SóProvas


ID
2352544
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Foi a partir da Constituição de 1946 que a Justiça do Trabalho deixou de ser uma instituição vinculada ao Poder Executivo, passando a integrar o Poder Judiciário. Tal circunstância coloca, para aqueles que lidam com a documentação trabalhista ao longo do tempo, um problema de

Alternativas
Comentários
  • Jurisdição arquivística: é a competência de arquivos sobre a produção, tramitação, entrada de documentos, avaliação, eliminação, preservação e/ou acesso, definida por lei ou por regulamentos.

     

    Outra questão parecida da FCC, de 2011.

     

    O fato de a Justiça do Trabalho ter sido, na origem, instituição do Poder Executivo (pois só passou a integrar o Poder Judiciário pela Constituição de 1946) sinaliza, para os profissionais encarregados de identificar os documentos acumulados no exercício de suas competências, um problema de: 

     a)direito de preempção.

     b)imprescritibilidade.

     c)jurisdição arquivística.

     d)confidencialidade.

     e)classificação de segurança.

  • Quando há uma reorganização institucional, os principais problemas apresentados é a reorganização dos arquivos e a determinação de sua custódia.

    Neste caso específico, sendo a Justiça do Trabalho um órgão da estrutura do Poder Executivo, seus arquivos estavam sob a custódia do mesmo. Quando sua organização foi transferida, também foi a custódia dos seus arquivos para o Poder Judiciário. Sendo assim, foi um desafio reorganizar seus arquivos para se alinharem com a nova instituição acumuladora, pois agora os documentos possuem nova jurisdição arquivística.

    Gabarito do professor: Letra "B"