"Nesses conjuntos das partes formais do documento há que se distinguir as formas extrínsecas — que envolvem a questão da autenticidade — das formas intrínsecas — ligadas ao conteúdo.
As formas extrínsecas são as propriamente formais, as que não dependem do teor documental, mas figuram para garantir-lhe a autenticidade. São elas: as marcas de validação, como selos ou outros sinais; as subscrições (assinaturas dos responsáveis pelo documento); o suporte; a escrita; a língua e o estilo. Já no teor documental nota-se a existência de formas extrínsecas de confiança (invocação, precação e data) e de cortesia (titulação, direção, saudação)."
Fonte: Arquivos permanentes: tratamento documental - Heloísa Liberalli Bellotto
Gab: LETRA A
A questão trouxe elementos que sinalizam a autenticidade do documento. A autenticidade está relacionada com a forma de produção do documento. Essa característica leva em consideração, por exemplo, se a pessoa que assinou era competente para tal, qual o tipo documental escolhido para registrar a informação, se a estrutura do documento corresponde ao tipo documental, etc.
No caso das assinaturas, se o documento foi assinado pelas pessoas corretas tem-se uma característica que aponta para a autenticidade do documento. O mesmo acontece com os carimbos/timbres/selos que quando apostos no documento são elementos que conferem autenticidade à informação registrada. Se os documentos possuem esses indicativos de validação, ou sinais de validação, como afirma o gabarito da questão, quer dizer que possivelmente são autênticos, ou seja, foram criados da forma como deveriam.
Dica: repare que a autenticidade não tem relação com o conteúdo do documento. Isso quer dizer que o conteúdo em si não está sendo analisado. A característica que analisa a informação em si é a veracidade e não a autenticidade.
Com exceção do gabarito, os outros termos foram usados, semanticamente, para confundir o candidato, mas não são termos técnicos arquivísticos.
Gabarito do Professor: A