoras e confia em seus liderados.É indicada quando a equipe possui alto grau de responsabilidade individual e controle sobre o trabalho.
-
A Teoria do Caminho-Meta foi desenvolvida por Robert House e é também conhecida como Teoria da Liderança em Passos Gradativos, Teoria
Caminho-Objetivos, entre outros. Para ela, o líder deve esclarecer o caminho que seus seguidores deverão tomar para que possam atingir determinados objetivos do trabalho. Com isso, pretende-se reduzir obstáculos e barreiras à execução dos objetivos, aumentando a motivação dos funcionários para que eles possam atingir seus próprios objetivos e os objetivos da organização.
House visualizava a existência de quatro diferentes tipos de liderança que poderiam ser praticadas pelo mesmo líder a depender de cada situação.
Trata-se, deste modo, de uma perspectiva ampla e dinâmica da liderança contingencial. Os quatro tipos de liderança são:
Líder apoiador (incentivador, segundo a questão): é aquele que trata os subordinados igualmente, se preocupando com o bem-estar de seus liderados. Mostra respeito e consideração para com eles, atuando para construir um clima positivo. Gera melhor desempenho quando os funcionários realizam tarefas estruturadas e repetitivas.
Líder diretivo: é extremamente objetivo, usando a comunicação para dizer exatamente o que pretende. Planos e padrões são os seus objetos de trabalho e a base de seu comportamento. Leva a uma maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são estruturadas e planejadas. Pode ser percebida como redundante.
Líder orientado para objetivos ou resultados: é o líder que prepara objetivos desafiadores e que se preocupa com o desempenho atingido, buscando os melhores resultados.
Líder participativo: valoriza e encoraja os subordinados a participarem da tomada de decisões.
-
Carminha .
Conselho meio maluco, não se aprofunde nos livros de Administração Pública, tente entender o contexto geral, é bem mais fácil porque esta máteria tem centelhas de milhares de teorias e idelogias que parecem se reproduzir ( como gremilins kk), eu garanto que se você fizer isso, vai conseguir acertar uma boa parte das questões e poupar tua cabeça para as disciplinas que são mais cobradas na prova, já que a quantidade de questões envolvendo Adminitração Publica geralmente são 2 ou 4, isto é, dependendo do cargo que você deseja.
Não desita!!!
-
Carminha, concordo!! kkkkkkk
Sou administradora mas parece que questão de adm em concurso é meio sorte, ou é muito vago, ou são teorias que não acabam mais!
-
Apoiador (Incentivador): É amigável e sensível às necessidades dos subordinados.
-
> Líder apoiador/incentivador: Indicado para tarefas repetitivas, estressantes e desagradáveis, pois o líder atuará de forma aberta, tratando os subordinados de forma igualitária. O apoiador apoia pq as tarefas são sacais! Teoria Caminho-Meta.
-
LIDER INCENTIVADOR: AUTOR FCC
-
Mnemônico para a Teoria Caminho-Meta de Robert House: PARE DI APOIAR
Líder
Participativo
Realizador
Diretivo
Apoiador (incentivador)
Fonte: anotações e outros comentários do QC.
Bons estudos!
-
Mais uma questão da Doutrina FCC
-
-
GABARITO: B.
Liderança incentivadora - Preocupada com o bem estar dos colaboradores. Caracterizada pela amabilidade.
-
Boa a explicação do Professor. Iria ser melhor caso falasse os nomes dos teóricos relacionados a cada liderança. A ausência disso, além de passar a ideia de conhecimento genérico, deixa pobre o comentário.
-
Líder "Apoiador", mais conhecido como "Incentivador" pela FCC