Gabarito E
Para YAZBEK (2009, p. 7), O movimento de renovação que surge no Serviço Social na sociedade Latino-americana impõe aos assistentes sociais a necessidade de construção de um novo projeto comprometido com as demandas das classes subalternas, particularmente expressas em suas mobilizações. É no bojo deste movimento, de questionamentos à profissão, não homogêneos e em conformidade com as realidades de cada país, que a interlocução com o marxismo vai configurar para o Serviço Social latino-americano a apropriação de outra matriz teórica: a teoria social de Marx.
Referência:
YAZBEK, Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teórico metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
O início do enunciado fala sobre a perspectiva crítica. Assim, já excluímos as alternativas B, C e D. Poderíamos ficar em dúvida entre as letras A e E. Porém como é sabido, o verdadeiro debate de ideias só pode ter como terreno adequado o pluralismo que, por sua vez, supõe também o respeito às hegemonias legitimamente conquistadas ( Serviço Social Brasil,2016).
Opta-se pela alternativa E.