GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia
Questão aborda os princípios que fornecem orientações fundamentais para que o Tribunal e o auditor possam desempenhar sua missão com ética e competência. O enfoque dessas normas é dirigido tanto para determinados requisitos que devem ser assegurados pelo Tribunal, como para a atitude e os aspectos comportamentais do auditor.
PRINCÍPIOS ÉTICOS
34. Os princípios éticos apresentados neste capítulo formam a base, a disciplina e a estrutura, bem como proveem o clima, que influenciam a aplicação das NAT, incluindo as normas gerais, as relativas ao planejamento e à execução e as de comunicação de resultados.
35. Os princípios éticos veiculados neste capítulo integram o Código de Ética dos Servidores do Tribunal de Contas da União (CESTCU), ao qual o auditor, enquanto servidor do TCU, deve rigorosamente observar em conjunto e em complemento a estas normas.
36. Os princípios éticos que orientam o trabalho dos auditores de acordo com estas NAT são:
I. interesse público, preservação e defesa do patrimônio público;
II. integridade;
III. independência, objetividade e imparcialidade;
IV.uso do cargo, de informações e de recursos públicos.
=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-==-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=
A questão “misturou” princípios éticos com características da informação contábil-financeira. Segundo CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria.
Essas características garantem que a informação contábil-financeira será relevante e representará com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira será melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
As características qualitativas fundamentais são:
– Relevância: uma informação relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Ela será capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
– Representação fidedigna: Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos - ser completa, neutra e livre de erro.
As características qualitativas de melhoria são:
– Comparabilidade: é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
– Verificabilidade: significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo quanto ao retrato de uma realidade econômica em particular ser uma representação fidedigna.
– Tempestividade: significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.
– Compreensibilidade: classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.