Gabarito: Letra D
-----
Tipos de microfilmagem:
Microfilmagem de segurança: realizada com o objetivo de garantir a autenticidade da informação. Geralmente é utilizada para evitar adulterações fraudulentas no conteúdo de documentos, ou para manter a informação em caso de danos irreparáveis ao mesmo.
Microfilmagem de substituição: realizada com o objetivo de manter a informação após a eliminação documento. Utiliza-se em documentos de valor temporário que contenham informações relevantes. Assim os documentos podem ser eliminados e a informação mantida.
Microfilmagem de complemento: realizada com o objetivo de manter no arquivo da instituição documentos que pertencem a outras instituições. Geralmente são documentos muito importantes para uma instituição e pertencem a outras nações.
Microfilmagem de preservação: realizada com o objetivo de evitar o manuseio dos documentos originais. Geralmente é utilizada em documentos muito antigos, frágeis ou parcialmente danificados, para que sejam preservados por mais tempo. Os documentos originais são armazenados sob condições favoráveis, e os usuários têm acesso somente aos microfilmes.
-----
Fonte: https://concurseiro24horas.com.br/artigo/237/cespionando-arquivologia-microfilmagem.html
A microfilmagem, que é uma técnica que reproduz documentos em imagens muito pequenas, pode ser aplicada por diversos motivos. A questão quer saber qual é o nome que se dá à microfilmagem de substituição, que é aquela que é feita para que documentos que serão eliminados possam continuar a ser acessados através do microfilme e, dessa forma, os originais possam ficar em locais mais afastados, com custos de armazenamento menores até que sejam eliminados.
a) Microfilmagem de Preservação: microfilme que serve à preservação de documentos, protegendo-os do uso e manuseio
constantes.
Exemplo: se um documento em suporte papel está degradado e corre-se o risco de perder as informações, microfilma-se o original, procede-se á preservação do original e proporciona-se o acesso através da microficha.
b) Microfilme de segurança: microfilme que serve de cópia de segurança, devendo ser armazenado em local distinto
daquele dos originais, de preferência em câmara de segurança.
Exemplo: faz-se uma cópia microfilmada do documento para que existam dois originais e um possa ficar protegido em local diverso.
c) Instrumentos de pesquisa não devem estar microfilmados, pois eles são justamente instrumentos que devem facilitar o acesso. A microfilmagem por si só, precisa de um instrumento de leitura para que a informação seja acessada.
d) Microfilmagem de substituição: microfilme que serve à preservação das informações contidas em documentos que são eliminados, tendo em vista a racionalização e o aproveitamento de espaço.
e) Microfilme de complemento: microfilme cujo conteúdo serve para complementar ou suplementar acervo.
Exemplo: se houver um documento muito importante para a instituição A, mas que seja pertencente à instituição B, a instituição A pode microfilmá-lo e mantê-lo no seu conjunto documental.
Todas as definições foram retiradas do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), que pode ser acessado clicando
aqui.
Gabarito do Professor: D