SóProvas


ID
2352646
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os itens que integram o arquivo permanente de uma instituição, pública ou privada, só adquirem estatuto documental quando o historiador a eles recorre para fundamentar suas hipóteses. Esta afirmação é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B

     

    A questão lida com a diferença de conceito entre documento e documento de arquivo.

     

    Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem em determinada época ou lugar. Resumindo, é o registro de uma informação, qualquer que seja a natureza do suporte que a contém.

     

    Documento de arquivo é aquele produzido e/ou recebido por uma instituição pública ou privada, no exercício de suas atividades, constitua elemento de prova ou de informação.

    Fonte: Malverdes, André. Arquivologia para concursos: teoria, legislação e questões. Brasília: Alumnus, 2015, pp. 21-22.

     

    Logo, por definição, documentos de arquivo têm estatuto probatório inato. 

     

  • A questão quer saber se você entende as características com as quais os documentos arquivísticos nascem. 

    No caso, os documentos de arquivo já nascem com valor probatório, pois eles são criados para registrar atividades orgânicas das instituições. Desse modo, não há como dissociar a prova de um documento que foi criado justamente para provar algo. É por isso que a afirmativa está incorreta, já que o documento de arquivo nasce com valor probatório e não depende do aval do historiador para que exerça esse valor (letra B).

    a) Errada. Nenhum documento arquivístico é uma construção de um historiador, pois eles são criados organicamente e naturalmente para registrar as atividades institucionais.
    b) gabarito.
    c) Errada. Nenhum documento arquivístico depende do aval do historiador.
    d) Errada. Essa não é uma justificativa válida e coerente para justificar o valor probatório nato do documento arquivístico.
    e) Errada. Essa não é uma justificativa válida e coerente para justificar o valor probatório nato do documento arquivístico. 

    Gabarito do Professor: B