Gabarito: A
Em síntese, os momentos excepcionais e prazerosos da vida são chamados de “experiências de fluxo". O fluxo tende a ocorrer quando as habilidades estão totalmente envolvidas em superar um desafio que está no limiar de sua capacidade de contole.
Para Csikszentmihalyi (1996) o fluxo constuma ocorrer quando uma pessoa se depara com um conjunto claro de metas que exigem respostas adequadas. É fácil entrar no estado de fluxo em jogos como o xadrez, por exemplo, porque possui metas e regras para o desenvolvimento da ação que possibilita o jogador agir sem questionar como deve proceder. A mesma definição e clareza das metas pode ser manifestada quando se executa um ritual religioso, tece um tapete, escreve um programa de computador, escala uma montanha. Assim, as atividades que levam ao fluxo são chamadas de “atividades de fluxo”.
Ainda de acordo com Csikszentmihalyi (1996), viver é experimentar e isso ocorre a qualquer momento ou tempo, por meio de atos, pensamentos e sentimentos. Cada indivíduo tem um meio de atingir uma “experiência ótima” ou o fluxo; “uma sensação de ação sem esforços experimentada em momentos que se destacam como os melhores de sua vida” (Csikszentmihalyi, 1996, p.36)
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A Descoberta do Fluxo: psicologia do envovimento com a vida cotidina, RJ: Rocco, 1996.
Na Teoria do Fluxo, desenvolvida por Csikszentmihalyi (1996), a motivação é considerada um estado emocional de curta duração e de alta ativação, caracterizado pela clareza de metas, intensa concentração e percepção de total controle da atividade que está sendo realizada. (Zanelli, et.al., Psicologia, organizações e trabalho no Brasil, pg. 184).